Licenciando em Matemática do IFSP Campus Guarulhos apresenta pesquisa sobre gamificação em evento nacional

O estudante Raphael Perez Correa, licenciando em Matemática pelo IFSP Campus Guarulhos e bolsista de Iniciação Científica em 2024, participou do VII Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática (SELEM), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 04 e 06 de setembro de 2025.
No evento, ele apresentou o trabalho “Percurso metodológico para uma gamificação no ensino de geometria: um relato com base nos perfis BAM”, fruto de sua pesquisa de iniciação científica orientada pelo Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro.
Foto: Raphael e seu orientador, professor Rogério Marques Ribeiro – UFMG. Fonte: arquivo pessoal (2025)
Em sua apresentação, o bolsista discutiu o desenvolvimento de um percurso metodológico intitulado Gamificação Orientada por Perfis BAM, implementado em uma turma do 2º semestre do curso de Licenciatura em Matemática. Inspirada nos modelos de Bartle e Octalysis, a proposta buscou planejar tarefas gamificadas alinhadas aos perfis de engajamento dos estudantes.
A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou interações, engajamento, potencialidades e limitações da gamificação no ensino de geometria plana, com ênfase no conteúdo de pontos notáveis do triângulo.
Segundo o professor Rogério, orientador do trabalho, os resultados indicam que a metodologia desenvolvida tornou a sala de aula mais dinâmica e colaborativa, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem em geometria.
Apesar de a pesquisa ter sido finalizada, ambos continuam analisando os dados produzidos e preparando novas publicações. Para o professor, o próximo passo é refinar o percurso metodológico, aprofundando os estudos teóricos que embasaram o trabalho.
Ele também ressalta a relevância do Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores (CEPIN), sediado no próprio IFSP Campus Guarulhos. O espaço tem fomentado discussões e projetos relevantes para a área, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores de Matemática.
*Professor Rogério Marques Ribeiro é coordenador do CEPIN.
**Foto do banner: Apresentação do trabalho – UFMG. Fonte: arquivo pessoal (2025)
Redes Sociais