Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Uncategorized
Início do conteúdo da página

Uncategorized

Última atualização em Sexta, 11 de Abril de 2025, 15h43

Editais

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 02/04/2025, 21h20

  • publicado
  • 28/05/24
  • 20h26

PIBISP 2024

banner pibifsp 2023

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP) tem como objetivos despertar a vocação científica entre os estudantes de nível médio e superior através da participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

A interação entre pesquisadores produtivos e alunos de diferentes níveis de ensino visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico, crítico e criativo, o interesse pela pós-graduação e o surgimento de grupos de pesquisa no IFSP.

Edição 2024
Foram abertas, nos dias 05/12/2023 e 06/12/2023, as inscrições de projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (PIBIFSP) para o ano de 2024. Este processo é gerenciado pela Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus Guarulhos (CPI/GRU).

O processo de inscrição e avaliação dos projetos está sendo totalmente conduzido via SUAP. Para acesso à inscrição do projeto, deve-se acessar no menu do SUAP o item Pesquisa --> Projetos --> Submeter Projetos, e buscar na lista o edital: [2024 - GRU] Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Edital de Pesquisa.
Todo proponente deve se cadastrar como pesquisador (item Pesquisa --> Projetos --> Tornar-se pesquisador) para ter liberado o acesso para submissão.

Também é recomendável que os pesquisadores de Guarulhos se cadastrem como avaliadores (item Pesquisa --> Projetos --> Tornar-se avaliador) pois todos os câmpus precisarão contar com colegas externos para a avaliação dos projetos, e sabidamente esse é o maior "gargalo" do processo de seleção de projetos.

A Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação está à disposição para auxiliar os proponentes de projetos por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 Ocorrência

Data

Período de Inscrições

 05/10/2023 à 24/11/2023 e
05 e 06/12/2023

Divulgação das propostas homologadas – preliminar

07/12/2023

Período de recurso das propostas não homologadas                                 

08/12/2023 à 11/12/2023

Divulgação das propostas homologadas e do resultado dos pedidos de recurso

12/12/2023

Período de seleção das propostas

13/12/2023 à 11/02/2024

Divulgação do Resultado Preliminar

12/02/2024

Período de Recursos do Resultado Preliminar

13/02/2024 à 14/02/2024

Divulgação do Resultado Final

19/02/2024

Período de indicação e cadastramento do bolsista

20/02/2024 à 11/03/2024

Prazo limite para entrega do Relatório Parcial (Orientador/Bolsista)

28/06/2024

Prazo limite para entrega do Relatório Final (Orientador/Bolsista)

30/11/2024

Para mais informações, leia os Editais n.º GRU.0038/2023, GRU.0039/2023, GRU.0041/2023 e 9/2024 - DRG/GRU/IFSP:

Edital n.º GRU.038/2023, de 5 de outubro de 2023

Edital n.º GRU.039/2023, de 11 de novembro de 2023

Edital n.º GRU.041/2023, de 4 de dezembro de 2023
Edital n.º 9/2024 - DRG/GRU/IFSP - Prorrogação do período de indicação e cadastramento do bolsista 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 16/12/2024, 14h29

  • publicado
  • 06/10/23
  • 20h11

Coordenadoria de Apoio ao Ensino

 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 19/03/2025, 22h30

  • publicado
  • 11/09/23
  • 20h36

GERSE

1676479762360.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Histórico

O GERSE - Grupo de Estudo em Robótica e Sistemas Embarcados foi criado oficialmente em 1º de agosto de 2016 no Campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que busca desenvolver e promover o conhecimento de forma ampla e aberta, entre alunos e comunidade.
O intuito do grupo é desenvolver e promover conhecimento de forma ampla e aberta entre alunos e comunidade, além disso, desenvolver tecnologia, participar de competições em todos os níveis de robótica, em várias modalidades e com diferentes objetivos. Os projetos são todos desenvolvidos a partir de trabalhos elaborados pelos estudantes e supervisionados por professores, utilizando toda a infraestrutura cedida pela instituição e pelas empresas que se disponibilizaram a apoiar o projeto.
Fale conosco através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou por uma de nossas redes sociais:

  Insta Logo

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 24/07/2023, 20h57

  • publicado
  • 24/07/23
  • 19h31

Horário de atendimento

Artboard 1 copy 2

MinDaEducacao

 

 

Av. Salgado Filho, 3501 - Vila Rio de Janeiro - Guarulhos - CEP 07115-000
Telefone: (11) 2304-4250
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 07h às 23h.

Clique no link abaixo para consultar o horário de atendimento, o e-mail e o telefone de todos os setores do campus:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO - IFSP CAMPUS GUARULHOS

OBSERVAÇÕES: horários, e-mails e telefones fornecidos pelos respectivos setores, sujeitos a alteração. Os coordenadores de curso não possuem telefone para contato.

Não encontrou o que procurava? Envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 11/03/2025, 14h20

  • publicado
  • 31/05/23
  • 20h20

teste

teste

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 05/05/2023, 12h37

  • publicado
  • 05/05/23
  • 12h37

Oficinas 4.0

Logo.jpeg

O Oficinas 4.0, criado em 2021, tem como objetivo aproximar os alunos de conceitos da Indústria 4.0 e IoT (Internet of Things). Como? Através de projetos práticos definidos pelos professores em parceria com as empresas. Os estudantes têm então o desafio de elaborar soluções que levem em conta as necessidades do mundo real ao mesmo tempo em que solidificam os conhecimentos adquiridos na teoria; os projetos desafiam, estimulam capacidades como criatividade, pensamento prático e trabalho em equipe.
Além disso, os alunos têm a oportunidade de se familiarizar com impressão 3D, e também podem fazer cursos gratuitos ministrados por estudantes de engenharia de automação e controle, onde aprendem conceitos de eletrônica, programação e são introduzidos à automação e robótica. O Oficinas 4.0 vem contribuindo significativamente com a formação dos alunos envolvidos e, consequentemente, ajuda a formar jovens mais preparados para os desafios das carreiras em Exatas.
Confira como foi o processo de seleção de bolsistas anterior e links dos projetos desenvolvidos clicando aqui.
Siga o Oficinas 4.0 no Instagram:

Insta Logo                                                                                                      

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 09/05/2023, 21h08

  • publicado
  • 25/04/23
  • 21h44

Aconteceu no Campus Guarulhos: visita do Presidente da Comissão de Sistematização do PDI 2024-2028

PDI_local_GRU.jpeg

No dia 3 de março de 2023, esteve presente no Campus Guarulhos do IFSP o Presidente da Comissão de Sistematização do PDI 2024-2028, o professor Alcir das Neves Gomes, que conduziu a primeira reunião de 2023 com a comunidade e comissão local. Foram apresentados os aspectos legais do PDI e a importância da participação de toda a comunidade interna (servidores e discentes) e externa (pais, organizações sociais, organizações empresariais e o poder público). Fique por dentro de tudo o que está acontecendo na elaboração do PDI 2024-2028 clicando aqui. Assista a seguir:
Mensagem do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFSP, o professor Bruno Nogueira Luz.
Mensagem do Reitor do IFSP, o professor Silmário Batista dos Santos.

 

 

 

 

 

 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 05/12/2023, 18h14

  • publicado
  • 31/03/23
  • 22h06

Coordenadoria de Contabilidade e Finanças

Cronograma para pagamentos 2023: Ações Universais, Assistência Estudantil e Bolsas:

Cronograma para pagamentos 2023: faturas e notas fiscais diversas:

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 24/11/2022, 21h59

  • publicado
  • 24/11/22
  • 21h28

Lab IFMaker

Histórico

O projeto de implantação de Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica teve início em 2020, por meio da SETEC/MEC, com o objetivo de promover o ensino maker. O projeto busca incentivar estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos a refletir sobre a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela pode ser aplicada nos laboratórios, como suporte ao processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. O objetivo é permitir que os estudantes sejam protagonistas em seu próprio aprendizado e que o envolvimento com as necessidades da sociedade seja estimulado.
O Lab IFMaker Guarulhos começou suas atividades em fevereiro de 2022 em um espaço de 32,61 m2, na sala G08-A, aberto para uso tanto pela comunidade interna quanto externa ao câmpus. O espaço do Lab IFMaker compreende o laboratório de informática e um espaço de coworking. No primeiro semestre de 2023 o Lab IFMaker teve um aumento no número de equipamentos com recursos obtidos por meio de proposta do câmpus Guarulhos contemplada na segunda fase do Edital 35/2020-SETEC/MEC. Dentre os novos equipamentos encontram-se impressoras 3D, incluindo variações de porte, além de 15 notebooks, scanner, cortadora a laser CNC e fresadora CNC.


Instruções para agendamento

  • Para agendar o uso de equipamentos ou espaços do Lab IFMaker é necessário preencher o formulário abaixo com pelo menos 24 horas de antecedência do horário de uso pretendido.
  • Para agendamentos nas segundas-feiras, é necessário fazer o agendamento na semana anterior.
  • O usuário (estudante, docente ou técnico-administrativo) DEVE aguardar a confirmação do agendamento por e-mail.

O procedimento de agendamento tem regras específicas conforme seja desejado o uso de equipamentos ou apenas dos espaços:

O uso dos equipamentos é autorizado para docentes, estudantes e técnico-administrativos. Todos os equipamentos estão sujeitos a disponibilidade e devem ser utilizados exclusivamente nas dependências do Lab IFMaker. Além disso, é obrigatório que o uso dos equipamentos seja supervisionado pelos bolsistas do laboratório e/ou técnicos de laboratório do câmpus.
O uso do espaço do Lab IFMaker é autorizado para docentes, estudantes e técnico-administrativos que desejam realizar algum projeto de ensino, pesquisa ou extensão formalizado nas instâncias competentes do IFSP com um estudante ou grupo de estudantes, para uso ocasional ou contínuo. O espaço do Lab IFMaker conta com 15 computadores desktop, sala de reuniões, datashow e quadro branco.

Formulário para agendamento de equipamentos ou espaços do Lab IFMaker

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 27/05/2024, 20h44

  • publicado
  • 04/10/22
  • 15h32
Fim do conteúdo da página