Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Licenciados em Matemática do IFSP Guarulhos publicam artigo em revista colombiana de ensino de Ciências e Matemática

• Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 16h47
  • Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 21h33
  • Acessos: 814

Os licenciados em Matemática do IFSP Guarulhos, Otavio Paciullo Furquim (ex-bolsista PIBIFSP) e Gabriel Oliveira Pinto, publicaram, no último dia 19 de setembro, artigo na revista colombiana Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias.

O artigo "Uma comparação de conhecimentos sobre a definição e as múltiplas representações de funções antes e depois de uma experiência de formação" é mais um fruto das iniciações científicas realizadas pelos autores quando eram estudantes de licenciatura no IFSP Guarulhos, e investigaram, ao longo de dois anos e meio, dificuldades de alunos do curso de Matemática sobre o conceito e as múltiplas representações de funções. Os artigo pode ser encontrado aqui.

Tendo concluído o curso no ano de 2021, Otavio e Gabriel atuam como professores de Matemática em escolas particulares de São Paulo e Guarulhos e destacam a importância da iniciação científica em suas formações. Para o professor Otavio (Colégio Humboldt), “participar dos projetos de iniciação científica durante a minha formação enquanto professor foi, indubitavelmente, decisivo para o meu desenvolvimento enquanto tornava-me professor. A ampliação da visão sobre o campo de estudo alimentado pelas diversas participações em congressos foi incrível”, por sua vez, o professor Gabriel (Centro Universitário ENIAC) sustentou que “eu acredito que a experiência de participar de uma IC é muito enriquecedora para licenciados em Matemática. Com ela, fui capaz de enxergar algumas situações através de um referencial teórico na prática, e pensar em como planejar aulas buscando minimizar os erros encontrados pelos participantes da pesquisa durante o processo de resolução de problemas”.

Com a investigação realizada nestes projetos de IC, foram desenvolvidas e aprimoradas atividades de ensino sobre funções, que têm sido utilizadas por docentes do IFSP Guarulhos em disciplinas da Licenciatura em Matemática do campus. Essa perspectiva reitera a importância da pesquisa na formação inicial de professores, que pode impactar as práticas dos futuros professores e dos próprios formadores.

O prof. Roberto Seidi Imafuku reitera essa posição e destaca que os projetos de pesquisa sobre o dificuldades de aprendizagem em Matemática e sobre o papel e o uso de tecnologias no ensino de Matemática que vêm sendo desenvolvidos no campus também têm orientado o oferecimento de minicursos e oficinas para toda a comunidade o IFSP Guarulhos (Licenciatura e Ensino Médio) e abrem novos caminhos na formação de professores e para os processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.

É de se destacar ainda que as pesquisas na área de Educação Matemática no IFSP Guarulhos devem se intensificar nos próximos anos, uma vez que está em implantação no câmpus o Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores – CEPIN, que proporcionará um espaço dedicado a investigações sobre processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e sobre formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

Prof. William Vieira, membro do CEPIN/IFSP Guarulhos