Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Última atualização em Segunda, 28 de Abril de 2025, 09h46

Convocação para entrega de lanches

Os alunos, que manifestaram interesse e constam na lista abaixo, devem comparecer ao campus nas seguintes datas:

Quinta-feira (20/08), todos os estudantes.

Sexta-feira (21/08), todos os estudantes.

Todos devem portar a carteirinha e uma bolsa grande, para realizar a retirada dos lanches secos.

Pedimos atenção com o momento que atravessamos e reforçamos que dobrem os cuidados ao sair de casa cuidando da proteção e higiene própria e dos demais, além de guardar distância segura em todos os momentos.

Os períodos de entrega serão:

Manhã 09:00 as 12:00

Tarde 14:00 as 16:00

Noite 19:00 as 19:15

Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atenciosamente,

Coordenadoria de Apoio ao Ensino

Lista para Retirada de Lanches 

Dia/Horário

20/08 e 21/08

Manhã

                       

GU3011828                           

GU3005771                           

GU3010724                           

GU3011143                           

GU3012701                           

GU3006654                           

GU3005968                           

GU3011097                           

GU3008592                           

GU1810618                           

GU1810049                           

GU1810464                           

GU3011399                           

GU3008151                           

GU1800469                           

GU1810138                           

GU3010619                           

GU1800825                           

GU3005755                           

GU3013367                           

GU3008797                           

GU3004821                           

GU3010694                           

GU1810391                           

GU3012638                           

GU201002X                          

GU3004589                           

GU3005763                           

GU3009742                           

GU1810791                           

GU3001024                           

GU3003132                           

GU1662376                           

GU3013049                           

GU3010589                           

GU1162934                           

GU1660187                           

GU3009793                           

GU3010678                           

GU3005887                           

GU3010431                           

GU3010481                           

GU3004571                           

GU3003159                           

GU1810065                           

GU3012387                           

Tarde

GU3006778                           

GU3011101                           

GU1461206                           

GU1560166                           

GU3010058                           

GU3008584                           

GU3006841                           

GU3011798                           

GU3008916                           

GU1810481                           

GU3009904                           

GU3008843                           

GU1801562                           

GU300578X                          

GU3002403                           

GU3006671                           

GU301004X                          

GU3006867                           

GU2010755                           

GU1810715                           

GU3011038                           

GU1801601                           

GU3003892                           

GU3000826                           

GU1661221                           

GU1810324                           

GU300838X                          

GU3010651                           

GU3005992                           

GU3006581                           

GU3012859                           

GU1561626                           

GU3007715                           

GU1760548                           

GU3006972                           

GU1810201                           

GU300595X                          

GU301276X                          

GU3006441                           

GU3010813                           

GU301083X                          

GU181060X                          

GU3005704                           

GU3007138                           

GU1700731                           

GU1810669                           

GU1761307                           

GU2010241                           

GU3008223                           

GU3010902                           

GU3003884                           

GU3005356                           

GU3010104                           

GU1810171                           

Noite

GU3006026                           

GU3011089                           

GU3007928                           

GU3007791                           

GU1810707                           

GU3007073                           

GU3003639                           

GU3007197                           

GU1661981                           

GU3010686                           

GU3005917                           

GU3007855                           

GU180054X                          

GU3007201                           

GU3009289                           

GU1900048                           

GU2010291                           

GU3007294                           

GU3009939                           

GU3007944                           

GU1800531                                       

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 17/08/2020, 15h18

  • publicado
  • 17/08/20
  • 15h12

Sarau online - 17/08/2020

sarau

Sarau Poético: poesia como acolhimento em tempos de distanciamento

Se eu rio

É porque não tem lágrima

Mas quando o poema se alastra

É pipoca explodindo na alma

(Dinha, “Porque o poema também é vingança”. In: DINHA. De passagem mas não de passeio. São Paulo, Global, 2008)

Março de 2020: com o avanço da pandemia do novo Coronavírus, entramos em período de quarentena, considerada uma das principais estratégias para conter o avança do vírus e preservar vidas. Esse cenário nos colocou numa situação nova e repleta de incertezas e desafios, culminando na suspensão temporária das atividades presenciais.

Junho de 2020: com a continuidade da quarentena, decorrente de um cenário político, social, econômico e de saúde pública e com poucas perspectivas de um retorno presencial a curto e médio prazo, começam as discussões e planejamentos para um retorno com atividades não presenciais.

Agosto de 2020: lançamo-nos a um novo desafio – o início das atividades não presenciais!

Mirando esse percurso, uma questão se coloca: somos, agora, as mesmas pessoas do início do processo? A pergunta torna-se retórica, quando consideramos que certamente fomos e continuamos sendo transformadas/os por uma experiência social inédita e permeada por dúvidas.

Assim, do mesmo modo que tivemos toda uma preparação do ponto de vista objetivo para esse retorno: ferramentas, metodologias, logística, entre outros, urge também uma preparação do ponto de vista subjetivo.

A arte e, em especial, a poesia são espaços bastante férteis para manifestação das subjetividades e acolhimento das nossas experiências, permitindo-nos externar e refletir sobre o sentido, o vivido, o experienciado.

Por isso, convidamos a todos para a realização de um Sarau Poético como início das nossas atividades! Vale tudo:
üPara quem escreve, traga seus poemas!
üPara quem não escreve, mas tem vontade de fazê-lo: que tal se arriscar agora?
üPara quem não escreve, mas tem um poema que gosta muito: que tal compartilhar?
üPara quem só quer apreciar: seja bem-vinda/o!

A ideia é termos uma possibilidade de nos aproximar por meio da poesia! É fazer um carinho em forma de palavras! É poder estreitar laços, mesmo distantes!

O Sarau acontecerá 17/08/2020, às 18h, com transmissão pelo Canal do Youtube do Câmpus.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 17/08/2020, 14h53

  • publicado
  • 17/08/20
  • 14h18

Vaga de estágio

Cartaz 31846 1

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 13/08/2020, 12h15

  • publicado
  • 13/08/20
  • 12h05

Convite para o "I Ciclo de Seminários GEFIL." (12-08-2020)

GEFIL
 
O Grupo de Estudos Filosóficos do Campus Guarulhos (GEFIL), coordenado pelo Prof. Dr. João Eduardo Navachi, convida a todos para o quarto encontro do "I Ciclo de Seminários do GEFIL", com a temática "Mito e Filosofia". O evento busca promover uma aproximação entre um modo de pensar construído a partir de imagens (Mítico/poético) e um pensamento erigido através de conceitos (Filosófico). O ciclo de seminários surge ainda com o intuito de incentivar o protagonismo juvenil e o diálogo entre os discentes e a comunidade interna e externa ao campus Guarulhos, criando um contexto de interação e afetividade, principalmente neste momento, no qual, por medidas de segurança, o isolamento social se faz necessário.
Em nosso último encontro, o estudante Pedro Ribeiro apresentou o seminário "Orfeu e os mistérios da psychê", no qual destacou as características inerentes ao conceito de alma construído a partir do mito de Orfeu pela tradição órfica. 
Na próxima quarta-feira, 12-08-2020, às 18h, teremos o seminário "Hesíodo e o valor do trabalho" que será apresentado pela estudante do ensino médio integrado e integrante do GEFIL, Ana Maísa do Nascimento. 
Até lá!
Coordenação e mediação do evento: Prof. Dr. João Eduardo Navachi (IFSP-GRU)
Obs: para um melhor aproveitamento do seminário sugerimos a leitura do artigo presente no seguinte link: 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 11/08/2020, 11h26

  • publicado
  • 10/08/20
  • 17h21

Merenda seca

O câmpus Guarulhos do IFSP está fornecendo lanches secos MENSALMENTE aos estudantes dos cursos técnicos, médio e superiores, todos os alunos podem receber independente de curso ou situação financeira. Esta ação tem o propósito, neste momento delicado que todos atravessam que é a pandemia do Novo Corona Vírus - COVID-19, de auxiliar nossos estudantes de forma ampliada. Salientamos que esta ação ter caráter temporário enquanto estiveram ativas as medidas de distanciamento social determinadas pelas autoridades governamentais e serão interrompidas após o retorno às atividades letivas presenciais no câmpus.

Esta entrega de merenda seca é diferente da entrega dos kits de alimentação com itens como arroz, feijão, leite em pó, etc que serão distribuídos especificamente aos alunos em vulnerabilidade que já solicitaram.

Assim, para que o estudante possa receber a merenda seca é necessário o cumprimento de algumas ações todo mês, a saber:

• Preencher o formulário, cujo endereço eletrônico aparece na sequência indicando nome, número do prontuário, e melhor período para a retirada dos lanches (manhã, tarde ou noite), que será presencial:
Endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/1cEuh6qoRbBixfgd85gw_hlA7DHNymak3N8s2rGIYuSU/edit?chromeless=1#responses
• Comparecer ao campus em data a ser divulgada por meio de nosso portal, portando uma bolsa que comporte o transporte de vários conjuntos de lanches, compostos de bolinhos, biscoitos e bebida láctea.
• A divulgação das datas das entregas mensais sempre são divulgadas em nosso site.

Serão atendidos todos os estudantes que manifestarem o interesse por meio do preenchimento do formulário, que ficará disponível até 14/08/20.

O calendário de retirada dos lanches, seguirá as recomendações das autoridades no combate a COVID-19 e é importante que o estudante faça a opção pelo melhor período para a retirada dos itens.

Pedimos atenção com o momento que atravessamos e reforçamos que dobrem os cuidados ao sair de casa cuidando da proteção e higiene próprias e dos demais, além de guardar distância segura em todos os momentos.

Os estudantes que se enquadrem em algum grupo de risco da COVID-19 poderão enviar um representante, desde que esteja devidamente indicado no formulário e apresente documento de identificação oficial.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 07/08/2020, 18h11

  • publicado
  • 07/08/20
  • 18h02

Seleção de Bolsista de Extensão

Inscrição de 10 a 14/08/2020

Enviar a documentação escaneada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Documentos: 

1.Declaração Negativa de Vínculo Empregatício;
2.Formulário de inscrição preenchido;
3.Cópia do RG e CPF do aluno;
4.Histórico escolar parcial, disponível no sistema SUAP, para atendimento dos critérios acadêmicos apresentados nos projetos (conforme Anexo I);

Cronograma:

Atividades

Data/período

Inscrição - Entrega dos documentos

10 a 14/08/2020

Entrevistas com os servidores responsáveis pelos projetos

Dia 18/08 das 15h às 16h30

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/william-vieira

Divulgação do resultado final

20/08/2020

Período de entrega de documentos dos candidatos  aprovados

25/08/2020

Início das atividades do projeto

01/09/2020

As dúvidas devem ser sanadas através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 20/08/2020, 09h56

  • publicado
  • 07/08/20
  • 17h40

Resultado Final - Preceptores Residência Pedagógica

Edital para seleção de professores preceptores para o Programa Residência Pedagógica.

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 10/09/2020, 10h37

  • publicado
  • 07/08/20
  • 17h22

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ATRAVÉS DE COMPROVAÇÃO DE CONHECIMENTOS

Extraordinário Aproveitamento de Estudos (EXAPE)

O EXAPE é o instrumento previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), pelo qual o estudante comprova, por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, que possui conhecimentos, habilidades e competências específicos da área de conhecimento do componente curricular do Curso de Graduação.

Os alunos que tenham interesse em solicitar o EXAPE, deverão ler atentamente a Instrução Normativa nº 004, de 12 de maio de 2020 e encaminhar a documentação pertinente, junto com todos os anexos para o Email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Instrução Normativa nº 004, de 12 de maio de 2020

 Reconhecimento de Saberes e Competências Profissionais (RESAB) dos cursos técnicos concomitante/subsequente

O Reconhecimento de Saberes e Competências Profissionais (RESAB) é o instrumento previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), por meio do qual a instituição de ensino realiza o reconhecimento dos saberes, habilidades e competências requeridos pelo perfil profissional de conclusão do curso e para o exercício das atividades laborais, que o estudante regularmente matriculado em seus cursos de educação profissional comprova, por meio de instrumentos de avaliação, aplicados por banca examinadora.

Os alunos que tenham interesse em solicitar o RESAB, deverão ler atentamente a Instrução Normativa nº 003, de 11 de maio de 2020 e encaminhar a documentação pertinente, junto com todos os anexos para o Email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Instrução Normativa nº 003, de 11 de maio de 2020

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 07/08/2020, 10h38

  • publicado
  • 07/08/20
  • 10h38

Colação de grau virtual - Inscrições deferidas

COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS GUARULHOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

O Câmpus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, com base na Instrução Normativa PRE/IFSP n.º 005, de 16 de Junho de 2020, publicada pela Pró-Reitoria de Ensino do IFSP, estabelece os procedimentos para realização da colação de grau dos cursos superiores do Câmpus Guarulhos.

Cronograma
Período de inscrições 03/08/2020 a 19/08/2020
Publicação das inscrições deferidas 21/08/2020
Período para protocolação de recursos 21/08/2020 a 25/08/2020
Publicação da listagem final   28/08/2020 
Realização de teste de ambiente online 31/08/2020
Realização da cerimônia virtual 02/09/2020 às 19h30

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 O prazo para inscrição será do dia 03 de agosto de 2020 a 19 de agosto de 2020, sem prorrogações.

1.2 Só serão aceitas inscrições efetivadas pela internet, utilizando a aba requerimentos do SUAP (http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article.html?id=1208).

1.3 A solicitação de colação de grau deverá ser feita pelo(a) aluno(a) que colará grau ou por seu responsável legal, quando menor de idade.

1.4 O(a) formando(a) deverá preencher o requerimento eletrônico e encaminhar para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. as cópias dos seguintes documentos, em formato .pdf

    RG (não será aceito CNH);

    Certidão de nascimento ou casamento;

    Histórico escolar do ensino médio (frente e verso).

2. DOS REQUISITOS

2.1 Terá direito a colação de grau os alunos que tenham concluído todos os requisitos de conclusão de seu respectivo curso, dentro do período máximo de integralização.

2.2  O aluno formando deverá estar em dia com a Coordenadoria de Biblioteca, que deverá consultar se existem pendências e/ou empréstimos em aberto em nome do aluno formando e se o trabalho de conclusão de curso foi entregue conforme regras estabelecidas.

2.3 O aluno formando deverá estar em dia com a Coordenadoria de Extensão, que consultará se existem pendências em nome do aluno formando.

2.4 O aluno que ainda não tenha entregado e validado as atividades complementares, deverá entrar em contato com a coordenação de seu respectivo curso para realizar o envio.

2.5 A Diretoria Adjunta Educacional consultará a realização do ENADE de todos os estudantes que solicitaram a colação e estão com essa pendência.

3. DA EMISSÃO DE DOCUMENTOS

3.1 Será disponibilizado no SUAP, em até 3 dias úteis, a declaração de conclusão a todos os formados que participaram da cerimônia de outorga de grau.

3.2 Os diplomas dos alunos formados serão solicitados de forma automática e o câmpus entrará em contato via email agendando a retirada, quando disponíveis.

3.3 Caso algum aluno tenha urgência para emissão do diploma, deverá enviar as devidas justificativas ao email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. após a colação.

4. CERIMÔNIA ONLINE

4.1 A cerimônia ocorrerá de forma online através de uma plataforma de videoconferência (poderá ser o Google Meet, Microsoft Teams ou plataformas da RNP) e terá transmissão ao vivo pelo canal do Câmpus Guarulhos no YouTube.

4.2 Os alunos que enviarem a documentação para realização desta cerimônia autoriza o uso de imagem e som pela Instituição que a transmitirá publicamente no YouTube.

4.3 Será disponibilizado um teste de imagem e som a todos que participarão da cerimônia, no dia 31 de  agosto de 2020.

4.4 O câmpus não se responsabiliza pelo mau funcionamento e/ou queda de conexão que possa ocorrer por parte do formando.

4.5 Os alunos que não dispões de recursos técnicos/tecnológicos deverão encaminhar um email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. informando as necessidades.

4.6 A Ata de Colação de Garu deverá ser assinada pelo estudante, pela Coordenação de Curso, pela Coordenação de Registros Acadêmicos e pelas autoridades presentes.

Relação das inscrições deferidas

Listagem dos alunos que colarão grau

Coordenadoria de Registros Acadêmicos

Avenida Salgado Filho, 3501, Vila Rio de Janeiro, GUARULHOS / SP, CEP 07115-000

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 31/08/2020, 13h43

  • publicado
  • 04/08/20
  • 18h08

Cancelamento de disciplinas e trancamento de matrícula

Cancelamento de matrícula em disciplinas

De acordo com a portaria Nº 2764, de 31 de julho de 2020, o aluno(a) do ensino superior, poderá requerer o cancelamento de matrícula em disciplinas no período de distanciamento social. Os cancelamentos só serão atendidos mediante requisição no SUAP, conforme instruções (http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article.html?id=1208)

Trancamento de matrícula

De acordo com a portaria Nº 2764, de 31 de julho de 2020, artigo 13 § 3, está autorizado o trancamento de matrícula durante todo o período de reposição do calendário acadêmico, ficando autorizado excepcionalmente neste período, o trancamento de matrícula no primeiro período. Os pedidos de trancamento deverão ser protocolados via SUAP conforme orientação (http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article.html?id=1208)

* O trancamento de matrícula no primeiro período do curso foi revogado não sendo mais válido desde o primeiro semestre de 2021.

Ficou com dúvida? A Secretaria está disponível para te ajudar através do nosso Email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 26/05/2021, 14h08

  • publicado
  • 03/08/20
  • 07h21
Fim do conteúdo da página