Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Bolsista do Campus Guarulhos participa da XIX Jornada de Filosofia da Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Bolsista do Campus Guarulhos participa da XIX Jornada de Filosofia da Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA)

  • Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2024, 23h21
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 23h21
  • Acessos: 428

Banner XIX Jornada Filosofia

No dia 25 de setembro de 2024, às 19h30, a aluna do quarto ano do curso Técnico em Informatica para Internet Integrado ao Ensino Médio Camila do Nascimento Gomes, vinculada à bolsa de ensino do projeto "Filosofia em Perspectiva Africana" do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos, juntamente com o professor Rodrigo Aparecido de Godoi (orientador do projeto) e a professora Juliana Nicolau Santana (co-orientadora do projeto), apresentaram, em modalidade híbrida, a comunicação de trabalho intitulada "A Ética da Serenidade de Amenemope como elemento essencial para a busca pelo equilíbrio humano", na XIX Jornada de Filosofia /XXXI Semana Filosófica/ II Jornada Internacional de Filosofia da Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA) – MG que tratou da temática Decolonialidades.

 Resumo do trabalho: o presente trabalho tem como objetivo explorar questões pertinentes à filosofia africana, tomando como objeto de estudo a ética da serenidade de Amenemope. Serão evidenciadas as principais características desta corrente filosófica, trazendo seus elementos estruturantes, como a balança de Maat e os caminhos da barca, ambos fundamentais para a concepção do equilíbrio humano. Para que seja viável estabelecer uma boa compreensão da proposta, a exposição contará com uma breve introdução que terá como objetivo levantar questionamentos sobre a origem da filosofia, uma vez que é amplamente divulgada e conhecida como sendo na Grécia, concepção eurocêntrica que vem sendo questionada por uma perspectiva pluriversal do conhecimento e do nascimento da atividade filosófica. Nesse contexto, pretende-se abordar a cosmovisão africana, no que diz respeito à necessidade da existência de harmonia entre os elementos que compõem o coração, em que as emoções, motivações, sentimentos e, inclusive, a racionalidade humana residem. Assim, por meio da ética da serenidade, será possível lançar luz sobre um modo pouco conhecido de lidar com questões relacionadas à vida e ao equilíbrio do indivíduo, enriquecendo o debate sobre a produção de conhecimento africano e desmistificando estereótipos e estigmas relacionados a este povo.

XIX Jornada Filosofia 2

*Rodrigo Aparecido de Godoi - docente de Filosofia do Campus Guarulhos do IFSP.

registrado em:
Fim do conteúdo da página