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Uncategorised

Última atualização em Quarta, 08 de Maio de 2024, 21h35

Projetos pedagógicos dos cursos (estruturas curriculares) 

Os projetos pedagógicos dos cursos e suas estruturas curriculares estão disponíveis na página de cada curso.

CURSOS TÉCNICOS 

Técnico em Informática para Internet

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/1-tecnico-em-informatica-para-internet.html?download=4:projeto-pedagogico-do-curso

Técnico em Automação Industrial (anterior a 2017)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/4-tecnico-em-automacao-industrial.html?download=413:projeto-pedagogico-do-curso-anterior-a-2017

Técnico em Automação Industrial

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/4-tecnico-em-automacao-industrial.html?download=15:projeto-pedagogico-do-curso

Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/43-integrado-em-mecatronica.html?download=487:projeto-pedagogico-do-curso

Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio (2019)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/43-integrado-em-mecatronica.html?download=1637:projeto-pedag%C3%B3gico-do-curso-2019

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio 

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/42-integrado-em-informatica.html?download=460:projeto-pedagogico-do-curso

CURSOS SUPERIORES 

Licenciatura em Matemática

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/6-licenciatura-em-matematica.html?download=23:projeto-pedagogico-do-curso

Licenciatura em Matemática (Ingressantes a partir de 2018)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/6-licenciatura-em-matematica.html?download=1049:projeto-pedag%C3%B3gico-do-curso-ingressantes-a-partir-de-2018

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (antigo)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/2-tecnologia-em-analise-e-des-de-sistems.html?download=9:projeto-pedagogico-do-curso-antigo

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/2-tecnologia-em-analise-e-des-de-sistems.html?download=8:projeto-pedagogico-do-curso

Tecnologia em Automação Industrial (antigo 2013)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/5-tecnologia-em-automacao-industrial.html?download=20:projeto-pedagogico-do-curso

Tecnologia em Automação Industrial

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/5-tecnologia-em-automacao-industrial.html?download=2167:projeto-pedag%C3%B3gico-do-curso

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (anterior a 2º semestre de 2020)

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/40-bacharel-em-engenharia-de-controle-e-automacao.html?download=381:ppc-engenharia

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/40-bacharel-em-engenharia-de-controle-e-automacao.html?download=2916:projeto-pedag%C3%B3gico-do-curso-2%C2%BA-semestre-de-2020

PÓS-GRADUAÇÃO 

Especialização Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/31-pos-info.html?download=179:projeto-pedagogico-do-curso

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Última atualização em 29/10/2021, 16h49

  • publicado
  • 29/10/21
  • 16h49

Atestado de Conclusão 

Descrição: 

A impressão do Atestado de Conclusão de Curso deve ser realizada via Sistema Acadêmico (SUAP).

Procedimento: 

  • O sistema SUAP emitirá o Atestado de Conclusão de Curso somente para alunos que estiverem com a situação de matrícula “Formado” (para os cursos superiores) OU “Concluído” (para os cursos Técnicos, Técnicos Integrados e Especialização);

  • No caso dos cursos superiores a cerimônia de Colação de Grau é obrigatória para a conclusão do curso, não sendo possível a emissão do Atestado de Conclusão ou do Diploma enquanto o aluno não houver colado grau;

  • Para consultar o andamento dos Requisitos de Conclusão basta entrar com seus dados no sistema SUAP > Menu “Ensino” > Dados do Aluno > clicar na aba “Requisitos de Conclusão”;

  • Imprima diretamente o documento gerado ou salve seu Atestado de Conclusão em formato PDF;

  • Seu Atestado de Conclusão emitido pelo sistema SUAP possui autenticação digital não necessitando de assinatura ou carimbo da instituição;

  • Lembre-se de verificar a data de validade do seu Atestado de Conclusão antes de apresentá-lo. A validade é de 30 dias corridos da data de emissão e pode ser consultada no rodapé do documento;

  • Caso seu Atestado de Conclusão esteja vencido basta repetir os passos do tutorial e emitir um novo.

Caso não apareça a opção “Atestado de Conclusão” ou atestado de conclusão emitido pelo SUAP não contemplar todas as informações necessárias, o(a) aluno(a) deverá fazer um requerimento específico por meio do SUAP:

  • Entrar no SUAP > Clicar no menu Ensino > Clicar no menu Dados do Aluno > Clicar na Aba Requerimentos > Clicar em Adicionar Requerimento. 

  • Selecionar em Tipo de Requerimento: Atestado de Conclusão e descrever quais as informações são necessárias constar no atestado.

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 29/10/2021, 16h48

  • publicado
  • 29/10/21
  • 16h48

Trancamento de Matrícula

Descrição: 

Não é permitido o trancamento de matrícula de estudante ingressante no semestre de ingresso do curso, EXCETO para a pós-graduação.

O Trancamento de Matrícula pode ser Voluntário ou Compulsório. A diferença ório é que o trancamento compulsório não influenciará o tempo máximo para integralização do seu curso

Trancamento Compulsório pode ser requerido nos seguintes casos:

  1. Convocação para o serviço militar; 
  1. Incapacidade devido a problemas de saúde, mediante atestado médico; 
  1. Acompanhamento de cônjuge, ascendente ou descendente em segundo grau de parentesco, para tratamento de saúde, mediante atestado médico; 
  1. Não oferecimento do período letivo correspondente, quando o estudante ficar retido, necessário para a integralização do curso pelo estudante; 
  1. Outros casos previstos em lei.

Estudantes dos cursos de pós-graduação tem direito a trancar 1 (um) semestre de forma voluntária ao longo do curso (este semestre conta para o tempo total de conclusão do curso).

É importante lembrar que algumas atividades são permitidas somente para alunos frequentes nas aulas, portanto, durante o período de Trancamento você NÃO poderá fazer estágio e/ou iniciação científica.

Verifique se seus dados de contato (telefones e e-mail) estão atualizados no seu perfil do SUAP. Para efetuar o Cancelamento de Matrícula será necessário que o Coordenadoria Sociopedagógica entre em contato com você. Caso seus dados de contato estejam desatualizados e o contato não seja possível, o procedimento de Cancelamento de Matrícula não será realizado.

O Trancamento de Matrícula é válido até o final do semestre que você está matriculado.

Caso deseje trancar o curso por mais tempo será necessário fazer a rematrícula durante o período regular previsto em calendário e posteriormente solicitar novo trancamento.

É muito importante lembrar de realizar a rematrícula para que sua matrícula não seja encaminhada para cancelamento.

Procedimento: 

  • Abrir um requerimento on-line de "Trancamento de Matrícula" via SUAP; 
  • Anexar documento que comprove o Trancamento Compulsório;
  • Anexar RG do responsável legal se tiver menos de 18 anos;
  • Anexar autorização assinada pelo responsável legal (igual do RG);
  • Entregar no câmpus livros, carteira estudantil e documentos pendentes se for o caso.
  • Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

  

Regulamentação: 

Art. 177 ao 182 da Organização Didática da Educação Básica do IFSP;

Art. 65 ao 69 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP.

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 29/10/2021, 16h46

  • publicado
  • 29/10/21
  • 16h46

Cancelamento de Matrícula

Descrição:   

O Cancelamento de Matrícula é um procedimento que irá cancelar o seu vínculo com o IFSP, isso significa que você NÃO PODERÁ MAIS cursar as disciplinas da instituição, continuar com vínculo de estágio ligado ao IFSP, utilizar a Carteirinha de Estudante, receber Auxílio Permanência (PAP), estar de posse de livros da Biblioteca e/ou livros didáticos.

Caso tenha interesse em retornar ao IFSP após o Cancelamento de Matrícula será necessário participar de novo processo seletivo (Vestibular/SISU/Seleção de Cursos Técnicos ou Edital para Reingresso).

Verifique se seus dados de contato (telefones e e-mail) estão atualizados no seu perfil do SUAP. Para efetuar o Cancelamento de Matrícula será necessário que o Coordenadoria Sociopedagógica entre em contato com você. Caso seus dados de contato estejam desatualizados e o contato não seja possível, o procedimento de Cancelamento de Matrícula não será realizado.

Procedimento:   

  • Abrir um requerimento on-line de "Cancelamento de Matrícula" via SUAP; 
  • Anexar RG do responsável legal se tiver menos de 18 anos;
  • Anexar autorização assinada pelo responsável legal (igual do RG);
  • Entregar no câmpus livros, carteira estudantil e documentos pendentes se for o caso.
  • Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Regulamentação:

Art. 183 ao 188 da Organização Didática da Educação Básica do IFSP;

Art. 73 ao 75 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP.

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 29/10/2021, 16h44

  • publicado
  • 29/10/21
  • 16h44

Cancelamento de Disciplina

Descrição: 

Os estudantes da Educação Básica poderão solicitar o cancelamento de disciplinas optativas. Já os estudantes da Educação Superior podem solicitar o cancelamento de qualquer disciplina desde que se mantenham matriculados em no mínimo uma disciplina no semestre.

O cancelamento de disciplina só poderá ser solicitado respeitando o período estipulado em calendário acadêmico. Consulte o calendário acadêmico na página do seu curso.

Procedimento: 

  • Abrir um requerimento on-line de "Cancelamento de Disciplina" via SUAP;
  • Informar o nome da disciplina no campo próprio;
  • Informar o motivo no campo "Descrição/Justificativa".
  • Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Regulamentação:

  • §6º do Art. 28 da Organização Didática da Educação Básica do IFSP;
  • Art. 71 ao 72 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP.

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 29/10/2021, 16h41

  • publicado
  • 29/10/21
  • 16h41

Avaliação Substitutiva

Descrição: 

O requerimento de Avaliação Substitutiva deve ser feito via SUAP. O prazo para solicitação é de até 3 dias úteis após a realização da avaliação para os cursos de graduação e de até 5 dias úteis após a realização da avaliação para os cursos técnicos e de pós-graduação.

O Estudante deverá anexar ao requerimento no SUAP um dos documentos justificativos abaixo descritos:

  1. Atestado médico;
  1. Certidão de óbito de parente ou cônjuge;
  1. Solicitação judicial;
  1. Declaração de corporação militar comprovando que, no horário da realização da avaliação, foi convocado ou estava em serviço; 
  1. Declaração do Diretor-Geral do câmpus, comprovando que o estudante estava representando o IFSP na data daquela avaliação.

Dentro de até 6 dias úteis para os cursos técnicos e graduação, e de até 12 dias para a pós-graduação, o IFSP entrará em contato com o estudante para agendamento de nova data da avaliação. 

Procedimento: 

  • Abrir um requerimento on-line de "Avaliação Substitutiva" via SUAP;
  • Na descrição/justificativa informar a disciplina;
  • Anexar o comprovante de justificativa.
  • Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Regulamentação:

Art. 119 da Organização Didática da Educação Básica do IFSP;

Art. 138 ao 139 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP.

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 29/10/2021, 16h39

  • publicado
  • 29/10/21
  • 16h39

Atestado de matrícula

Descrição: 

O Atestado de Matrícula é o documento que comprova o vínculo do estudante com a instituição.

  • O sistema SUAP emitirá Atestado de Matrícula somente para estudantes que estiverem com a matrícula ativa;
  • Caso você esteja com a Matrícula Trancada ou Cancelada não será possível a emissão do documento;
  • O Atestado de Matrícula emitido pelo sistema SUAP possui autenticação digital não necessitando de assinatura ou carimbo da Instituição.

Procedimento: 

No caso do atestado de matrícula emitido pelo SUAP não contemplar todas as informações necessárias, o aluno deverá fazer um requerimento específico por meio do SUAP:

  • Abrir um requerimento on-line de "Atestado de Matrícula" via SUAP; 
  • Inserir uma justificativa no campo "Descrição/Justificativa" e descrever quais as informações são necessárias constar no atestado de matrícula.
  • Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 29/10/2021, 16h38

  • publicado
  • 29/10/21
  • 16h38

Aproveitamento de Estudos

Descrição:   

Aproveitamento de Estudos é o ato de dispensar disciplinas equivalentes a outras que o estudante já tenha cursado em curso anterior, desde que os cursos sejam do mesmo nível de ensino. O período de solicitação está previsto no Calendário Acadêmico.

Procedimento: 

  • Anexar Estrutura Curricular do Curso de origem;
  • Anexar Histórico Escolar contendo o nome do curso e das disciplinas, com especificação do período em que foram cursadas, porcentagens de frequência, carga horária e a nota ou conceito final;
  • Anexar Conteúdo programático ou plano de ensino das disciplinas cursadas com aproveitamento, que sejam equivalentes à disciplina pleiteada, com a carga horária e a bibliografia utilizada.
  • Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Regulamentação: 

Art. 125 ao 131 da Organização Didática da Educação Básica do IFSP;

Art. 101 ao 107 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP;

Art. 55 ao 58 do Regulamento da Pós-graduação Lato Sensu do IFSP.

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 29/10/2021, 16h36

  • publicado
  • 29/10/21
  • 16h36

Abono, Justificativa e Compensação de Faltas

Descrição:

Para os estudantes dos cursos técnicos haverá abono de falta na apresentação dos seguintes documentos: 

  1. Convocação militar;
  1. Declaração da Direção Geral do câmpus, comprovando que o estudante esteve representando o IFSP;
  1. Atestado médico para os casos previstos em lei (doenças infectocontagiosas);
  1. Solicitação Judicial;
  1. Certidão/declaração de óbito de parentes em até 2º grau ou cônjuge (em caso de falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos a(o) estudante terá direito ao abono de faltas por 08 (oito) dias consecutivos).

Para os estudantes de graduação haverá abono de falta nas seguintes situações (comprovadas documentalmente):

  1. Convocação militar;
  1. Participação em reuniões do CONAES;
  1. Em caso de falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos (nesse caso há o direito ao abono de faltas por 08 (oito) dias consecutivos).

Para os estudantes de pós-graduação haverá abono de falta nas situações previstas em lei, comprovadas documentalmente. 

Para os cursos técnicos existe ainda a possibilidade decompensação de faltas, que poderá ser concedida em casos de incapacidade física temporária que impossibilite a frequência às aulas, comprovada por atestado médico com afastamento por período entre 5 (cinco) e 14 (quatorze) dias. Nesses casos as faltas são compensadas como desenvolvimento de alguma(s) atividade(s) proposta(s) pelo(a) professor(a).

As demais situações serão lançadas como Justificativa de Faltas, ou seja, o documento enviado para comprovar a ausência na(s) aula(s) ficará visível para os professores no SUAP terem ciência do motivo da falta, porém as faltas não serão retiradas.

Procedimento:

  • Abrir um requerimento on-line de "Justificativa/Abono de Faltas" via SUAP;
  • Anexar comprovantes de abono ou justificativa de faltas.

Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Regulamentação:

  • Abono de faltas: Art. 89 ao 91 da Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP;
  • Abono de faltas: Art. 206 a 208 da Organização Didática da Educação Básica do IFSP;
  • Justificativa de faltas: Item X do Art. 3º do Regulamento Disciplinar Discente.

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Última atualização em 29/10/2021, 16h34

  • publicado
  • 29/10/21
  • 16h34

Averbação de tempo de contribuição

Servidor deve criar um Documento Eletrônico no SUAP:

  • Tipo do Documento: Requerimento
  • Modelo: Averbação de Tempo de Contribuição e Períodos de Tempo para Averbação
  • Assunto: Averbação de Tempo de Contribuição
  • Salvar
  • Editar - Texto (o item 'Períodos para Averbação de Tempo de Contribuição' deverá ser preenchido somente se existirem períodos concomitantes)
  • Salvar e Visualizar
  • Concluir
  • Assinar - Com Senha
  • Definir Identificador
  • Assinar Documento
  • Finalizar Documento

Posteriormente deve-se criar um Processo Eletrônico:

  • Interessados: próprio servidor
  • Tipo de Processo: Pessoal: Averbação de Tempo de Serviço
  • Assunto: Averbação de Tempo de Serviço
  • Setor de Criação: setor de exercício do servidor
  • Salvar
  • Adicionar Documento Interno (para adicionar o Documento Eletrônico criado anteriormente)
  • Adicionar ao requerimento
  • Upload de Documento Externo (para adicionar a Certidão de Tempo de Contribuição e outros documentos comprobatórios)
  • Encaminhar para CGP-GRU

A via original da Certidão de Tempo de Contribuição deverá ser entrega no campus para arquivamento na pasta funcional.

Informações para solicitação de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) ao INSS:

CNPJ de Destino: 10.882.594/0001-65
Número de Matrícula no RPPS: é o número SIAPE
Cargo no RPPS: é o nome do cargo
Comprovante de Vínculo: enviar o contracheque

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Última atualização em 27/10/2021, 12h54

  • publicado
  • 27/10/21
  • 12h54
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