Últimas notícias
IFSP divulga vagas para concurso e abre prazo para remoção de servidores técnico-administrativos
A Diretoria de Gestão de Pessoas informa que foi publicado o Comunicado nº 17 – DGP-PRD/PRO-PRD/RET/IFSP, que trata da oportunidade de remoção para as vagas previstas no próximo concurso público para técnico-administrativos do IFSP.
Essas vagas estão sendo disponibilizadas inicialmente aos servidores do quadro do IFSP, por meio do Cadastro Permanente de Interesse em Remoção.
Os interessados deverão se manifestar até às 23h59min59s do dia 31 de julho de 2025, exclusivamente pelo link: https://suap.ifsp.edu.br/remocao/inscricao/
A matéria institucional com os principais pontos está disponível em:
https://ifsp.edu.br/component/content/article/111-ultimas-noticias-servidores/5237-ifsp-divulga-vagas-para-concurso-e-abre-prazo-para-remocao-de-servidores-tecnico-administrativos
Em caso de dúvidas, o contato é: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 22/07/2025, 08h17
- publicado
- 22/07/25
- 08h17
2ª Chamada - Processo Seletivo Cursos técnicos 2º semestre 2025
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Guarulhos (IFSP-GRU) divulga nesta segunda-feira (21/07) a 2ª Chamada da Convocação de Matrícula.
A lista dos aprovados e orientações podem ser conferidas no link abaixo:
Orientações para Matrícula - 2ª Chamada
Convocação para Matrícula - 2ª Chamada
Processo Seletivo 2025/2 - Técnico Concomitante e Subsequente
O IFSP oferece 2080 vagas no processo seletivo para ingresso, no segundo semestre de 2025, nos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio em 26 campi. As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas entre 07 de abril e 04 de maio de 2025. A isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 pode ser solicitada entre os dias 07 de abril e 13 de abril de 2025.
As vagas para os cursos técnicos estão distribuídas para os seguintes campi: Araraquara, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Miracatu, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba e Suzano.
Documentos
1ª convocação para matrícula - publicado em 11/07/2025
Errata n.º 13 - altera o período de matrículas da 1ª chamada - publicado em 11/07/2025
Errata N.º 12 - Edital IFSP n.º 86/2025 - Atualização do Cronograma - publicado em 08/07/2025
Anexo V (alterado) - Indígena - - publicado em 08/07/2025
Errata N.º 11 - Edital IFSP n.º 86/2025 - Alteração de documentação de comprovação de pessoa indígena - publicado em 08/07/2025
Resultado definitivo da banca de heteroidentificação - publicado em 07/07/2025
Comunicado n.º 9 referente aos recursos contra o resultado preliminar - publicado em 07/07/2025
Errata N.º 09 - Edital IFSP n.º 86/2025 - Alteração do Cronograma - publicado em 27/06/2025
Convocação para banca de heteroidentificação por curso e campus - publicado em 23/06/2025
Portaria IFSP Nº 5666, de 23 de junho de 2025 - Altera a Portaria IFSP n.º 5662/2025 - publicado em 23/06/2025
Portaria IFSP Nº 5662, de 18 de junho de 2025 - Regulamenta os Procedimentos das Bancas de Heteroidentificação do Edital N.º 86/2025 - publicado em 18/06/2025
Resultado preliminar - publicado em 16/06/2025
Gabarito definitivo - publicado em 13/06/2025
Gabarito Preliminar - publicado em 09/06/2025
Caderno de Prova - publicado em 09/06/2025
Relação Candidatos/Vagas - publicado em 06/06/2025
Convocação para realização da prova - publicado em 05/06/2025
Lista definitiva de inscrições - publicado em 20/05/2025
Resultado definitivo dos pedidos de atendimento especializado - publicado em 20/05/2025
Lista preliminar de inscrições - publicado em 16/05/2025
Resultado preliminar dos pedidos de atendimento especializado - publicado em 16/05/2025
Resultado definitivo dos pedidos de isenção - publicado em 25/04/2025
Resultado preliminar dos pedidos de isenção - publicado em 16/04/2025
Edital IFSP nº 86/2025 - em LIBRAS - publicado em 07/04/2025
Edital IFSP nº 86/2025 - Cursos Técnicos Concomitantes ou Subsequentes ao Ensino Médio - publicado em 07/04/2025
- Anexo I - Mapa de Ofertas
- Anexo II - Requerimento de Inclusão e Uso do Nome Social
- Anexo III - Documentos para Matrícula
- Anexo IV - Declaração para Comprovar o não Recebimento de Renda ou Recebimento de Renda Informal
- Anexo V - IndígenaCOT
- Anexo VI - Quilombolas
- Anexo V Alterado - publicado em 08/07/2025
COMUNICADOS DO EDITAL IFSP N.º 86/2025 :
Comunicado n.º 07 - com orientações sobre os pedidos de recursos contra o resultado preliminar - publicado em 16/06/2025
Comunicado n.º 06 - Respostas dos Recursos contra o Gabarito Preliminar - publicado em 13/06/2025
Comunicado n.º 05 - Recurso contra o Gabarito Preliminar - publicado em 09/06/2025
Comunicado n.º 04 - Recurso contra o resultado preliminar dos pedidos de atendimento especializado - publicado em 16/05/2025
Comunicado n.º 03 - Recurso Contra a Lista Preliminar de Inscritos - publicado em 16/05/2025
Comunicado n.º 02 - Como Realizar o Pagamento da Taxa de Inscrição - publicado em 25/04/2025
Comunicado n.º 01 - Recurso Contra o Resultado Preliminar da Isenção da Taxa de Inscrição - publicado em 16/04/2025
ERRATAS:
Errata n.º 12 - Alteração do Cronograma - publicado em 08/07/2025
Errata n.º 11 - Alteração de documentação de pessoa indígena - publicado em 08/07/2025
Errata n.º 08 - Edital IFSP n.º 86/2025 - Alteração do Cronograma - publicado em 23/06/2025
Errata n.º 07 - Prorrogação do cronograma - publicado em 05/05/2025
Errata n.º 06 - Inclusão da Solicitação de sala separada em atendimento especializado - publicado em 11/04/2025
Errata n.º 05 - Alteração de Instrução sobre cursos e vagas - publicado em 11/04/2025
Errata n.º 03 - Inclusão de Curso - Técnico em Mecatrônica (campus Sorocaba) - publicado em 09/04/2025
Errata n.º 02 - Retificação das instruções de pré-requisitos para o Curso Técnico em Secretaria Escolar (campus Boituva) e o Curso Técnico em Biotecnologia (campus Miracatu) - publicado em 09/04/2025
Errata n.º 01 - Alteração do Anexo I - Mapa de Ofertas - publicado em 07/04/2025
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 21/07/2025, 10h10
- publicado
- 21/07/25
- 09h26
Processo Seletivo dos Cursos de Extensão 2º Semestre de 2025
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Guarulhos (IFSP Guarulhos) é uma instituição pública e gratuita, reconhecida por oferecer educação de qualidade, inclusão e transformação social por meio do ensino, pesquisa e extensão. Localizado na Vila Rio de Janeiro, o campus atende a comunidade com cursos técnicos, superiores e de extensão, fortalecendo o acesso ao conhecimento para todas as faixas etárias.
Para o segundo semestre de 2025, o IFSP Guarulhos abre inscrições para cursos gratuitos de extensão, com certificação ao final, distribuídos em diferentes áreas do conhecimento. Confira as opções:
Cursos, modalidades, cargas horárias e processo de seleção
-
Comunicação em Língua Inglesa – Básico 1
Modalidade: Presencial | Carga horária: 30h | Seleção: Ordem de inscrição -
Comunicação e Cultura em Língua Inglesa – Básico 3
Modalidade: Presencial | Carga horária: 30h | Seleção: Prova online -
Noções de Informática Básica e Redes Sociais para Idosos
Modalidade: Presencial | Carga horária: 40h | Seleção: Ordem de inscrição -
Informática Básica
Modalidade: Presencial | Carga horária: 40h | Seleção: Ordem de inscrição -
Fundamentos de Redes de Computadores
Modalidade: Presencial | Carga horária: 40h | Seleção: Ordem de inscrição com autodeclaração -
Instalador de Sistemas Fotovoltaicos
Modalidade: Semipresencial | Carga horária: 80h | Seleção: Ordem de inscrição -
Excel – Do Básico ao Intermediário
Modalidade: A distância | Carga horária: 20h | Seleção: Ordem de inscrição
Inscrições de 21 de julho a 10 de agosto de 2025.
Como se inscrever? Veja o passo a passo:
-
Leia o edital completo: Edital: 27/202527/2025
-
Confira os prazos importantes
-
Verifique os cursos, modalidades, vagas e pré-requisitos
-
Entenda como funciona a inscrição e o processo de seleção
-
-
Acesse o formulário de inscrição:
https://forms.gle/
2hwJzZrqK5s5aCaQ6 -
Preencha corretamente seus dados pessoais
-
Escolha o curso desejado (é possível se inscrever em até dois cursos, desde que os horários não coincidam)
Invista no seu futuro hoje. Conhecimento transforma caminhos – e o melhor: é gratuito!
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 18/07/2025, 13h20
- publicado
- 18/07/25
- 13h16
Colação de grau - 2º Semestre 2025 - Inscrições
COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS GUARULHOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Guarulhos – torna público o calendário e os procedimentos para realização da colação de grau dos cursos superiores do Campus Guarulhos.
Cronograma |
|
Período de inscrições |
21/07/2025 a 03/08/2025 |
Publicação das inscrições deferidas |
08/08/2025 |
Período para protocolação de recursos |
09/08/2025 à 10/08/2025 |
Publicação da listagem final |
13/08/2025 |
Realização da cerimônia |
25/08/2025 às 19h |
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1 O prazo para inscrição será do dia 18/07/2025 a 03/08/2025, sem prorrogações.
1.2 Só serão aceitas inscrições efetivadas pela internet, utilizando a aba requerimentos do SUAP (http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html).
1.3 A solicitação de colação de grau deverá ser feita pelo(a) aluno(a) que colará grau ou por seu responsável legal, quando menor de idade.
1.4 O(a) formando(a) deverá preencher o requerimento eletrônico no SUAP e preencher o formulário encontrado em https://forms.gle/YRwo9pCLpwFmrUHA6, anexando os seguintes documentos em formato .pdf
-
RG (não será aceito CNH);
-
Certidão de nascimento ou casamento;
-
Histórico escolar do ensino médio (frente e verso).
Não serão aceitas cópias de documentos, pedimos que escaneie ou fotografe o documento original para anexar no formulário.
2. DOS REQUISITOS
2.1 Terão direito à colação de grau os alunos que tenham concluído todos os requisitos de conclusão de seu respectivo curso, dentro do período máximo de integralização.
2.2 O aluno formando deverá estar em dia com a Coordenadoria de Biblioteca, que deverá consultar se existem pendências e/ou empréstimos em aberto e se o trabalho de conclusão de curso foi entregue conforme regras estabelecidas.
2.3 O aluno formando deverá estar em dia com a Coordenadoria de Extensão, que consultará se existem pendências em nome do aluno.
2.4 O aluno que ainda não tenha entregado e validado as atividades complementares, deverá entrar em contato com a coordenação de seu respectivo curso para realizar o envio.
2.5 A Diretoria Adjunta Educacional consultaráa realização do ENADE de todos os estudantes que solicitaram a colação e estão com essa pendência.
3. DA EMISSÃO DE DOCUMENTOS
3.1 Será disponibilizado no SUAP, em até 3 dias úteis, a declaração de conclusão a todos os formados que participaram da cerimônia de outorga de grau.
3.2 Os diplomas dos alunos formados serão solicitados de forma automática e o aluno receberá por e-mail
3.3 Caso algum aluno tenha urgência para emissão do diploma, deverá enviar as devidas justificativas ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. após a colação.
4. REALIZAÇÃO DA CERIMÔNIA
4.1 A cerimônia ocorrerá de forma presencial, no dia 25/08/2025, às 19 horas. É recomendado que os alunos participantes estejam presentes com 30 minutos de antecedência, para evitar atrasos.
4.2 A Ata de Colação de Grau deverá ser assinada pelo estudante, pela Coordenação de Curso, pela Coordenação de Registros Acadêmicos e pelas autoridades presentes logo após ao término da cerimônia, a não assinatura da ata implica no indeferimento da colação.
4.3 O número de convidados será definido após as inscrições.
4.4 O IFSP Campus Guarulhos não oferece beca, cabendo aos alunos interessado providenciar caso queira utlitizar a vestimenta.
4.5 Ao fazer a inscrição o aluno declara ciência e total acordo as regras da colação de grau.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 18/07/2025, 12h59
- publicado
- 18/07/25
- 12h47
Vagas Remanescentes 2º Semestre de 2025 - Técnico em Automação Industrial e Sistemas de Energias Renovável
A Direção-Geral e a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), tornam público o Edital DRG/GRU/IFSP N.º 28/2025, de 18 de Julho de 2025, que apresenta os procedimentos que regulamentam o Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas remanescentes para ingresso, no segundo semestre de 2025, nos cursos técnicos em Automação Industrial (Presencial) e Sistemas de Energia Renovável (Presencial).
INSCRIÇÕES DE 18/07 a 24/07/2025
As etapas de inscrição envolvem dois momentos:
a) Leitura deste Edital;
b) Preenchimento de todas as informações do Questionário disponível no link: https://forms.gle/SnXvUAMhGYGVaL1EA
CRONOGRAMA
Etapa | Data/horário |
Edital DRG/GRU/IFSP N.º 28/2025, de 18/07/2025 | 18/07/2025 |
Inscrições no Processo Seletivo Simplificado | 18/07 a 24/07/2025 |
Resultado parcial e divulgação dos inscritos | 25/07/2025 às 18h |
Recurso | 26 e 27/07/2025 |
Resultado final | 29/07/2025 às 18h |
Matrícula | 30/07/2025 a 01/08/2025 |
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 18/07/2025, 11h54
- publicado
- 18/07/25
- 11h46
Rematrícula 2º Semestre de 2025
Caro(a) aluno(a),
A Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Guarulhos, informa que está aberto o período de rematrícula online para os cursos superiores, de pós-graduação e cursos técnicos concomitante/subsequente
A rematrícula deve ser solicitada via sistema acadêmico SUAP entre os dias 21/07/2025 à 27/07/2025.
Todos os alunos devem fazer a rematrícula, com exceção os do técnico integrado ao ensino médio.
Instruções para realizar a rematrícula
Caso você não consiga realizar a rematrícula seguindo os passos acima, pedimos que a partir do dia 28/07/2025 preencha o formulário disponível abaixo e realize o envio do formulário preenchido através do sistema de requerimentos do SUAP, seguindo as instruções disponíveis no link - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html
Em caso de qualquer divergência entre o SUAP e a planilha de horários, deve-se seguir o que consta na planilha
Alunos com matrícula trancada devem efetuar a rematrícula e caso queira manter o trancamento, informar no formulário de rematricula!!
Qualquer dúvida sobre o procedimento de rematrícula, entre em contato com o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Qualquer dúvida sobre quais disciplinas escolher, entre em contato com a Coordenação de seu curso através dos Emails:
Automação Industrial (Curso técnico)
Prof. Caio Cesar Jacob Silva
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Desenvolvimento de sistemas (Curso técnico)
Prof. Cleber Silva de Oliveira
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sistemas de Energia Renovável (Curso técnico)
Prof. Antonio Angelo de Souza Tartaglia
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Informática (Curso técnico Integrado ao ensino médio)
Profa. Aline Ribeiro Sabino
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Mecatrônica (Curso técnico Integrado ao ensino médio)
Prof. Leonardo Silvestre Neman
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Automação Industrial (Curso superior)
Prof. Valdemir Alves Junior
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Engenharia de Controle e Automação (Curso superior)
Prof. Rodrigo Sislian
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Engenharia da Computação (Curso superior)
Profa. Alexandra Aparecida de Souza
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Curso superior)
Prof. Rogério Homem da Costa
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Matemática (Curso superior)
Profa. Ana Paula Ximenes Flores
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Computação Aplicada (Pós-Graduação)
Prof. Robson Ferreira Lopes
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gestão de Sistemas de Informação (Pós-Graduação)
Prof. Robson Ferreira Lopes
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 18/07/2025, 11h26
- publicado
- 17/07/25
- 11h57
Processo Seletivo de Afastamento Remunerado dos TAEs para Participação em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu- Edital n.° 26/2025
A Diretoria-Geral do Campus Guarulhos torna público a abertura das inscrtições do Processo Seletivo de técnico-administrativos do Campus Guarulhos, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), visando a classificação para cadastro de reserva de Afastamento Remunerado para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para o 2º semestre de 2025 (01 de julho a 31 de dezembro), em níveis de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, nos termos do Art. 96-A da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, do Decreto no 9.991, de 28 de agosto de 2019 (e alterações) e das Portarias Normativas RET IFSP no 12 e no 14, de 07 de julho de 2021.
Cronograma:
Período de Inscrições (via SUAP): de 07 a 25/07/2025
Publicação do Resultado Preliminar: 31/07/2025
Prazo para Interposição de Recursos: dias 01 e 04/08/2025
Publicação do Resultado Final: 05/08/2025
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 21/07/2025, 10h44
- publicado
- 07/07/25
- 15h17
Aberto o período de entrega das atividades complementares dos estudantes do ADS - Matriz 2013

Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 03/07/2025, 10h35
- publicado
- 03/07/25
- 10h35
Transferência para cursos técnicos: divulgado o resultado final
O IFSP divulgou nesta segunda-feira, 21 de julho, os documentos referentes ao resultado final e orientações para matrícula dos candidatos que tiveram a sua documentação aprovada e o resultado dos recursos contra a análise preliminar da documentação do processo seletivo unificado de transferência dos cursos técnicos. As convocações, datas, horários e procedimentos de matrícula serão divulgados nos sites dos
campi a partir do dia 22 de julho. O candidato deverá, a partir desta data, acessar o site do campus para o qual se inscreveu e localizar a notícia referente à matrícula.
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) publicou nesta sexta-feira, 11 de julho, o resultado preliminar da análise da documentação dos candidatos inscritos no processo seletivo unificado de transferência dos cursos técnicos, regido pelo Edital nº 126/2025.
A divulgação contempla os inscritos que enviaram documentação dentro do prazo previsto, conforme os critérios estabelecidos no edital. A relação completa dos resultados está disponível aqui.
Os candidatos que tiveram o pedido indeferido poderão interpor recurso nos dias 12 e 13 de julho, exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/hWZvqVprsRa8qx1Y7
As instruções detalhadas sobre o procedimento de recurso estão descritas nos documentos anexos à publicação do resultado.
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) divulga, nesta segunda-feira (30), a Lista final de inscritos e o Resultado dos recursos interpostos contra a lista preliminar de inscritos referentes ao Edital Unificado de Transferência dos Cursos Técnicos (Edital n.º 126/2025).
Apenas os candidatos listados no Anexo I da lista final tiveram sua documentação validada e seguem no processo seletivo. Esses participantes terão seus pedidos avaliados pela coordenação de curso, com base na compatibilidade entre os cursos. Após essa análise, será publicada a classificação e a convocação dos selecionados.
O resultado dos recursos também está disponível e traz, no Anexo I, a relação dos candidatos que apresentaram recurso, as decisões da Comissão Central e, nos casos de indeferimento, as justificativas correspondentes.
Os candidatos devem acompanhar atentamente as próximas etapas do processo.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) divulgou, nesta segunda-feira (23), a lista preliminar de inscritos no Edital Unificado de Transferência dos Cursos Técnicos.
A lista contém as inscrições deferidas e indeferidas, de acordo com a análise preliminar dos documentos enviados durante o período de inscrição.
Entenda sua situação
➡️ Se o seu nome consta na lista como Deferido, significa que a documentação apresentada está de acordo com as exigências do edital, considerando a modalidade de transferência escolhida. Agora, é preciso acompanhar as próximas etapas do cronograma, também disponível no edital. Importante: o deferimento da inscrição não garante, automaticamente, a vaga — a documentação seguirá para análise da Coordenação do curso.
➡️ Caso o seu nome apareça como Indeferido, é possível interpor recurso nos dias 24 e 25 de junho, pelo formulário eletrônico disponível aqui.
Atenção às regras do recurso!
Os recursos permitem realizar correções na modalidade de transferência informada e/ou na documentação enviada. No entanto, não é permitida a alteração do campus ou do curso escolhido, conforme o item 1.11 do edital. Também é válido lembrar que, em caso de múltiplas inscrições, será considerada apenas a última inscrição realizada pelo candidato.
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) inicia, por meio do Edital nº 126/25, o processo de Cadastro Geral para ingresso por Reopção de Curso, Transferência Interna e Externa, Reingresso e Portador de Diploma para preenchimento de vagas ociosas dos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio e técnicos integrados ao Ensino Médio, dos campi participantes.
A inscrição é gratuita, e o interessado deve realizá-la entre os dias 2 e 15 de junho pelo formulário online, disponível no link: https://forms.gle/pkftxJfEBC35pWmSA. Antes de realizar a inscrição, o candidato deve ler atentamente o edital e providenciar os documentos necessários.
Para inscrição, o candidato deverá preencher o formulário, fazendo login com uma conta no Gmail, e realizar o upload dos documentos exigidos, em formato .pdf, nomeados conforme o exemplo fornecido no edital. Todos os documentos devem ser legíveis e enviados dentro do prazo estipulado.
Modalidades de ingresso e critérios de participação
Reopção de curso: destinada aos candidatos que desejam mudar somente o curso, permanecendo na mesma modalidade de ensino (Concomitante/Subsequente ou Integrado) e no mesmo campus onde já estudam. A matrícula deve estar ativa.
Transferência interna ou externa: destinada aos estudantes com matrícula ativa em qualquer curso técnico do IFSP ou de outras instituições de ensino que desejam mudar de campus ou de instituição, permanecendo no mesmo eixo tecnológico do curso de origem e na mesma modalidade (concomitante/subsequente ou integrado).
Reingresso: destinado apenas aos estudantes do IFSP que abandonaram ou foram desligados do curso técnico que possuíam vínculo e desejam voltar a estudar, permanecendo no mesmo curso e no mesmo campus.
Portadores de Diploma: exclusivo para egressos dos cursos Técnicos em Manutenção Aeronáutica em Célula, ou para o curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor, ambos do Campus São Carlos, que desejam cursar um segundo curso técnico.
Resultados e recursos
A lista preliminar de inscrições será publicada no dia 16 de junho. O recurso à lista preliminar deve ser enviado nos dias 18 e 19 de junho, pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., seguindo as orientações que constam no edital. A lista final de inscrições será divulgada no dia 25 de junho.
O período de análise da documentação acontece entre os dias 26 de junho e 3 de julho. O resultado preliminar após análise da documentação será publicado no dia 4 de julho. O recurso contra o resultado deve ser realizado em 5 e 6 de julho.
O resultado final e a orientação sobre as matrículas serão publicados a partir do dia 21 de julho de 2025.
Confira o edital completo e, para mais informações, envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Cronograma
Errata nº 1 - novo cronograma
Publicação do edital: 02/06/2025
Inscrição on-line: https://forms.gle/pkftxJfEBC35pWmSA, de 2/06 a 15/6/2025
Entrega dos documentos (on-line): 2/06 a 15/6/2025
Lista preliminar de inscrições: 23/06/2024
Recurso contra a relação preliminar das inscrições: 24 e 25/06/2025
Lista final de inscrições: 30/06/2025
Período de análise da documentação: 30/06 a 08/07/2025
Resultado preliminar após análise da documentação: 11/07/2025
Recurso contra o resultado preliminar: 12 e 13/07/2025
Resultado final e orientações sobre matrículas: 21/07/2025
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 22/07/2025, 08h21
- publicado
- 01/07/25
- 07h51
Convocação - Edital de transferência 2° semestre de 2025 para cursos superiores
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Guarulhos (IFSP-GRU) divulga nesta terça-feira (22/07) a Convocação de Matrícula.
Convocação e orientação para matrícula
O IFSP divulgou nesta segunda-feira, 21 de julho os documentos referentes ao resultado final e orientações para matrícula dos candidatos que tiveram a sua documentação aprovada e o resultado dos recursos contra a análise preliminar da documentação do processo seletivo unificado de transferência dos cursos superiores de graduação. As convocações, datas, horários e procedimentos de matrícula serão divulgados nos sites dos
campi a partir do dia 22 de julho. O candidato deverá, a partir desta data, acessar o site do campus para o qual se inscreveu e localizar a notícia referente à matrícula.
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) divulgou nesta sexta-feira, 11 de julho, o resultado preliminar da análise da documentação do processo seletivo unificado de transferência dos cursos superiores de graduação, conforme disposto no Edital nº 125/2025.
A publicação contempla os(as) candidatos(as) que se inscreveram e enviaram os documentos exigidos dentro do prazo. A análise foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital, disponível para consulta aqui.
Candidatos com resultado indeferido poderão interpor recurso entre os dias 12 e 13 de julho de 2025, por meio do formulário eletrônico disponível no link:
https://forms.gle/JWyLZH5ijVFmpahv9
As instruções detalhadas sobre o procedimento estão disponíveis nos documentos anexos à publicação do resultado.
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) divulgou, nesta segunda-feira (30), a lista final de inscritos e o resultado dos recursos contra a lista preliminar referentes ao Edital Unificado de Transferência dos Cursos Superiores (Edital n.º 125/2025).
Apenas os candidatos listados no Anexo I da lista final tiveram sua documentação validada e seguem no processo seletivo. Esses participantes terão seus pedidos avaliados pela coordenação de curso, com base na compatibilidade entre os cursos. Após essa análise, será publicada a classificação e a convocação dos selecionados.
O resultado dos recursos também está disponível e traz, no Anexo I, a relação dos candidatos que apresentaram recurso, as decisões da Comissão Central e, nos casos de indeferimento, as justificativas correspondentes.
Os candidatos devem acompanhar atentamente as próximas etapas do processo.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) publicou, nesta segunda-feira (23), a lista preliminar de inscritos no Edital Unificado de Transferência dos Cursos Superiores.
A lista apresenta os nomes dos candidatos com inscrições deferidas e indeferidas, com base na análise preliminar dos documentos enviados no período de inscrição.
Confira sua situação
➡️ Se o seu nome consta na lista como Deferido, significa que os documentos foram enviados corretamente e estão de acordo com a modalidade de transferência escolhida, conforme as regras do edital. Nessa situação, é necessário acompanhar as próximas etapas do cronograma, disponível no edital. Atenção: o deferimento não garante a vaga, pois a documentação ainda passará por análise da Coordenação do curso.
➡️ Se sua inscrição consta como Indeferida, você pode apresentar recurso nos dias 24 e 25 de junho, por meio do formulário eletrônico disponível aqui.
Importante!
O recurso permite corrigir a modalidade de transferência escolhida e/ou regularizar documentos enviados.
Não é permitido alterar o campus nem o curso escolhido durante o período de recurso, conforme o item 1.12 do edital.
Cada candidato pode concorrer a apenas uma vaga, sem direito à indicação de semestre ou termo específico.
Caso o candidato tenha feito mais de uma inscrição, será considerada apenas a última inscrição realizada.
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) inicia, por meio do Edital nº 125/25, o processo de Cadastro Geral para ingresso por Reopção de Curso, Transferência Interna e Externa, Reingresso e Portador de Diploma para preenchimento de vagas ociosas dos Cursos Superiores de Graduação dos Campi participantes.
A inscrição é gratuita, e o interessado deve realizá-la entre os dias 2 e 15 de junho pelo formulário online, disponível em: https://forms.gle/k7fAnDmU8j2vbA5U8. Antes de realizar a inscrição, o candidato deve ler atentamente o edital e providenciar os documentos necessários.
Para inscrição, o candidato deverá preencher o formulário, fazendo login com uma conta no Gmail, e realizar o upload dos documentos exigidos, em formato .pdf, nomeados conforme o exemplo fornecido no edital. Todos os documentos devem ser legíveis e enviados dentro do prazo estipulado.
Modalidades de ingresso e critérios de participação
Reopção de curso: é destinada apenas aos estudantes com matrícula ativa em qualquer curso superior de graduação do IFSP, que desejam mudar somente de curso, permanecendo no mesmo campus do IFSP onde já estudam.
Transferência interna: é destinada apenas aos estudantes com matrícula ativa em qualquer curso superior de graduação do IFSP, que desejam mudar somente de campus do IFSP, permanecendo no mesmo curso ou mudando para um curso congênere.
Transferência externa: é destinada aos estudantes com matrícula ativa em curso superior de graduação de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES), que desejam estudar no IFSP, permanecendo no mesmo curso ou mudando para um curso congênere.
Reingresso: é destinado apenas aos estudantes do IFSP que tiveram suas matrículas canceladas e desejam voltar a estudar, permanecendo no mesmo curso e no mesmo campus onde estudaram.
Portadores de Diploma: é destinado aos estudantes que desejam cursar uma segunda graduação, em qualquer curso superior de graduação do IFSP.
Resultados e recursos
A lista preliminar de inscrições será publicada no dia 16 de junho. O recurso à lista preliminar deve ser enviado nos dias 18 e 19 de junho, pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., seguindo as orientações que constam no edital. A lista final de inscrições será divulgada no dia 25 de junho.
O período de análise da documentação acontece entre os dias 26 de junho e 3 de julho. O resultado preliminar após análise da documentação será publicado no dia 4 de julho. O recurso contra o resultado deve ser realizado em 5 e 6 de julho.
O resultado final e a orientação sobre as matrículas serão publicados a partir do dia 21 de julho de 2025.
Confira o edital completo e, para mais informações, envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Cronograma
Errata nº 1 - novo cronograma
Publicação do edital: 02/06/2025
Inscrição on-line pelo link: https://forms.gle/k7fAnDmU8j2vbA5U8, de 2/06 a 15/6/2025
Entrega dos documentos (on-line): 2/06 a 15/6/2025
Lista preliminar de inscrições: 23/06/2025
Recurso contra a relação preliminar das inscrições: 24 e 25/06/2025
Lista final de inscrições: 30/06/2025
Período de análise da documentação: 30/06 a 08/07/2025
Resultado preliminar após análise da documentação: 11/07/2025
Recurso contra o resultado preliminar: 12 e 13/07/2025
Resultado final e orientações sobre matrículas: 21/07/2025
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 22/07/2025, 14h45
- publicado
- 27/06/25
- 15h19
Redes Sociais