Últimas notícias
Comunicado: regime de plantão de fim de ano e horário de funcionamento do campus em janeiro de 2026

A Direção Geral em exercício do IFSP Campus Guarulhos comunica que no período de 23 a 30 de dezembro de 2025, os servidores prestarão atendimento em regime de plantão, das 7h às 19h, através dos respectivos e-mails:
I. Assuntos relacionados ao processo seletivo:
Processo Seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2026 nos Cursos Técnicos Integrados, Concomitantes ou Subsequentes ao Ensino Médio: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo Whatsapp: (31)3314-5222.
Comissão do Processo Seletivo do curso de Pós-graduação em Tecnologias Aplicadas à Educação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
II. Assuntos relacionados ao ensino:
Diretoria Adjunta Educacional – DAE: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Registros Acadêmicos (Secretaria) – CRA: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Apoio ao Ensino – CAE: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria Sociopedagógica – CSP: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Biblioteca – CBI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napne: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
III. Assuntos relacionados à pesquisa:
Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação – CPI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
IV. Assuntos relacionados à extensão:
Coordenadoria de Extensão – CEX: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
V. Assuntos relacionados aos cursos em específico:
Técnico em Automação Industrial: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico em Sistemas de Energia Renovável: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tecnologia em Automação Industrial: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Engenharia de Computação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Engenharia de Controle e Automação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Licenciatura em Matemática: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Especialização lato sensu em Computação Aplicada: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Especialização lato sensu em Tecnologias Aplicadas à Educação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VI. Assuntos relacionados à infraestrutura de TI:
Coordenadoria de Tecnologia da Informação – CTI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VII. Assuntos relacionados aos setores administrativos:
Diretoria Adjunta de Administração – DAA: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Gestão de Pessoas – CGP: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Licitações e Contratos – CLT: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Contabilidade e Finanças – CCF: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio – CAP: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VIII. Assuntos relacionados à direção:
Coordenadoria de Apoio à Direção – CDI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Direção-geral – DRG: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O atendimento presencial será em horário reduzido em virtude do recesso escolar e será realizado de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, no período de 5 à 30 de janeiro de 2025. Nesse sentido, é fundamental ressaltar que durante esse período os setores que possuem jornada flexibilizada devem ajustar seus horários de forma a garantir um atendimento ininterrupto dentro das 12 horas de funcionamento do campus, assegurando um total de 12 horas diárias de atendimento ao público. Além disso, é imprescindível que todos os servidores cumpram integralmente suas respectivas jornadas de trabalho, sem redução, e que os setores atualizem o horário de atendimento ao público conforme descrito no Comunicado n.º 1/2025 - DRG/GRU/IFSP, de 22 de dezembro de 2025.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 22/12/2025, 22h24
- publicado
- 22/12/25
- 22h24
Encerramento Oficial da Missão Internacional IFSP Campus Guarulhos – Instituición Universitária Pascual Bravo 2025: “De Medellín ao Brasil: conhecimento que transcende fronteiras”
Saiba como foi a abertura aqui!

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Guarulhos realizou, no dia 5 de dezembro de 2025, a cerimônia oficial de encerramento da Missão Internacional IFSP Campus Guarulhos / Pascual Bravo 2025, consolidando um importante ciclo de cooperação acadêmica, científica e cultural entre o IFSP e a Institución Universitaria Pascual Bravo, de Medellín, Colômbia.
A cerimônia contou com a participação do diretor-geral do IFSP Campus Guarulhos, Diego Azevedo Siviero, que destacou, em sua fala, a relevância das ações de internacionalização para a formação integral dos estudantes e para o fortalecimento da educação pública. O diretor reafirmou o compromisso institucional do campus com iniciativas que ampliem horizontes acadêmicos, promovam o diálogo intercultural e consolidem parcerias internacionais duradouras. Também estavam presentes o coordenador de extensão do IFSP Campus Guarulhos, Robson Ferreira Lopes, coordenador de pesquisa formativa, Carlos Mario Serna Zaluaga, da Institución Universitaria Pascual Bravo entre outros.
Ao longo de duas semanas de intensa programação, professores e estudantes do IFSP Campus Guarulhos atuaram como formadores em oficinas, rodas de conversa e palestras, compartilhando conhecimentos e experiências, especialmente nas áreas de tecnologia, inovação, Inteligência Artificial e Machine Learning. A Missão representou uma oportunidade singular de crescimento profissional e acadêmico para os docentes e discentes envolvidos diretamente na oferta das atividades, além de contribuir para o desenvolvimento de competências interculturais e para o exercício da cooperação internacional na prática.
A presença da comitiva colombiana no campus também impactou positivamente a comunidade acadêmica como um todo. Professores, estudantes e servidores do IFSP Campus Guarulhos puderam vivenciar o cotidiano de um intercâmbio internacional, promovendo trocas culturais, acadêmicas e institucionais que enriqueceram o ambiente formativo e fortaleceram os vínculos entre as duas instituições.
Como resultado concreto da experiência, a Missão Internacional 2025 gerou avanços significativos na cooperação entre o IFSP Campus Guarulhos e a Institución Universitaria Pascual Bravo. Destacam-se a renovação do acordo de cooperação entre as instituições, a elaboração de duas propostas de projetos de pesquisa conjunta, que serão desenvolvidas por estudantes do IFSP Campus Guarulhos e da Pascual Bravo, com orientação compartilhada por um professor de cada instituição, pesquisas conjuntas entre os docentes do IFSP Campus Guarulhos e a Institución Universitaria Pascual Bravo, além do convite para que o IFSP Campus Guarulhos receba formações acadêmicas na Pascual Bravo em 2026, como forma de retribuição e de fortalecimento dos vínculos estabelecidos.
Mais do que o encerramento de uma agenda institucional, a Missão Internacional IFSP–Guarulhos / Pascual Bravo 2025 reafirma o compromisso do Campus Guarulhos com uma educação pública de qualidade, inovadora e conectada ao mundo, consolidando uma trajetória de cooperação construída ao longo dos últimos anos e abrindo caminhos para novas ações conjuntas entre estudantes, professores e gestores das duas instituições. Faça o download deste texto aqui.
*Elizabete Rubliauskas Giachetti - Representante Arinter- IFSP Campus Guarulhos
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 22/12/2025, 22h10
- publicado
- 22/12/25
- 21h25
XV Semana da Matemática e Educação Matemática - Matemática: A professora/O professor que queremos nos tornar
Inscrições e submissões de trabalhos de 15 de dezembro de 2025 a 20 de março de 2026

Estão abertas as inscrições para a XV Semana da Matemática e Educação Matemática, que tem como tema “A professora/O professor que queremos nos tornar: Educação Matemática e os desafios da profissionalização docente” e que ocorrerá de 5 a 7 de maio de 2026 no IFSP Campus Guarulhos. Venha fazer parte deste encontro acadêmico, e junte-se a outras/os professoras/es, pesquisadoras/es e estudantes no compartilhamento de conhecimentos sobre a Educação Matemática. O evento é gratuito! As inscrições e submissões de trabalhos estão disponíveis no link http://bit.ly/gruifsp e vão de 15 de dezembro de 2025 a 20 de março de 2026.
Organizado por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática doIFSP Campus Guarulhos, esta edição tem como objetivo principal promover um espaço de diálogo, reflexão crítica e compartilhamento de experiências sobre os processos de constituição da identidade profissional das/os educadoras/es matemáticas/os. Serão abordados desafios, possibilidades e perspectivas que marcam a profissão docente nos dias atuais.
Por meio de palestras com especialistas convidados, comunicações científicas, relatos de práticas e oficinas formativas, buscaremos explorar dimensões pedagógicas, sociais e políticas da docência, incentivando uma visão colaborativa e transformadora da Educação Matemática.
Vale destacar que o evento será presencial, possibilitando o fortalecimento de redes entre participantes, a troca afetiva e intelectual e a construção coletiva de saberes em um ambiente de acolhimento e aprendizado mútuo.
Não fique de fora desta importante reflexão coletiva! Venha compartilhar suas experiências, inquietações e ideias junto a outras/os professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e interessadas/os na Educação Matemática.
Mais informações no site do evento: http://bit.ly/gruifsp
Contamos com você para pensarmos juntos: que professora/professor queremos nos tornar?
Esperamos por você!
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 19/12/2025, 21h18
- publicado
- 19/12/25
- 11h14
Encceja: saiba como solicitar seu certificado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação da prova do Encceja e pela divulgação dos resultados da edição 2025, emitiu o resultado final para os participantes, no dia 16/12/2025. Para acessar o seu resultado final clique aqui e acesse o site do INEP.
Os participantes que se submeteram ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e obtiveram pontuação mínima para aprovação nas áreas de conhecimento, de acordo com seus respectivos editais, e indicaram o IFSP como instituição certificadora, poderão solicitar sua Declaração Parcial de Proficiência ou seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
Candidatos das edições do Encceja de 2017 a 2025 e dos exames do Enem de 2010 a 2016 podem emitir o Certificado ou Declaração Parcial de Proficiência, caso tenham indicado o IFSP como unidade certificadora. Resultados do Enem 2025 para efeito de certificação, serão esperados em 2026. Confira o Edital nº 271/2025.
Preparamos um pequeno tutorial para você participante emitir o seu certificado (apenas pelo computador, não disponível para smartphone):
O certificado deverá ser solicitado no seguinte link: https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/ . No menu, à esquerda, em "Solicitações" e "Certificação ENEM/ENCCEJA", vai aparecer a seguinte tela:

Se você não recebeu o seu certificado após 48 horas, acesse o seguinte link: https://suap.ifsp.edu.br/encceja_ifsp/consultar_situacao_solicitacao/

Se o documento estiver emitido, irá aparecer a seguinte tela:

Clique em "Baixar Certificado", seu documento frente e verso será conforme modelo abaixo:

Algumas instituições de ensino superior solicitam a autenticação do certificado, para autenticá-lo, acesse o seguinte link: https://suap.ifsp.edu.br/comum/autenticar_documento/
ATENÇÃO: as informações (data de amissão e código de autenticação) para preencher a tela acima você encontrará no verso de seu certificado, conforme modelo abaixo:
A Folha de Registro gerada será conforme ilustração abaixo:

Para imprimir seu certificado, confira o Tutorial de Impressão do Certificado Enem/Encceja ou Declaração Parcial de Proficiência
Importante ressaltar que em hipótese alguma o IFSP fará impressão de certificados, que é de inteira responsabilidade do participante.
O certificado é válido em todo o território nacional.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 18/12/2025, 12h47
- publicado
- 18/12/25
- 12h08
Comunicado de Atendimento da Secretaria

Informamos que excepcionalmente dia 19/12/2025 não haverá atendimento presencial na CRA, somete por e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou requerimento no SUAP
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 16/12/2025, 19h47
- publicado
- 16/12/25
- 17h54
Exposição dos Projetos de Extensão da Computação

Os estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por meio do projeto de Captação de Demandas e Oportunidades, identificaram necessidades da comunidade externa que resultaram em ações de extensão.
A partir dessas demandas, os estudantes desenvolveram soluções por meio do Projeto de Atendimento às Demandas, realizando atividades de prestação de serviços, desenvolvimento de sistemas, capacitações e treinamentos, contribuindo diretamente para o atendimento das necessidades apresentadas.
As ações realizadas serão apresentadas no dia 17 de dezembro de 2025, das 19h30 às 20h30, nos laboratórios F8 e F9, e você é nosso(a) convidado(a) a participar deste momento de socialização e compartilhamento dos resultados.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 16/12/2025, 11h46
- publicado
- 16/12/25
- 11h45
Edital nº265/2025: transferências dos cursos superiores para o 1º semestre de 2026

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) publica o Edital nº 265/2025 de cadastro geral para ingresso em cursos superiores, nas formas de Reopção de Curso, Transferência Interna, Transferência Externa, Reingresso e Portador de Diploma de graduação, dos campi participantes, para o primeiro semestre de 2026.
A inscrição é gratuita e deverá ser realizada entre os dias 06/01/2026 e 20/01/2026, até às 23h59, por meio de formulário online, fazendo login com uma conta no Gmail. Antes de realizar a inscrição, o candidato deve ler atentamente o edital e providenciar os documentos necessários.
Além do preenchimento do formulário, o candidato deve realizar o envio (upload ) dos documentos exigidos, em formato .pdf, nomeados conforme o exemplo no edital. Todos os documentos devem ser legíveis e enviados dentro do prazo estipulado.
Modalidades de ingresso e critérios de participação:
- REOPÇÃO DE CURSO: destinada apenas aos estudantes com matrícula ativa em qualquer curso superior de graduação do IFSP, que desejam mudar apenas o curso, permanecendo no mesmo campus do IFSP onde já estudam.
- TRANSFERÊNCIA INTERNA: destinada apenas aos estudantes com matrícula ativa em qualquer curso superior de graduação do IFSP, que desejam mudar somente de campus, podendo permanecer no mesmo curso ou solicitar mudança para um curso congênere*.
- TRANSFERÊNCIA EXTERNA: destinada aos estudantes com matrícula ativa em curso superior de graduação de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) brasileiras, públicas ou privadas, que desejam estudar no IFSP, podendo permanecer no mesmo curso ou mudar para curso congênere*.
- REINGRESSO: destinado apenas aos estudantes do IFSP, que tiveram suas matrículas canceladas e desejam retornar ao mesmo curso e ao mesmo campus.
- Ingresso para PORTADOR DE DIPLOMA de graduação: destinado a pessoas que já concluíram um curso superior de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e desejam cursar uma nova graduação no IFSP.
* Curso congênere é aquele com estrutura curricular semelhante ao curso de origem.
Os requisitos, documentos, campi e vagas disponíveis, bem como os contatos em caso de dúvidas, estão no edital.
Cronograma:
(publicações sempre após as 20h)
Publicação do Edital: 08/12/2025
Inscrição on-line: 06/01/2026 a 20/01/2026
Entrega dos Documentos (on-line): 06/01/2026 a 20/01/2026
Lista Preliminar de Inscrições: 27/01/2026
Recurso contra a Relação Preliminar de Inscrições: 28 a 29/01/2026
Lista Final de Inscrições: 04/02/2026
Período de Análise da Documentação: 04 a 13/02/2026
Resultado Preliminar: 20/02/2026
Recurso contra o Resultado Preliminar: 23/02/2026
Resultado Final e Orientações sobre Matrículas: a partir de 27/02/2026
Documentos:
Edital nº 265/2025 - publicado em 08/12/2025
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 12/12/2025, 13h48
- publicado
- 12/12/25
- 13h46
Edital nº266/2025: transferências dos cursos técnicos para o 1º semestre de 2026

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) publica o Edital nº 266/2025 de cadastro geral para ingresso em cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio e técnicos integrados ao Ensino Médio, nas formas de Reopção de Curso, Transferências Interna e Externa, Reingresso e Portador de Diploma, dos campi participantes, para o primeiro semestre de 2026.
A inscrição é gratuita e deverá ser realizada entre os dias 06/01/2026 e 20/01/2026, até às 23h59, por meio de formulário online, fazendo login com uma conta no Gmail. Antes de realizar a inscrição, o candidato deve ler atentamente o edital e providenciar os documentos necessários.
Além do preenchimento do formulário, o candidato deve realizar o envio (upload ) dos documentos exigidos, em formato .pdf, nomeados conforme o exemplo no edital. Todos os documentos devem ser legíveis e enviados dentro do prazo estipulado.
Modalidades de ingresso e critérios de participação:
- Reopção de curso: Para estudantes já matriculados em cursos técnicos do IFSP que querem mudar de curso, mas continuar na mesma modalidade (Integrado ou Concomitante/Subsequente) e no mesmo campus.
- Transferência interna: Para estudantes do IFSP que desejam mudar de campus, mantendo o mesmo eixo tecnológico e a mesma modalidade de ensino.
- Transferência externa: Para estudantes de cursos técnicos de outras instituições (públicas ou privadas) que querem estudar no IFSP, mantendo o mesmo eixo tecnológico e modalidade.
- Reingresso: Para ex-alunos do IFSP que abandonaram ou foram desligados do curso e desejam voltar, permanecendo no mesmo curso e campus.
- Portador de diploma: Para quem já concluiu um curso técnico e deseja fazer outro. Essa opção é exclusiva para egressos dos cursos de Manutenção Aeronáutica em Célula ou Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor, ambos oferecidos no Campus São Carlos.
Os requisitos, documentos, campi e vagas disponíveis, bem como os contatos em caso de dúvidas, estão no edital.
Cronograma:
(publicações sempre após as 20h)
Publicação do Edital: 08/12/2025
Inscrição on-line: 06/01/2026 a 20/01/2026
Entrega dos Documentos (on-line): 06/01/2026 a 20/01/2026
Lista Preliminar de Inscrições: 27/01/2026
Recurso contra a Relação Preliminar de Inscrições: 28 a 29/01/2026
Lista Final de Inscrições: 04/02/2026
Período de Análise da Documentação: 04 a 13/02/2026
Resultado Preliminar: 20/02/2026
Recurso contra o Resultado Preliminar: 23/02/2026
Resultado Final e Orientações sobre Matrículas: a partir de 27/02/2026
Documentos:
Edital nº 266/2025 - publicado em 08/12/2025
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 12/12/2025, 13h43
- publicado
- 12/12/25
- 13h42
Encerramento do ano letivo - Ensino médio integrado

Prezados responsáveis,
Gostaríamos de informar o cronograma para o encerramento do ano letivo do Ensino Médio Integrado:
- Encerramento das aulas: 18/12/2025.
- Reavaliação: 19/12/2025, para os alunos que necessitarem.
- Conselho de Classe Deliberativo: 22/12/2025, para discussão e finalização dos resultados finais, que serão disponibilizados via Suap.
Atenção: Em caso de reprovação, haverá uma reunião virtual com os responsáveis no dia 22/12/2025 para esclarecimento de dúvidas.
Atentem-se ao período de rematrícula (12 a 18/01/2026) via Suap.
Retorno às aulas em 05/02/2026.
Agradecemos pela parceria ao longo deste ano e desejamos a todos boas férias!
Atenciosamente,
Coordenação dos Cursos Integrados e Coordenadoria Sociopedagógica
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 11/12/2025, 16h35
- publicado
- 11/12/25
- 16h35
Aviso importante sobre a tramitação de Estágios
📢 Aviso Importante – Tramitação de Estágios
Comunicamos aos interessados que, em razão do recesso de final de ano e das férias docentes previstas no Calendário Acadêmico de 2025, o Setor de Estágio da Coordenadoria de Extensão receberá e tramitará documentos — sejam novos contratos ou aqueles já em curso — conforme o cronograma abaixo:
📅 Antes do recesso
📥 Recebimento de documentos: até 23h59 – 16/12/2025
📝 Tramitação dos documentos recebidos: até 17h – 22/12/2025
⏳ Após o recesso (atendimento parcial)
📥 Recebimento de documentos: das 8h até 23h59 – 05/01/2026
📝 Tramitação dos documentos recebidos: das 8h – 06/01/2026 até 17h – 09/01/2026
🔁 Retorno final
📂 Recebimento e tramitação normal: a partir das 8h – 26/01/2026
⚠️ Atenção
Não assinamos documentos com data retroativa.
Recomendamos que estudantes e empresas observem atentamente os prazos.

Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 11/12/2025, 16h08
- publicado
- 11/12/25
- 15h57
Redes Sociais