Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Bolsistas do PIBID do núcleo de Matemática do IFSP Campus Guarulhos apresentam trabalho em evento nacional

  • Última atualização em Terça, 25 de Novembro de 2025, 15h46

Os estudantes Letícia do Nascimento Venturi, Jade Fraga Ramos e Raphael Perez Correa, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Campus Guarulhos e bolsistas do Programa PIBID desde 2024, tiveram um trabalho acadêmico aprovado para apresentação no VII Congresso Nacional de Formação de Professores e XVII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, organizado pela UNESP e realizado na cidade de Águas de Lindóia, entre os dias 11 e 13 de novembro de 2025.
IMG_1_Centro de Convencoes_AL.jpg                                            Foto: Centro de Convenções – Hotel Monte Real – Águas de Lindóia. Fonte: arquivo pessoal (2025).

Articulado com o tema do evento, "Ousar formar professores para as novas relações com conhecimentos, ciências e culturas", e sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro, os estudantes apresentaram o trabalho intitulado “A Faceta Afetiva no Ensino de Matemática: experiências formativas no PIBID a partir do modelo do conhecimento didático-matemático”.
Segundo o professor Rogério*, “a aprovação do trabalho neste importante congresso reforça a relevância de se discutir a formação docente para além das dimensões matemáticas, incorporando de forma crítica e propositiva as novas relações com o conhecimento. O estudo revela que ‘ousar formar’ implica, necessariamente, levar em conta a dimensão afetiva, criando espaços de aprendizagem nos quais os futuros professores possam vivenciar e refletir sobre como emoções, atitudes e concepções impactam o ensino e a aprendizagem da matemática.”
                      Foto: Apresentação do trabalho (Jade e Raphael) ** – Hotel Monte Real – Águas de Lindóia. Fonte: arquivo pessoal (2025).

A participação no congresso não só valida o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito do PIBID/IFSP Guarulhos, como também se articula perfeitamente com a temática do evento. Ao trazer discussões que envolvem a dimensão afetiva para o centro do debate sobre a formação de professores, os estudantes e seu orientador contribuem para uma visão mais ampla e sensível na ação de “ousar formar” educadores para os desafios contemporâneos.
Um dos momentos marcantes da participação dos nossos discentes foi o encontro com o Prof. Dr. Abdeljlil Akkari, professor da Universidade de Genebra (Suíça) e um dos principais conferencistas do evento. Ter a oportunidade de dialogar com um renomado pesquisador internacional como o Prof. Akkari enriqueceu ainda mais a experiência, ao compartilhar seus conhecimentos sobre os desafios e as inovações na formação de professores em diferentes contextos. Esse tipo de interação é fundamental para inspirar os futuros educadores e consolidar a importância de eventos dessa natureza, que congregam conhecimento, ciência e diferentes culturas para uma educação mais relevante e conectada com as demandas do nosso tempo.
Dr. Abdeljlil Akkari - Jade Fraga - Dr. Rogerio Marques Ribeiro.jpgFoto: A foto mostra, da esquerda para a direita, o discente Raphael, o conferencista internacional Prof. Dr. Abdeljlil Akkari, a discente Jade e, ao seu lado, o Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro (orientador). Fonte: arquivo pessoal (2025).
O professor Rogério destaca, ainda, a importância do fomento da Capes, via Programa PIBID, como um pilar estratégico na integração entre universidade e escola pública, contribuindo para a formação inicial de professores e para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

*Professor Rogério Marques Ribeiro é um dos professores orientadores do Núcleo de Matemática do PIBID do IFSP Campus Guarulhos.
** A bolsista Letícia não pôde comparecer ao evento pessoalmente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página