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Ações de internacionalização no Campus Guarulhos em 2024: impactos e perspectivas

  • Última atualização em Quarta, 12 de Fevereiro de 2025, 14h03

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A internacionalização no ensino superior é um elemento essencial para o desenvolvimento do conhecimento, promovendo a inclusão social e o intercâmbio cultural. Como destacam Knight e De Wit (1997), esse processo amplia as possibilidades de aprendizado ao conectar estudantes e instituições com experiências globais, fortalecendo a formação acadêmica e profissional. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Guarulhos, diversas iniciativas têm consolidado esse movimento, resultando em impactos significativos na formação de estudantes e servidores.

"A internacionalização da educação superior não é um fim em si mesmo, mas um meio para melhorar a qualidade da educação e da pesquisa, e contribuir significativamente para a sociedade global." — Jane Knight, "Updating the Definition of Internationalization", International Higher Education, nº 33, 2003, p. 3.

Iniciativas de Mobilidade Acadêmica e Inclusão

Entre as ações destacadas, o campus Guarulhos vem participando do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece vagas gratuitas para estudantes estrangeiros em cursos de graduação. Atualmente, Sicer Manuel Maquengo Vaz Bandeira, de São Tomé e Príncipe, é nosso estudante internacional no curso de Engenharia de Controle e Automação. Segundo Schwartzman (2001), a presença de estudantes estrangeiros nas universidades
brasileiras é crucial para o enriquecimento cultural e acadêmico, promovendo uma sala multicultural que desenvolve consciência global e contribui para o enriquecimento pessoal de todos os envolvidos.
Destacamos que, nos anos de 2021, 2022 e 2023, três estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação foram selecionados por editais de mobilidade acadêmica para Portugal, tendo a oportunidade de estudar por um ou dois semestres no Instituto Politécnico de Bragança. Essa experiência única proporcionou uma significativa ampliação de conhecimentos técnicos e culturais, constituindo um diferencial importante em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Conforme enfatiza Stallivieri (2017), iniciativas como essas evidenciam a relevância de um ensino superior alinhado ao contexto internacional.

Parcerias Internacionais e Projetos de Pesquisa

Com o objetivo de fortalecer os laços acadêmicos internacionais, o Campus Guarulhos estabeleceu um Memorando de Entendimento com o Instituto Tecnológico Pascual Bravo, da Colômbia. Esse acordo, que regula as relações no âmbito da cooperação internacional, só foi possível graças à liderança do Prof. Dr. Wilson Carlos da Silva Junior, que já vinha desenvol vendo um projeto de pesquisa em parceria com a instituição e trabalhou incansavelmente para viabilizar essa regulamentação.
O Memorando prevê uma ampla cooperação entre as instituições, que inclui o intercâmbio de docentes, técnicos administrativos e estudantes, ações de pesquisa conjunta, participação em seminários e encontros acadêmicos, além de videoconferências. Também estão contemplados programas acadêmicos de curta duração, atividades de intercâmbio cultural, cursos de treinamento internacional, capacitação em nível de graduação nas duas instituições, programas de desenvolvimento do quadro funcional e aprimoramento de pessoal, atividades de consultoria e cooperação técnica, e o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, entre outras ações mutuamente acordadas.
Essa parceria abriu caminho para uma série de ações conjuntas ente IFSP/Guarulhos e Pascoal Bravo. De acordo com Neves e Barbosa (2020), parcerias internacionais promovem a troca de experiências e o avanço do conhecimento científico de maneira colaborativa.
Uma das iniciativas resultantes dessa parceria foi a visita de funcionários, docentes e discentes da Pascual Bravo ao campus Guarulhos. Durante essa visita, tivemos a oportunidade de apresentar a estrutura organizacional do IFSP e os grupos de pesquisa existentes. A partir desse encontro, fortaleceu-se a aproximação entre as instituições, iniciando-se um diálogo contínuo que resultou em reuniões quinzenais entre a representante da Arinter local, Elizabete Rubliauskas Giachetti, e o Sr. Carlos Mario Serna Zuluaga, com o objetivo de desenvolver ações de internacionalização conjuntas.
Como desdobramento desse processo, organizamos o Seminário Internacional de Pesquisa, realizado durante a Semana Nacional de Tecnologia (2023), no qual pesquisadores das duas instituições apresentaram seus trabalhos, estimulando potenciais parcerias de pesquisa. Para aproximar ainda mais os pesquisadores, em 2024, criamos um formulário Google Forms para que docentes interessados em desenvolver projetos de pesquisa internacional pudessem se inscrever. A partir dessa iniciativa, formaram-se grupos com linhas de pesquisa comuns ou próximas, foi agendado um bate-papo virtual para apresentação dessas linhas de pesquisa, e criou-se um grupo de WhatsApp para facilitar a comunicação direta entre os pesquisadores.
 
Capacitação e Incentivo às Línguas Estrangeiras

O Campus Guarulhos reconhece a importância das línguas estrangeiras como elementos centrais nas ações de internacionalização. Por esse motivo, prioriza a divulgação de editais de processo interno simplificado voltados à seleção de servidores para programas de intercâmbio no Canadá, onde participam de cursos de imersão em Língua Inglesa ou Francesa oferecidos pelo ILSC Education Group. Recentemente, uma de nossas servidoras foi contemplada por um desses editais. Além disso, o IFSP firmou um acordo com a Altíssia, uma plataforma digital de ensino de idiomas. Graças à ampla divulgação dos Editais 340/2023 e 339/2023 no campus, aproximadamente 38 pessoas, entre servidores e estudantes da educação básica e superior, foram beneficiadas. Conforme destaca Knight (2004), a proficiência em línguas estrangeiras é um fator essencial para a inserção de indivíduos e instituições no cenário global.

Novas Oportunidades de Mobilidade Acadêmica

O Campus Guarulhos foi contemplado pelo Edital 52/2024, que selecionou 11 alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio para participar de um programa de mobilidade internacional em Portugal. Entre os contemplados está Mariana Ferraz Marcelino, estudante do quarto ano do curso integrado de Mecatrônica. Durante sete dias, os participantes realizaram atividades em instituições parceiras na cidade do Porto, vivenciando novas realidades socioculturais e econômicas.

Considerações Finais

A internacionalização é uma ferramenta transformadora que amplia horizontes, enriquece a formação e promove o intercâmbio cultural. Como apontam Stallivieri (2017) e Knight (2004), iniciativas nesse âmbito fortalecem a identidade institucional e criam oportunidades de desenvolvimento humano e profissional. No campus Guarulhos, a construção de uma trajetória internacional consolida a missão de oferecer uma educação de excelência, conectada com as demandas globais e comprometida com o desenvolvimento sustentável.


*Profa Ms. Elizabete Rubliauskas Giachetti
Representante Arinter – Campus Guarulhos
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