Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Última atualização em Quinta, 17 de Abril de 2025, 14h32

INSCRIÇÕES PAP 2022 – ETAPA 2 – NOVAS INSCRIÇÕES – 1º SEMESTRE EDITAL GRU.005/2022 RESULTADO FINAL

banner pap22 nova

A Direção-Geral do IFSP - Câmpus Guarulhos, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), torna público o Resultado Final das inscrições no Edital GRU.005/2022 - Programa de Auxílio Permanência (PAP) – Etapa 2 – Novas Inscrições.

Os(As) estudantes cujos prontuários estão na lista 1 foram contemplados(as) com o auxílio permanência. Estes(as) deverão aguardar o pagamento do auxílio, o qual será comunicado quando for realizado. Não responderemos a questionamentos sobre data de pagamento.

Os(As) estudantes cujos prontuários estão na lista 2 tiveram sua inscrição deferida e estão em lista de espera. Estes(as) deverão aguardar suplementação orçamentária e acompanhar as publicações na página do IFSP Guarulhos. Caso não sejam contemplados no 1º semestre, deverão fazer mais uma vez o recadastramento na Etapa 3, conforme edital.

Os(As) estudantes cujos prontuários estão na lista 3 tiveram sua inscrição indeferida após recurso por não entregarem toda a documentação. Estes poderão se inscrever novamente na Etapa 4, a qual tem início previsto para 03/08/2022.


A Direção-Geral do IFSP - Câmpus Guarulhos, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), torna público o Resultado Preliminar das inscrições no Edital GRU.005/2022 - Programa de Auxílio Permanência (PAP) – Etapa 2 – Novas Inscrições.  
 
Em caso de problemas para acessar a área de Recursos do SUAP conforme explicado no item 9 do Edital GRU.005/2022, favor enviar e-mail para a CSP (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), sempre com nome completo e prontuário, com imagens (“prints”) de todo o caminho percorrido dentro do sistema e os erros encontrados.

Todos os documentos serão verificados a partir do dia 05/04/2022. 
 
Questionamentos e casos omissos serão tratados conforme Edital GRU.005/2022. 
 

Está aberto o período de Inscrições para o Programa de Auxílio Permanência (PAP) do IFSP – Câmpus Guarulhos para o 1º semestre de 2022. Podem realizar a inscrição alunos ingressantes regularmente matriculados e alunos veteranos regularmente matriculados nos cursos presenciais do Câmpus Guarulhos. As inscrições para ingressantes e veteranos não beneficiários do PAP no 2º semestre de 2021 serão realizadas de 21/03 a 27/03/2022, exclusivamente pelo SUAP.

O Programa de Auxílio Permanência (PAP) tem como objetivo principal viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de retenção e de evasão decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica.

Por favor, leia todo o Edital nº GRU.005/2022 e depois consulte os tutoriais em vídeo e em PDF antes de realizar a inscrição online no período de 21/03 até as 23h59 de 27/03/2022. Toda a documentação deverá ser enviada via SUAP. Os Anexos devem estar devidamente assinados e escaneados (não será aceita assinatura digitada no teclado). Não haverá prorrogação do prazo.

Confira o passo a passo de como se inscrever: https://www.ifsp.edu.br/tutorialpap

Em caso de dúvida após a leitura do edital e do tutorial, contate a Coordenadoria Sociopedagógica pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 12/04/2022, 09h26

  • publicado
  • 18/03/22
  • 12h27

Nota de pesar

O IFSP-câmpus Guarulhos informa, com pesar, que faleceu em 12/03/22 o Sr. Antônio Fernandes de Freitas, pai da servidora Fabiana Fernandes de Freitas Brandao.

O Instituto Federal de São Paulo - câmpus Guarulhos lamenta e se solidariza aos familiares e amigos.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 17/03/2022, 17h03

  • publicado
  • 17/03/22
  • 16h37

Resultado - Bolsa Extensão - Seleção de bolsistas

banner sel ext22a

Período de inscrição: 17/03/2022 a 22/03/2022

Enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. os documentos abaixo relacionados:
a) Declaração Negativa de Vínculo Empregatício;
b) Formulário de inscrição preenchido;

Projetos:

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 28/03/2022, 17h48

  • publicado
  • 17/03/22
  • 15h51

RESULTADO - VAGAS REMANESCENTES - Curso Gratuito - Introdução às tecnologias para idosos

banner cur idoso eadV

Inscrições e Matrículas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 10/03/2022 a 29/03/2022.

Documentos:

I. Carteira de identidade do candidato;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente em nome do candidato;
IV. Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou mais;
V. Requerimento de Matricula com todos os campos preenchidos (Anexo I);
VI. Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2021;
VII. Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s).

Aulas: Aulas às quintas das 17h55 às 22h35 
Aula em andamento, link https://meet.google.com/xqf-dukw-uxw

Resumo da Proposta:

Pessoas da terceira idade, foram inseridas em um mundo digital, sem o conhecimento adequado para tal e muitos se sentem excluídos, por não saberem manusear as tecnologias do dia a dia. Em época de isolamento social, quando as pessoas possuem como meio para comunicação apenas as tecnologias de comunicação e informação é possível imaginar como os idosos se sintam mais isolados do que outras pessoas de faixas etárias diferentes, não apenas por conta da doença COVID-19, mas também por não saberem usar a tecnologia para resolver as atividades cotidianas do período de isolamento social. O curso apresentará uma introdução sobre o uso da informática básica e tecnologias de comunicação, abordando as principais formas de comunicação, aprendizado e diversão.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 30/03/2022, 14h34

  • publicado
  • 10/03/22
  • 17h55

TCC Matemática

banner tcc mat

AlunaIhsa Paulla Rosa Ferreira
Título do Trabalho: GÊNERO E EDUCAÇÃO: A Matemática escolar como promotora da igualdade
Banca: Prof.º Dr. Alexandre de Paula Franco e Prof.ª Ms. Ana Paula Ximenes Flores
Data: 10/03/22 (5ª feira)
Hora: 20h

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 08/03/2022, 16h03

  • publicado
  • 08/03/22
  • 16h03

Nota de pesar

O IFSP informa, com pesar, que faleceu no dia 05/03/2022 o Prof. Reinaldo Lourenso. O Instituto Federal de São Paulo - câmpus Guarulhos lamenta e se solidariza aos familiares e amigos. Fica decretado luto oficial de três dias.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 05/03/2022, 15h49

  • publicado
  • 05/03/22
  • 15h15

Colação de grau - 1º Semestre 2022 - Lista Final de Participantes

banner col grau22

COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS GUARULHOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Guarulhos – torna público o calendário e os procedimentos para realização da colação de grau dos cursos superiores do Câmpus Guarulhos.

Cronograma

Período de inscrições

25/02/2022 a 20/03/2022

Publicação das inscrições deferidas

30/03/2022 após 18h

Período para protocolação de recursos

31/03/2022 à 01/04/2022

Publicação da listagem final

06/04/2022 após 18h

Realização da cerimônia

08/04/2022 às 19h

 

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 O prazo para inscrição será do dia 25/02/2022 a 20/03/2022, sem prorrogações.

1.2 Só serão aceitas inscrições efetivadas pela internet, utilizando a aba requerimentos do SUAP (http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html).

1.3 A solicitação de colação de grau deverá ser feita pelo(a) aluno(a) que colará grau ou por seu responsável legal, quando menor de idade.

1.4 O(a) formando(a) deverá preencher o requerimento eletrônico no SUAP e preencher o formulário encontrado em https://forms.gle/nH4wVwC3Ms4i8QiR7, anexando os seguintes documentos em formato .pdf

  • RG (não será aceito CNH);

  • Certidão de nascimento ou casamento;

  • Histórico escolar do ensino médio (frente e verso).

Não serão aceitas cópias de documentos, pedimos que escaneie ou fotografe o documento original para anexar no formulário.

2. DOS REQUISITOS

2.1 Terão direito à colação de grau os alunos que tenham concluído todos os requisitos de conclusão de seu respectivo curso, dentro do período máximo de integralização.

2.2 O aluno formando deverá estar em dia com a Coordenadoria de Biblioteca, que deverá consultar se existem pendências e/ou empréstimos em aberto e se o trabalho de conclusão de curso foi entregue conforme regras estabelecidas.

2.3 O aluno formando deverá estar em dia com a Coordenadoria de Extensão, que consultará se existem pendências em nome do aluno.

2.4 O aluno que ainda não tenha entregado e validado as atividades complementares, deverá entrar em contato com a coordenação de seu respectivo curso para realizar o envio.

2.5 A Diretoria Adjunta Educacional consultará a realização do ENADE de todos os estudantes que solicitaram a colação e estão com essa pendência.

3. DA EMISSÃO DE DOCUMENTOS

3.1 Será disponibilizado no SUAP, em até 3 dias úteis, a declaração de conclusão a todos os formados que participaram da cerimônia de outorga de grau.

3.2 Os diplomas dos alunos formados serão solicitados de forma automática e o câmpus entrará em contato via e-mail agendando a retirada, quando disponíveis.

3.3 Caso algum aluno tenha urgência para emissão do diploma, deverá enviar as devidas justificativas ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. após a colação.

4. REALIZAÇÃO DA CERIMÔNIA

4.1 A cerimônia ocorrerá de forma presencial, na quadra poliesportiva do Câmpus Guarulhos, no dia 08/04/2022, às 19 horas. É recomendado que os alunos participantes estejam presentes com alguns minutos de antecedência, para evitar atrasos.

4.2 A Ata de Colação de Grau deverá ser assinada pelo estudante, pela Coordenação de Curso, pela Coordenação de Registros Acadêmicos e pelas autoridades presentes logo após ao término da cerimônia, a não assinatura da ata implica no indeferimento da colação.

4.3 Ao fazer a inscrição o aluno declara ciência e total acordo as regras da colação de grau.

IMPORTANTE:

Os estudantes publicados na Listagem Final podem convidar amigos e familiares para participar da solenidade, desde que todos os participantes apresentem Comprovante de Vacinação ou um teste PCR válido nas últimas 72 horas da data do evento, conforme Portaria Normativa Nº 37/2022 - RET/IFSP, de 29 de janeiro de 2022.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 06/04/2022, 18h38

  • publicado
  • 25/02/22
  • 18h00

RESULTADO - VAGAS REMANESCENTES - Curso Gratuito - Introdução a Arquitetura e os Protocolos de Redes

banner cur prot redV

Inscrições e Matrículas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 25/02 a 13/03/2022.

Documentos:

I. Carteira de identidade do candidato ou CNH;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente do candidato ou responsável;
IV. Comprovante de matricula e/ou atestado/boletim do 1º ano do ensino médio ou mais;
V. Questionário de Avaliação de conhecimentos de informática básica (Anexo I)
VI. Requerimento de Matricula com todos os campos preenchidos (Anexo II);
VII. Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2021;
VIII. Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s).

Terças e quintas das 19h50 à 22h35

Turma em andamento

Primeira aula: https://youtu.be/NAlW-FD2NMw

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 15/03/2022, 16h07

  • publicado
  • 25/02/22
  • 17h33

RESULTADO - VAGAS REMANESCENTES - Curso Gratuito - Fundamentos de Administração de Redes Linux – Nível I

banner cur linux2V

Inscrições e Matrículas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 25/02 a 13/03/2022.

Documentos:

I. Carteira de identidade do candidato ou CNH;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente do candidato ou responsável;
IV. Comprovante de matricula e/ou atestado/boletim do 8º ano do ensino fundamental ou mais;
V. Questionário de Avaliação de conhecimentos de informática básica (Anexo I)
VI. Requerimento de Matricula com todos os campos preenchidos (Anexo II);
VII. Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2021;
VIII. Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s).

Aulas: Segundas e quartas das 20h55 às 22h35

Turma em andamento

Primeira aula: https://youtu.be/8zp8exBnHE4

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 15/03/2022, 16h05

  • publicado
  • 25/02/22
  • 17h22

Resultado - Curso Gratuito - Pilates de Solo

banner cur pilates

Inscrições e matricula prioritária para os alunos matriculados na turma de 2020, conforme comunicado no site: http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article.html?id=1308 serão realizadas presencialmente na Coordenadoria de Extensão (CEX) do Câmpus Guarulhos do IFSP, localizado na Avenida Salgado Filho, nº 3.501, bairro Vila Rio de Janeiro, no dia 03/03 quinta-feira, das 11h às 15h, É necessário apresentar o comprovante de vacinação contra covid na portaria e uso de
máscara

Demais Inscrições e Matrículas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 04/03/2022 a 06/03/2022.

Documentos:

I. Carteira de identidade do candidato ou CNH;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente em nome do candidato;
IV. Comprovante do atendimento ao pré-requisito do curso, conforme item 1.1 deste edital;
V. Requerimento de Matricula com todos os campos preenchidos (Anexo I);
VI.Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2021;
VII. Comprovante de vacinação contra COVID
VIII. Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s).

Aulas: Terças e Quartas-feiras das 14h às 14h50 e as primeiras quintasfeiras de cada mês aula complementar das 10h30 às 11h25 
Aula Inaugural: 08/03/2022 às 14h

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 10/03/2022, 16h34

  • publicado
  • 25/02/22
  • 17h04
Fim do conteúdo da página