Psicóloga e pedagogas do Campus Guarulhos apresentam pesquisa sobre violência escolar em congresso no Chile
Entre os dias 28 e 30 de outubro, a psicóloga e doutoranda em Psicologia pela USP, Elizabeth Alves Pereira, e as pedagogas Andréa Souza Eduardo e Natalie Archas Bezerra Torini participaram das XXII Jornadas Internacionais em Psicología Educacional (JIPSE), realizadas na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile, nas cidades de Valparaíso e Viña del Mar.
Após os ataques em escolas no Brasil em 2023, houve um aumento nas ameaças a instituições de ensino. Em resposta a esse cenário, a psicóloga e as pedagogas propuseram um diálogo com os estudantes do ensino médio integrado e do técnico concomitante/subsequente, sobre aspectos que os estudantes entendiam que prejudicavam a convivência escolar e levantando de propostas para melhoria da convivência. Os estudantes se reuniram em grupos e fizeram produções com suas percepções e sugestões.
As demandas e sugestões apresentadas foram categorizadas e discutidas com os docentes, que sugeriram a criação de comissões para trabalhar conjuntamente às demandas apresentadas, entre elas, de tutorias de acompanhamento para os estudantes, de ambientação do espaço escolar, de relações entre alunos e docentes. Esse trabalho também resultou na aplicação de um questionário de Clima Escolar, pelo qual os alunos puderam expressar suas opiniões sobre o campus, suas necessidades e sugestões.
Além disso, o projeto foi tema das reuniões de planejamento no Campus Guarulhos no início de 2024.
O trabalho também foi discutido em uma comunicação científica no “I Congresso Internacional da Academia Paulista de Psicologia: Desafios para o Futuro” no mês de outubro deste ano.
Durante o Jipse, a equipe teve a oportunidade de trocar experiências e estabelecer contatos com outros pesquisadores, conhecendo estudos sobre convivência escolar no Chile e os caminhos escolhidos para enfrentar desafios em diferentes realidades na América Latina. A participação nos eventos foi fundamental para enriquecer os diálogos e aprimorar as formações promovidas junto à comunidade escolar do Campus Guarulhos, fortalecendo ações de prevenção e apoio para um ambiente educativo mais seguro e acolhedor.
A viagem para estudos recebeu apoio e financiamento tanto da CAPES, por meio do programa de Psicologia escolar e do desenvolvimento da USP, onde Elizabeth cursa o doutorado, como pelo campus Guarulhos do IFSP, instituição em que as três servidoras atuam.
*Natalie Archas Bezerra Torini, pedagoga do Campus Guarulhos do IFSP.
Redes Sociais