Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 15h07

Alunos dos Integrados do IFSP Guarulhos são premiados na OBA e na MOBFOG

Alunos dos Integrados do IFSP Guarulhos são premiados na OBA e na MOBFOG


Seguindo os moldes de 2020, as edições da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Lançamento de Foguetes (MOBFOG) deste ano também foram virtuais, o que não impediu os alunos de participarem. Quinze alunos dos cursos integrados em Informática e Mecatrônica do IFSP Guarulhos fizeram as provas, que ocorreram em maio, e seis deles foram premiados:

OBA:
Ouro - Rogério (1° Mecatrônica)
Prata - Gabriela e Jhonnata (2° Informática)


MOBFOG:
Bronze - Luciano, Renan e Thiago Martins (3° Informática)


Os alunos foram convidados para bolsas de graduação nos Estados Unidos e para participar de uma seleção que definirá a equipe brasileira que vai disputar as Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2021.


Os estudantes se prepararam para as competições revisando os conteúdos de forma autônoma e resolvendo questões de provas anteriores. Parabéns a todos os participantes pelo interesse e dedicação!!!

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 11/08/2021, 16h21

  • publicado
  • 11/08/21
  • 16h21

Vagas Remanescentes - Cursos Técnicos l CONVOCAÇÃO PARA MATRICULA 2ª CHAMADA

banner vag rem tec

A DIREÇÃO GERAL E A COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Câmpus Guarulhos, torna pública por meio comunicado, os procedimentos que regulamentam o Processo Seletivo Simplificado para Preenchimento de Vagas Remanescentes para ingresso, no segundo semestre de 2021, no curso Técnico Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio em Automação Industrial.

VAGAS

CURSO DURAÇÃO TURNO VAGAS PRÉ-REQUISITOS
Automação Industrial 4 Semestres (2 Anos) Vespertino 24 Estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio

CRONOGRAMA

Período Etapa
De 10 à 22/08/2021 INSCRIÇÕES
23/08/2021 RESULTADO E DIVULGAÇÃO DOS INSCRITOS
24/08/2021 RECURSO
25/08/2021 RESULTADO FINAL
De 26 à 30/08/2021 MATRÍCULA
De 13 à 17/09/2021 MATRÍCULA 2ª CHAMADA

 

 

 

 

 

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 13/09/2021, 19h21

  • publicado
  • 09/08/21
  • 16h24

Rematrícula - Segundo Semestre de 2021 - PRORROGADAS!

Caro(a) aluno(a),

A Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Guarulhos, informa que está aberto o período de rematrícula online para os cursos superiores, de pós-graduação e cursos técnicos concomitante/subsequente (cursos integrados ao ensino médio não realiza rematrícula no meio do ano!!).

A rematrícula deve ser solicitada via sistema acadêmico SUAP entre os dias 01/08/2021 a 12/08/2021.

Você encontra as instruções para realizar a rematrícula neste link - https://www.youtube.com/watch?v=xtbq7Czi0zA&list=PLnkQm4Mo5F5L3vK0JQq9ezeRzCoU-TXGj&index=5

Caso você não consiga realizar a rematrícula seguindo os passos acima, pedimos que preencha o formulário (disponível no link https://drive.ifsp.edu.br/s/22Q8SLffByDfZhS) e realize o envio do formulário preenchido através do sistema de requerimentos do SUAP seguindo as instruções disponíveis no link - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Alunos com matrícula trancada devem efetuar a rematrícula e caso queira manter a matrícula trancada, sinalizar no ato da rematrícula!!

Caso tenha dúvidas sobre o procedimento, escreva para o Email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Caso tenha dúvidas sobre quais disciplinas escolher, entre em contato com a Coordenação de seu curso através dos Emails:

Automação Industrial (Cursos técnicos)

Prof. Rodrigo Sislian
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Automação Industrial (Cursos superiores)

Profa. Gisele Aparecida Alves Sanchez
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Engenharia de Controle e Automação

Prof. Mauro Villa D Alva
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Informática (Cursos superiores)

Prof. Joel Dias Saade
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Matemática (Cursos superiores)

Prof. Antonio Luis Mometti
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação

Prof. Reinaldo Lourenso
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 09/08/2021, 16h00

  • publicado
  • 01/08/21
  • 21h02

Vagas Remanescentes - Cursos Superiores l SEGUNDA CHAMADA

banner vag rem sup2

A Comissão de Processos Permanente de Processos Seletivos (CPPS) do Câmpus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Torna público o Edital para seleção de alunos para as vagas remanescentes dos cursos superiores, para ingresso no 2º Semestre de 2021.

VAGAS

CURSO DURAÇÃO TURNO VAGAS PRÉ-REQUISITOS
Licenciatura em Matemática 4 anos (8 semestres) Matutino 58 Ensino Médio Completo
Tecnologia em Automação Industrial 3 anos e meio (7 semestres) Noturno 08 Ensino Médio Completo

CRONOGRAMA

Período Etapa
De 02/08/2021 à 15/08/2021 INSCRIÇÕES
16/08/2021 RESULTADO E DIVULGAÇÃO DOS INSCRITOS
17/08/2021 RECURSO
18/08/2021 RESULTADO FINAL
De 19/08/2021 à 23/08/2021 PRIMEIRA CHAMADA PARA MATRÍCULA

INCRIÇÕES

As inscrições só iniciam em 02/08/2021!! 

EDITAL

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 31/08/2021, 16h34

  • publicado
  • 30/07/21
  • 15h28

RESULTADO - PROGRAMA DE AÇÕES UNIVERSAIS 2021 - FLUXO CONTÍNUO

banner acoes univ19

Estão abertas as inscrições para o Programa de Ações Universais, para o ano letivo de 2021.

O Programa de Ações Universais será destinado a todos os alunos regularmente matriculados no Câmpus Guarulhos, independente da situação socioeconômica. As ações desse programa serão voltadas à formação integral do estudante e ao aprimoramento de valores de cidadania, participação, coletividade e inclusão social, sendo desenvolvidas nas seguintes áreas:
a) Esporte: tem por finalidade o desenvolvimento de atividades desportivas e de lazer entre os discentes e o estímulo à participação de jogos interclasses, regionais e nacionais;
b) Cultura: tem por finalidade incentivar, promover e garantir a prática, difusão e acesso democrático à produção artística e cultural, por meio de projetos institucionais, compreendendo o desenvolvimento de atividades voltadas à integração do estudante à instituição e à cidade, visitas a museus, zoológicos, exposições e atividades extraclasse;
c) Inclusão Digital: tem por finalidade a socialização do conhecimento digital aos estudantes, além do oferecimento de cursos e compra de materiais que atendam às necessidades dos estudantes;
d) Suporte às necessidades educacionais específicas: compra de programas de informática, materiais e equipamentos que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação;
e) Apoio a participação em eventos (feiras, congressos, seminários etc.).

As propostas deverão ser encaminhadas por docentes ou por técnicos-administrativos, e/ou por estudantes, desde que em parceria com professores ou servidores técnico-administrativos, conforme Resolução IFSP nº 41/2015. Serão objeto deste edital projetos submetidos em 2021 até a data limite de 31 de outubro de 2021. Os projetos deverão ser concluídos até o dia 30 de novembro de 2021.

Para mais informações, leia o Edital 022/2021.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 24/11/2021, 07h53

  • publicado
  • 28/07/21
  • 10h43

Resultado Final - Processo Seletivo - Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação

Poderão se candidatar os portadores de diplomas ou atestado de conclusão de curso superior reconhecidos pelo MEC em: graduação em Engenharia de Computação, Administração com ênfase em Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e cursos de Tecnologia do eixo de Informação e Comunicação, conforme Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia do MEC (versão 2016).

Dentre seus objetivos, visa introduzir os alunos ao estado-da-arte em métodos e tecnologias de suporte à gestão, infraestrutura e desenvolvimento em Tecnologia da Informação.

O processo seletivo envolve análise curricular e entrevista, que será realizada entre 30/08 e 03/09.

Detalhes sobre a inscrição e as etapas do processo estão no edital abaixo:

*ATENÇÃO (Para o doc. Convocação para Entrevista): onde se lê "TERÇA-FEIRA - 01/09/2021" leia-se "TERÇA-FEIRA - 31/08/2021" e onde se lê "QUINTA-FEIRA - 03/09/2021" leia-se "QUINTA-FEIRA - 02/09/2021"

CRONOGRAMA GERAL DO PROCESSO SELETIVO

Atividade

Data

Período de Inscrições

26/07/2021 a 22/08/2021

Homologação das Inscrições e Pontuação
Preliminar da Primeira Etapa

23/08/2021 após às 17h

Apresentação de recursos da homologação
das inscrições

24 e 25/08/202

Resultado da análise de recursos da
homologação das inscrições e Pontuação
Final da Primeira Etapa

26/08/2021 após às 17h

Divulgação das datas/horários das
entrevistas e respectivos convocados

Publicação da homologação das inscrições após recursos

Período de entrevista

30/08 a 03/09/2021

Divulgação do resultado preliminar

06/09/2021 após às 17

Recurso sobre o resultado preliminar 

08/09 e 09/09/2021

Divulgação da análise dos recursos e
resultado final

10/09/2021 após às 17h

Matrículas

13/09/2021 a 17/09/2021 *

*As matrículas serão feitas pelo e-mail da Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA), O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A matriz curricular e demais informações sobre a estrutura do curso estão disponíveis em http://portal.ifspguarulhos.edu.br/index.php/pos-graduacao/gestao-de-sistemas-de-informacao.html

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 13/09/2021, 09h11

  • publicado
  • 27/07/21
  • 08h50

Processo seletivo cursos técnicos (Edital 217): Terceira chamada

Convocação para matrícula - Segunda chamada

 Convocação para matrícula - TERCEIRA CHAMADA

O IFSP oferece 1.800 vagas para cursos técnicos gratuitos em 23 câmpus para o segundo semestre de 2021 por meio do Edital n.º 217/2021. A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar. Não há provas! As inscrições acontecem de 21 de maio a 29 de junho. 

Em caso de dúvidas enviar e-mail para .

Câmpus
As vagas do Edital n.º 217/2021 estão distribuídas em 23 câmpus: Araraquara, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Itapetininga, Jacareí, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba e Tupã.

Sem prova!
Assim como nas edições anteriores, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar. Os candidatos devem informar as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática obtida no Ensino Fundamental.

Os interessados devem ler atentamente o Edital nº 217/2021, realizar o cadastro no Portal do Candidato e preencher o formulário eletrônico de inscrição e o questionário socioeconômico. Cada candidato poderá efetivar apenas uma única inscrição neste processo.

Edital nº 217/2021 pode ser traduzido automaticamente para Língua Brasileira de Sinais por meio da suíte de ferramentas do "VLibras".

Para todas as idades
Não há limite de idade para estudar no IFSP. Se você está no 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou já terminou este nível de ensino, ou seja, já tem o diploma do Ensino Médio, esta é a oportunidade de fazer um excelente curso técnico. O Instituto Federal oferece chances de estudo, qualificação e recolocação no mercado de trabalho para todos. Escolha seu curso técnico e aprimore sua formação. 

Aprendizado integral
No Instituto Federal de São Paulo você se prepara para ser um profissional tecnicamente capacitado e ao mesmo tempo um cidadão crítico e participativo. Aqui o estudante aprende que a tecnologia pode caminhar lado a lado com o desenvolvimento sustentável e que cuidar do planeta também é promover o progresso. Nossos alunos são capacitados para desenvolverem inovações tecnológicas voltadas para atender à necessidade de quem mais precisa e convivem em um ambiente que respeita a diversidade e promove igualdade social, racial e de gênero.

O objetivo do IFSP é garantir o ingresso, a permanência e o êxito dos nossos alunos, de modo que a passagem pelo Instituto os ajude a conquistar tudo o que quiserem.

Modalidades de cursos
São oferecidos cursos em duas modalidades diferentes:

1) curso técnico concomitante ao ensino médio: o candidato deve estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP;

2) curso técnico subsequente ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino médio. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP.

Cursos presenciais ou a distância?
Todos os cursos ofertados pelo Edital nº 217/2021 são presenciais. Neste momento, as aulas ocorrem de modo remoto devido a pandemia. Quando for permitida a retomada das aulas pelas autoridades competentes, os cursos voltam ao formato presencial e acorrerão no turno informado no Anexo III do edital. 

Datas

Publicação Edital – 20/05
Inscrição (preenchimento eletrônico) – 21/05 a 29/06
Análise do Histórico Escolar – 30/06 a 04/07
Relação preliminar das inscrições deferidas e indeferidas – 05/07
Recurso contra a relação preliminar das inscrições (online) – 06 a 08/07
Análise dos recursos – 09 a 11/07
Inscrições Confirmadas (depois das 20h) – 12/07
Recursos contra as Inscrições Confirmadas – 13/07
Classificação (depois das 20h) – 15/07
1ª Convocação para Matrícula (depois das 20h) – 15/07
Período de Matrículas da 1ª Convocação  –  19 a 22/07
Prazo máximo para retificação/correção de dados da matrícula em 1ª convocação após análise dos Campus – 26/07

Documentação
Edital nº 217/2021
Tutorial - como recuperar acesso ao Sistema de cadastro/inscrição
Anexo III - mapa de oferta 
Anexo IV - declaração com notas
Anexo V - requerimento de inclusão de nome social
Anexo VII - recurso contra inscrições confirmadas
Relação Preliminar das Inscrições Deferidas e Indeferidas 
Tutorial - como fazer o recurso 
Inscrições confirmadas 
Errata Edital n.º 217/2021 - e-mail para interposição de recursos contra inscrições confirmadas 
Resposta aos recursos

Classificação final

Convocação para matrícula  - 1ª Chamada

Convocação para matrícula - Segunda chamada

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 25/08/2021, 14h46

  • publicado
  • 26/07/21
  • 22h43

Colação de grau - 2º Semestre 2021

banner col grau21

COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS GUARULHOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

O Câmpus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, com base na Instrução Normativa PRE/IFSP n.º 005, de 16 de Junho de 2020, publicada pela Pró-Reitoria de Ensino do IFSP, estabelece os procedimentos para realização da colação de grau dos cursos superiores do Câmpus Guarulhos.

Cronograma

Período de inscrições

26/07/2021 a 20/08/2021

Publicação das inscrições deferidas

23/08/2021

Período para protocolação de recursos

23/08/2021 a 24/08/2021 até 12h

Publicação da listagem final

24/08/2021 após 18h

Realização de teste de ambiente online

25/08/2021 às 17h30

Realização da cerimônia virtual

26/08/2021 às 19h30

  1. 1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 O prazo para inscrição será do dia 26/07/2021 a 20/08/2021, sem prorrogações.

1.2 Só serão aceitas inscrições efetivadas pela internet, utilizando a aba requerimentos do SUAP (http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article.html?id=1208).

1.3 A solicitação de colação de grau deverá ser feita pelo(a) aluno(a) que colará grau ou por seu responsável legal, quando menor de idade.

1.4 O(a) formando(a) deverá preencher o requerimento eletrônico e encaminhar para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. as cópias dos seguintes documentos, em formato .pdf

    RG (não será aceito CNH);

    Certidão de nascimento ou casamento;

    Histórico escolar do ensino médio (frente e verso).

  1. 2. DOS REQUISITOS

2.1 Terá direito a colação de grau os alunos que tenham concluído todos os requisitos de conclusão de seu respectivo curso, dentro do período máximo de integralização.

2.2  O aluno formando deverá estar em dia com a Coordenadoria de Biblioteca, que deverá consultar se existem pendências e/ou empréstimos em aberto em nome do aluno formando e se o trabalho de conclusão de curso foi entregue conforme regras estabelecidas.

2.3 O aluno formando deverá estar em dia com a Coordenadoria de Extensão, que consultará se existem pendências em nome do aluno formando.

2.4 O aluno que ainda não tenha entregado e validado as atividades complementares, deverá entrar em contato com a coordenação de seu respectivo curso para realizar o envio.

2.5 A Diretoria Adjunta Educacional consultará a realização do ENADE de todos os estudantes que solicitaram a colação e estão com essa pendência.

  1. 3. DA EMISSÃO DE DOCUMENTOS

3.1 Será disponibilizado no SUAP, em até 3 dias úteis, a declaração de conclusão a todos os formados que participaram da cerimônia de outorga de grau.

3.2 Os diplomas dos alunos formados serão solicitados de forma automática e o câmpus entrará em contato via email agendando a retirada, quando disponíveis.

3.3 Caso algum aluno tenha urgência para emissão do diploma, deverá enviar as devidas justificativas ao email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. após a colação.

  1. 4. CERIMÔNIA ONLINE

4.1 A cerimônia ocorrerá de forma online através de uma plataforma de videoconferência (poderá ser o Google Meet, Microsoft Teams ou plataformas da RNP) e terá transmissão ao vivo pelo canal do Câmpus Guarulhos no YouTube.

4.2 Os alunos que enviarem a documentação para realização desta cerimônia autoriza o uso de imagem e som pela Instituição que a transmitirá publicamente no YouTube.

4.3 Será disponibilizado um teste de imagem e som a todos que participarão da cerimônia, no dia 25/08/2021.

4.4 O câmpus não se responsabiliza pelo mau funcionamento e/ou queda de conexão que possa ocorrer por parte do formando.

4.5 Os alunos que não dispões de recursos técnicos/tecnológicos deverão encaminhar um email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. informando as necessidades.

4.6 A Ata de Colação de Garu deverá ser assinada pelo estudante, pela Coordenação de Curso, pela Coordenação de Registros Acadêmicos e pelas autoridades presentes logo após ao término da cerimônia, a não assinatura da ata implica no indeferimento da colação.

4.7 Ao fazer a inscrição o aluno declara ciência e total acordo as regras da colação de grau.

 

Inscrições recebidas (deferidas e indeferidas)

Listagem final dos alunos que colarão grau

 

Enviaremos instruções para os Emails dos alunos que irão colar grau até às 10h do 26/08/2021. Caso você não receba, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 25/08/2021, 15h12

  • publicado
  • 26/07/21
  • 12h29

RESULTADO - Curso Gratuito - Quem educa o educador: a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos

banner cur formacaoEJA ead

Inscrições e Matrículas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 26/07 a 08/08/2021

Documentos:
I. Carteira de identidade do candidato ou CNH;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente do candidato ou responsável;
IV. Comprovante de atendimento aos Pré-requisitos descritos no item 1.1, sendo eles:
1. Se cursando licenciatura ou pós-graduação - comprovante de matrícula e/ou
atestado/boletim do curso de licenciatura ou pós-graduação;
2. Se professor ou profissional da Educação – Ultimo holerite ou CLT para
comprovação do vinculo.
V. Requerimento de Matrícula com todos os campos preenchidos (Anexo I);
VI. Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2020;
VII.Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s).

Aulas: Terças das 17h55 às 18h45 (Plantão de dúvidas)
Quintas das 17h55 às 19h50 (aulas síncronas) e a partir 19h50 (atividades assíncronas em horário de livre escolha do participante)

Primeiro encontro no dia 12/08/2021 às 17h55
No link abaixo:
http://meet.google.com/xxv-drha-nrb

RESUMO DO CURSO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um segmento historicamente diferenciado devido às suas particularidades, as quais envolvem, além dos conhecimentos científicos e escolares, a compreensão da estrutura de pensamento, suas práticas sociais, culturais e uma necessidade de formação específica de professores. Entretanto, o que se observa, na maioria das vezes, é que os docentes que atuam com os adultos reproduzem, inadequadamente, a mesma dinâmica de ensino-aprendizagem que estabelecem com crianças e adolescentes. Ao deparar-se em sala de aula com o adulto que não passou pela fase escolar regular, muitas vezes impedido de estudar por fatores sociais de segregação, mas que vive e atua na sociedade, o professor precisa ter clareza a respeito de seu papel e sua relevância. Apesar da premente necessidade, no Brasil, de debates e estudos sobre essa questão, a precariedade quanto à formação de professores em EJA — principalmente nos cursos de licenciatura — evidencia a pouca importância conferida a esta modalidade de ensino nos currículos de formação inicial e continuada. Cabe-nos, então, impor-nos a pergunta que, segundo Álvaro Vieira Pinto, deve alicerçar as discussões sobre formação de professores: "Quem educa o educador?". Em vista dessa lacuna e da importância da formação de professores de EJA, o presente curso objetiva discutir a formação e o papel do professor na EJA, com base no estudo e na reflexão dos aspectos teleológicos e axiológicos que fundamentam a prática pedagógica, à luz dos pensamentos de Hannah Arendt, Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 09/08/2021, 15h42

  • publicado
  • 23/07/21
  • 12h02

Comunicado aos alunos concluintes do ADS

banner com ads06

No dia 26/7/2021, às 19h, haverá uma live para falarmos sobre as Atividades Complementares e TCC. Só deverão participar os alunos que vão concluir o curso neste semestre.

Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/joel-dias-saade

Prof. Joel Saade

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 21/07/2021, 08h24

  • publicado
  • 21/07/21
  • 08h24
Fim do conteúdo da página