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CLT - Coordenadoria de Licitações e Contratos
Apresentação
A Coordenadoria de Licitações e Contratos (CLT-GRU) do IFSP Campus Guarulhos, subordinada à Diretoria Adjunta de Administração (DAA-GRU), é responsável pelos procedimentos de aquisição de bens e contratação de serviços, conforme detalhado no Capítulo III, Art. 13 do Regimento dos Campi do IFSP da Portaria Normativa Nº 109/2024 - RET/IFSP, de 08 de agosto de 2024 (Anexo XIV). A Coordenadoria de Licitações e Contratos tem como competências:
I. Acompanhar execução das compras e contratos e verificar o cumprimento dos contratos em vigor, celebrados entre a Unidade Gestora – UG e empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de materiais;
II. Coordenar a elaboração de Termos de Referência para contratação de serviços de manutenção, reformas ou ampliações necessárias;
III. Coordenar, junto com os demais setores do câmpus, a previsão anual para aquisição de materiais de consumo e permanente;
IV. Elaborar editais de licitações, orientando sobre a modalidade de licitação a ser empregada;
V. Subsidiar e Elaborar os processos de aquisições por meio de dispensas e/ou inexigibilidades de licitações;
VI. Elaborar minutas de contratos e termos aditivos referentes a dispensas e inexigibilidades, encaminhando-os para análise e parecer da Procuradoria Jurídica – PJU;
VII. Alimentar e manter atualizadas as informações de todos os sistemas governamentais, no tocante aos processos de dispensas e inexigibilidades;
VIII. Examinar toda a documentação enviada pelos fornecedores, conforme determinação da lei, referentes ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf, cadastrando e atualizando os documentos apresentados por estes;
IX. Elaborar editais de licitação de serviços, submetendo-os à Procuradoria Jurídica – PJU, para aprovação das minutas, e coordenar a elaboração dos processos de licitação de materiais e serviços, submetendo-os à PRF para aprovação das minutas;
X. Acompanhar as aberturas de licitações, dando suporte às Comissões de Licitações e aos Pregoeiros, na forma da Lei Federal no 8.666/93, de 21.06.1993, e legislação
complementar, ou sob nova lei que vier a substituí-la;
XI. Acompanhar o sistema de “Registros de Preços” e de “Cotações Eletrônicas”;
XII. Coordenar e responsabilizar-se pelas atividades relacionadas à Gestão de Contratos e Convênios;
XIII. Acompanhar, juntamente com a fiscalização de contratos, o fiel cumprimento das cláusulas dos contratos firmados com o câmpus;
XIV. Acompanhar reuniões entre os fiscais de contrato e contratados, a fim de se fazer cumprir o contrato firmado junto à administração do câmpus;
XV. Analisar e opinar sobre a regularidade, oportunidade e conveniência para a Administração, visando instruir os processos de alterações de contratos, tais como aditamentos de prazos, objetos, valores e outras;
XVI. Controlar todas as informações relativas à expiração de prazos de contratos;
XVII. Coordenar e orientar as atividades dos representantes da Administração
responsáveis pela fiscalização dos contratos;
XVIII. Operar e alimentar os sistemas informatizados inerentes a contratos, em especial os subsistemas do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG;
XIX. Elaborar minutas de termos aditivos, oriundos dos processos licitatórios do câmpus, encaminhando-as para análise e parecer da Procuradoria Jurídica – PJU;
XX. Registrar penalidades determinadas nos processos administrativos, por descumprimento contratual de fornecedores do câmpus e, se pertinente, inserir
registro de ocorrências no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf;
XXI. Solicitar abertura de processos de contratos continuados no início do exercício, com as informações orçamentárias e de fiscalização destes;
XXII. Participar da montagem dos processos para as licitações e colaborar com ela, além de acompanhar a execução dos contratos;
XXIII. Responsabilizar-se formalmente (Termo de Responsabilidade) pelos bens patrimoniais da coordenadoria.
XXIV. Coordenar e responsabilizar-se pelas atividades relacionadas à Gestão de Compras e Licitações:
A. Coordenar a elaboração de “Projetos Básicos” para contratação de serviços de manutenção, reformas ou ampliações necessárias;
B. Coordenar, junto com os demais setores do câmpus, a previsão anual para aquisição de materiais de consumo e equipamentos;
C. Elaborar editais de licitações, orientando sobre a modalidade de licitação a ser empregada;
D. Subsidiar os processos de aquisições por meio de dispensas e/ou inexigibilidades de licitações;
E. Emitir pareceres nos processos de dispensas e inexigibilidades de licitações;
F. Elaborar minutas de contratos e termos aditivos referentes a dispensas e inexigibilidades, encaminhando-os para análise e parecer da Procuradoria Jurídica – PJU;
G. Alimentar e manter atualizadas as informações de todos os sistemas governamentais, no tocante aos processos de dispensas e inexigibilidades;
H. Examinar toda a documentação enviada pelos fornecedores, conforme determinação da lei, referentes ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf, cadastrando e atualizando os documentos apresentados por estes.
I. Encaminhar à Direção-Geral informações para emissão de atestados de capacidade técnica, referentes à prestação, execução e conclusão de obras e/ou serviços, quando solicitados por fornecedores;
J. Elaborar editais de licitação de serviços e materiais, submetendo-os à Procuradoria Jurídica – PJU, para aprovação das minutas;
K. Acompanhar as aberturas de licitações, dando suporte às Comissões de Licitações e aos Pregoeiros, na forma da Lei Federal no 8.666/93, de 21.06.1993, e legislação complementar, ou sob nova lei que vier a substituí- la;
L. Providenciar o fechamento das licitações, compreendendo a emissão do “Termo de Homologação”;
M. Acompanhar o sistema de “Registros de Preços” e de “Cotações Eletrônicas”;
N. Manter arquivo de catálogos, mostruários e informativos de materiais em geral.
XXV. Coordenar e responsabilizar-se pelas atividades relacionadas à Gestão de Contratos e Convênios:
A. Acompanhar, juntamente com a fiscalização de contratos, o fiel cumprimento das cláusulas dos contratos firmados com o câmpus;
B. Realizar negociações com os contratados, sempre visando obter condições mais vantajosas para a Administração;
C. Analisar e opinar sobre a regularidade, oportunidade e conveniência para a Administração, visando instruir os processos de alterações de contratos, tais como aditamentos de prazos, objetos, valores e outras;
D. Controlar todas as informações relativas à expiração de prazos de contratos;
E. Verificar o cumprimento dos contratos em vigor, celebrados entre a Unidade Gestora – UG e empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de materiais;
F. Coordenar e orientar as atividades dos representantes da Administração responsáveis pela fiscalização dos contratos;
G. Operar e alimentar os sistemas informatizados inerentes a contratos, em especial os subsistemas do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – Siasg;
H. Elaborar minutas de termos aditivos, oriundos dos processos licitatórios do câmpus, encaminhando-as para análise e parecer da Procuradoria Jurídica – PJU;
I. Aplicar penalidades determinadas nos processos administrativos, por descumprimento contratual de fornecedores do câmpus e, se pertinente, inserir registro de ocorrências no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf;
J. Solicitar abertura de processos de contratos continuados no início do exercício, com as informações orçamentárias e de fiscalização destes;
XXVII. Responsabilizar-se pelos bens patrimoniais pertencentes ou em uso nos ambientes da Coordenadoria de Licitações e Contrato;
XXVIII. Elaborar relatórios gerenciais das atividades sob sua coordenação;
XXIX. Desempenhar outras atividades pertinentes que lhe forem designadas pelo Diretor Adjunto Administrativo do campus.
Equipe e Horários
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 19h00
Setor: Coordenadoria de Licitações e Contratos - CLT
Localização: Bloco C - Sala C04
Contato: email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento |
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Nome e cargo |
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
Eduardo Dantas Leite |
10h00 às 19h00 |
10h00 às 19h00 |
10h00 às 19h00 |
10h00 às 19h00 |
Autocapacitação |
Danielle Miura Guimarães Pereira |
07h00 às 16h00 |
07h00 às 16h00 |
07h00 às 16h00 |
07h00 às 16h00 |
07h00 às 16h00 |
Eduardo da Silva Pascoal |
Autocapacitação |
12h00 às 19h00 |
12h00 às 19h00 |
12h00 às 19h00 |
12h00 às 19h00 |
* O horário de atendimento poderá ser alterado e/ou suspenso, em dias não programados, por motivos de caso fortuito ou de força maior.
Plano de Contratações Anual
O Plano de Contratações Anual (PCA) consolida as demandas de aquisições e contratações planejadas pelos órgãos públicos para o exercício subsequente ao de sua elaboração, conforme estabelecido pelo Decreto nº 10.947, de 25 de janeiro de 2022. O PCA visa otimizar o uso dos recursos públicos, garantindo transparência, eficiência, alinhamento com o planejamento estratégico institucional.
Acesse o Plano de Contratações Anual aprovado pela autoridade competente no Portal Nacional de Contratações Públicas ou clique sobre o ano de sua elaboração:
Contratos
Abaixo os contratos atualmente ativos no âmbito do Campus Guarulhos. Para mais detalhes, acesse o link para o Portal Nacional de Contratações Públicas do respectivo contrato:
Contrato nº 07348/2023
Id contrato PNCP: 10882594000165-2-000460/2023
Link do contrato no PNCP: https://pncp.gov.br/app/contratos/10882594000165/2023/460
Objeto: Plano coletivo de seguro para os estagiários contratados pelo IFSP Campus Guarulhos e estudantes dos cursos nos quais o estágio seja componente obrigatório.
Vigência: 25/10/2023 a 24/04/2025
Contratada: MBM SEGURADORA SA
Empenho nº 2024NE000015
Id contrato PNCP: 10882594000165-2-000063/2024
Link do contrato no PNCP: https://pncp.gov.br/app/contratos/10882594000165/2024/63
Objeto: Serviços de almoxarifado virtual a fim de atender às necessidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP.
Vigência: 05/03/2024 a 31/01/2025
Contratada: BRS SUPRIMENTOS CORPORATIVOS S/A
Contrato nº 03348/2024
Id contrato PNCP: 10882594000165-2-000183/2024
Link do contrato no PNCP: https://pncp.gov.br/app/contratos/10882594000165/2024/183
Objeto: Serviços de Limpeza, asseio e conservação, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de todos os materiais, utensílios e equipamentos.
Vigência: 15/07/2024 a 14/07/2025
Contratada: SIMAC MANUTENCAO E SERVICOS LTDA
Contrato nº 05348/2024
Id contrato PNCP: 10882594000165-2-000203/2024
Link do contrato no PNCP: https://pncp.gov.br/app/contratos/10882594000165/2024/203
Objeto: Serviço especializado a estudantes com necessidades especiais específicas, com dedicação exclusiva de mão de obra.
Vigência: 15/08/2024 a 20/12/2024
Contratada: INSTITUTO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - BEM BRASIL
Contrato nº 06348/2024
Id contrato PNCP: 10882594000165-2-000245/2024
Link do contrato no PNCP: https://pncp.gov.br/app/contratos/10882594000165/2024/245
Objeto: Serviços de vigia, com dedicação exclusiva de mão de obra.
Vigência: 26/08/2024 a 25/08/2025
Contratada: SIMAC MANUTENCAO E SERVICOS LTDA
Contratações e Aquisições
CONTRATAÇÕES E AQUISIÇÕES EM FASE DE DIVULGAÇÃO
Modalidade da contratação: Credenciamento Amparo legal: Lei 14.133/2021, Art. 79, III Tipo: Edital de Chamamento Público Modo de disputa: Não se aplica
Período do credenciamento: 25/11/2024 10:00 a 25/11/2025 18:00 (horário de Brasília)
Id contratação PNCP: 10882594000165-1-000495/2024 Fonte: Compras.gov.br
Objeto: Credenciamento de pessoas jurídicas para aquisição de gêneros alimentícios para confecção de lanches para os alunos da educação básica e grupo vulnerável regularmente matriculados no IFSP Campus Guarulhos
Edital de Chamamento Público: 02/2024
EM ANDAMENTO
Não há contratações ou aquisições em andamento
CONCLUÍDAS
Pregão Eletrônico Nº 90609/2024 - (Lei Nº 14.133/2021)
Objeto: Pregão Eletrônico - Contratação de serviços de manutenção preventiva e corretiva predial e de equipamentos e conservação de jardins, a serem executados com regime de dedicação exclusiva de mão de obra.
Edital a partir de: 26/09/2024 das 08:00 às 12:00 Hs e das 13:00 às 17:00 Hs
Endereço: Av. Salgado Filho, 3501 - Vila Rio - Guarulhos (SP)
Entrega da Proposta: 26/09/2024 às 08:00Hs
Edital: 13/2024
ANTIGAS
Em breve
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Última atualização em 04/11/2024, 18h26
- publicado
- 17/10/24
- 13h27
Emissão de portarias
Pedidos para emissão de portarias devem ser encaminhados à CDI-GRU como processo no SUAP. No caso de processos já em andamento, basta (re)encaminhar o processo à CDI-GRU, com despacho solicitando a emissão de portaria e indicando para onde deve ser encaminhado, caso não seja para o mesmo setor.
No caso de portarias de comissões, deve ser enviado no processo ofício com a indicação da composição ou alteração, contendo nome da comissão, presidente, nomes dos membros e papel, atribuições da comissão e legislação específica relacionada à comissão (se houver). É importante atentar-se ao disposto na Portaria nº 4566/IFSP, de 18 de setembro de 2023, que dispõe sobre o Regulamento Geral da organização e funcionamento das comissões de trabalho no âmbito do IFSP e está em vigor desde 02 de outubro de 2023.
Tendo em vista a perspectiva de emissão de portarias do IFSP por meio do SIPPAG, para padronização dos textos dentro das regras e condições para a emissão de portarias, pode ser inviável atender aos pedidos de "convalidação de atos". Nesse sentido, recomenda-se que os presidentes de comissões, colegiados, núcleos e outros fiquem atentos à vigência dos trabalhos e solicitem as prorrogações com antecedência à data de extinção dos documentos.
As consultas a portarias emitidas por meio do SUAP pode ser feita nas publicações disponíveis no link https://gru.ifsp.edu.br/documentos_institucionais/portarias.html
Após a migração para o SIPPAG, a publicação das portarias será feita diretamente no link https://sippag-web.ifsp.edu.br/portarias/consulta-portarias.
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Última atualização em 23/09/2024, 17h55
- publicado
- 23/09/24
- 17h21
Técnico em Sistemas de Energia Renovável
O técnico em Sistemas de Energia Renovável é um profissional que planeja, controla e executa projetos de instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de energia renovável, seguindo especificações técnicas e de segurança. Ele desenvolve formas produtivas para a geração de energias renováveis, adota medidas para o uso eficiente de energia elétrica e propõe soluções para problemas de gestão energética. Reconhece tecnologias inovadoras e tendências estratégicas, respeitando a diversidade cultural, religiosa, étnico-racial, sexual e de gênero, e atua com responsabilidade social e ambiental. Sua formação abrange áreas correlatas como geração distribuída, conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica), eficiência energética, redes inteligentes, sistemas de gerenciamento de energia elétrica, armazenamento de energia e eletromobilidade, sempre orientado pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento sustentável.
O curso tem duração de três semestres/módulos e ao final do 2º módulo, quando aprovado, o aluno terá direito a receber o Certificado de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos.
Após a conclusão de todos os módulos, o aluno receberá o Diploma de Técnico em Sistemas de Energia Renovável.
Detalhes do curso
Nome do curso: Técnico em Sistemas de Energia Renovável
Modalidade: Curso Técnico de Nível Médio Concomitante/Subsequente
Forma de oferta: Presencial
Duração: Três semestres
Período: Vespertino
Coordenador do curso: Prof. Me. Alexandre dos Santos Ribeiro
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Calendário atualizado
*Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.
Horário de aulas - 2º semestre de 2024
Salas de aula - 2º semestre de 2024
Grade curricular - Resolução n.º 38/2024
Projeto Pedagógico de Curso - 2024
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 11/09/2024, 16h15
- publicado
- 26/07/24
- 00h58
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
O técnico em Desenvolvimento de Sistemas analisa requisitos e funcionalidades do sistema. Desenvolve sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento. Realiza testes funcionais de programas de computador e aplicativos. Mantém registros para análise e refinamento de resultados. Executa manutenção de programas de computador e suporte técnico. Realiza modelagem de aplicações computacionais. Codifica aplicações e rotinas utilizando linguagens de programação específicas. Executa alterações e manutenções em aplicações e rotinas de acordo com as definições estabelecidas. Presta apoio técnico na elaboração da documentação de sistemas. Realiza prospecções, testes e avaliações de ferramentas e produtos de desenvolvimento de sistemas. Planeja, organiza e reavalia suas tarefas e a rotina de trabalho visando eficiência e produtividade. Demonstra competências pessoais como raciocínio lógico, flexibilidade, iniciativa, senso crítico, visão sistêmica e comunicação. Atua com perspectiva crítica, proativa, ética e global, reconhecendo as diversidades e considerando os mecanismos para ações inclusivas, a contextualização sócio político-econômica e o desenvolvimento sustentável. Atua como um agente inovador e transformador do mundo do trabalho e da sociedade. É capaz de prosseguir os estudos em qualquer área do conhecimento.
Detalhes do curso
Nome do curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Modalidade: Curso Técnico de Nível Médio Concomitante/Subsequente
Forma de oferta: Curso EaD, com 80% da carga horária a distância e 20% da carga horária em atividades presenciais
Duração: Dois semestres
Coordenador do curso: Prof. Me Giovani Fonseca Ravagnani Disperati
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Calendário atualizado
*Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.
Grade Curricular - Resolução n.º 37/2024
Projeto Pedagógico de Curso - 2024
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 26/09/2024, 13h15
- publicado
- 25/07/24
- 23h55
Editais
2024
Edital n.º 1/2024 - CSP-GRU/DAE-GRU/DRG/GRU/IFSP, de 3 de fevereiro de 2024 - PAP 2024
Edital n.º 2/2024 - CEX-GRU/DRG/GRU/IFSP, de 16 de fevereiro de 2024 - Vagas remanescentes para cursos de extensão
Edital n.º 3/2024 - cancelado por erro de sequência no SUAP
Edital n.º 4/2024 - CSP-GRU/DRG-GRU/IFSP, de 19 de fevereiro de 2024 - Programa Bolsa de Ensino
Edital n.º 5/2024 - DRG/GRU/IFSP, de 21 de fevereiro de 2024 - Retifica o Edital n.º GRU.0042/2023, de 07 de dezembro de 2023.
Edital n.º 6/2024 - CSP-GRU/DRG-GRU/IFSP
Edital n.º 7/2024 - CSP-GRU/DRG-GRU/IFSP
Edital n.º 8/2024 - CSP-GRU/DRG-GRU/IFSP, de 1º de março de 2024 - Programa de Bolsa de Ensino/Laboratórios do IFSP - Edição 2024
Edital n.º 9/2024 - DRG/GRU/IFSP, de 1º de março de 2024 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tewcnológica do IFSP (PIBIFSP) - Edição 2024
Edital n.º 10/2024 - cancelado por erro de sequência no SUAP
Edital n.º 11/2024 - cancelado por erro de sequência no SUAP
Edital n.º 12/2024 - cancelado por erro de sequência no SUAP
Edital n.º 13/2024 - CEX-GRU/DRG-GRU/IFSP, de 15 de março de 2024 - Processo seletivo simplificado para cursos de extensão
Edital n.º 14/2024 - CEX-GRU/DRG-GRU/IFSP
Edital n.º 15/2024 - cancelado por erro de sequência no SUAP
Edital n.º 16/2024 - CEX-GRU/DRG-GRU/IFSP, de 17 de março de 2024 - Programa de Bolsas Discente na modalidade Extensão
Edital n.º 17/2024 - DRG/GRU/IFSP, de 04 de abril de 2024 - Programa Institucional Voluntário de Iniciação científica e Tecnológica do IFSP (PIVICT) fluxo contínuo 2024
Edital n.º 18/2024 - erro de link de inscrição
Edital n.º 19/2024 - DRG/GRU/IFSP, de 03 de junho de 2024 - Seleção interna de servidores para aplicação das provas do Processo Seletivo 2024/2 - Técnico concomitante e Subsequente
Edital n.º 20/2024 - DRG/GRU/IFSP, de 05 de julho de 2024 - Processo Seletivo Simplificado para a seleção de profissionais para atuarem como docentes no Pronatec - Mulheres Mil
Edital n.º 21/2024 - DRG/GRU/IFSP, de 10 de julho de 2024 - Processo Seletivo Simplificado para a seleção de profissionais para atuarem como apoio às atividades administrativas no Pronatec - Mulheres Mil
Edital n.º 22/2024 - DRG/GRU/IFSP, de 12 de julho de 2024 - Processo Seletivo para ingresso, no segundo semestre de 2024, nos Cursos Técnicos Concomitantes ou Subsequentes ao Ensino Médio
Edital n.º 23/2024 - DRG/GRU/IFSP, de 25 de julho de 2024 - Processo Seletivo Simplificado para Preenchimento de Vagas Remanescentes para ingresso, no segundo semestre de 2024, no curso de Licenciatura em Matemática
Edital n.º 24/2024 - DRG/GRU/IFSP, de 25 de julho de 2024 - Ato de divulgação da convocação para contratação do Processo Seletivo Simplificado da área de Controle e Automação
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Última atualização em 31/07/2024, 12h38
- publicado
- 28/05/24
- 20h26
CAE - Coordenadoria de Apoio ao Ensino
Apresentação
A Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE), órgão subordinado à Diretoria Adjunta Educacional, é responsável por:
I. Distribuir as aulas nos respectivos ambientes;
II. Gerenciar os Recursos Didáticos disponíveis na Instituição, quando for o caso;
III. Realizar a comunicação e divulgação, referente às atividades educacionais da Instituição, junto aos alunos;
IV. Acompanhar as atividades de ensino previstas, registrando as aulas não dadas e encaminhando relatório para a chefia imediata;
V. Registrar, publicar e acompanhar as reposições das aulas;
VI. Verificar as condições de uso das salas de aula;
VII. Lançar, no sistema acadêmico, o horário das aulas;
VIII. Emitir e divulgar os horários das aulas e acompanhar seu cumprimento;
IX. Acompanhar as alterações de horário acadêmico, harmonizando-as com os interesses didático-pedagógicos da Instituição;
X. Acompanhar a implementação das Normas Acadêmicas;
XI. Acompanhar as deliberações dos conselhos consultivos e deliberativos e promover suas implementações;
XII. Orientar os estudantes sobre os seus direitos e deveres como cidadãos;
XIII. Colaborar com ações inclusivas e adaptativas, de acordo com as demandas identificadas do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne;
XIV. Participar e contribuir nas instâncias de planejamento pedagógico, no que for pertinente à CAE;
XV. Participar de reuniões com pais e Conselhos de Classe;
XVI. Elaborar documentos e relatórios conforme instruções do câmpus e da Pró-Reitoria de Ensino;
XVII. Dialogar com as instâncias de representação estudantil, como grêmios, centro acadêmicos e representantes de sala;
XVIII. Promover e/ou participar da organização de encontros, palestras e seminários destinados à comunidade escolar;
XIX. Atender aos alunos, pais e professores;
XX. Supervisionar o cumprimento das regras disciplinares estabelecidas no documento disciplinar institucional, mantendo registro das ocorrências diárias e providenciando o encaminhamento necessário;
XXI. Coordenar a movimentação de turmas envolvidas em eventos extraclasses, nas dependências do câmpus;
XXII. Organizar a movimentação/fluxo de educandos no câmpus;
XXIII. Acompanhar os procedimentos de encaminhamento do aluno, em caso de emergência, aos serviços de saúde;
XXIV. Participar na integração do estudante, especialmente na divulgação das normas acadêmicas e disciplinares;
XXV. Promover um ambiente acolhedor, de seriedade, de responsabilidade e de trabalho, desde a chegada dos docentes e dos estudantes, até seu horário de saída, tanto no atendimento, quanto na disciplina e nos encaminhamentos pertinentes;
XXVI. Participar do processo de integração de Docentes, orientando-os sobre os procedimentos em relação a essa Coordenadoria;
XXVII. Fornecer dados de infraestrutura de ensino para a definição de cursos e número de turmas a serem abertas;
XXVIII. Proceder, sob a supervisão da Gerência Educacional, à atribuição do ensalamento das aulas dos cursos e otimizar a ocupação de salas e laboratórios dos espaços de ensino, em conjunto com os coordenadores de cursos;
XXIX. Colaborar com professores e com a equipe sociopedagógica, na identificação de causas determinantes do baixo rendimento escolar dos alunos;
XXX. Proceder à criação das turmas no Sistema Acadêmico;
XXXI. Proceder à atribuição de aulas no Sistema Acadêmico;
XXXII. Acompanhar a execução do Programa de Alimentação Escolar;
XXXIII. Participar da organização de atividades culturais;
XXXIV. Acompanhar e supervisionar o cumprimento das normas disciplinares estabelecidas no documento institucional, orientando e prevenindo infrações;
XXXV. Registrar as ocorrências de indisciplina dos estudantes, verificar os fatos, analisar as ocorrências/infrações e providenciar o encaminhamento ou a sanção necessária em cada caso;
XXXVI. Encaminhar ao Sociopedagógico as ocorrências disciplinares que necessitem de intervenções específicas, quando necessário.
Equipe e Horários
Horário de Atendimento | |||||
Nome e cargo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
Alexandre Pereira de Freitas |
10h00 às 19h00 |
10h00 às 19h00 |
10h00 às 19h00 |
10h00 às 19h00 |
10h00 às 19h00 |
Alexandre Takayama |
07h00 às 13h00 Presencial |
17h00 às 23h00 Presencial |
12h00 às 18h00 Presencial |
14h30 às 20h30 Presencial |
07h00 às 13h00 Presencial |
Christiane Paiva Magalhães |
10h30 às 16h30 |
10h30 às 16h30 |
10h30 às 16h30 |
10h30 às 16h30 |
10h30 às 16h30 |
Rafael Guidoni |
17h00 às 23h00 |
17h00 às 23h00 |
17h00 às 23h00 |
17h00 às 23h00 |
17h00 às 23h00 |
Roseane Peres Cardoso |
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07h00 às 14h00 |
07h00 às 14h00 |
07h00 às 14h00 |
07h00 às 14h00 |
Tadeu Silva Santos (Assistente de Alunos) |
10h00 às 16h00 Presencial |
10h00 às 16h00 Presencial |
10h00 às 16h00 Presencial |
10h00 às 16h00 Presencial |
10h00 às 16h00 Presencial |
Horário de aulas dos cursos
Técnico em Informática / Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio
Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio
Técnico Concomitante/Subsequente em Automação Industrial (Noturno)
Técnico em Sistemas de Energias Renovável (Vespertino)
Bacharel em Engenharia de Computação
Bacharela em Engenharia de Controle e Automação
Licenciatura em Matemática (matutino e noturno)
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tecnologia em Automação Industrial
Pós Graduação - Gestão de Sistemas de Informação
Planilha de Salas - 2º Semestre/2024
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (Arquivo em desenvolvimento)
*Os horários estão em desenvolvimento e que estarão completos até o dia 19/08/2024
Documentos
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
Técnico concomitante/subsequente em Automação industrial
Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio
Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio
Bacharelado em Engenharia de Computação
Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tecnologia em Automação Industrial
Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação
ATENÇÃO: se você está procurando as versões mais antigas dos PPCs, vá até a respectiva página do curso de seu interesse.
Guia do Estudante:
Organização Didática:
Organização Didática da Educação Básica
Organização Didática dos cursos de Graduação Superior
Regulamento da Pós-graduação Lato Sensu
Regime de Estudos Domiciliares (RED):
Regimento de Campus:
Regimento Disciplinar Discente:
Portaria Normativa n.º 96/2023 - RET/IFFSP
Calendário 2024:
Horário de atendimento do Campus
HORÁRIO DE ATENDIMENTO - IFSP CAMPUS GUARULHOS
HORÁRIO DE ATENDIMENTO DOS DOCENTES
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Última atualização em 22/10/2024, 12h25
- publicado
- 11/09/23
- 20h36
GERSE
Histórico
O GERSE - Grupo de Estudo em Robótica e Sistemas Embarcados foi criado oficialmente em 1º de agosto de 2016 no Campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que busca desenvolver e promover o conhecimento de forma ampla e aberta, entre alunos e comunidade.
O intuito do grupo é desenvolver e promover conhecimento de forma ampla e aberta entre alunos e comunidade, além disso, desenvolver tecnologia, participar de competições em todos os níveis de robótica, em várias modalidades e com diferentes objetivos. Os projetos são todos desenvolvidos a partir de trabalhos elaborados pelos estudantes e supervisionados por professores, utilizando toda a infraestrutura cedida pela instituição e pelas empresas que se disponibilizaram a apoiar o projeto.
Fale conosco através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou por uma de nossas redes sociais:
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Última atualização em 24/07/2023, 20h57
- publicado
- 24/07/23
- 19h31
Localização
Av. Salgado Filho, 3501 - Vila Rio de Janeiro - Guarulhos - CEP 07115-000
Telefone: Comunicado
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 07h às 23h.
Clique no link abaixo para consultar o horário de atendimento e o e-mail de todos os setores do campus:
HORÁRIO DE ATENDIMENTO - IFSP CAMPUS GUARULHOS
OBSERVAÇÕES: horários, e-mails e telefones fornecidos pelos respectivos setores, sujeitos a alteração. Os coordenadores de curso não possuem telefone para contato.
Não encontrou o que procurava? Envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
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Última atualização em 18/11/2024, 15h07
- publicado
- 31/05/23
- 20h20
teste
teste
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Última atualização em 05/05/2023, 12h37
- publicado
- 05/05/23
- 12h37
Oficinas 4.0
O Oficinas 4.0, criado em 2021, tem como objetivo aproximar os alunos de conceitos da Indústria 4.0 e IoT (Internet of Things). Como? Através de projetos práticos definidos pelos professores em parceria com as empresas. Os estudantes têm então o desafio de elaborar soluções que levem em conta as necessidades do mundo real ao mesmo tempo em que solidificam os conhecimentos adquiridos na teoria; os projetos desafiam, estimulam capacidades como criatividade, pensamento prático e trabalho em equipe.
Além disso, os alunos têm a oportunidade de se familiarizar com impressão 3D, e também podem fazer cursos gratuitos ministrados por estudantes de engenharia de automação e controle, onde aprendem conceitos de eletrônica, programação e são introduzidos à automação e robótica. O Oficinas 4.0 vem contribuindo significativamente com a formação dos alunos envolvidos e, consequentemente, ajuda a formar jovens mais preparados para os desafios das carreiras em Exatas.
Confira como foi o processo de seleção de bolsistas anterior e links dos projetos desenvolvidos clicando aqui.
Siga o Oficinas 4.0 no Instagram:
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Última atualização em 09/05/2023, 21h08
- publicado
- 25/04/23
- 21h44
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