Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 15h07

Resultado - Curso Gratuito EaD - Introdução à programação para a WEB

banner cur web ead

Inscrições e Matrículas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 28/10 a 15/11/2021.

Documentos:
I. Carteira de identidade do candidato ou CNH;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente do candidato ou responsável;
IV. Requerimento de Matrícula com todos os campos preenchidos (Anexo I);
V. Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2020 ou em cursos oferecidos no 1º semestre 2021;
VI. Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s).

Aulas: Terças, Quartas e Quintas das 19h às 22h35 e dia 10/12/2021

Primeiro encontro no dia 16/11/2021 às 19h
No link:https://meet.google.com/hcx-ihzy-rha

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 16/11/2021, 08h13

  • publicado
  • 28/10/21
  • 07h54

CICLO DE OFICINAS DA BIBLIOTECA DO IFSP CÂMPUS GUARULHOS

banner bib cic

CAPES - 27/10 às 18h

O Portal de Periódicos da CAPES é um recurso disponível para grande parte das instituições de ensino, com a finalidade de prover acesso às bases científicas de renome (IEEE, ACM, Elsevier Scopus entre outras).
Sua relevância se dá na possibilidade do acesso à pesquisas de alto impacto dentro das áreas. A utilização deste recurso pode auxiliar os discentes e docentes em suas pesquisas. Nesta palestra, discutiremos a utilização do Portal,
como é feito o acesso, e os principais recursos. A oficina será realizadas na quarta-feira, dia 27/10 às 18h por meio da plataforma Meet pelo link abaixo:

meet.google.com/chs-rqux-oke

 

Pearson - 03/11 às 18h

A Biblioteca Universitária Pearson é um recurso que o IFSP contratou com a finalidade de ampliar o acervo disponibilizado aos discentes, docentes e servidores. A plataforma da biblioteca contém recursos que auxiliam na utilização do material, além de possuir exemplares acessíveis.
A oficina será realizadas na quarta-feira, dia 03/11 às 18h por meio da plataforma Meet pelo link abaixo:

meet.google.com/dnf-dqyu-zka

 

Overleaf - 17/11 às 18h

A ferramenta Overleaf serve para ambientes colaborativos na escrita de trabalhos acadêmicos por meio do LaTeX. O LaTeX é uma ferramenta para edição de textos de alta qualidade, permitindo que o pesquisador possa se concentrar na escrita
e na qualidade de conteúdo de seu trabalho enquanto que a formatação final do texto é feita pela linguagem TeX. Nesta palestra, apresentaremos as principais tags utilizadas no LaTeX, como utilizar um template de texto e gerenciamento de referências.
  A oficina será realizadas na quarta-feira, dia 17/11 às 18h por meio da plataforma Meet pelo link abaixo:

meet.google.com/yjz-pscx-fxa

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 27/10/2021, 17h34

  • publicado
  • 26/10/21
  • 13h46

Aluno do IFSP Guarulhos é medalhista da Olimpíada Nacional de Ciências - ONC 2021

Parabenizamos o aluno Rogério Alcântara Feitosa, que recebeu medalha de ouro, a aluna Gabriela Araújo Munhoz do 2º ano que recebeu menção honrosa e todos os alunos que participaram da ONC 2021. 

ONC2021

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 25/10/2021, 15h23

  • publicado
  • 25/10/21
  • 15h23

IFTechGirls & Meninas Programando

banner pal men pro

Tema: A participação da mulher na TI: desafios e perspectivas

Definição: Lembrando o mês que homenageia a primeira programadora ADA LOVELACE, as bolsistas e voluntárias do projeto Meninas Programando, coordenado pela professora Marcia Pereira, farão uma apresentação com algumas profissionais da área de Tecnologia da Informação. Este evento consiste em uma breve apresentação sobre a vida profissional de cada uma das palestrantes na forma de mini-palestra, em seguida haverá uma roda de conversa com a participação dos inscritos com perguntas direcionadas as palestrantes.

Objetivo: Apresentar às participantes sobre a atuação da mulher na área de Tecnologia da Informação. Expondo os próprios desafios, as perspectivas e dicas de acordo suas experiências, para que meninas, mulheres e demais interessado possam refletir o quanto a área é favorável à participação e atuação profissional ao gênero feminino. Superando alguns dos estereótipos existentes, sobre a participação de mulheres na área de TI..

Data: 30/10/2021 às 09h

Palestrantes:

Alexandra Aparecida de Souza

Flávia Frigo

Waleria Santos de Oliveira

Link do encontro:

Sábado, 30 de outubro · 9:00 até 11:30am

Informações de participação do Google Meet

Link da videochamada: https://meet.google.com/uiy-hgqb-rvs

Mini-currículo:

Alexandra Aparecida de Souza

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Campus Ourinhos (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). Atualmente é professor do Curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e do curso Especialização em gestão de sistemas da informação ambos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Guarulhos, e realiza Pós Doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie com pesquisa em Ciência de Dados nas áreas da Saúde e Educação. Foi professora dos cursos de Pós Graduação e de Graduação da Faculdade Impacta de Tecnologia, Professora Convidada do curso de MBA em Gestão de Projetos da UNIVEM, Gerente de Governança de TI do Grupo Saraiva e Gerente de Processos de IT LATAM na Tam Linhas Aéreas. Tem experiência na área de Ciência da Computação e em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência de dados, machine learning, métricas de software, arquitetura de software, processo de desenvolvimento de softwares e processos de TI. 

Flávia Frigo

Atualmente Product Manager na Pismo, startup de Tecnologia em Meios de Pagamentos. Tem experiência como Gerente de projetos, Executiva de Contas, Analista de Homologação. E estudou no IFSP Guarulhos onde cursou Técnico em Programação e Desenvolvimento de Sistemas; Fiap onde cursou MBA Digital Business e Bacharel em ADministração com foco em TI.

Waleria Santos de Oliveira

Desenvolvedora de software com especialidade na linguagem Java e Kotlin.

Atua também na comunidade de tecnologia compartilhando sua experiência e vivências através de palestras para desenvolvedores em formação (apresentação para alunos da Fatec, UFPR, IF baiano, dentre outras instituições) e mentorias,.Sua formação acadêmica foi realizada em 2015 - 2017 na Uninove- Universidade Nove de Julho: Tecnólogo, Análise e desenvolvimento de sistemas.

Inscrição para o certificado:
https://docs.google.com/forms/d/14zyrtGlOliNX5HK-AVWyoAo9hA0UZa-Gz0i0d72ka3s/edit

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 25/10/2021, 13h11

  • publicado
  • 25/10/21
  • 11h54

Estatuinte: A Construção da Democracia Institucional Através da Legislação Democrática

banner sem esta02

Nesta quinta-feira (21/10/2021) às 19h00 acontecerá mais um evento de inquietação promovido pela Comissão Central da Estatuinte, a Live (Mesa Redonda):

A transmissão se dará ao vivo pelo Canal Institucional do IFSP no YouTube, acessĩvel pelo link: "https://bit.ly/MesaRedondaEstatuinte01"; o chat estará aberto para que possam ser colocadas perguntas e comentários a respeito do tema.

Farão parte da mesa:

Profa. Irma Passoni (Professora, Pedagoga e Ex-Deputada Constituinte)
Prof. Eliezer Pacheco (Historiador, Cientista Político e Ex-titular da SETEC/MEC)
Profa. Selma Rocha (Doutora em História Social - Constituição)
Prof. Crounel Marins (Doutor em Ciências e Diretor de Relações Colegiadas do IFSP)
Prof. Antonio Moraes (Presidente da Comissão Central da Estatuinte)

Participação especial:

Prof. Silmário Santos (Reitor do IFSP)

Mediação:

Prof. Vitor Marques (Vice-Presidente da Comissão Central da Estatuinte)

A sequência de falas e dará da seguinte forma:

1) Prof. Vitor Marques: "Palavras iniciais e apresentação dos participantes"

Em seguida, com 10 minutos para cada orador:

2) Prof. Silmário Santos: "Palavra do Reitor"
3) Prof. Crounel Marins: "A Estatuinte na Visão Institucional"
4) Prof. Antonio Moraes: "O Processo da Estatuinte do IFSP"
5) Profa. Irma Passoni: "O Processo Histórico da Constituinte e seus desdobramentos para a consolidação da Democracia nas Instituições"
6) Prof. Eliezer Pacheco:"A Estruturação da Rede Federal e a Democracia nos IFs"
7) Profa. Selma Rocha: "A importância da Democracia nas Instituições e o processo da Estatuinte do IFSP"

Na sequência, se dará o momento de interação com a comunidade, onde serão apresentadas aos participantes perguntas previamente enviadas para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., bem como perguntas feitas no chat do YouTube no momento da transmissão.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 21/10/2021, 11h27

  • publicado
  • 21/10/21
  • 11h27

Resultado - Chamada Pública - Composição de banco de estudantes interessados em receber kits de alimentação

banner cha ban ali

Os estudantes que preencheram o formulário eletrônico manifestando o interesse em receber os kits alimentação devem ler atentamente as informações deste comunicado 05.

Retirada dos kits no dia 16/12/2021. As entregas ocorrerão nos seguintes horários: Manhã: 10h às 12h e Noite: das 19h às 20h30m.

Estes deverão comparecer ao IFSP/GRU munidos de documento de identificação com foto para a retirada.


Os estudantes que preencheram o formulário eletrônico manifestando o interesse em receber os kits alimentação devem ler atentamente as informações deste comunicado 04.

Retirada dos kits nos dias 07/12/2021 e 09/12/2021. As entregas ocorrerão nos seguintes horários: Manhã: 10h às 12h, Tarde: 14h às 16h e Noite: das 19h às 20h30m.

Estes deverão comparecer ao IFSP/GRU munidos de documento de identificação com foto para a retirada.


A inscrição ocorrerá no período de 19/10/2021 à 26/10/2021, por meio do preenchimento integral do formulário eletrônico, disponível em https://limesurvey.ifsp.edu.br/index.php/576575/lang-pt-BR.
No ato da inscrição, o estudante informará seus dados pessoais, econômicos e acadêmicos, além de confirmar a necessidade e interesse em receber os kits de alimentação.
Ao manifestar interesse em participar da ação, o estudante deverá declarar que todas as informações prestadas no questionário são verdadeiras e assumirá a inteira responsabilidade por elas.
O estudante deverá declarar, também, que no eventual atendimento da sua solicitação, utilizará os kits de alimentação para consumo próprio, não tendo intenção de destiná-los a terceiros.

Para mais informações leia o edital.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 16/12/2021, 07h10

  • publicado
  • 20/10/21
  • 10h01

PAP 2021 - Comunicado 04/2021

banner pap21 com04

Estudantes contemplados no PAP, leiam o Comunicado 04/2021 que trata do repasse dos auxílios dos meses de outubro, novembro e dezembro.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 20/10/2021, 08h58

  • publicado
  • 20/10/21
  • 08h57

Eleição de Delegados da Estatuinte

banner estatuinte DELP

A Comissão Estatuinte Local do campus Guarulhos divulga a prorrogação de inscrições para a escolha dos delegados representantes do campus na revisão dos seguintes documentos:
I - Estatuto do IFSP;
II - Organização Didática e Regimento Disciplinar Discente;
III - Regimento Geral do IFSP, Regulamento do Conselho Superior e Regulamento do Colégio de Dirigentes;
IV - Regimento dos campus e Regulamento do Conselho Superior de campus;

Serão eleitos 2 representantes do segmento docente (titular e suplente), 2 representantes do segmento técnico-administrativo (titular e suplente) e 2 representantes do segmento discente (titular e suplente).

Para se inscrever, o candidato deve preencher e enviar o formulário (https://forms.gle/rCiLgPiMy2JpUdbZ7) até às 12h do dia 03/11/2021.

A eleição ocorrerá na assembleia, que acontecerá:
Quinta-feira, 04 de novembro · 17h00 até 18h30
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/eiq-tiqv-kws

Para mais informações sobre a Estatuinte, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=SsTwQq_I9Aw
https://www.youtube.com/watch?v=vQr2GJXjRNc
https://www.youtube.com/watch?v=zZ93Rujf6dk
https://www.youtube.com/watch?v=LsmWsr-Gb54
https://www.youtube.com/watch?v=6lR9iNRkGVs

Participem!


A Comissão Estatuinte Local do campus Guarulhos divulga a abertura de inscrições para a escolha dos delegados representantes do campus na elaboração/revisão dos seguintes documentos:
I - Estatuto do IFSP;
II - Organização Didática e Regimento Disciplinar Discente;
III - Regimento Geral do IFSP, Regulamento do Conselho Superior e Regulamento do Colégio de Dirigentes;
IV - Regimento dos campus e Regulamento do Conselho Superior de campus;

Serão eleitos 2 representantes do segmento docente (titular e suplente), 2 representantes do segmento técnico-administrativo (titular e suplente) e 2 representantes do segmento discente (titular e suplente).

Para se inscrever, o candidato deve preencher e enviar o formulário (https://forms.gle/rCiLgPiMy2JpUdbZ7) até o dia 25/10/2021

A eleição ocorrerá na assembleia, que acontecerá:
Quinta-feira, 28 de outubro · 17h00 até 18h30
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/zmr-kwuk-pzc

Para mais informações sobre a Estatuinte, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=SsTwQq_I9Aw
https://www.youtube.com/watch?v=vQr2GJXjRNc
https://www.youtube.com/watch?v=zZ93Rujf6dk
https://www.youtube.com/watch?v=LsmWsr-Gb54
https://www.youtube.com/watch?v=6lR9iNRkGVs

Participem!

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 27/10/2021, 12h24

  • publicado
  • 14/10/21
  • 14h33

Novos procedimentos quanto ao cancelamento de disciplinas e trancamento voluntário

A Diretoria Adjunta Educacional do Câmpus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Registros Acadêmicos torna público os procedimentos a cerca dos pedidos de trancamento voluntário e cancelamento de matrícula em disciplina:

Com a revogação da portaria Nº 2764, de 31 de julho de 2020, retornam-se os prazos para solicitação de trancamento de matrícula voluntário e cancelamento de matrícula em disciplina. Ambos procedimentos poderão ser de matrícula. solicitados até o dia 22/10/2021, após essa data esses pedidos serão indeferidos. 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 14/10/2021, 15h23

  • publicado
  • 13/10/21
  • 17h46

Horário de atendimento CSP - 03 a 30/11/2021

banner csp 02

Prezados e prezadas estudantes e pais, considerando o gradual retorno às atividades acadêmicas presenciais no IFSP - Câmpus Guarulhos, informamos que a Coordenadoria Sociopedagógica fará atendimento presencial nos seguintes horários durante o mês de novembro de 2021:

Dia

Atendimento presencial

Horário

quarta-feira, 03

Pérola (Trad. Intérprete de Libras)

7h às 13h

quinta-feira, 04

Susannah (Assist. Social)

8h às 12h / 13h às 17h

sexta-feira, 05

Thiago (TAE/Coordenador)

8h às 12h / 13h às 17h

segunda-feira, 08

Elizabeth (Psicóloga)

8h às 14h

terça-feira, 09

Andréa (Pedagoga)

12h às 17h

quarta-feira, 10

Pérola (Trad. Intérprete de Libras)

7h às 13h

quinta-feira, 11

Susannah (Assist. Social)

8h às 12h / 13h às 17h

sexta-feira, 12

Thiago (TAE/Coordenador)

8h às 12h / 13h às 17h

terça-feira, 16

Andréa (Pedagoga)

12h às 17h

quarta-feira, 17

Pérola (Trad. Intérprete de Libras)

7h às 13h

quinta-feira, 18

Thiago (TAE/Coordenador)

8h às 12h / 13h às 17h

sexta-feira, 19

Raphael (TAE)

10h às 14h

segunda-feira, 22

Elizabeth (Psicóloga)

8h às 14h

terça-feira, 23

Andréa (Pedagoga)

12h às 17h

quarta-feira, 24

Pérola (Trad. Intérprete de Libras)

7h às 13h

quinta-feira, 25

Thiago (TAE/Coordenador)

8h às 12h / 13h às 17h

sexta-feira, 26

Thiago (TAE/Coordenador)

8h às 12h / 13h às 17h

segunda-feira, 29

Raphael (TAE)

10h às 14h

terça-feira, 30

Raphael (TAE)

10h às 14h

Continuaremos atendendo normalmente de segunda a sexta-feira nos canais online: e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e WhatsApp (11) 2304-4266, das 9h às 19h.

Muito obrigado!

Coordenadoria Sociopedagógica.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 01/11/2021, 08h54

  • publicado
  • 13/10/21
  • 10h32
Fim do conteúdo da página