Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Projeto Cidadania Afro-Brasileira: inscrições até 05/03/2024

Projeto Cidadania Afro-Brasileira: inscrições até 05/03/2024

• Publicado: Terça, 05 de Março de 2024, 08h59
  • Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 08h59
  • Acessos: 1013

Alunos negros regularmente matriculados nos cursos de graduação nos campi da região metropolitana, podem se inscrever, até 05 de março de 2024, para participar do Projeto Cidadania Afro-Brasileira, fruto da parceria entre a Educafro Brasil, Zara Brasil e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

educafroPoderão participar alunos cotistas ou não, que ingressaram nos anos de 2023 e 2024, especialmente na área de tecnologia da informação.

O Projeto possui três eixos: bolsas de auxílio-permanência, curso de formação e cidadania afro-brasileira e acompanhamento psicopedagógico.

As bolsas de auxílio variam em três tipos: bolsa de permanência básica, no valor de R$400; bolsa de monitoria, no valor de R$700 e bolsa de estágio, no valor de R$1.000, proporcionando suporte financeiro a todos os participantes do projeto.

O curso de Formação Cidadania Afro-brasileira terá suas aulas aos sábados pela manhã, duas vezes por mês. A não participação acarretará na chamada dos candidatos da lista de espera, conforme edital. O curso consiste na promoção de uma sólida formação em Soft Skills (habilidades e competências), além de aspectos de promoção da saúde mental, cidadania, direitos e outros, buscando atender jovens negros e negras a respeito das questões que envolvem seu processo formativo cidadão, com foco em aspectos de diversidade, equidade racial, direitos humanos e consciência política.

Além disso, todos os selecionados terão acesso a acompanhamento psicopedagógico, uma atividade de abordagem institucional que consistirá no suporte psicopedagógico, visando contribuir com a permanência e continuidade dos alunos, podendo, ser, hora, ora coletivo ou individual, em ações conjuntas com o curso de Formação Cidadania Afro Brasileira e parceiros.

O Campus São Paulo será o pioneiro a sediar o Projeto Cidadania Afro-Brasileira, que tem como objetivo oferecer inclusão educacional de excelência para jovens negros(as), proporcionando apoio financeiro por meio de bolsas de auxílio-permanência, bem como oportunidade de um curso de formação cidadã afro e apoio psicopedagógico em questões de diversidade e equidade racial.

Se você estiver interessado(a) em participar do Projeto Cidadania Afro-Brasileira, confira nosso edital com mais informações aqui.

Se após a leitura do edital ainda ficar alguma dúvida, envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., e especifique no assunto “Projeto Cidadania Afro-Brasileira”.