Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Lab IFMaker
Início do conteúdo da página

Lab IFMaker

Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 11h47

Histórico

O projeto de implantação de Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica teve início em 2020, por meio da SETEC/MEC, com o objetivo de promover o ensino maker. O projeto busca incentivar estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos a refletir sobre a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela pode ser aplicada nos laboratórios, como suporte ao processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. O objetivo é permitir que os estudantes sejam protagonistas em seu próprio aprendizado e que o envolvimento com as necessidades da sociedade seja estimulado.
O Lab IFMaker Guarulhos começou suas atividades em fevereiro de 2022 em um espaço de 32,61 m2, na sala G08-A, aberto para uso tanto pela comunidade interna quanto externa ao câmpus. O espaço do Lab IFMaker compreende o laboratório de informática e um espaço de coworking. No primeiro semestre de 2023 o Lab IFMaker teve um aumento no número de equipamentos com recursos obtidos por meio de proposta do câmpus Guarulhos contemplada na segunda fase do Edital 35/2020-SETEC/MEC. Dentre os novos equipamentos encontram-se impressoras 3D, incluindo variações de porte, além de 15 notebooks, scanner, cortadora a laser CNC e fresadora CNC.


Instruções para agendamento

  • Para agendar o uso de equipamentos ou espaços do Lab IFMaker é necessário preencher o formulário abaixo com pelo menos 24 horas de antecedência do horário de uso pretendido.
  • Para agendamentos nas segundas-feiras, é necessário fazer o agendamento na semana anterior.
  • O usuário (estudante, docente ou técnico-administrativo) DEVE aguardar a confirmação do agendamento por e-mail.

O procedimento de agendamento tem regras específicas conforme seja desejado o uso de equipamentos ou apenas dos espaços:

O uso dos equipamentos é autorizado para docentes, estudantes e técnico-administrativos. Todos os equipamentos estão sujeitos a disponibilidade e devem ser utilizados exclusivamente nas dependências do Lab IFMaker. Além disso, é obrigatório que o uso dos equipamentos seja supervisionado pelos bolsistas do laboratório e/ou técnicos de laboratório do câmpus.
O uso do espaço do Lab IFMaker é autorizado para docentes, estudantes e técnico-administrativos que desejam realizar algum projeto de ensino, pesquisa ou extensão formalizado nas instâncias competentes do IFSP com um estudante ou grupo de estudantes, para uso ocasional ou contínuo. O espaço do Lab IFMaker conta com 15 computadores desktop, sala de reuniões, datashow e quadro branco.

Formulário para agendamento de equipamentos ou espaços do Lab IFMaker

Fim do conteúdo da página