Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > CONCAM > Eleições 2024 > Últimas notícias > Licenciando em Matemática do IFSP Campus Guarulhos apresenta pesquisa sobre gamificação em evento nacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Licenciando em Matemática do IFSP Campus Guarulhos apresenta pesquisa sobre gamificação em evento nacional

  • Última atualização em Segunda, 24 de Novembro de 2025, 15h46

Banner_Pesquisa_Evento_GRU_Matematica.jpg

O estudante Raphael Perez Correa, licenciando em Matemática pelo IFSP Campus Guarulhos e bolsista de Iniciação Científica em 2024, participou do VII Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática (SELEM), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 04 e 06 de setembro de 2025.
No evento, ele apresentou o trabalho “Percurso metodológico para uma gamificação no ensino de geometria: um relato com base nos perfis BAM”, fruto de sua pesquisa de iniciação científica orientada pelo Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro.

Raphael e seu orientador professor Rogerio Marques Ribeiro                                   Foto: Raphael e seu orientador, professor Rogério Marques Ribeiro – UFMG. Fonte: arquivo pessoal (2025)
Em sua apresentação, o bolsista discutiu o desenvolvimento de um percurso metodológico intitulado Gamificação Orientada por Perfis BAM, implementado em uma turma do 2º semestre do curso de Licenciatura em Matemática. Inspirada nos modelos de Bartle e Octalysis, a proposta buscou planejar tarefas gamificadas alinhadas aos perfis de engajamento dos estudantes.
A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou interações, engajamento, potencialidades e limitações da gamificação no ensino de geometria plana, com ênfase no conteúdo de pontos notáveis do triângulo.
Segundo o professor Rogério, orientador do trabalho, os resultados indicam que a metodologia desenvolvida tornou a sala de aula mais dinâmica e colaborativa, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem em geometria.
Apesar de a pesquisa ter sido finalizada, ambos continuam analisando os dados produzidos e preparando novas publicações. Para o professor, o próximo passo é refinar o percurso metodológico, aprofundando os estudos teóricos que embasaram o trabalho.
Ele também ressalta a relevância do Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores (CEPIN), sediado no próprio IFSP Campus Guarulhos. O espaço tem fomentado discussões e projetos relevantes para a área, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores de Matemática.

*Professor Rogério Marques Ribeiro é coordenador do CEPIN.
**Foto do banner: Apresentação do trabalho – UFMG. Fonte: arquivo pessoal (2025)

registrado em:
Fim do conteúdo da página