Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Última atualização em Quinta, 10 de Abril de 2025, 16h25

Comunicado: suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais

comunicado

A Diretoria-Geral do Campus Guarulhos informa a toda comunidade que, em função da não prestação do serviço de limpeza e conservação por empresa terceirizada, o funcionamento administrativo e acadêmico do Campus Guarulhos, entre os dias 05/02/2024 e 16/02/2024, deverá se dar da seguinte maneira:
1. Os docentes deverão realizar atividades de complementação de carga horária e conteúdo, em todas as turmas e cursos, ficando suspensas as atividades presenciais em sala de aula e laboratórios;
2. Deverão ser realizadas de forma remota as atividades administrativas por todos os servidores;
3. As solicitações de justificativas do ponto deverão ser realizadas pelos servidores e abonadas pela chefia imediata;
4. Os servidores em PGD devem seguir os ritos e planos já estabelecidos;
5. Os servidores que não possuírem atividades remotas para serem realizadas neste momento, deverão repor as horas de trabalho no retorno das atividades presenciais em acordo com a chefia imediata.

Destaca-se que os servidores do campus estão trabalhando em todas as medidas legais necessárias para a retomada do serviço de limpeza e conservação.

A comunidade será devidamente avisada sobre todos os procedimentos adotados.

Para contatar os setores do campus Guarulhos acesse o seguinte endereço: https://gru.ifsp.edu.br/index.php/setores.html

Documento:

Comunicado n.º 1/2024: Suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 07/02/2024, 17h24

  • publicado
  • 03/02/24
  • 23h11

Retificação Rematrícula 1º Semestre de 2024

banners ret 2024

A Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Guarulhos, informa que está aberto o período de retificação da rematrícula para os cursos superiores, pós-graduação, técnicos concomitante/subsequente.

O aluno deverá acessar o SUAP e verificar se está matriculado em todas as disciplinas que deseja cursar no 1º semestre de 2024.

Caso tenha algum erro ou deseje fazer alguma alteração, o aluno deverá solicitar no período de 30/01/2024 a 09/02/2024 por meio do módulo de requerimento do SUAP, anexando o formulário de rematrícula devidamente preenchido

Requerimento de rematricula

Grades Horárias

Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Qualquer dúvida sobre o procedimento de retificação da rematrícula, entre em contato com o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Qualquer dúvida sobre quais disciplinas escolher, entre em contato com a Coordenação de seu curso através dos Emails:

Automação Industrial (Cursos técnicos)

Prof. Marcos Vinicius Alves de Oliveira
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Informática (Cursos técnicos Integrado ao ensino médio)

Profa. Aline Ribeiro Sabino
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mecatrônica (Cursos técnicos Integrado ao ensino médio)

Prof. Claudemir Claudino Alves
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Automação Industrial (Cursos superiores)

Prof. Alexandre dos Santos Ribeiro
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Engenharia de Controle e Automação

Prof. Rodrigo Sislian
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Engenharia da Computação

Profa. Alexandra Aparecida de Souza
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Cursos superiores)

Prof. Rogério Homem da Costa
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Matemática (Cursos superiores)

Profa. Ana Paula Ximenes Flores

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação

Prof. Robson Ferreira Lopes

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 30/01/2024, 10h46

  • publicado
  • 30/01/24
  • 10h19

Aviso importante sobre a segunda chamada do Processo Seletivo dos cursos técnicos

 

PS2023_Banner_Aviso.png

 

Considerando o alto volume de questionamentos em nossos canais de atendimento a respeito da segunda chamada do processo seletivo para os nossos cursos técnicos gratuitos no 1º semestre de 2024, informamos que se houver segunda chamada, ela será publicada no site https://processoseletivo.ifsp.edu.br/cursos-tecnicos-2024-1/ e em nosso site a partir do dia 25 de janeiro de 2024.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 16/01/2024, 17h24

  • publicado
  • 16/01/24
  • 17h22

Rematrícula 1º Semestre de 2024

Caro(a) aluno(a),

A Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Guarulhos, informa que está aberto o período de rematrícula online para os cursos superiores, de pós-graduação e cursos técnicos concomitante/subsequente

A rematrícula deve ser solicitada via sistema acadêmico SUAP entre os dias 15/01/2024 à 28/01/2024.

Todos os alunos devem fazer a rematrícula, inclusive os do técnico integrado ao ensino médio.

Instruções para realizar a rematrícula 

Caso você não consiga realizar a rematrícula seguindo os passos acima, pedimos que preencha o formulário disponível abaixo e realize o envio do formulário preenchido através do sistema de requerimentos do SUAP, seguindo as instruções disponíveis no link - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html 

Grades Horárias

Alunos com matrícula trancada devem efetuar a rematrícula e caso queira manter o trancamento, informar no formulário de rematricula!!

Qualquer dúvida sobre o procedimento de rematrícula, entre em contato com o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Qualquer dúvida sobre quais disciplinas escolher, entre em contato com a Coordenação de seu curso através dos Emails:

Automação Industrial (Cursos técnicos)

Prof. Marcos Vinicius Alves de Oliveira
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Informática (Cursos técnicos Integrado ao ensino médio)

Profa. Aline Ribeiro Sabino
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mecatrônica (Cursos técnicos Integrado ao ensino médio)

Prof. Claudemir Claudino Alves
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Automação Industrial (Cursos superiores)

Prof. Alexandre dos Santos Ribeiro
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Engenharia de Controle e Automação

Prof. Rodrigo Sislian
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Engenharia da Computação

Profa. Alexandra Aparecida de Souza
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Cursos superiores)

Prof. Rogério Homem da Costa
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Matemática (Cursos superiores)

Profa. Ana Paula Ximenes Flores

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação

Prof. Robson Ferreira Lopes

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 11/01/2024, 18h15

  • publicado
  • 11/01/24
  • 13h48

Sisu 2024: IFSP terá seleção pelo sistema para os cursos superiores

São ofertadas 5.520 vagas em 137 cursos distribuídos pelos diversos campi em todo estado de São Paulo

Sisu24 Testeira

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) oferta 5.520 vagas em 137 cursos, distribuídos pelos seus diversos campi, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conforme o termo de adesão ao sistema. Essa será a única forma de acesso aos cursos superiores do Instituto.

Para concorrer às vagas, o interessado deve se inscrever, no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como não ter zerado a prova de redação.

O candidato deve seguir rigorosamente tanto as orientações do Edital nº 22/2023 publicado pelo Ministério da Educação quanto as instruções de acesso ao Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Novidades – Conforme anunciado anteriormente neste ano, o Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas.  Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

Para acompanhar não só o andamento da seleção no IFSP como também o cronograma completo, cursos e quantidade de vagas, consulte a página exclusiva do processo: IFSP 2024.1 - Sisu.

O Campus Guarulhos oferta um total de 160 vagas, distribuídas nos seguintes cursos:

Engenharia de Computação – Integral – 40 vagas
Engenharia de Controle e Automação – Integral – 40 vagas
Tecnologia em Análise e  Desenvolvimento de Sistemas – Noturno – 40 vagas
Licenciatura em Matemática – Matutino – 40 vagas


Em caso de dúvidas, o candidato deve enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações:

https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/90-processos-seletivos/4204-vestibular-ifsp-2024-1-sisu#cronograma

https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/4203-sisu-2024-ifsp-tera-selecao-pelo-sistema-de-selecao-unificada-para-os-cursos-superiores

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 09/01/2024, 15h29

  • publicado
  • 09/01/24
  • 12h29

Calendário Acadêmico 2024 - Provisório

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 25/07/2024, 10h32

  • publicado
  • 05/01/24
  • 09h22

Retirada de chips de mandioca

Banner_Chips_Mandioca_2.png

Convidamos a todos os estudantes regularmente matriculados no Campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo a retirar, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2024, entre ás 7h e 17h, algumas unidades de chips de mandioca. Favor, trazer sacolas ou mochilas para acomodar os produtos.

Ressaltamos que os chips de mandioca possuem data de validade próxima, sendo assim, recomendamos que sejam consumidos imediatamente após a retirada. Agradecemos a compreensão. Leia o Comunicado n.º 2/2024 - CAE-GRU/DAE-GRU/DRG/GRU/IFSP:

Comunicado n.º 1/2024 - CAE-GRU/DAE-GRU/DRG/GRU/IFSP

Comunicado n.º 2/2024 - CAE-GRU/DAE-GRU/DRG/GRU/IFSP

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 10/01/2024, 18h33

  • publicado
  • 04/01/24
  • 17h04

Comunicado: regime de plantão de fim de ano e horário de funcionamento do campus em janeiro de 2025

Banner Plantao Dez 24 Atend Jan 25 V2

A Direção Geral do Campus Guarulhos do IFSP comunica que no período de 23 a 30 de dezembro de 2024 e nos dias 02 e 03 de janeiro de 2025, os servidores prestarão atendimento em regime de plantão, das 7h às 19h, através dos respectivos e-mails:
I. Assuntos relacionados ao processo seletivo:
Comissão do Processo Seletivo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
II. Assuntos relacionados ao ensino:
Diretoria Adjunta Educacional – DAE: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Registros Acadêmicos (Secretaria) – CRA: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Apoio ao Ensino – CAE: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria Sociopedagógica – CSP: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Biblioteca – CBI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napne: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
III. Assuntos relacionados à pesquisa:
Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação – CPI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
IV. Assuntos relacionados à extensão:
Coordenadoria de Extensão – CEX: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
V. Assuntos relacionados aos cursos em específico:
Técnico em Automação Industrial: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico em Sistemas de Energia Renovável: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tecnologia em Automação Industrial: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Engenharia de Computação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Engenharia de Controle e Automação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Licenciatura em Matemática: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Especialização lato sensu em Gestão de Sistemas de Informação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Especialização lato sensu em Computação Aplicada: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VI. Assuntos relacionados à infraestrutura de TI:
Coordenadoria de Tecnologia da Informação – CTI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VII. Assuntos relacionados aos setores administrativos:
Diretoria Adjunta de Administração – DAA: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Gestão de Pessoas – CGP: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Licitações e Contratos – CLT: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Contabilidade e Finanças – CCF: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio – CAP: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VIII. Assuntos relacionados à direção:
Coordenadoria de Apoio à Direção – CDI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Direção-geral – DRG: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O atendimento presencial será em horário reduzido em virtude do recesso escolar e será realizado de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, no período de 06 à 31 de janeiro de 2025. Nesse sentido, é fundamental ressaltar que durante esse período os setores que possuem jornada flexibilizada devem ajustar seus horários de forma a garantir um atendimento ininterrupto dentro das 12 horas de funcionamento do campus, assegurando um total de 12 horas diárias de atendimento ao público. Além disso, é imprescindível que todos os servidores cumpram integralmente suas respectivas jornadas de trabalho, sem redução, e que os setores atualizem o horário de atendimento ao público conforme descrito no Comunicado n.º 6/2024 - DRG/GRU/IFSP:

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 27/12/2024, 20h19

  • publicado
  • 20/12/23
  • 16h04

Prorrogação até 24 de fevereiro de 2024: atividades complementares para estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas matriz 2013

Atividades Complementares Prorrogacao

Prorrogamos até às 23h59 do dia 24/02/2024 o período de submissão dos relatórios das atividades complementares para os estudantes matriculados no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas matriz de 2013.
 
As atividades complementares são submetidas somente no componente ADS - Atividade Complementares no AVA/Moodle. 
 
Para os estudantes matriculados no ADS Versão 2013 e ainda não tem acesso ao componente deve solicitar acesso enviando um e-mail para o coordenador do curso Prof. Rogério Homem (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) no assunto: Incluir na disciplina ADS - Atividades Complementares e no corpo da mensagem coloque seu prontuário e o nome completo sem abreviações
 
Para atender a LGPD, nunca use e-mail pessoal, somente e-mail institucional.
 
Os modelos de relatório, lista de atividade e demais orientações estão no tópico 0 da disciplina do ADS - Atividade Complementares no AVA/Moodle.
 
Na sexta-feira 16 de fevereiro de 2024 das 19h30 a 20h30 será realizada uma nova reunião para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de submissão das atividades
 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 09/02/2024, 23h12

  • publicado
  • 18/12/23
  • 17h30

Participe da avaliação da Política de Assistência Estudantil 2023

Estudantes podem responder o questionário até 08 de março de 2024.

BANNER_Assistência Estudantil.png

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAEST) lançou um questionário para que os estudantes possam avaliar as ações e estratégias da Política de Assistência Estudantil do IFSP no ano de 2023.

O levantamento é um instrumento valioso para que a Instituição possa compreender como a Assistência Estudantil atua na vida acadêmica dos estudantes.

 O questionário está disponível até 08 de março de 2024. O preenchimento correto das perguntas fornecerá elementos para avaliar as ações, repensar e criar novas experiências que contribuam para a permanência e conclusão dos estudos dos estudantes do IFSP.  Para que a sua opinião seja registrada, é necessário responder a todas as questões do questionário.

Acesse aqui o questionário.

*Com informações da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAEST) do IFSP.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 15/12/2023, 19h17

  • publicado
  • 15/12/23
  • 19h16
Fim do conteúdo da página