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Uncategorised

Última atualização em Quarta, 08 de Maio de 2024, 21h35

Agenda do Diretor

Aqui você acompanha as atividades do Professor Ricardo Agostinho de Rezende Junior, o  Diretor-Geral do Câmpus Guarulhos do IFSP. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos seguintes meios:

Telefone para contato: (11) 2304-4255

E-mails para contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Clique no link abaixo para acessar a agenda de atividades do Diretor-Geral no e-Agendas:

e-Agenda - Sistema Eletrônico de Agendas do Poder Executivo Federal

Clique no link abaixo para acessar a agenda de atividades do Diretor-Geral no Google Agendas:

Agenda do Diretor-Geral

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 09/02/2023, 18h32

  • publicado
  • 07/06/22
  • 10h04
  • publicado
  • 01/06/22
  • 17h10

Formação

napne

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Programações para formação

Status

1. Roda de conversa com casal Surdocego Cláudia Sofia e Carlos Jorge com a turma da Licenciatura de Matemática.

Mediação: Professora Maly.

Guia-interpretação: Pérola Juliana de Abreu Medeiros.

Realizado

2. Palestra sobre Libras e o contexto educacional na "Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte - EXATECA 2022“.

Palestrantes: Professora Maly Magalhães Freitas e tradutora Pérola Juliana de Abreu Medeiros

Realizado

3. Palestra: Práticas Pedagógicas Inclusivas: Plano de ensino individualizado.

Palestrante: Professora Doutora Judith Almeida, do IFMG Câmpus Avançado Piumhi

10/11/2022 às 18h30, no canal do Youtube do Câmpus Guarulhos, acesse aqui

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 09/11/2022, 14h51

  • publicado
  • 01/06/22
  • 17h08

Metas

napne

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Metas

Resultados

1. Promover contextos de formação continuada inclusiva para docentes do campus;

Em Andamento

2. Realizar eventos (encontros, palestras etc) para discussão e reflexão sobre o tema inclusão, tendo como público-alvo a comunidade externa e interna do campus;

Em Andamento

3. Consolidar banco de dados com informações atendidos pelo NAPNE por meio do formulário atualizado;

Em Andamento

4. Participar do processo de contratação de profissionais para alunos que demandam atendimento especializado;

Em Andamento

5. Promover momentos de formação para os membros do núcleo;

Em Andamento

6. Encontros com alunos e alunas atendidos pelo Napne.

Em Andamento

7. Tornar o campo do NAPNE no site acessível em Libras.

Previsto para o 2° semestre/22.

8. Tornar todo o site do campus acessível em libras.

Previsto para o 2° semestre/22.

9. Implementar comunicação em QR Code nos espaços do campus com vídeos em libras identificando o local e sua finalidade.

Previsto para o 2° semestre/22.

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 01/06/2022, 16h56

  • publicado
  • 01/06/22
  • 16h56

Calendário

napne

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DATAS COMEMORATIVAS

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

21/03 - Dia Internacional da Síndrome de Down

02/04 - Dia mundial de Conscientização sobre o Autismo

27/05-Dia Mundial da Esclerose Múltipla

18/06-Dia do Orgulho Autista

17/07 - Dia Internacional da Justiça

 

23/04 - Dia Nacional de Educação do Surdo

 

27/06 - Dia Internacional do Surdocego

 

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

22/08-Dia da Deficiência Intelectual

10/09-Dia Universal da Libras

10/10-Dia Nacional e Mundial da Saúde Mental

20/11 - Dia Nacional da Consciência Negra

03/12-Dia Internacional da PcD

30/08-Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Múltipla

21/09 - Dia Nacional da Luta das PcD

11/10-Dia Nacional da PcD Física

 

05/12-Dia Nacional da Acessibilidade

 

26/09 - Dia Nacional do Surdo

11/10-Dia Nacional da PcD Física

 

10/12-Dia da Declaração Uni. dos Direitos Humanos

 

 

 

 

13/12-Dia Nacional do

Cego

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 01/09/2023, 23h19

  • publicado
  • 01/06/22
  • 16h52

Legislação

napne

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Portaria n° 38, de 16/02/2022 – Dispõe sobre o regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne);

Instrução Normativa PRE n° 1, de 20/03/2017 Estabelece orientações para identificação e acompanhamento, pelo Napne, do estudante com necessidades específicas.

Guia Materiais Acessíveis – Elaboração de materiais educativos acessíveis

Legislação Nacional

Referências Nacionais:

Constituição da República Federativa do Brasil (1988) - No artigo 208, estabelece que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”;

Lei nº 7.853 (1989) - Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência;

Lei nº 8.069 (1990) - Estatuto da Criança e do Adolescente;

Lei nº 9.394 (1996) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

Decreto nº 3.298 (1999) - Regulamenta a Lei nº7.853 e dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência;

Lei nº 10.048 (2000) - Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, dentre elas pessoas com deficiência;

Lei nº 10.098 (2000) - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;

Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001);

Resolução CNE/CP Nº1 (2002) - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena;

Lei nº 10.436 (2002) - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras;

Decreto nº 5.296 (2004) - Regulamenta as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;

Decreto nº 5.626 (2005) - Regulamenta a Lei nº 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras;

Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007);

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008);

Resolução Nº 4 CNE/CEB (2009) - Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial;

Decreto nº 7.611 (2011) - Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado;

Lei nº 12.764 (2012) - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista;

Nota Técnica nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE - Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar;

Plano Nacional de Educação (2014);

Lei nº 13.146 (2015) - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência);

Base Nacional Comum Curricular (2018);

Decreto nº 9.465 (2019) - Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, criando a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, extinguindo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A nova pasta é composta por três frentes: Diretoria de Acessibilidade, Mobilidade, Inclusão e Apoio a Pessoas com Deficiência; Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos; e Diretoria de Políticas para Modalidades Especializadas de Educação e Tradições Culturais Brasileiras

Legislação Internacional:

Declaração Mundial de Educação Para Todos (1990);

Declaração de Salamanca (1994) - Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais;

Decreto nº 3.956 (2001) - Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência;

Decreto nº 6.949 (2009) - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007;

Declaração de Incheon (2015) - Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos;

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2015) - Propõe como objetivo assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 01/06/2022, 17h39

  • publicado
  • 01/06/22
  • 16h26

Público alvo

napne

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Constitui-se público-alvo das ações inclusivas do Napne os estudantes PAEE, conforme legislação vigente. Estudantes que apresentem alguma(as) das condições abaixo:

Surdez
Cegueira
Deficiência múltipla
Deficiência física
Altas habilidades/superdotação
Deficiência Intelectual
Deficiência auditiva
Baixa visão
Transtorno do espectro autista
Surdocegueira
Outras necessidades específicas.

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 01/06/2022, 16h18

  • publicado
  • 01/06/22
  • 16h17

Equipe

napne

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Entre em contato com nossa equipe através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Nome Cargo/Responsabilidade no IFSP Cargo no NAPNE
Andréa Souza Eduardo Pedagoga Coordenadora
Pérola Juliana de Abreu Medeiros Tradutora e intérprete de Libras Secretária
Susannah Aparecida de Souza Fernandes Assistente social Membro
Diego Azevedo Siviero Diretor Adjunto Educacional Membro
Elizabeth Alves Pereira Psicóloga Membro
Alexandre Takayama Técnico em Assuntos Educacionais Membro
Maly Magalhaes Freitas Docente Membro
Taize Martins Santos Estudante PAEE e representante estudantil Membro
Lindinalva Isidoro da Silva Representante da família Membro
Nemuel Geraldo da Silva Docente Membro
Robson Ferreira Lopes Docente  Membro
Ricardo Formenton Docente  Membro
Alexandre dos Santos Ribeiro Docente Membro
Thiago Schumacher Barcelos Docente Membro
Celso Antônio Sobral Técnico Administrativo Membro
João Alves Pacheco Docente Membro
Rodrigo Martins Thomaz  Técnico Administrativo Membro
Adriana Fiorito Lorenzetto Ribeiro Assistente de aluno Membro
Lucia Miyuki Higa Técnico Administrativo Membro
Gabriel de Freitas Gubolin Técnico Administrativo Membro
Delfim Pinto Carneiro Júnior Docente Membro

 

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 07/06/2023, 21h53

  • publicado
  • 01/06/22
  • 16h12

NAPNE

napne

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O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) tem como principal objetivo buscar o envolvimento do público-alvo da educação especial e de toda a comunidade escolar com a inclusão social e educacional de todos quebrando as barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, respeitando a diversidade e criando uma cultura da educação para a convivência. Entende-se como inclusão a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, considerando as diferenças de cada um.

Das Competências:
I. Propor, estimular e acompanhar a implementação de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional e pedagógica no câmpus, para a transposição de barreiras;
II. Fomentar a autonomia dos estudantes acompanhados pelo Napne ao estabelecer estratégias para a remoção de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e comunicacionais no câmpus;
III. Com apoio dos demais setores do câmpus, mediar as relações entre as famílias, o câmpus e os possíveis serviços institucionais indicados no Plano Ensino Individualizado (PEI) dos estudantes acompanhados pelo Napne;
IV. Encaminhar e acompanhar, quando necessário, os estudantes atendidos pelo Napne a serviços oferecidos pela rede pública (municipal, estadual e/ou federal), que auxiliem no seu desenvolvimento;
V. Estimular o desenvolvimento de tecnologia assistiva por meio da sugestão, incentivo e/ou proposição de projetos internos e externos que visem à criação, à produção e à implementação de inovações tecnológicas inclusivas no IFSP;
VI. Estimular parcerias do câmpus com instituições de ensino, instituições especializadas, ONGs e empresas públicas e privadas na produção de tecnologias assistivas da comunidade externa;
VII. Participar de formações continuadas promovidas pelo IFSP e outras instituições na área de educação inclusiva;
VIII. Disseminar conhecimentos adquiridos por meio de formações continuadas no câmpus, propor e realizar capacitações em ações inclusivas para a comunidade;
IX. Participar do planejamento das atividades didático-pedagógicas do câmpus e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes acompanhados pelo Napne;
X. Sugerir, apoiar, intermediar e implementar atividades e projetos no câmpus, que visem à discussão ou práticas para uma cultura inclusiva;
XI. Sugerir, participar e acompanhar a implementação de políticas públicas de inclusão do IFSP;
XII. Participar de eventos correlatos à área da inclusão no mundo do trabalho e dos que versem sobre a temática da inclusão escolar;
XIII. Planejar a realização de eventos oficiais, de periodicidade anual, com a temática da inclusão escolar;XIV. Colaborar nos eventos oficiais do câmpus, aportando a temática da inclusão escolar e da formação integral dos estudantes, inclusive para o mundo do trabalho;
XV. Motivar a realização de eventos oficiais anuais com a temática da inclusão escolar e do mundo do trabalho para as comunidades interna e externa, em parceria com a Assessoria de Ações Inclusivas;
XVI. Estabelecer parcerias colaborativas com os docentes do câmpus, para delinear estratégias de acessibilidade para e durantes as aulas;
XVII. Indicar o acréscimo, no Plano Individual de Trabalho Docente (PIT), em conjunto com a Coordenação de Curso e docente do componente curricular, carga horária, além da estabelecida em normativa vigente, para que possam elaborar materiais, metodologias específicas e atividades individuais ao estudantes acompanhados pelo Napne;XVIII. Acompanhar e auxiliar os setores no levantamento de possíveis casos de estudantes com necessidades educacionais específicas ao longo do processo pedagógico;
XIX. Incentivar e pleitear projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam os pressupostos de inclusão no IFSP.

 

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 01/06/2022, 17h40

  • publicado
  • 01/06/22
  • 15h07

Resultado - Curso Gratuito - Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

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Inscrições e matricula para os alunos matriculados na turma de 2020, conforme comunicado no site: http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article.html?id=1308 serão realizadas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 23/03/2022 a 28/03/2022.

Documentos:

I. Carteira de identidade do candidato ou CNH;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente em nome do candidato;
IV. Requerimento de Matrícula com todos os campos preenchidos (Anexo I);
V. Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou mais;
VI.Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2021;
VII. Comprovante de vacinação contra COVID
VIII. Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s).

Aulas: Quintas e sextas-feiras das19h às 22h35 e sábados 7h às 12h15
Aula Inaugural: 31/03/2022 às 19h

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 30/03/2022, 14h16

  • publicado
  • 23/03/22
  • 14h53
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