Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Uncategorized
Início do conteúdo da página

Uncategorized

Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2024, 20h21

PIBIFSP 2023 - Edital N° GRU.005/2023

banner pibifsp

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP) tem como objetivos despertar a vocação científica entre os estudantes de nível médio e superior através da participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

A interação entre pesquisadores produtivos e alunos de diferentes níveis de ensino visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico, crítico e criativo, o interesse pela pós-graduação e o surgimento de grupos de pesquisa no IFSP.

Edição 2023

Estão abertas, de 03/11/2022 a 12/12/2022, as inscrições de projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (PIBIFSP) para o ano de 2023. Este processo é gerenciado pela Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus Guarulhos (CPI/GRU).

O processo de inscrição e avaliação dos projetos será totalmente conduzido via SUAP. Para acesso à inscrição do projeto, deve-se acessar no menu do SUAP o item Pesquisa --> Projetos --> Submeter Projetos, e buscar na lista o edital [2023] PIBIFSP - GRU.

Todo proponente deve se cadastrar como pesquisador (item Pesquisa --> Projetos --> Tornar-se pesquisador) para ter liberado o acesso para submissão.

Também é recomendável que os pesquisadores de Guarulhos se cadastrem como avaliadores (item Pesquisa --> Projetos --> Tornar-se avaliador) pois todos os câmpus precisarão contar com colegas externos para a avaliação dos projetos, e sabidamente esse é o maior "gargalo" do processo de seleção de projetos.

A Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação está à disposição para auxiliar os proponentes de projetos por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

CRONOGRAMA

Ocorrência

Data

Período de Inscrições

03/11/2022 a 12/12/2022

Divulgação do Resultado Parcial

13/02/2022

Recursos

14 e 15/02/2023

Divulgação do Resultado Final

23/02/2023

Período de indicação e cadastramento do bolsista

24/02/2023 a 03/03/2023

Prazo limite para entrega do Relatório Parcial (Orientador/Bolsista)

03/07/2023

Prazo limite para entrega do Relatório Final (Orientador/Bolsista)

30/11/2023

 

Para mais informações, leia o Edital GRU.0032/2022:

Edital GRU.0034/2022, retificação de informação:

 Edital GRU.0036/2022 – Prorrogação das inscrições

 

Edital GRU.0005/2023 – Prorrogação do prazo para divulgação dos resultados:

 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 06/10/2023, 19h43

  • publicado
  • 18/11/21
  • 08h50

Editais anteriores

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 06/10/2023, 19h45

  • publicado
  • 18/11/21
  • 08h39

Regime de Exercícios Domiciliares (R.E.D.)

Descrição: 

O Regime de Exercícios Domiciliares é a atividade acadêmica executada em domicílio, pelo estudante. É permitido ao estudante e à estudante gestante, substituir as aulas por exercícios domiciliares, desde que compatíveis com o estado de saúde, devidamente atestado por médico.

Procedimento:   

  • Abrir um requerimento on-line específico via SUAP;
  • Anexar formulário específico preenchido;
  • Anexar atestado médico;
  • Anexar RG do responsável legal se tiver menos de 18 anos;
  • Anexar autorização assinada pelo responsável legal (igual do RG).
  • Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Regulamentação:

Decreto-Lei n.º 1.044, de 21 de outubro de 1969;

Lei n.º 6.202, de 17 de abril de 1975;

Portaria IFSP n.º 778, de 20 de fevereiro de 2013;

Instrução Normativa IFSP/PRE n.º 01, de 20 de março de 2017.

Art. 211 ao 219 da Organização Didática da Educação Básica do IFSP;

Art. 92 ao 100 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP.

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 29/10/2021, 15h53

  • publicado
  • 29/10/21
  • 15h53

Avaliação Substitutiva

Descrição:   

O requerimento de Avaliação Substitutiva deve ser feito via SUAP. O prazo para solicitação é de até 3 dias úteis após a realização da avaliação para os cursos de graduação e de até 5 dias úteis após a realização da avaliação para os cursos técnicos e de pós-graduação;

Procedimento: 

Obs.: O estudante deverá abrir um requerimento de "Justificativa / Abono de faltas" antes do requerimento de Avaliação Substitutiva.

O Estudante deverá anexar ao Requerimento no SUAP um dos documentos justificativos abaixo descritos:

  • atestado médico;
  • certidão de óbito de parente ou cônjuge;
  • solicitação judicial;
  • declaração de corporação militar comprovando que, no horário da realização da avaliação, foi convocado ou estava em serviço;
  • declaração do Diretor-Geral do câmpus, comprovando que o estudante estava representando o IFSP na data daquela avaliação.

Dentro de até 6 dias úteis para os cursos técnicos e graduação, e de até 12 dias para a pós-graduação, o IFSP entrará em contato com a(o) estudante para agendamento de nova data da avaliação.

Regulamentação:

Art. 119 da Organização Didática da Educação Básica do IFSP;

Art. 138 ao 139 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP.

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 29/10/2021, 15h52

  • publicado
  • 29/10/21
  • 15h52

Revisão dos Procedimentos Avaliativos

Descrição: 

Será permitida a Revisão dos Procedimentos Avaliativos, por solicitação do estudante, quando houver discordância da correção realizada pelo docente, em até 2 (dois) dias úteis após a vista do instrumento avaliativo ou da divulgação do resultado pelo professor.

Procedimento: 

  • Abrir um requerimento on-line específico via SUAP;
  • Anexar formulário específico preenchido;
  • Anexar comprovante (se for o caso);
  • Anexar RG do responsável legal se tiver menos de 18 anos;
  • Anexar autorização assinada pelo responsável legal (igual do RG).
  • Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Regulamentação:

Art. 121 ao 124 Organização Didática da Educação Básica do IFSP;

Art. 144 ao 146 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP.

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 29/10/2021, 15h51

  • publicado
  • 29/10/21
  • 15h51

Projetos pedagógicos dos cursos (estruturas curriculares) 

Os projetos pedagógicos dos cursos e suas estruturas curriculares estão disponíveis na página de cada curso.

CURSOS TÉCNICOS 

Técnico em Informática para Internet

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/1-tecnico-em-informatica-para-internet.html?download=4:projeto-pedagogico-do-curso

Técnico em Automação Industrial (anterior a 2017)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/4-tecnico-em-automacao-industrial.html?download=413:projeto-pedagogico-do-curso-anterior-a-2017

Técnico em Automação Industrial

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/4-tecnico-em-automacao-industrial.html?download=15:projeto-pedagogico-do-curso

Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/43-integrado-em-mecatronica.html?download=487:projeto-pedagogico-do-curso

Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio (2019)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/43-integrado-em-mecatronica.html?download=1637:projeto-pedag%C3%B3gico-do-curso-2019

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio 

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/42-integrado-em-informatica.html?download=460:projeto-pedagogico-do-curso

CURSOS SUPERIORES 

Licenciatura em Matemática

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/6-licenciatura-em-matematica.html?download=23:projeto-pedagogico-do-curso

Licenciatura em Matemática (Ingressantes a partir de 2018)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/6-licenciatura-em-matematica.html?download=1049:projeto-pedag%C3%B3gico-do-curso-ingressantes-a-partir-de-2018

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (antigo)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/2-tecnologia-em-analise-e-des-de-sistems.html?download=9:projeto-pedagogico-do-curso-antigo

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/2-tecnologia-em-analise-e-des-de-sistems.html?download=8:projeto-pedagogico-do-curso

Tecnologia em Automação Industrial (antigo 2013)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/5-tecnologia-em-automacao-industrial.html?download=20:projeto-pedagogico-do-curso

Tecnologia em Automação Industrial

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/5-tecnologia-em-automacao-industrial.html?download=2167:projeto-pedag%C3%B3gico-do-curso

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (anterior a 2º semestre de 2020)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/40-bacharel-em-engenharia-de-controle-e-automacao.html?download=381:ppc-engenharia

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/40-bacharel-em-engenharia-de-controle-e-automacao.html?download=2916:projeto-pedag%C3%B3gico-do-curso-2%C2%BA-semestre-de-2020

PÓS-GRADUAÇÃO 

Especialização Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/31-pos-info.html?download=179:projeto-pedagogico-do-curso

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 29/10/2021, 15h49

  • publicado
  • 29/10/21
  • 15h49

Atestado de Conclusão 

Descrição: 

A impressão do Atestado de Conclusão de Curso deve ser realizada via Sistema Acadêmico (SUAP).

Procedimento: 

  • O sistema SUAP emitirá o Atestado de Conclusão de Curso somente para alunos que estiverem com a situação de matrícula “Formado” (para os cursos superiores) OU “Concluído” (para os cursos Técnicos, Técnicos Integrados e Especialização);

  • No caso dos cursos superiores a cerimônia de Colação de Grau é obrigatória para a conclusão do curso, não sendo possível a emissão do Atestado de Conclusão ou do Diploma enquanto o aluno não houver colado grau;

  • Para consultar o andamento dos Requisitos de Conclusão basta entrar com seus dados no sistema SUAP > Menu “Ensino” > Dados do Aluno > clicar na aba “Requisitos de Conclusão”;

  • Imprima diretamente o documento gerado ou salve seu Atestado de Conclusão em formato PDF;

  • Seu Atestado de Conclusão emitido pelo sistema SUAP possui autenticação digital não necessitando de assinatura ou carimbo da instituição;

  • Lembre-se de verificar a data de validade do seu Atestado de Conclusão antes de apresentá-lo. A validade é de 30 dias corridos da data de emissão e pode ser consultada no rodapé do documento;

  • Caso seu Atestado de Conclusão esteja vencido basta repetir os passos do tutorial e emitir um novo.

Caso não apareça a opção “Atestado de Conclusão” ou atestado de conclusão emitido pelo SUAP não contemplar todas as informações necessárias, o(a) aluno(a) deverá fazer um requerimento específico por meio do SUAP:

  • Entrar no SUAP > Clicar no menu Ensino > Clicar no menu Dados do Aluno > Clicar na Aba Requerimentos > Clicar em Adicionar Requerimento. 

  • Selecionar em Tipo de Requerimento: Atestado de Conclusão e descrever quais as informações são necessárias constar no atestado.

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 29/10/2021, 15h48

  • publicado
  • 29/10/21
  • 15h48

Trancamento de Matrícula

Descrição: 

Não é permitido o trancamento de matrícula de estudante ingressante no semestre de ingresso do curso, EXCETO para a pós-graduação.

O Trancamento de Matrícula pode ser Voluntário ou Compulsório. A diferença ório é que o trancamento compulsório não influenciará o tempo máximo para integralização do seu curso

Trancamento Compulsório pode ser requerido nos seguintes casos:

  1. Convocação para o serviço militar; 
  1. Incapacidade devido a problemas de saúde, mediante atestado médico; 
  1. Acompanhamento de cônjuge, ascendente ou descendente em segundo grau de parentesco, para tratamento de saúde, mediante atestado médico; 
  1. Não oferecimento do período letivo correspondente, quando o estudante ficar retido, necessário para a integralização do curso pelo estudante; 
  1. Outros casos previstos em lei.

Estudantes dos cursos de pós-graduação tem direito a trancar 1 (um) semestre de forma voluntária ao longo do curso (este semestre conta para o tempo total de conclusão do curso).

É importante lembrar que algumas atividades são permitidas somente para alunos frequentes nas aulas, portanto, durante o período de Trancamento você NÃO poderá fazer estágio e/ou iniciação científica.

Verifique se seus dados de contato (telefones e e-mail) estão atualizados no seu perfil do SUAP. Para efetuar o Cancelamento de Matrícula será necessário que o Coordenadoria Sociopedagógica entre em contato com você. Caso seus dados de contato estejam desatualizados e o contato não seja possível, o procedimento de Cancelamento de Matrícula não será realizado.

O Trancamento de Matrícula é válido até o final do semestre que você está matriculado.

Caso deseje trancar o curso por mais tempo será necessário fazer a rematrícula durante o período regular previsto em calendário e posteriormente solicitar novo trancamento.

É muito importante lembrar de realizar a rematrícula para que sua matrícula não seja encaminhada para cancelamento.

Procedimento: 

  • Abrir um requerimento on-line de "Trancamento de Matrícula" via SUAP; 
  • Anexar documento que comprove o Trancamento Compulsório;
  • Anexar RG do responsável legal se tiver menos de 18 anos;
  • Anexar autorização assinada pelo responsável legal (igual do RG);
  • Entregar no câmpus livros, carteira estudantil e documentos pendentes se for o caso.
  • Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

  

Regulamentação: 

Art. 177 ao 182 da Organização Didática da Educação Básica do IFSP;

Art. 65 ao 69 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP.

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 29/10/2021, 15h46

  • publicado
  • 29/10/21
  • 15h46

Cancelamento de Matrícula

Descrição:   

O Cancelamento de Matrícula é um procedimento que irá cancelar o seu vínculo com o IFSP, isso significa que você NÃO PODERÁ MAIS cursar as disciplinas da instituição, continuar com vínculo de estágio ligado ao IFSP, utilizar a Carteirinha de Estudante, receber Auxílio Permanência (PAP), estar de posse de livros da Biblioteca e/ou livros didáticos.

Caso tenha interesse em retornar ao IFSP após o Cancelamento de Matrícula será necessário participar de novo processo seletivo (Vestibular/SISU/Seleção de Cursos Técnicos ou Edital para Reingresso).

Verifique se seus dados de contato (telefones e e-mail) estão atualizados no seu perfil do SUAP. Para efetuar o Cancelamento de Matrícula será necessário que o Coordenadoria Sociopedagógica entre em contato com você. Caso seus dados de contato estejam desatualizados e o contato não seja possível, o procedimento de Cancelamento de Matrícula não será realizado.

Procedimento:   

  • Abrir um requerimento on-line de "Cancelamento de Matrícula" via SUAP; 
  • Anexar RG do responsável legal se tiver menos de 18 anos;
  • Anexar autorização assinada pelo responsável legal (igual do RG);
  • Entregar no câmpus livros, carteira estudantil e documentos pendentes se for o caso.
  • Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Regulamentação:

Art. 183 ao 188 da Organização Didática da Educação Básica do IFSP;

Art. 73 ao 75 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP.

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 29/10/2021, 15h44

  • publicado
  • 29/10/21
  • 15h44

Cancelamento de Disciplina

Descrição: 

Os estudantes da Educação Básica poderão solicitar o cancelamento de disciplinas optativas. Já os estudantes da Educação Superior podem solicitar o cancelamento de qualquer disciplina desde que se mantenham matriculados em no mínimo uma disciplina no semestre.

O cancelamento de disciplina só poderá ser solicitado respeitando o período estipulado em calendário acadêmico. Consulte o calendário acadêmico na página do seu curso.

Procedimento: 

  • Abrir um requerimento on-line de "Cancelamento de Disciplina" via SUAP;
  • Informar o nome da disciplina no campo próprio;
  • Informar o motivo no campo "Descrição/Justificativa".
  • Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Regulamentação:

  • §6º do Art. 28 da Organização Didática da Educação Básica do IFSP;
  • Art. 71 ao 72 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP.

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 29/10/2021, 15h41

  • publicado
  • 29/10/21
  • 15h41
Fim do conteúdo da página