Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Uncategorized

Última atualização em Sexta, 03 de Janeiro de 2025, 10h39

Rematrícula 1º Semestre de 2025

Caro(a) aluno(a),

A Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Guarulhos, informa que está aberto o período de rematrícula online para os cursos superiores, de pós-graduação e cursos técnicos concomitante/subsequente

A rematrícula deve ser solicitada via sistema acadêmico SUAP entre os dias 06/01/2025 à 12/01/2025.

Todos os alunos devem fazer a rematrícula, inclusive os do técnico integrado ao ensino médio.

Instruções para realizar a rematrícula 

Caso você não consiga realizar a rematrícula seguindo os passos acima, pedimos que preencha o formulário disponível abaixo e realize o envio do formulário preenchido através do sistema de requerimentos do SUAP, seguindo as instruções disponíveis no link - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html 

Requerimento de rematricula

Grades Horárias

Em caso de qualquer divergência entre o SUAP e a planilha de horários, deve-se seguir o que consta na planilha

Alunos com matrícula trancada devem efetuar a rematrícula e caso queira manter o trancamento, informar no formulário de rematricula!!

Qualquer dúvida sobre o procedimento de rematrícula, entre em contato com o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Qualquer dúvida sobre quais disciplinas escolher, entre em contato com a Coordenação de seu curso através dos Emails:

Automação Industrial (Cursos técnicos)

Prof. Alexandre dos Santos Ribeiro
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Informática (Cursos técnicos Integrado ao ensino médio)

Profa. Aline Ribeiro Sabino
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mecatrônica (Cursos técnicos Integrado ao ensino médio)

Prof. Claudemir Claudino Alves
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Automação Industrial (Cursos superiores)

Prof. Alexandre dos Santos Ribeiro
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Engenharia de Controle e Automação

Prof. Rodrigo Sislian
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Engenharia da Computação

Profa. Alexandra Aparecida de Souza
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Cursos superiores)

Prof. Rogério Homem da Costa
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Matemática (Cursos superiores)

Profa. Ana Paula Ximenes Flores
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação

Prof. Robson Ferreira Lopes
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 03/01/2025, 10h39

  • publicado
  • 03/01/25
  • 10h37

CLT - Coordenadoria de Licitações e Contratos

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 12/12/2024, 18h57

  • publicado
  • 17/10/24
  • 13h27

Emissão de portarias

Pedidos para emissão de portarias devem ser encaminhados à CDI-GRU como processo no SUAP. No caso de processos já em andamento, basta (re)encaminhar o processo à CDI-GRU, com despacho solicitando a emissão de portaria e indicando para onde deve ser encaminhado, caso não seja para o mesmo setor.

No caso de portarias de comissões, deve ser enviado no processo ofício com a indicação da composição ou alteração, contendo nome da comissão, presidente, nomes dos membros e papel, atribuições da comissão e legislação específica relacionada à comissão (se houver). É importante atentar-se ao disposto na Portaria nº 4566/IFSP, de 18 de setembro de 2023, que dispõe sobre o Regulamento Geral da organização e funcionamento das comissões de trabalho no âmbito do IFSP e está em vigor desde 02 de outubro de 2023.

Tendo em vista a perspectiva de emissão de portarias do IFSP por meio do SIPPAG, para padronização dos textos dentro das regras e condições para a emissão de portarias, pode ser inviável atender aos pedidos de "convalidação de atos". Nesse sentido, recomenda-se que os presidentes de comissões, colegiados, núcleos e outros fiquem atentos à vigência dos trabalhos e solicitem as prorrogações com antecedência à data de extinção dos documentos.

As consultas a portarias emitidas por meio do SUAP pode ser feita nas publicações disponíveis no link https://gru.ifsp.edu.br/documentos_institucionais/portarias.html

Após a migração para o SIPPAG, a publicação das portarias será feita diretamente no link https://sippag-web.ifsp.edu.br/portarias/consulta-portarias.  

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 23/09/2024, 17h55

  • publicado
  • 23/09/24
  • 17h21

Técnico em Sistemas de Energia Renovável

Barra Sobre curso INF

O técnico em Sistemas de Energia Renovável é um profissional que planeja, controla e executa projetos de instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de energia renovável, seguindo especificações técnicas e de segurança. Ele desenvolve formas produtivas para a geração de energias renováveis, adota medidas para o uso eficiente de energia elétrica e propõe soluções para problemas de gestão energética. Reconhece tecnologias inovadoras e tendências estratégicas, respeitando a diversidade cultural, religiosa, étnico-racial, sexual e de gênero, e atua com responsabilidade social e ambiental. Sua formação abrange áreas correlatas como geração distribuída, conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica), eficiência energética, redes inteligentes, sistemas de gerenciamento de energia elétrica, armazenamento de energia e eletromobilidade, sempre orientado pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento sustentável.
O curso tem duração de três semestres/módulos e ao final do 2º módulo, quando aprovado, o aluno terá direito a receber o Certificado de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos.
Após a conclusão de todos os módulos, o aluno receberá o Diploma de Técnico em Sistemas de Energia Renovável.

Detalhes do curso

Nome do curso: Técnico em Sistemas de Energia Renovável

Modalidade: Curso Técnico de Nível Médio Concomitante/Subsequente

Forma de oferta: Presencial

Duração: Três semestres 

Período: Vespertino

Coordenador do curso: Prof. Me. Alexandre dos Santos Ribeiro

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Barra CalendarioCalendário 2025
*Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.

Barra Grade TAU

Grade curricular - Resolução n.º 38/2024

Projeto Pedagógico de Curso - 2024

Barra Imagens

pagina em construção


 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 24/12/2024, 06h56

  • publicado
  • 26/07/24
  • 00h58

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

 banner sobre

O técnico em Desenvolvimento de Sistemas analisa requisitos e funcionalidades do sistema. Desenvolve sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento. Realiza testes funcionais de programas de computador e aplicativos. Mantém registros para análise e refinamento de resultados. Executa manutenção de programas de computador e suporte técnico. Realiza modelagem de aplicações computacionais. Codifica aplicações e rotinas utilizando linguagens de programação específicas. Executa alterações e manutenções em aplicações e rotinas de acordo com as definições estabelecidas. Presta apoio técnico na elaboração da documentação de sistemas. Realiza prospecções, testes e avaliações de ferramentas e produtos de desenvolvimento de sistemas. Planeja, organiza e reavalia suas tarefas e a rotina de trabalho visando eficiência e produtividade. Demonstra competências pessoais como raciocínio lógico, flexibilidade, iniciativa, senso crítico, visão sistêmica e comunicação. Atua com perspectiva crítica, proativa, ética e global, reconhecendo as diversidades e considerando os mecanismos para ações inclusivas, a contextualização sócio político-econômica e o desenvolvimento sustentável. Atua como um agente inovador e transformador do mundo do trabalho e da sociedade. É capaz de prosseguir os estudos em qualquer área do conhecimento.

Detalhes do curso

Nome do curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Modalidade: Curso Técnico de Nível Médio Concomitante/Subsequente

Forma de oferta: Curso EaD, com 80% da carga horária a distância e 20% da carga horária em atividades presenciais

Duração: Dois semestres

Coordenador do curso: Prof. Me Giovani Fonseca Ravagnani Disperati

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Barra Calendario

Calendário 2025
*Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.

Barra Grade TAU

Grade Curricular - Resolução n.º 37/2024
Projeto Pedagógico de Curso - 2024

 

Barra Imagens

pagina em construção


 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 24/12/2024, 06h59

  • publicado
  • 25/07/24
  • 23h55

Editais

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 28/12/2024, 00h04

  • publicado
  • 28/05/24
  • 20h26

PIBISP 2024

banner pibifsp 2023

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP) tem como objetivos despertar a vocação científica entre os estudantes de nível médio e superior através da participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

A interação entre pesquisadores produtivos e alunos de diferentes níveis de ensino visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico, crítico e criativo, o interesse pela pós-graduação e o surgimento de grupos de pesquisa no IFSP.

Edição 2024
Foram abertas, nos dias 05/12/2023 e 06/12/2023, as inscrições de projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (PIBIFSP) para o ano de 2024. Este processo é gerenciado pela Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus Guarulhos (CPI/GRU).

O processo de inscrição e avaliação dos projetos está sendo totalmente conduzido via SUAP. Para acesso à inscrição do projeto, deve-se acessar no menu do SUAP o item Pesquisa --> Projetos --> Submeter Projetos, e buscar na lista o edital: [2024 - GRU] Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Edital de Pesquisa.
Todo proponente deve se cadastrar como pesquisador (item Pesquisa --> Projetos --> Tornar-se pesquisador) para ter liberado o acesso para submissão.

Também é recomendável que os pesquisadores de Guarulhos se cadastrem como avaliadores (item Pesquisa --> Projetos --> Tornar-se avaliador) pois todos os câmpus precisarão contar com colegas externos para a avaliação dos projetos, e sabidamente esse é o maior "gargalo" do processo de seleção de projetos.

A Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação está à disposição para auxiliar os proponentes de projetos por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 Ocorrência

Data

Período de Inscrições

 05/10/2023 à 24/11/2023 e
05 e 06/12/2023

Divulgação das propostas homologadas – preliminar

07/12/2023

Período de recurso das propostas não homologadas                                 

08/12/2023 à 11/12/2023

Divulgação das propostas homologadas e do resultado dos pedidos de recurso

12/12/2023

Período de seleção das propostas

13/12/2023 à 11/02/2024

Divulgação do Resultado Preliminar

12/02/2024

Período de Recursos do Resultado Preliminar

13/02/2024 à 14/02/2024

Divulgação do Resultado Final

19/02/2024

Período de indicação e cadastramento do bolsista

20/02/2024 à 11/03/2024

Prazo limite para entrega do Relatório Parcial (Orientador/Bolsista)

28/06/2024

Prazo limite para entrega do Relatório Final (Orientador/Bolsista)

30/11/2024

Para mais informações, leia os Editais n.º GRU.0038/2023, GRU.0039/2023, GRU.0041/2023 e 9/2024 - DRG/GRU/IFSP:

Edital n.º GRU.038/2023, de 5 de outubro de 2023

Edital n.º GRU.039/2023, de 11 de novembro de 2023

Edital n.º GRU.041/2023, de 4 de dezembro de 2023
Edital n.º 9/2024 - DRG/GRU/IFSP - Prorrogação do período de indicação e cadastramento do bolsista 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 16/12/2024, 14h29

  • publicado
  • 06/10/23
  • 20h11

CAE - Coordenadoria de Apoio ao Ensino

 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 22/10/2024, 12h25

  • publicado
  • 11/09/23
  • 20h36

GERSE

1676479762360.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Histórico

O GERSE - Grupo de Estudo em Robótica e Sistemas Embarcados foi criado oficialmente em 1º de agosto de 2016 no Campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que busca desenvolver e promover o conhecimento de forma ampla e aberta, entre alunos e comunidade.
O intuito do grupo é desenvolver e promover conhecimento de forma ampla e aberta entre alunos e comunidade, além disso, desenvolver tecnologia, participar de competições em todos os níveis de robótica, em várias modalidades e com diferentes objetivos. Os projetos são todos desenvolvidos a partir de trabalhos elaborados pelos estudantes e supervisionados por professores, utilizando toda a infraestrutura cedida pela instituição e pelas empresas que se disponibilizaram a apoiar o projeto.
Fale conosco através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou por uma de nossas redes sociais:

  Insta Logo

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 24/07/2023, 20h57

  • publicado
  • 24/07/23
  • 19h31

Localização

Artboard 1 copy 2

MinDaEducacao

 

 

Av. Salgado Filho, 3501 - Vila Rio de Janeiro - Guarulhos - CEP 07115-000
Telefone: Comunicado
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 07h às 23h.

Clique no link abaixo para consultar o horário de atendimento e o e-mail de todos os setores do campus:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO - IFSP CAMPUS GUARULHOS

OBSERVAÇÕES: horários, e-mails e telefones fornecidos pelos respectivos setores, sujeitos a alteração. Os coordenadores de curso não possuem telefone para contato.

Não encontrou o que procurava? Envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Registrado em: Uncategorized

Última atualização em 18/11/2024, 15h07

  • publicado
  • 31/05/23
  • 20h20
Fim do conteúdo da página