Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 23h16

Retirada de chips de mandioca

Banner_Chips_Mandioca_2.png

Convidamos a todos os estudantes regularmente matriculados no Campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo a retirar, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2024, entre ás 7h e 17h, algumas unidades de chips de mandioca. Favor, trazer sacolas ou mochilas para acomodar os produtos.

Ressaltamos que os chips de mandioca possuem data de validade próxima, sendo assim, recomendamos que sejam consumidos imediatamente após a retirada. Agradecemos a compreensão. Leia o Comunicado n.º 2/2024 - CAE-GRU/DAE-GRU/DRG/GRU/IFSP:

Comunicado n.º 1/2024 - CAE-GRU/DAE-GRU/DRG/GRU/IFSP

Comunicado n.º 2/2024 - CAE-GRU/DAE-GRU/DRG/GRU/IFSP

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 10/01/2024, 18h33

  • publicado
  • 04/01/24
  • 17h04

Comunicado: regime de plantão de fim de ano e horário de funcionamento do campus em janeiro de 2024

Banner_funcionamento_dez_23_jan_24.png

A Direção Geral do Campus Guarulhos do IFSP comunica que nos períodos de 26 à 29 de dezembro de 2023 e de 2 à 5 de janeiro de 2024, os servidores prestarão atendimento em regime de plantão, das 7h às 19h, através dos respectivos e-mails:
I. Assuntos relacionados ao processo seletivo:
Comissão do Processo Seletivo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
II. Assuntos relacionados ao ensino:
Diretoria Adjunta Educacional – DAE: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Registros Acadêmicos (Secretaria) – CRA: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Apoio ao Ensino – CAE: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria Sociopedagógica – CSP: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Biblioteca – CBI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
III. Assuntos relacionados à pesquisa:
Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação – CPI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
IV. Assuntos relacionados à extensão:
Coordenadoria de Extensão – CEX: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
V. Assuntos relacionados aos cursos em específico:
Técnico em Automação Industrial: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tecnologia em Automação Industrial: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Engenharia de Computação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Engenharia de Controle e Automação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Licenciatura em Matemática: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Especialização lato sensu em Gestão de Sistemas de Informação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VI. Assuntos relacionados à infraestrutura de TI:
Coordenadoria de Tecnologia da Informação – CTI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VII. Assuntos relacionados aos setores administrativos:
Diretoria Adjunta de Administração – DAA: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Gestão de Pessoas – CGP: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Licitações e Contratos – CLT: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Contabilidade e Finanças – CCF: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio – CAP: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VIII. Assuntos relacionados à direção:
Coordenadoria de Apoio à Direção – CDI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Direção-geral – DRG: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O atendimento presencial será em horário reduzido em virtude do recesso escolar e será realizado de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, no período de 8 à 31 de janeiro de 2024. Nesse sentido, é fundamental ressaltar que durante esse período os setores que possuem jornada flexibilizada devem ajustar seus horários de forma a garantir um atendimento ininterrupto dentro das 12 horas de funcionamento do campus, assegurando um total de 12 horas diárias de atendimento ao público. Além disso, é imprescindível que todos os servidores cumpram integralmente suas respectivas jornadas de trabalho, sem redução, e que os setores atualizem o horário de atendimento ao público conforme descrito no Comunicado n.º 4/2023 - DRG/GRU/IFSP .

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 04/01/2024, 02h24

  • publicado
  • 20/12/23
  • 16h04

Prorrogação até 24 de fevereiro de 2024: atividades complementares para estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas matriz 2013

Atividades Complementares Prorrogacao

Prorrogamos até às 23h59 do dia 24/02/2024 o período de submissão dos relatórios das atividades complementares para os estudantes matriculados no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas matriz de 2013.
 
As atividades complementares são submetidas somente no componente ADS - Atividade Complementares no AVA/Moodle. 
 
Para os estudantes matriculados no ADS Versão 2013 e ainda não tem acesso ao componente deve solicitar acesso enviando um e-mail para o coordenador do curso Prof. Rogério Homem (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) no assunto: Incluir na disciplina ADS - Atividades Complementares e no corpo da mensagem coloque seu prontuário e o nome completo sem abreviações
 
Para atender a LGPD, nunca use e-mail pessoal, somente e-mail institucional.
 
Os modelos de relatório, lista de atividade e demais orientações estão no tópico 0 da disciplina do ADS - Atividade Complementares no AVA/Moodle.
 
Na sexta-feira 16 de fevereiro de 2024 das 19h30 a 20h30 será realizada uma nova reunião para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de submissão das atividades
 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 09/02/2024, 23h12

  • publicado
  • 18/12/23
  • 17h30

Participe da avaliação da Política de Assistência Estudantil 2023

Estudantes podem responder o questionário até 08 de março de 2024.

BANNER_Assistência Estudantil.png

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAEST) lançou um questionário para que os estudantes possam avaliar as ações e estratégias da Política de Assistência Estudantil do IFSP no ano de 2023.

O levantamento é um instrumento valioso para que a Instituição possa compreender como a Assistência Estudantil atua na vida acadêmica dos estudantes.

 O questionário está disponível até 08 de março de 2024. O preenchimento correto das perguntas fornecerá elementos para avaliar as ações, repensar e criar novas experiências que contribuam para a permanência e conclusão dos estudos dos estudantes do IFSP.  Para que a sua opinião seja registrada, é necessário responder a todas as questões do questionário.

Acesse aqui o questionário.

*Com informações da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAEST) do IFSP.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 15/12/2023, 19h17

  • publicado
  • 15/12/23
  • 19h16

Encerramento do ano letivo - Ensino médio integrado

Banner_Encerramento_Ano_Letivo_Integrado.png

Prezados responsáveis,

Gostaríamos de informar o cronograma para o encerramento do ano letivo do Ensino Médio Integrado. As aulas serão encerradas em 18/12/2023.
De 19 a 21/12/2023, será realizado o período de Reavaliação para os alunos que necessitarem.
No dia 22/12/2023, está agendado o Conselho de Classe Deliberativo, no qual os resultados finais serão discutidos e finalizados.
É crucial ressaltar que, em caso de reprovação, está programada uma Reunião com os responsáveis (22/12/2023 às 14h) para tratar do acompanhamento e das orientações necessárias para o próximo ano letivo. 
Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais.

Agradecemos pela parceria ao longo deste ano e desejamos a todos um fim de ano tranquilo e alegre.

Coordenação dos cursos integrados e Coordenadoria Sociopedagógica

 

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 13/12/2023, 12h27

  • publicado
  • 13/12/23
  • 12h27

Comunicado sobre as vagas para os cursos de extensão para o 1º semestre de 2024 - Edital n.º 43/2023

banner cur extensao 2
A Diretoria-Geral do Campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Coordenadoria de Extensão, torna público o Comunicado n.º 001/2024, de 16 de fevereiro de 2024, sobre as vagas para os cursos de extensão para o 1º semestre/2024 referente ao Edital n.° 43, de 7 de dezembro de 2023. .O Comunicado está disponível para leitura no quinto link indicado abaixo:





O curso Fundamentos de Redes de Computadores (presencial), terá oferta de vagas remanescentes.através do Edital n.º 2/2024 - CEX-GRU/DRG/GRU/IFSP, de 16 de fevereiro de 2024, acessível através do seguinte link: https://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article.html?id=2013.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 16/02/2024, 22h20

  • publicado
  • 12/12/23
  • 13h52

Aviso Biblioteca

Banner_Aviso_biblioteca_dez_2023.png
A Biblioteca Carolina Maria de Jesus funcionará nos seguintes horários durante a última semana letiva do campus:
- nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2023 (segunda, terça e quarta): das 09:00 às 15:00;
- nos dias 21 e 22 de dezembro de 2023 (quinta e sexta):  não haverá funcionamento.
Dúvidas, informações e solicitações deverão ser encaminhadas para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 11/12/2023, 16h22

  • publicado
  • 11/12/23
  • 16h20

Assista o evento da RNP comemorando o Dia Internacional da Segurança da Informação

Dia Internacional da Segurança da Informação - RNP.png

É hora de aprender a proteger o seu reino virtual!

O Dia Internacional da Segurança da Informação acontece amanhã (7/12), às 16h. O evento será aqui no Campus Guarulhos do IFSP, é aberto ao público e terá transmissão gratuita.

Com o tema "Segurança Digital para Gamers", o DISI 23 trará tudo o que você precisa saber sobre roubo de credenciais, perigos do download de jogos pirateados, riscos da divulgação de informações pessoais para desconhecidos, dentre outros temas.

Você é gamer? Só sai do computador para almoçar? Tem contas em jogos com anos e anos de dedicação?  Então, você não pode perder o DISI 23. Aprenda as práticas mais seguras para passar de fase no jogo da vida digital! Assista ao evento em https://www.youtube.com/live/wOx-TL6OmwQ?si=Xaea480xi2luH27d

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 14/12/2023, 09h53

  • publicado
  • 05/12/23
  • 18h53

Chamada de Projetos do Programa de Bolsa de Ensino 2024

Banner_Chamada_Bolsa_Ensino_2024.png

O Programa é regulamentado pela Portaria n.º 1.254, de 27 de março de 2013.

A Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) vem por meio desta abrir, para os docentes, o período de submissão de projetos de ensino para o ano de 2024.

                                Curso                                                      Quantidade  
Licenciatura em Matemática *
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas           *
Tecnologia em Automação Industrial *
Bacharel em Engenharia de Computação *
Bacharel em Engenharia de Controle e Automação *
Técnico em Automação Industrial – Concomitante/Subsequente *
Técnico em Informática para Internet – Integrado (inclusive monitoria)           *
Técnico em Mecatrônica – Integrado (inclusive monitoria) *

O edital neste momento é classificatório, pois a quantidade de bolsas depende dadisponibilidade orçamentária para o exercício de 2024.
1) Os projetos deverão ser entregues pelos docentes às coordenações de curso. Os projetos de monitoria para o Ensino Médio deverão ser entregues aos coordenadores dos cursos integrados.
1.1) Critérios de seleção:
1.1.1) os projetos devem seguir o modelo do Anexo I da Portaria n.º 1.254, de 27 de março de 2013;
1.1.2) os projetos devem seguir as normas estabelecidas na referida portaria;
1.1.3) os coordenadores de curso avaliarão a pertinência e a conveniência dos projetos.
2) Os projetos ofertados serão anuais (com duração de 2 semestres), com previsão de início no 1º semestre de 2024. A execução de todos esses projetos depende de disponibilidade orçamentária, de modo que a quantidade de bolsas e as disciplinas contempladas serão divulgadas posteriormente. Isto deve ser levado em consideração durante a elaboração das atividades e indicação do perfil dos bolsistas.
3) Os projetos serão selecionados, classificados e enviados pelos coordenadores de curso à Coordenadoria Sociopedagógica (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) para elaboração de edital de seleção de bolsistas. Projetos que não tenham sido enviados pelos coordenadores de acordo com as datas constantes no item 5 serão desconsiderados.
4) Há a possibilidade de remanejamento de bolsas entre os cursos, caso ainda haja vagas disponíveis. Se necessário, haverá uma segunda fase de chamada de projetos (ver cronograma).
5) O edital deverá ser aprovado pela Direção Geral do câmpus e divulgado para inscrições de alunos interessados. Após o processo seletivo (que inclui entrevista com os candidatos discentes), o docente responsável pelo projeto encaminhará o resultado à CSP para o prosseguimento dos trâmites administrativos. Leia com atenção o cronograma abaixo:

                                    Ação                                                                  Data    
Chamada de projetos (entrega aos coordenadores) de 04 a 15 de dezembro de 2023
Entrega dos projetos selecionados à CSP de 18 a 22 de dezembro de 2023
Publicação do edital para os alunos 05 de fevereiro de 2024
Inscrição dos alunos de 05 a 23 de fevereiro de 2024
Entrevistas dos alunos com os professores  de 6 de fevereiro a 1º de março de 2024  
Divulgação do resultado 11 de março de 2024
Início das atividades 1º de abril de 2024  

6) Os projetos aprovados terão vigência de abril até dezembro de 2024.
Eventuais dúvidas serão esclarecidas pela Coordenadoria Sociopedagógica (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

Documentos:

Chamada de Projetos do Programa de Bolsa de Ensino 2024 - Campus Guarulhos

Anexo I - Formulário de Projeto de Bolsa de Ensino

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 06/12/2023, 17h37

  • publicado
  • 04/12/23
  • 17h46

Resultado oficial da prova de seleção e convocação para matrícula - Processo Seletivo para Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação

Banner_GSI_2024_Final.png

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Guarulhos (IFSP-GRU) divulga nesta quarta-feira (06/03/2024) a convocação para matrícula.

A lista dos convocados e as instruções para realização da matrícula podem ser conferidas no link abaixo:

CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA - Edital n.º GRU.0042/2023 e 05/2024


A Direção Geral do Campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo por meio da comissão organizadora do Processo Seletivo do curso de Pós-Graduação em Gestão de Sistemas de Informação, regido pelo Edital n.º GRU.0042/2023 de 7 de dezembro de 2023, retificado pelo Edital n.º 5/2024 - DRG/GRU/IFSP, de 21 de fevereiro de 2024, no uso de suas atribuições legais, torna público o resultado oficial da prova de seleção que foi realizada no dia 27 de fevereiro de 2024 na sala G-11.

Documentos:

ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyEdital n.º GRU.0042/2023, de 7 de dezembro de 2023
ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyCronograma
ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyAnexo I - Autodeclaração étnico racial
ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyAnexo II - Declaração para concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência
ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyAnexo III - Requerimento de inclusão do "nome social"
ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyAnexo IV - Declaração de endereço
ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyAnexo V - Interposição de recurso
ícone de marca de seleção 572667 Vetor no Vecteezy
Anexo VI - Formulário resumo de contabilização de experiência profissional
ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyAnexo VII - Conteúdo programático e referências bibliográficas para prova
ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyInscrições deferidas e indeferidas

ícone de marca de seleção 572667 Vetor no Vecteezy
Resultado das análises de solicitação de recurso
ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyRetificação do resultado das análises de solicitação de recurso
ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyHomologação das inscrições

ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyRetificação da homologação das inscrições

ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyEdital n.º 5/2024 - DRG/GRU/IFSP, de 21 de fevereiro de 2024 - Retifica o Edital n.º GRU.0042/2023

ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyInformações e procedimentos para realização da prova de seleção

ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyResultado Preliminar da Prova de Seleção

ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyResultado Oficial da Prova de Seleção

ícone de marca de seleção 572667 Vetor no VecteezyConvocação para matrícula

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 06/03/2024, 20h58

  • publicado
  • 04/12/23
  • 16h46
Fim do conteúdo da página