Uncategorized
Relatórios de Avaliação
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 27/03/2023, 14h45
- publicado
- 14/07/16
- 12h04
Portarias de Nomeação
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 14/10/2022, 16h33
- publicado
- 14/07/16
- 12h01
Atas e memorandos
2021
2017
2016
2015
2014
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 05/05/2022, 17h46
- publicado
- 14/07/16
- 11h44
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
A função da Comissão Própria de Avaliação (CPA) é coordenar a Autoavaliação Institucional, desde a elaboração do método, passando pela sua implementação e pela sistematização dos resultados, até a redação do relatório final. Este relatório subsidia o planejamento administrativo-pedagógico do Instituto e é usado pelo INEP/MEC no recredenciamento institucional e no reconhecimento dos cursos, dentre outros.
A CPA é composta por representantes externos e internos ao IFSP (professores, alunos, servidores técnico-administrativos e representantes da sociedade civil). A Comissão biênio 2023-2025 tem como presidente geral a servidora Luciene Cavalcanti Rodrigues (Campus São José do Rio Preto).
Veja aqui o link com mais informações. O e-mail de contato com a CPA central é O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Os integrantes da CPA local (Campus Guarulhos) para o biênio 2023-2025, nomeados pela Portaria n.º 83/2023 - DRG/GRU/IFSP de 2 de outubro de 2023, presidida pela Profª Dra. Alexandra Aparecida de Souza, são:
Representante do segmento docente:
Alexandra Aparecida de Souza (Titular)
Representantes do segmento técnico administrativo:
Adriana Fiorito Lorenzetto Ribeiro (Titular)
Andrea Moura Casagrande (Suplente)
Representante do segmento discente:
Raquel Engracia de Oliveira (Titular)
Representante da comunidade externa:
Carolina Canedo Vicari (Titular)
Apresentação da CPA
Para entender melhor como se dará nosso trabalho, clique aqui. Qualquer outra dúvida, favor entrar em contato.
Participe das ações da CPA para garantirmos um ensino de qualidade, cada vez melhor!
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 23/09/2024, 13h10
- publicado
- 08/07/16
- 08h44
NAPNE
O “Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE” tem o propósito de implementar ações inclusivas, contribuindo para a reflexão sobre a prática da inclusão, a aceitação da diversidade, com o objetivo de romper as barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais. Os NAPNEs também acompanham o desenvolvimento acadêmico dos estudantes com necessidades educacionais específicas, procurando realizar intervenções efetivas durante os seus percursos acadêmicos.
No câmpus Guarulhos, o NAPNE promoveu, nos últimos anos, diversos eventos que contaram com a participação de palestrantes externos, especialistas em educação inclusiva, com o objetivo de fomentar a reflexão e a sensibilização para as necessidades educacionais específicas pela comunidade acadêmica, favorecendo o refinamento das práticas de ensino.
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 25/07/2019, 12h48
- publicado
- 28/06/16
- 14h44
Formação continuada
A Formação Continuada de Professores do IFSP, constitui-se em um conjunto de atividades e ações voltadas para o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional dos docentes. Tendo início no ano de 2014, a Formação Continuada in loco busca a valorização do profissional, assim como a constante reflexão sobre a prática docente, concebendo o câmpus como local privilegiado de construção e produção de conhecimento, onde é necessário estabelecer discussões contextualizadas sobre o fazer pedagógico.
A Política de Formação Continuada de Professores do IFSP, regulamentada por portaria específica, constitui-se de um conjunto de atividades e ações voltadas para o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional dos docentes. Neste sentido, a formação contínua em serviço pode ser realizada ao longo de toda a carreira docente. As ações de Formação Continuada de Professores do IFSP têm por objetivos promover a valorização do profissional da educação; incentivar e apoiar as iniciativas de formação promovidas internamente; realizar a formação continuada por meio de reuniões ou encontros pedagógicos em que se tematizem as principais questões da prática docente, desenvolvendo a reflexão crítica sobre o fazer pedagógico, também em busca de alternativas frente ás dificuldades e problemas do contexto educativo; contribuir para a melhoria da prática docente; realizar suporte pedagógico diante das demandas identificadas; promover discussões e divulgar materiais pertinentes aos temas de formação desenvolvidos e propiciar estudos pedagógicos e da legislação relacionada à educação, realizados de modo reflexivo sobre a ação educacional.
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 10/06/2024, 12h19
- publicado
- 28/06/16
- 14h42
Combate à evasão
A Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), através do diálogo com professores e coordenação de áreas, busca identificar os alunos com baixa frequência e realizar contato para verificar os motivos das faltas. Frente à justificativa do aluno, procura orientá-los no sentido da importância da qualificação profissional, indicando os caminhos que a instituição pode oferecer frente a demanda apresentada. Caso o motivo seja externo, o aluno é orientado a regularizar sua situação na instituição.
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 08/07/2016, 10h26
- publicado
- 28/06/16
- 14h41
Bolsa de Ensino
O Programa de Bolsas de Ensino, mantido pelo IFSP, é destinado aos seus alunos e tem base na Resolução do Conselho Superior do IFSP n. 0 568, de 5 de abril de 2012, sendo regulamentado pela Portaria nº 1254, de 27 de março de 2013.
O Programa de Bolsas de Ensino visa apoiar a participação dos discentes em atividades acadêmicas de ensino e projetos de estudos que contribuam para a formação integrada e para o aprimoramento acadêmico e profissional do aluno na sua área de formação. A Bolsa de Ensino deve oferecer ao estudante a oportunidade de desenvolver atividades educacionais compatíveis com seu grau de conhecimento e aprendizagem, interagindo com os docentes por meio de ações pedagógicas relacionadas às disciplinas dos cursos regulares e de apoio aos demais discentes do IFSP.
A Bolsa tem duração de um semestre. No decorrer do projeto, o aluno tem a frequência controlada (a carga horária de atividades é de 15 a 20 horas semanais, de acordo com projeto entregue pelo docente) a fim de fazer jus ao recebimento da bolsa, cujo valor é definido em portaria específica pelo reitor. O professor avalia e registra seu desempenho. Ao final do semestre, o discente entrega o Relatório Semestral, no qual reporta o desenvolvimento das atividades realizadas no período.
Para participar, fique atento aos editais e processos seletivos divulgados no site do Câmpus Guarulhos.
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 28/06/2016, 14h40
- publicado
- 28/06/16
- 14h40
Assistência Estudantil
A Assistência Estudantil é uma política baseada no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto de n.º 7.234 no ano de 2010. Os auxílios estudantis são repasses financeiros aos estudantes e têm por objetivo custear, parcial ou integralmente, os gastos dos estudantes, visando ampliar as condições de permanência e êxito nos cursos do IFSP.
A Assistência Estudantil é composta pelo Programa de Auxílio Permanência e pelo Programa de Ações Universais.
Programa de Auxílio Permanência: Esse programa é voltado aos estudantes em vulnerabilidade social. O principal objetivo do programa é apoiar a permanência dos estudantes na instituição, por meio de auxílios financeiros mensais, entre eles: alimentação, moradia, creche (apoio aos estudantes pais e mães), transporte, apoio didático-pedagógico e saúde.
Programa de Ações Universais: As ações do Programa de Ações Universais são desenvolvidas por meio de elaboração de projetos voltados para a área de cultura, esporte, inclusão digital e apoio às necessidades educacionais específicas dos estudantes. Este programa conta com a participação de estudantes, professores e técnicos-administrativos.
Para participar, fique atento aos editais e processos seletivos divulgados no site do Campus Guarulhos.
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 08/02/2024, 13h40
- publicado
- 28/06/16
- 14h38
Coordenadoria Sociopedagógica
A Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) consiste em uma equipe multiprofissional, articulada e de ação interdisciplinar, composta por Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo, Técnico em Assuntos Educacionais e Tradutor e Intérprete de Libras e tem por objetivo assessorar o pleno desenvolvimento do processo educativo, orientando, acompanhando, intervindo e propondo ações que visem promover a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e a permanência e conclusão com êxito dos estudantes no IFSP, nas modalidades presencial e a distância.
Cabe à Coordenadoria Sociopedagógica proporcionar o suporte ao professor quanto à elaboração de seu planejamento e proposta pedagógica, atuando com todos os protagonistas da escola em busca de uma ação educativa mais efetiva, primando por uma educação de qualidade.Também é atribuição desta oferecer apoio aos alunos em suas relações educativas e acadêmicas, por meio de ações de orientação e acompanhamento pedagógico. Destacam-se as seguintes ações: garantir o acesso, a permanência e êxito de todos os estudantes dos diferentes níveis e de diferentes modalidades de ensino; o atendimento especializado aos estudantes com necessidades educativas especiais definitivas e/ou temporárias, fomentando práticas e recursos didáticos específicos; a inserção do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais), articulando o processo de inclusão; promover a formação continuada de professores e servidores administrativos para atender à necessidade educativa especial; desenvolver políticas de acessibilidade no IFSP; garantir a implementação das ações relacionadas à Assistência Estudantil; promover a mobilidade estudantil, com intercâmbio entre instituições; estimular a formação de estudantes e professores como pesquisadores competentes para a inovação tecnológica, com habilidades para se apropriar e utilizar os conhecimentos de maneira inovadora.
Equipe:
Natalie Archas Bezerra Torini - Pedagoga - Coordenadora
Andréa Souza Eduardo - Pedagoga
Elizabeth Alves Pereira - Psicóloga
Pérola Juliana de Abreu Medeiros - Tradutora e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa
Ricardo Augusto Martins - Assistente em Administração
Susannah Aparecida de Souza Fernandes - Assistente Social
Segunda à sexta das 8h às 20h
Prédio C, Sala C09
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 29/05/2024, 17h45
- publicado
- 28/06/16
- 14h21
Redes Sociais