Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Última atualização em Terça, 06 de Maio de 2025, 09h11

Licencianda em Matemática do IFSP Guarulhos publica artigo em revista internacional de Educação Matemática

A estudante Rita de Cássia da Costa Guimarães, licencianda em Matemática do IFSP Guarulhos e bolsista do PIBIFSP, acaba de publicar artigo científico na revista UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, sediada na Espanha.

O artigo intitulado Uso do smartphone na investigação sobre propriedades de quadriláteros notáveis é mais um fruto do trabalho de pesquisa realizado pela estudante durante sua participação no PIBIFSP 2019, que buscou avaliar possibilidades e limitações do uso de aplicativos de Matemática para celulares nos processos de ensino e de aprendizagem desta disciplina. O artigo pode ser encontrado no link http://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/226

O professor Emanoel Fabiano Pereira, um dos coautores do artigo e colaborador deste projeto de pesquisa, destaca que, além da investigação, o projeto também desenvolveu oficinas sobre quadriláteros com o uso do aplicativo GeoGebra para celular com os estudantes do Ensino Médio do IFSP Guarulhos. O professor Roberto Seidi Imafuku, outro colaborador do projeto, também valoriza a integração da pesquisa com a atuação em sala de aula da educação básica e destaca a importância desta relação na formação dos futuros professores de Matemática.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 03/05/2021, 09h00

  • publicado
  • 03/05/21
  • 08h56

PAP 2021 - Resultado Final

banner pap21 r


Os(As) estudantes que precisam apresentar documentação para regularizar a inscrição deverão, sem falta, apresentar conforme descrito no item
“9 DOS RECURSOS” do Edital, via SUAP, de 26/05 até as 23h59 de 30/05/2021, sanando as pendências apontadas na lista. O envio da documentação listada no item
“3 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA” deve ser estritamente seguido. Não aceitaremos documentos enviados por e-mail.


Programa de Auxílio Permanência (PAP):

O Programa de Auxílio Permanência (PAP) tem como objetivo principal viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de retenção e de evasão decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica.

As inscrições estarão abertas no período de 01 a 16/05/2021

Confira o passo a passo de como se inscrever: https://www.ifsp.edu.br/tutorialpap

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 08/06/2021, 12h42

  • publicado
  • 03/05/21
  • 07h43

Resultado - Curso Gratuito - Quem educa o educador: a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos

banner cur formacaoEJA ead

Inscrições e Matrículas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 28/04 a 09/05/2021.

Documentos:
I. Carteira de identidade do candidato ou CNH;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente do candidato ou responsável;
IV. Comprovante de atendimento aos Pré-requisitos descritos no item 1.1, sendo eles:
1. Se cursando licenciatura ou pós-graduação - comprovante de matrícula e/ou
atestado/boletim do curso de licenciatura ou pós-graduação;
2. Se professor ou profissional da Educação – Ultimo holerite ou CLT para
comprovação do vinculo.
V. Requerimento de Matrícula com todos os campos preenchidos (Anexo I);
VI. Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2020;
VII.Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s).

Aulas: Terça das 17h55 às 19h50 e Quintas das 17h55 às 20h40 (Plantão de duvidas)

Primeiro encontro no dia 11/05/2021 às 17h55
No link abaixo:
http://meet.google.com/xxv-drha-nrb

RESUMO DO CURSO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um segmento historicamente diferenciado devido às suas particularidades, as quais envolvem, além dos conhecimentos científicos e escolares, a compreensão da estrutura de pensamento, suas práticas sociais, culturais e uma necessidade de formação específica de professores. Entretanto, o que se observa, na maioria das vezes, é que os docentes que atuam com os adultos reproduzem, inadequadamente, a mesma dinâmica de ensino-aprendizagem que estabelecem com crianças e adolescentes. Ao deparar-se em sala de aula com o adulto que não passou pela fase escolar regular, muitas vezes impedido de estudar por fatores sociais de segregação, mas que vive e atua na sociedade, o professor precisa ter clareza a respeito de seu papel e sua relevância. Apesar da premente necessidade, no Brasil, de debates e estudos sobre essa questão, a precariedade quanto à formação de professores em EJA — principalmente nos cursos de licenciatura — evidencia a pouca importância conferida a esta modalidade de ensino nos currículos de formação inicial e continuada. Cabe-nos, então, impor-nos a pergunta que, segundo Álvaro Vieira Pinto, deve alicerçar as discussões sobre formação de professores: "Quem educa o educador?". Em vista dessa lacuna e da importância da formação de professores de EJA, o presente curso objetiva discutir a formação e o papel do professor na EJA, com base no estudo e na reflexão dos aspectos teleológicos e axiológicos que fundamentam a prática pedagógica, à luz dos pensamentos de Hannah Arendt, Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto.

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 10/05/2021, 09h44

  • publicado
  • 28/04/21
  • 08h10

Reunião com os estudantes - 29/04/2021

banner reu est01Faremos na próxima Quinta-feira (29/04/2021), reuniões com os estudantes do câmpus nos seguintes horários: 10h, 15h e 20h30min. As reuniões acontecerão:

Reunião 01 às 10h
https://youtu.be/fFsRsrYfCtg

Reunião 02 às 15h
https://youtu.be/jrd-HYE0crw

Reunião 03 às 20h30
https://youtu.be/ZIIqP2Nrujs

Entre os temas a serem abordados, estão o auxílio conectividade e a possibilidade de retorno às aulas presenciais.

Contamos com a sua participação!

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 28/04/2021, 07h24

  • publicado
  • 27/04/21
  • 19h26

Comunicado aos alunos do ADS

banner com ads05

Peço que não enviem Atividades Complementares (AC) pelo SUAP, pois o processo de envio das AC está em alteração. Será necessário marcarmos uma reunião, oportunamente, para tratarmos do assunto.

27/04/2021

Prof. Joel Saade

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 27/04/2021, 14h27

  • publicado
  • 27/04/21
  • 14h27

Colação de grau - 1º Semestre 2021

colacao grau121


Colação de grau dos cursos superiores do IFSP - Guarulhos.
Data - 28/04 às 19h30 ao vivo no YouTube

Link - https://youtu.be/GIlTgfm1174

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 26/04/2021, 15h24

  • publicado
  • 26/04/21
  • 15h22

Edital 100/2021 - Seleção de Projetos para Programa IF Mais Empreendedor

Objetivos do Edital: 

  • selecionar até 7 (sete) projetos, visando apoiar o desenvolvimento de projetos no âmbito do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, o qual consiste em ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais (MEIs), desde que  possuam cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ), particularmente por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19.

  • construção de proposta institucional do IFSP para participação no EDITAL 05/2021 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA)

Prazo de submissão de propostas:

Etapa 1: até 15/04/2021
Etapa 2: até 21/04/2021

Documentos relacionados ao edital:

pdf Edital 100/2021 - IF Mais Empreendedor

 Anexo I - Modelo de Projeto

 Anexo II - Termo de adesão e anuência do Diretor Geral do Câmpus

⇒ Anexo III - Termo de adesão do Empreendedor: Deve ser usado o Anexo III da Chamada 05/2021 FADEMA, disponível em http://fadema.org.br/?p=3474 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 12/04/2021, 07h54

  • publicado
  • 12/04/21
  • 07h54

Resultado - Curso Gratuito - Criando controles Comerciais e gráficos com planilhas no Microsoft Excel

banner cur exc ead

Inscrições e Matrículas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 05/04 a 03/05/2021.

Documentos:
I. Carteira de identidade do candidato ou CNH;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente do candidato ou responsável;
IV. Comprovante de matricula e/ou atestado/boletim do 8º ano do ensino fundamental ou mais;
V. Questionário de Avaliação de conhecimentos de informática básica (Anexo I)
VI. Requerimento de Matricula com todos os campos preenchidos (Anexo II);
VII. Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2020;
VIII. Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s).

Aulas: Quartas das 13h30 às 17h05

Aula: link https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a0a461e2c574a4880804c7c37f84daa90%40thread.tacv2/conversations?groupId=662b8564-89b7-4d71-b878-2917e3e8d837&tenantId=91808bd0-5c6a-49df-93df-fb6a740f594d

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 04/05/2021, 09h26

  • publicado
  • 05/04/21
  • 09h49

Resultado - Bolsa Extensão - Seleção de bolsistas

banner sel ext21

Período de inscrição: 01/04/2021 a 06/04/2021

Enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. os documentos abaixo relacionados:
a) Declaração Negativa de Vínculo Empregatício;
b) Formulário de inscrição preenchido;
c) Cópia do RG e CPF do aluno;
d) Histórico escolar parcial, disponível no sistema SUAP

Projetos:

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 09/04/2021, 14h18

  • publicado
  • 01/04/21
  • 14h04

Comunicado aos estagiários

banner est nor

Atenção estudantes que possuem estágios com a data de termino vencida, mas que constam como ativos no SUAP

Foi publicada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP a Instrução Normativa nº 002/2021 – PRX que estabeleceu regras sobre os prazos de entrega dos relatórios de estágio.

Em atendimento a essa normativa, os estágios que não forem regularizadas até dia 01/06/2021 serão encerrados pelo IFSP sem o cômputo da carga horária no prontuário acadêmico.

Lembre-se que os relatórios devem ser enviados para seus orientadores para aprovação. Assim, para regularizá-los, procure seu orientador de estágio.

Como sei quem e o meu orientador?

Entre no seu login do SUAP

Acesse a aba “Estágios e Afins” e verifique na coluna “Professor orientador”:

suap11

Documentos que devem ter sido entregues para a regularização:

1- Certificado individual de seguro, exceto para estágios obrigatórios de licenciatura;

2- Relatórios:

- Mensais para estágios obrigatórios exceto licenciatura;

- Semestrais para estágios não obrigatórios;

- Por nível de ensino para estágios obrigatórios.

3- Fichas de estágio supervisionado, somente para licenciatura;

4- Preenchimento das telas do SUAP.

Verifique aqui os modelos de documentos disponíveis:

http://gru.ifsp.edu.br/index.php/durante-o-est%C3%A1gio.html

Após 01/06/2021 TODOS os documentos de acompanhamento de estágio ativos terão prazo de 30 dias corridos para entrega.

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 31/03/2021, 13h08

  • publicado
  • 31/03/21
  • 12h37
Fim do conteúdo da página