Últimas notícias
Eleições para o CONSUP 2021
Está aberto o processo eleitoral para a escolha dos representantes do Conselho Superior (CONSUP) do IFSP. A votação acontecerá a partir do meio-dia de 19/04/2021, encerrando-se ao meio-dia de 20/04/2021, e será realizada por meio do sistema Helios Voting (o mesmo utilizado no último processo eleitoral para escolha de Diretor-Geral e Reitor).
As principais informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis aqui.
Cartazes de campanha dos candidatos
Conforme os candidatos forem enviando os seus respectivos cartazes, esses estarão disponíveis, de acordo com os prazos previstos no Artigo 15 da Resolucão n.º 05/2021 do CONSUP, de 09 de fevereiro de 2021.
Listas de eleitores
As listas homologadas de eleitores do câmpus estão disponíveis aqui.
A publicação da lista de eleitores pelo segmento dos egressos será realizada pela Comissão Eleitoral Central.
Apuração dos votos
A apuração dos votos pode ser vista aqui.
Resultado preliminar
Resultado final
O resultado final do pleito é apresentado no Comunicado nº 17/2021 da Comissão Eleitoral Central.
Comunicados da Comissão Eleitoral Local
Comunicado n.º 01/2021/CEL-GRU/CONSUP
Comunicado n.º 02/2021/CEL-GRU/CONSUP
Dúvidas referentes a este processo eleitoral podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
- publicado
- 15/03/21
- 22h18
ENCERRADO - Chamada Pública - Entrega de Kits Lanches Secos
Informamos que os lanches já acabaram, todos os lanches foram distribuídos, portanto, a entrega está encerrada.
O campus Guarulhos comunica que no dia 13/03/2021 haverá entrega de lanches secos. A entrega será realizada na forma de Chamada Pública, onde não há necessidade de inscrição para a retirada dos kits.
No momento temos 41 unidades de kit de lanches secos.
Iremos fazer a entrega de 1 (um) kit por aluno.
A entrega é direcionada a todos os alunos matriculados em nosso cursos regulares, não se estendendo aos alunos que se formaram recentemente.
- Manhã: A partir das 10hs, enquanto durar o estoque
ATENCÃO: Não será permitida a entrada de veículos no campus nesta entrega.
Orientações para o recebimento:
- O kit só poderá ser retirado mediante apresentação da carteirinha
- A utilização de máscara de proteção é obrigatória.
- O aluno – ou responsável portando a carteirinha – deve trazer uma mochila ou uma sacola para transportar os lanches.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 13/03/2021, 11h33
- publicado
- 12/03/21
- 12h56
Novo canal de contato da Extensão para assuntos relacionados a ESTAGIO
- Envio de documentação referente ao estágio deve continuar sendo realizada por e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).
- Quando a situação demandar uma maior explicação ou encaminhamento de arquivos e mensagens, dê preferência ao e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), pois não encaminharemos mensagens de whatsapp para outros servidores como é possível fazer com o e-mail.
- Ao contatar o whatsapp, identifique-se e informe o nome completo, prontuário e curso.
- O número somente funcionará como whatsapp. Não atenderemos nenhum tipo de ligação (áudio, vídeo) neste número.
- Envie apenas mensagens de texto.
- As mensagens serão respondidas o mais breve possível, mas não imediatamente, pois conforme informamos esta é mais uma forma de atendimento além do e-mail que é utilizado pela nossa equipe.
- Se tiver enviado um e-mail, aguarde que ele será respondido. Não envie a mesma solicitação em todos os nossos meios de comunicação.
- A ferramenta está sendo implementada neste momento, podendo assim, sofrer algum tipo de ajuste posteriormente.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 15/03/2021, 10h04
- publicado
- 10/03/21
- 09h09
Licenciandas em Matemática do IFSP Guarulhos publicam artigo científico sobre dificuldades de estudantes em questões de números racionais
As estudantes Alexia Bezerra de Carvalho (bolsista de Extensão do IFSP Guarulhos) e Rita de Cássia da Costa Guimarães, do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos, acabam de publicar artigo científico na revista ForScience do IFMG.
O artigo intitulado Sobre dificuldades de ingressantes no ensino médio na compreensão de números racionais é mais um produto do Projeto de Extensão Estudo das dificuldades e defasagens em Matemática 2019, que visa identificar e classificar as principais dificuldades em Matemática dos estudantes ingressantes no Ensino Médio do IFSP Guarulhos. O artigo pode ser encontrado no link http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/878
Projetos sobre a identificação e classificação das dificuldades dos ingressantes no Ensino Médio do IFSP Guarulhos vêm sendo realizados desde o ano de 2018, sob coordenação dos professores MsC. Emanoel Fabiano Pereira, Dr. Roberto Seidi Imafuku e Dr. William Vieira, docentes do campus, e, com base nos resultados encontrados, propõem a realização de minicursos e oficinas que visam sanar as principais deficiências dos novos estudantes em temas de Matemática básica.
Os professores destacam a importância dessas intervenções na formação dos estudantes do Ensino Médio e apontam ainda que o envolvimento de alunos da Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos contribui para a formação dos futuros professores de Matemática.
Prof. Dr. William Vieira, membro do GEPEMFOP/IFSP Guarulhos
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 05/03/2021, 09h15
- publicado
- 05/03/21
- 09h14
Quinta chamada - Vagas Remanescentes dos Cursos Superiores
Errata 01 - Alteração do Anexo I
Errata 02 - Alteração na distribuição das vagas
Convocação para matrícula - Primeira chamada
Convocação para matrícula - Segunda chamada
Convocação para matrícula - TERCEIRA CHAMADA
Convocação para matrícula - QUARTA CHAMADA
Convocação para matrícula - QUINTA CHAMADA - NOVO
Cronograma do Edital n.º 010/2021, de 04 de Março de 2021 | |
Publicação Edital | 04/03/2021 |
Inscrição (preenchimento eletrônico) | 04/03/2021 a 14/03/2021 |
Análise das inscrições | 15/03/2021 a 16/03/2021 |
Relação preliminar das inscrições deferidas e indeferidas | 17/03/2021 |
Recurso contra a relação preliminar das inscrições (online) | 17/03/2021 a 18/03/2021 |
Classificação (depois das 20h) | 19/03/2021 |
Convocação para Matrícula - 1a Chamada | 19/03/2021 |
Período de Matrículas | 20 a 22/03/2021 |
Depois de 22/03/2021, poderão ser publicadas informações sobre segunda chamada no site gru.ifsp.edu.br |
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 12/04/2021, 11h27
- publicado
- 05/03/21
- 08h04
Matrícula cursos técnicos integrados ao ensino médio - Oitava Chamada
Considerando o Edital IFSP N°494, de 04 de dezembro de 2020,
Após a publicação da Classificação e de acordo com os critérios de ocupação das vagas, todos os candidatos em seguida listados estão convocados para efetuar a matrícula, no período informado na convocação para matrícula
O candidato poderá realizar a alteração dos seus dados apenas quando esta for solicitada por e-mail, após a análise da matrícula por parte do Campus, cujo prazo máximo será a data informada na convocação para matrícula.
A matrícula deverá ser solicitada pelos candidatos convocados, por meio do portal GOV.BR, conforme orientações constantes na página a seguir: https://www.ifsp.edu.br/noticias/2017-ifspdisponibiliza-tutoriais-para-matricula-online
Convocação para matrícula - PRIMEIRA CHAMADA
Convocação para matrícula - SEGUNDA CHAMADA
Convocação para matrícula - TERCEIRA CHAMADA
Convocação para matrícula - QUARTA CHAMADA
Convocação para matrícula - QUINTA CHAMADA
Convocação para matrícula - SEXTA CHAMADA
Convocação para matrícula - SÉTIMA CHAMADA
Convocação para matrícula - OITAVA CHAMADA - NOVO
Atenção, informações sobre a terceira chamada serão publicadas nesse site!
O Câmpus não passará informações sobre quem será convocado por Email, favor não insistir!
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 05/04/2021, 11h02
- publicado
- 04/03/21
- 17h00
Assistência Estudantil: participe da avaliação!
A Pró-reitoria de Ensino (PRE), por meio do Departamento de Políticas Estudantis (DPES), lançou um questionário para que os estudantes possam avaliar a Política de Assistência Estudantil do IFSP. O levantamento é um instrumento valioso para que a Instituição possa compreender como a Assistência Estudantil atua na vida acadêmica dos estudantes.
O questionário está disponível até 21 de março de 2021. O preenchimento correto das perguntas fornecerá elementos para avaliar as ações, repensar e criar novas experiências que contribuam para a permanência e conclusão dos estudos dos alunos do IFSP.
Michelli Daros, Assistente Social do Departamento de Políticas Estudantis, ressalta a importância da participação dos estudantes beneficiados com os auxílios estudantis no ano de 2020. “Este é um canal de comunicação com o IFSP, no qual o aluno pode identificar e sugerir melhorias”, avalia.
Acesse o questionário aqui.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 04/03/2021, 14h50
- publicado
- 04/03/21
- 14h28
Entregas Encerradas - Chamada Publica - Entregas de Kit Alimentos
Todos os kits foram entregues.
O campus Guarulhos comunica que no dia 09/03/2021 haverá entrega de kits de alimentação. A entrega será realizada na forma de Chamada Pública, onde não há necessidade de inscrição para a retirada dos kits.
No momento temos 113 unidades de kit de alimentação em estoque.
Iremos fazer a entrega de 2 (dois) kits por aluno, exceto para o último aluno a ser contemplado, esse receberá 1 (um) kit por conta da limitação do estoque.
A entrega é direcionada a todos os alunos matriculados em nosso cursos regulares, não se estendendo aos alunos que se formaram recentemente.
- Manhã: Das 10h às 12h;
- Tarde: Das 14h às 16h;
- Noite: Das 19h às 19h30
ATENCÃO: Cada kit tem em média 15kg.
Orientações para o recebimento:
- Trazer caneta própria para assinatura do termo de recebimento (para evitar compartilhamento)
- Aqueles que preferirem poderão entrar de carro dentro do campus mediante apresentação da carteirinha e poderão permanecer apenas para a retirada dos alimentos.
- O kit só poderá ser retirado mediante apresentação da carteirinha e assinatura de termo de recebimento (os alunos menores de idade deverão ser representados por responsável) e utilização de máscara de proteção.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 09/03/2021, 10h54
- publicado
- 04/03/21
- 13h37
Inscrições recebidas - Colação de grau 1 semestre de 2021
COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS GUARULHOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O Câmpus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, com base na Instrução Normativa PRE/IFSP n.º 005, de 16 de Junho de 2020, publicada pela Pró-Reitoria de Ensino do IFSP, estabelece os procedimentos para realização da colação de grau dos cursos superiores do Câmpus Guarulhos.
Cronograma | |
Período de inscrições | 01/01/2021 a 21/04/2021 |
Publicação das inscrições deferidas | 22/04/2021 |
Período para protocolação de recursos | 22/04/2021 a 23/04/2021 |
Publicação da listagem final | 26/04/2021 |
Realização de teste de ambiente online | 27/04/2021 |
Realização da cerimônia virtual | 28/04/2021 às 19h30 |
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1 O prazo para inscrição será do dia 01/01/2021 a 21/04/2021, sem prorrogações.
1.2 Só serão aceitas inscrições efetivadas pela internet, utilizando a aba requerimentos do SUAP (http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article.html?id=1208).
1.3 A solicitação de colação de grau deverá ser feita pelo(a) aluno(a) que colará grau ou por seu responsável legal, quando menor de idade.
1.4 O(a) formando(a) deverá preencher o requerimento eletrônico e encaminhar para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. as cópias dos seguintes documentos, em formato .pdf
RG (não será aceito CNH);
Certidão de nascimento ou casamento;
Histórico escolar do ensino médio (frente e verso).
2. DOS REQUISITOS
2.1 Terá direito a colação de grau os alunos que tenham concluído todos os requisitos de conclusão de seu respectivo curso, dentro do período máximo de integralização.
2.2 O aluno formando deverá estar em dia com a Coordenadoria de Biblioteca, que deverá consultar se existem pendências e/ou empréstimos em aberto em nome do aluno formando e se o trabalho de conclusão de curso foi entregue conforme regras estabelecidas.
2.3 O aluno formando deverá estar em dia com a Coordenadoria de Extensão, que consultará se existem pendências em nome do aluno formando.
2.4 O aluno que ainda não tenha entregado e validado as atividades complementares, deverá entrar em contato com a coordenação de seu respectivo curso para realizar o envio.
2.5 A Diretoria Adjunta Educacional consultará a realização do ENADE de todos os estudantes que solicitaram a colação e estão com essa pendência.
3. DA EMISSÃO DE DOCUMENTOS
3.1 Será disponibilizado no SUAP, em até 3 dias úteis, a declaração de conclusão a todos os formados que participaram da cerimônia de outorga de grau.
3.2 Os diplomas dos alunos formados serão solicitados de forma automática e o câmpus entrará em contato via email agendando a retirada, quando disponíveis.
3.3 Caso algum aluno tenha urgência para emissão do diploma, deverá enviar as devidas justificativas ao email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. após a colação.
4. CERIMÔNIA ONLINE
4.1 A cerimônia ocorrerá de forma online através de uma plataforma de videoconferência (poderá ser o Google Meet, Microsoft Teams ou plataformas da RNP) e terá transmissão ao vivo pelo canal do Câmpus Guarulhos no YouTube.
4.2 Os alunos que enviarem a documentação para realização desta cerimônia autoriza o uso de imagem e som pela Instituição que a transmitirá publicamente no YouTube.
4.3 Será disponibilizado um teste de imagem e som a todos que participarão da cerimônia, no dia 28 de abrilde 2021.
4.4 O câmpus não se responsabiliza pelo mau funcionamento e/ou queda de conexão que possa ocorrer por parte do formando.
4.5 Os alunos que não dispões de recursos técnicos/tecnológicos deverão encaminhar um email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. informando as necessidades.
4.6 A Ata de Colação de Garu deverá ser assinada pelo estudante, pela Coordenação de Curso, pela Coordenação de Registros Acadêmicos e pelas autoridades presentes.
Protocolos de colação de grau recebidos
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 26/04/2021, 19h49
- publicado
- 02/03/21
- 11h41
CONTEMPLADOS NO PROGRAMA PROJETO “ALUNOS CONECTADOS” RNP/MEC
O Diretor-geral do Câmpus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-GRU), fundamentado no Ofício 3/2021 - DPES-PRE/PRO-ENS/RET/IFSP, no uso de suas atribuições, faz saber que, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), estão abertas as inscrições para manifestação de interesse para inclusão no Projeto “Alunos Conectados” – RNP/MEC, para os alunos regularmente matriculados neste câmpus, conforme critérios estabelecidos no presente edital.
1. Das disposições gerais
1.1. Em suporte às ações emergenciais de educação, pesquisa e assistência ao ensino, em apoio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a RNP, por orientação do MEC e sob a coordenação da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), está promovendo a contratação emergencial de pacote de dados móveis, do Serviço Móvel Pessoal (SMP), para estudantes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para desenvolvimento e continuidade de suas atividades acadêmicas remotas, fora de sua instituição de ensino, de forma emergencial, em adaptação e inclusão segura, no contexto da pandemia da COVID-19. 1.2. O projeto consiste na cessão de chip de telefonia celular com pacote entre 5 e 20 GB por mês, para acesso à internet. O chip fornecido não possui franquia de voz ou SMS, sendo de uso exclusivo para dados.
2. Dos requisitos para participação
2.1. Estar regularmente matriculado(a) em um curso de educação básica ou superior no IFSP; 2.2. Autodeclarar renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 1.650,00 (Um mil e seiscentos e cinquenta reais).
3. Dos procedimentos para a inscrição
3.1. A inscrição terá fluxo contínuo e será por meio do preenchimento do formulário eletrônico, considerando as datas expressas abaixo:
Mês |
Data limite para solicitação |
Fevereiro |
10/03/2021 |
Março |
10/04/2021 |
Abril |
10/05/2021 |
Maio |
10/06/2021 |
Junho |
10/07/2021 |
3.2. No ato da inscrição, o/a estudante irá informar seus dados pessoais, econômicos e acadêmicos, além de confirmar a necessidade e interesse em participar do Projeto Alunos Conectados;
3.3. Ao manifestar interesse em participar da ação, o/a estudante declarará que todas as informações prestadas no questionário são verdadeiras e assumirá a inteira responsabilidade por elas;
3.4. O link para o preenchimento do formulário de inscrição será: https://enquetes.gru.ifsp.edu.br/index.php/991258
Mais informações ler o EDITAL N.º 009/2021, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2021
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 16/06/2021, 07h42
- publicado
- 26/02/21
- 20h42
Redes Sociais