Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Licenciandos em Matemática do IFSP Guarulhos publicam artigo científico em Revista de Educação Matemática da UFPE

Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 12h22

Os estudantes Otavio Paciullo Furquim (bolsista do CNPq) e Gabriel Oliveira Pinto (voluntário de IC), do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos, acabam de publicar artigo científico na revista Em Teia da Universidade Federal de Pernambuco.

O artigo UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO é mais um fruto das investigações de Iniciação Científica realizadas ao longo dos últimos dois anos, que buscou identificar e classificar dificuldades de ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática sobre o conceito e representações de funções, e as implicações que essas dificuldades podem trazer à formação dos futuros professores de Matemática. O artigo pode ser encontrado no link https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/246456

O prof. William Vieira, um dos coordenadores da pesquisa e coautor do artigo, valoriza o papel da pesquisa na formação dos futuros professores de Matemática e aponta que os resultados obtidos nas investigações também proporcionam um aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática e permitem novos olhares sobre as possíveis dificuldades dos novos ingressantes no IFSP Guarulhos.

A investigação que deu origem a este artigo faz parte do projeto de pesquisa Processos de ensino e de aprendizagem em Matemática e suas inovações, coordenado pelos docentes William Vieira, Roberto Seidi Imafuku e Emanoel Fabiano Menezes Pereira, membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores - GEPEMFOP do IFSP Guarulhos. O projeto também engloba as linhas de pesquisa Dificuldades e defasagens em Matemática de estudantes do Ensino Médio Técnico Federal e Uso do celular inteligente (smartphone) nas aulas de Matemática: avaliando potencialidades e limitações e têm envolvido dezenas de estudantes do IFSP Guarulhos ao longo dos últimos três anos.

O prof. Roberto Seidi Imafuku aponta que mesmo com todas as dificuldades impostas nos últimos meses pela pandemia, os projetos de pesquisa e de extensão coordenados pelo grupo continuam ativos e produtivos. Destaca ainda que novos trabalhos estão em desenvolvimento e serão submetidos para revistas e congressos ainda neste ano de 2021.

Prof. MsC. Emanoel Fabiano Menezes Pereira, membro do GEPEMFOP/IFSP Guarulhos

registrado em:
Fim do conteúdo da página