Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Uncategorized

Última atualização em Sábado, 26 de Abril de 2025, 03h12

PIBISP 2024

banner pibifsp 2023

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP) tem como objetivos despertar a vocação científica entre os estudantes de nível médio e superior através da participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

A interação entre pesquisadores produtivos e alunos de diferentes níveis de ensino visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico, crítico e criativo, o interesse pela pós-graduação e o surgimento de grupos de pesquisa no IFSP.

Edição 2024
Foram abertas, nos dias 05/12/2023 e 06/12/2023, as inscrições de projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (PIBIFSP) para o ano de 2024. Este processo é gerenciado pela Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus Guarulhos (CPI/GRU).

O processo de inscrição e avaliação dos projetos está sendo totalmente conduzido via SUAP. Para acesso à inscrição do projeto, deve-se acessar no menu do SUAP o item Pesquisa --> Projetos --> Submeter Projetos, e buscar na lista o edital: [2024 - GRU] Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Edital de Pesquisa.
Todo proponente deve se cadastrar como pesquisador (item Pesquisa --> Projetos --> Tornar-se pesquisador) para ter liberado o acesso para submissão.

Também é recomendável que os pesquisadores de Guarulhos se cadastrem como avaliadores (item Pesquisa --> Projetos --> Tornar-se avaliador) pois todos os câmpus precisarão contar com colegas externos para a avaliação dos projetos, e sabidamente esse é o maior "gargalo" do processo de seleção de projetos.

A Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação está à disposição para auxiliar os proponentes de projetos por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 Ocorrência

Data

Período de Inscrições

 05/10/2023 à 24/11/2023 e
05 e 06/12/2023

Divulgação das propostas homologadas – preliminar

07/12/2023

Período de recurso das propostas não homologadas                                 

08/12/2023 à 11/12/2023

Divulgação das propostas homologadas e do resultado dos pedidos de recurso

12/12/2023

Período de seleção das propostas

13/12/2023 à 11/02/2024

Divulgação do Resultado Preliminar

12/02/2024

Período de Recursos do Resultado Preliminar

13/02/2024 à 14/02/2024

Divulgação do Resultado Final

19/02/2024

Período de indicação e cadastramento do bolsista

20/02/2024 à 11/03/2024

Prazo limite para entrega do Relatório Parcial (Orientador/Bolsista)

28/06/2024

Prazo limite para entrega do Relatório Final (Orientador/Bolsista)

30/11/2024

Para mais informações, leia os Editais n.º GRU.0038/2023, GRU.0039/2023, GRU.0041/2023 e 9/2024 - DRG/GRU/IFSP:

Edital n.º GRU.038/2023, de 5 de outubro de 2023

Edital n.º GRU.039/2023, de 11 de novembro de 2023

Edital n.º GRU.041/2023, de 4 de dezembro de 2023
Edital n.º 9/2024 - DRG/GRU/IFSP - Prorrogação do período de indicação e cadastramento do bolsista 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 16/12/2024, 14h29

  • publicado
  • 06/10/23
  • 20h11

Coordenadoria de Apoio ao Ensino

 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 19/03/2025, 22h30

  • publicado
  • 11/09/23
  • 20h36

GERSE

1676479762360.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Histórico

O GERSE - Grupo de Estudo em Robótica e Sistemas Embarcados foi criado oficialmente em 1º de agosto de 2016 no Campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que busca desenvolver e promover o conhecimento de forma ampla e aberta, entre alunos e comunidade.
O intuito do grupo é desenvolver e promover conhecimento de forma ampla e aberta entre alunos e comunidade, além disso, desenvolver tecnologia, participar de competições em todos os níveis de robótica, em várias modalidades e com diferentes objetivos. Os projetos são todos desenvolvidos a partir de trabalhos elaborados pelos estudantes e supervisionados por professores, utilizando toda a infraestrutura cedida pela instituição e pelas empresas que se disponibilizaram a apoiar o projeto.
Fale conosco através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou por uma de nossas redes sociais:

  Insta Logo

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 24/07/2023, 20h57

  • publicado
  • 24/07/23
  • 19h31

Horário de atendimento

Artboard 1 copy 2

MinDaEducacao

 

 

Av. Salgado Filho, 3501 - Vila Rio de Janeiro - Guarulhos - CEP 07115-000
Telefone: (11) 2304-4250
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 07h às 23h.

Clique no link abaixo para consultar o horário de atendimento, o e-mail e o telefone de todos os setores do campus:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO - IFSP CAMPUS GUARULHOS

OBSERVAÇÕES: horários, e-mails e telefones fornecidos pelos respectivos setores, sujeitos a alteração. Os coordenadores de curso não possuem telefone para contato.

Não encontrou o que procurava? Envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 11/03/2025, 14h20

  • publicado
  • 31/05/23
  • 20h20

teste

teste

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 05/05/2023, 12h37

  • publicado
  • 05/05/23
  • 12h37

Oficinas 4.0

Logo.jpeg

O Oficinas 4.0, criado em 2021, tem como objetivo aproximar os alunos de conceitos da Indústria 4.0 e IoT (Internet of Things). Como? Através de projetos práticos definidos pelos professores em parceria com as empresas. Os estudantes têm então o desafio de elaborar soluções que levem em conta as necessidades do mundo real ao mesmo tempo em que solidificam os conhecimentos adquiridos na teoria; os projetos desafiam, estimulam capacidades como criatividade, pensamento prático e trabalho em equipe.
Além disso, os alunos têm a oportunidade de se familiarizar com impressão 3D, e também podem fazer cursos gratuitos ministrados por estudantes de engenharia de automação e controle, onde aprendem conceitos de eletrônica, programação e são introduzidos à automação e robótica. O Oficinas 4.0 vem contribuindo significativamente com a formação dos alunos envolvidos e, consequentemente, ajuda a formar jovens mais preparados para os desafios das carreiras em Exatas.
Confira como foi o processo de seleção de bolsistas anterior e links dos projetos desenvolvidos clicando aqui.
Siga o Oficinas 4.0 no Instagram:

Insta Logo                                                                                                      

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 09/05/2023, 21h08

  • publicado
  • 25/04/23
  • 21h44

Aconteceu no Campus Guarulhos: visita do Presidente da Comissão de Sistematização do PDI 2024-2028

PDI_local_GRU.jpeg

No dia 3 de março de 2023, esteve presente no Campus Guarulhos do IFSP o Presidente da Comissão de Sistematização do PDI 2024-2028, o professor Alcir das Neves Gomes, que conduziu a primeira reunião de 2023 com a comunidade e comissão local. Foram apresentados os aspectos legais do PDI e a importância da participação de toda a comunidade interna (servidores e discentes) e externa (pais, organizações sociais, organizações empresariais e o poder público). Fique por dentro de tudo o que está acontecendo na elaboração do PDI 2024-2028 clicando aqui. Assista a seguir:
Mensagem do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFSP, o professor Bruno Nogueira Luz.
Mensagem do Reitor do IFSP, o professor Silmário Batista dos Santos.

 

 

 

 

 

 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 05/12/2023, 18h14

  • publicado
  • 31/03/23
  • 22h06

Coordenadoria de Contabilidade e Finanças

Cronograma para pagamentos 2023: Ações Universais, Assistência Estudantil e Bolsas:

Cronograma para pagamentos 2023: faturas e notas fiscais diversas:

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 24/11/2022, 21h59

  • publicado
  • 24/11/22
  • 21h28

Lab IFMaker

Histórico

O projeto de implantação de Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica teve início em 2020, por meio da SETEC/MEC, com o objetivo de promover o ensino maker. O projeto busca incentivar estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos a refletir sobre a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela pode ser aplicada nos laboratórios, como suporte ao processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. O objetivo é permitir que os estudantes sejam protagonistas em seu próprio aprendizado e que o envolvimento com as necessidades da sociedade seja estimulado.
O Lab IFMaker Guarulhos começou suas atividades em fevereiro de 2022 em um espaço de 32,61 m2, na sala G08-A, aberto para uso tanto pela comunidade interna quanto externa ao câmpus. O espaço do Lab IFMaker compreende o laboratório de informática e um espaço de coworking. No primeiro semestre de 2023 o Lab IFMaker teve um aumento no número de equipamentos com recursos obtidos por meio de proposta do câmpus Guarulhos contemplada na segunda fase do Edital 35/2020-SETEC/MEC. Dentre os novos equipamentos encontram-se impressoras 3D, incluindo variações de porte, além de 15 notebooks, scanner, cortadora a laser CNC e fresadora CNC.


Instruções para agendamento

  • Para agendar o uso de equipamentos ou espaços do Lab IFMaker é necessário preencher o formulário abaixo com pelo menos 24 horas de antecedência do horário de uso pretendido.
  • Para agendamentos nas segundas-feiras, é necessário fazer o agendamento na semana anterior.
  • O usuário (estudante, docente ou técnico-administrativo) DEVE aguardar a confirmação do agendamento por e-mail.

O procedimento de agendamento tem regras específicas conforme seja desejado o uso de equipamentos ou apenas dos espaços:

O uso dos equipamentos é autorizado para docentes, estudantes e técnico-administrativos. Todos os equipamentos estão sujeitos a disponibilidade e devem ser utilizados exclusivamente nas dependências do Lab IFMaker. Além disso, é obrigatório que o uso dos equipamentos seja supervisionado pelos bolsistas do laboratório e/ou técnicos de laboratório do câmpus.
O uso do espaço do Lab IFMaker é autorizado para docentes, estudantes e técnico-administrativos que desejam realizar algum projeto de ensino, pesquisa ou extensão formalizado nas instâncias competentes do IFSP com um estudante ou grupo de estudantes, para uso ocasional ou contínuo. O espaço do Lab IFMaker conta com 15 computadores desktop, sala de reuniões, datashow e quadro branco.

Formulário para agendamento de equipamentos ou espaços do Lab IFMaker

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 27/05/2024, 20h44

  • publicado
  • 04/10/22
  • 15h32

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 03/08/2022, 20h44

  • publicado
  • 03/08/22
  • 20h22
Fim do conteúdo da página