Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Última atualização em Quinta, 17 de Abril de 2025, 14h32

Certificação ENEM/ENCCEJA

banner encceja inf

Certificados de conclusão do Ensino Médio ou Declarações Parciais de Proficiência – ENCCEJA: 

Por caso fortuito, informamos que a data de 15/04/2018, anteriormente prevista para a solicitação dos Documentos de Certificados de Conclusão de Ensino Médio ou Declarações Parciais de Proficiência, com base nos resultados do exame do ENCCEJA  2017, foi alterada sendo disponibilizada a nova data de 23/04/2018 para solicitação do documento cabível.

1- Candidatos que indicaram o IFSP como unidade certificadora, a partir do ENCCEJA 2017, devem atentar ao link correto para solicitar o Certificado ou a Declaração Parcial de Proficiência.

Para solicitar o Certificado ou a Declaração Parcial de Proficiência com somente as notas do Encceja 2017, o candidato deverá utilizar o seguinte link:

 http://diplomas.ifsp.edu.br/consultaencceja.aspx

 Para solicitar o Certificado ou a Declaração Parcial de Proficiência com a junção de notas do Encceja 2017 e das edições do ENEM de 2010 a 2016, sendo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo indicado sempre como unidade certificadora, o candidato deverá utilizar o seguinte link:

http://diplomas.ifsp.edu.br/consultaencceja.aspx

 Para solicitar o Certificado ou a Declaração Parcial de Proficiência com somente as notas do ENEM de 2010 a 2016, o candidato deverá utilizar o seguinte link:

http://diplomas.ifsp.edu.br/consultaEnem.aspx

Edital nº 69/2018 

Errata nº 1 

Edital nº 88/2018 – Junção de Notas

 2 - A partir do dia 23 de abril você poderá companhar sua solicitação até que no status apareça "disponível para retirada". Se neste intervalo o candidato necessitar de declaração, basta imprimir a declaração.

  3 - Para retirar o documento solicitado, o candidato deverá comparecer ao câmpus indicado munido dos seguintes documentos:

Original e cópia do documento de identidade com foto.

Original e cópia do CPF.

Original e cópia da certidão de nascimento ou casamento.

Boletim Individual com as notas obtidas no ENCCEJA, e do ENEM, quando for o caso, de acordo com a edição do documento solicitado.

ATENÇÃO CANDIDATO

Verifique junto ao câmpus  indicado para a retirada do documento os dias e horários de atendimento - no seguinte link é possível verificar os dados dos câmpus - http://www.ifsp.edu.br/

OBSERVAÇÃO:

Na impossibilidade de comparecer, o candidato poderá nomear um representante, através de procuração específica para este fim, com reconhecimento de firma em cartório.

Na retirada, além da procuração, o representante deverá apresentar original e cópia do documento de identificação oficial com foto, bem como, os documentos do candidato relacionados no item 3.

4 - Certificados validados  

Em atendimento ao disposto na Portaria INEP nº 179, de 28/04/2014, em seu artigo 4º, paragráfo 2º e de acordo com os dados informados pelos câmpus certificadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, publica-se a relação de participantes que já retiraram o Certificado de Conclusão do Ensino Médio com a utilização dos resultados obtidos no Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA a partir da edição 2017 e do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM a partir da edição 2010:

Certificados ENEM e ENCCEJA - Validados - 18/12/2017 (Tipo PDF, tamanho 3,53MB)

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 23/04/2018, 14h28

  • publicado
  • 23/04/18
  • 14h25

Questionário sobre DPS para os alunos do Técnico em Informática

banner quest dps

 

Alunos do curso técnico em Informática para Internet, responda este questionário de levantamento de matérias em dependência (DP)

Clique aqui e responda o questionário

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 27/04/2018, 14h06

  • publicado
  • 20/04/18
  • 15h16

Resultado - Cursinho Popular do IFSP Guarulhos

banner cur popur

TURMA DA TARDE - 40 vagas
(14h20 às 18h)
TURMA DA NOITE - 40 vagas
(19h às 22h20)

MATRÍCULA por ordem de chegada presencialmente na Coordenadoria de Extensão (CEX), excepcionalmente o atendimento será na sala G-03, até o dia 27/04/2018 de segunda a sexta feira, das 09h00 às 19h00.

*Trazer original e cópia dos documentos*
I. Carteira de identidade ou documento oficial com foto;
II. CPF;
III. Comprovante de endereço recente;
IV. Atestado de matrícula no ensino médio em Escola Pública ou certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio em Escola Pública;
V. Comprovação da condição de baixa renda por meio da apresentação da Folha Resumo do Cadastro Único que pode ser solicitada no setor do ACESSUAS Trabalho, localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima, 375, Guarulhos ou no Consulta Cidadão do Ministério do Desenvolvimento Social. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30 Telefone 2087-4262.
VI. Autorização dos pais ou responsável legal no caso de o candidato ser menor de idade;
VII. Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s);

Para maiores informações leia o edital ou compareça a Coordenadoria de Extensão - Sala G05 ou pelo telefone 2304-4254

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 03/05/2018, 18h20

  • publicado
  • 20/04/18
  • 14h57

Reunião de Pais

banner reu pais 5

Convidamos todos para a Reunião de Pais dos Alunos (1º. anos e 2º. anos) do Ensino Médio Integrado a ocorrer no dia 05/05/2018 das 10h00 às 12h00 no Auditório.

Contamos com a participação de todos!

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 19/04/2018, 14h47

  • publicado
  • 19/04/18
  • 14h47

Resultado - Curso Gratuito - Introdução a técnica do entrelace

banner cur entr 18R

Inscrições e Matrículas por ordem de chegada ou até o preenchimento das vagas, de 18/04/2018 a 25/04/2018 de segunda a sexta feira, das 09h00 às 19h00, o atendimento nos dias descriminados abaixo terá as seguintes alterações:
Entre os dias 23/04 a 25/04/2018, o atendimento será somente das 09h00 às 13h00;

Trazer original e cópia dos seguintes documentos:
I. Carteira de identidade ou documento oficial com foto;
II. CPF;
III. Comprovante de endereço recente;
IV. Auto declaração de Baixa Renda (Anexo I)
V. Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s);

Público Alvo: Pessoas com aptidão para técnicas de artesanato e/ou que tenham interesse em aprender; População de baixa renda; Idade mínima de 18 anos.

Turma às quartas-feiras das 17h00 às 21h15

Atenção! Os trabalhos são feitos com fio de nylon (linha de pescar), que pode dificultar a visão no período da noite.

Maiores Informações entre em contato pelo telefone (11) 2304-4254

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 08/05/2018, 18h59

  • publicado
  • 18/04/18
  • 16h51

Resultado - Curso Gratuito - Comunicação em Língua Inglesa Básico I

banner cur ing bas18r

Inscrições e Matrículas por ordem de chegada ou até o preenchimento das vagas, de 18/04/2018 a 03/05/2018, de segunda a sexta feira sendo que:
- De 18/04 a 20/04 o atendimento será das 09h00 às 19h00;
- De 23/04 a 27/04 o atendimento será das 09h00 às 13h00 e
- Dias 02 e 03 de maio, atendimento será das 14h00 às 19h00.

Trazer original e cópia dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade ou documento oficial com foto;
- CPF;
- Comprovante de endereço recente;
- Declaração de matrícula cursando a partir da 2ª série do Ensino Médio ou certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Autorização dos pais ou responsável legal no caso de o candidato ser menor de idade;
- Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à vaga específica

Público Alvo: Pessoas da comunidade externa, além de alunos e servidores do IFSP-Câmpus GRU, cursando a partir da 2ª série do Ensino Médio ou já ter concluído.

Turma às terças-feiras das 17h00 às 19h00

Maiores Informações entre em contato pelo telefone (11) 2304-4254

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 04/05/2018, 18h57

  • publicado
  • 18/04/18
  • 16h44

Comunicado - Microsoft Imagine

banner mic imag

Prezados(as),

Informamos que nosso contrato do programa Microsoft Imagine expirou e já solicitamos a renovação.

Entraremos em contato com todos os alunos matriculados quando nossa renovação for aprovada.

Qualquer dúvida, estamos a disposição!!

Obrigado!

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 20/04/2018, 15h12

  • publicado
  • 18/04/18
  • 10h04

Resultado - Curso Gratuito - Idiomas - Vagas Remanescentes

banner cur idi vr

Inscrições e Matrículas por ordem de chegada ou até o preenchimento das vagas remanescentes para os cursos de Comunicação e Cultura em Língua Inglesa Intermediário I e Introdução à Língua Japonesa 2 , de 16/04/18 a 20/04/2018 de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00,
Trazer original e cópia dos seguintes documentos:
I. Carteira de identidade ou documento oficial com foto; II. CPF; III. Comprovante de endereço recente;
IV. Comprovante de matrícula no Ensino Médio ou mais V. Para o Curso de Língua Inglesa Intermediário
1 apresentar o Certificado de Conclusão de Curso de Inglês Pré-Intemediário I, cursado no IFSP-Câmpus GR,
ou outra instituição. VI. Para o Curso de Língua Japonesa 2 – apresentar o Certificado ou Declaração
de realização de curso de Introdução à Língua Japonesa.
VII. Autorização dos pais ou responsável legal no caso de o candidato ser menor de idade;
VIII. Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s);
Publico Alvo: Interessados matriculados no Ensino Médio ou mais, que tenham cursado o nível anterior ao curso pretendido, conforme Edital 0253/2018.
Curso de Língua Inglesa Intermediário 1 - Aulas quartas-feiras no horário das 18h30 às 20h30 Início em 25/04/2018
Curso de Língua Japonesa 2 – Aulas quartas-feiras no horário das 15h00 às 17h00 - Início em 25/04/2018
Maiores Informações entre em contato pelo telefone (11) 2304-4254

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 23/04/2018, 15h07

  • publicado
  • 16/04/18
  • 18h01

I Ciclo de Palestras sobre Direitos Humanos

banner ciclo direitos

Os participantes que desejarem obter certificado de participação, deverão se cadastrar na página do evento e enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. as seguinte informações para a Coordenadoria de Extensão: Nome completo, nº do CPF e título da palestra.

Programação

24/04/2018

09h30 - "Vivência sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência: Equipe da Subsecretaria de Acessibilidade de Guarulhos composta pela Pedagoga Vanessa Carrilho Lanzarotto, especialista em Escolarização, Diversidade e Ensino para pessoas com deficiência visual; Tania Cristina da Costa, historiadora e advogada, Psicóloga Fernanda de Oliveira Nascimento e Pedagoga Daniella Brito Gomes Reis"*
16h - Abertura - Pró-Reitor de Extensão - Prof. Wilson de Andrade Matos; Diretor Geral do Campus, Prof. Ricardo Agostinho de Rezende Jr.; Coordenador de Extensão, Prof. João Alves Pacheco
17h - O Racismo nas Escolas - Palestrante: Prof.ª Me. Cristiane Santana Silva - Exerceu a função de técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, no Núcleo de Educação Étnico-racial. É mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP), projeto desenvolvido com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
19h30 - O direito a uma educação pública gratuíta e laica - Palestrante - Prof.ª Dra. Lisete Arelaro - Professora Titular do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP e foi Diretora da Faculdade de Educação da USP (gestão 2010/2014). Exerceu várias funções públicas, tendo sido Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Cidade de Diadema/SP (1993/96 e 2001/02);

 

25/04/2018

09h30 - "Vivência sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência: Equipe da Subsecretaria de Acessibilidade de Guarulhos composta pela Pedagoga Vanessa Carrilho Lanzarotto, especialista em Escolarização, Diversidade e Ensino para pessoas com deficiência visual; Tania Cristina da Costa, historiadora e advogada, Psicóloga Fernanda de Oliveira Nascimento e Pedagoga Daniella Brito Gomes Reis"*
16h - Conhecimento em xeque: Pós-Verdade e Fake News - oficina sobre a disseminação de notícias falsas nas redes sociais e como avaliar as fontes - Jornalista Juliana Salles - Mestranda na linha de pesquisa Comunicação e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM-USP) desde 2017. Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (2015). É membro do grupo de pesquisa "Movimentos Sociais, Cultura, Comunicação e Território na América Latina", do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC-USP) desde 2016. Tem experiência na área de Comunicação, com produção de reportagens para veículos web, assessoria de comunicação, social media e assistência a produção de séries jornalísticas em programas televisivos.*
19h30 - O racismo como elemento estrutural na formação da sociedade brasileira - Palestrante: Prof. Dr. Dennis de Oliveira - Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP e do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP e coordenador do CELACC (Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação), vice-líder do Alterjor (Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular) e membro do Neinb (Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro), todos da Universidade de São Paulo.

 

26/04/2018

10h30 - Palestra sobre Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência - Equipe da Subsecretaria de Acessibilidade do município de Guarulhos
17h - O Impacto do Genocídio da Juventude Negra nas Mulheres e na Comunidade - Palestrante: Prof. Me. Valdenia Aparecida Paulino Lafranchi. Me. em Direito Social, advogada, pedagoga, defensora e ativista de direitos humanos. Especialista em Violência Doméstica e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes - USP/SP (2005). Integrante da Direção do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDECA Sapopemba) e coordenadora de formação em direitos humanos do Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (CDHS) em São Paulo.
19h30 - "O processo histórico e a fundamentação legal dos Direitos Humanos - Palestrante - Dr. Davi Quintanilha Failde de Azevedo - Defensor Público do Estado de São Paulo. Coordenador Auxiliar do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (CONDEPE), especialista em Direitos Humanos e Acesso à Justiça pela FGV e mestrando em Direitos Humanos pela USP."

* Atividades exclusivas para nossos estudantes do Ensino Médio Integrado

Clique aqui para realizar sua Inscrição

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 27/04/2018, 20h08

  • publicado
  • 16/04/18
  • 15h52

PAP 1º semestre de 2018 - Resultado preliminar

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 16/04/2018, 13h45

  • publicado
  • 13/04/18
  • 19h46
Fim do conteúdo da página