Primeira live do projeto de captação de necessidades, demandas e/ou oportunidades para criação de programas e projetos de extensão

• Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 02h02

Extensao 02

Somos o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Guarulhos, situado na Avenida Salgado Filho, 3501, Vila Rio de Janeiro, Guarulhos, São Paulo. O IFSP Guarulhos oferece cursos da Educação Básica e Educação Superior desde 2006.

A extensão universitária, ao longo dos anos, tem sido reconhecida como uma ponte vital entre as instituições de ensino superior e a sociedade, fornecendo um canal para a aplicação prática do conhecimento acadêmico. Em 2018, essa interação foi consolidada quando o Conselho de Educação Superior aprovou a Resolução n.º 7, estipulando que a extensão deve ser integrada na matriz curricular, alinhada à pesquisa e voltada para a interação entre universidades e comunidade (BRASIL, 2018).

A curricularização da extensão é, assim, um imperativo, pois visa a incorporação de abordagens multidisciplinares, conectando-se com diversos temas de formação conforme estipulado nos Projetos Pedagógicos de Curso. Neste cenário, o IFSP, por meio da Resolução Normativa n.º 5/2021, destacou a composição e estruturação dos programas e projetos de extensão, enfatizando a centralidade dos estudantes como agentes principais e a importância de atender às necessidades da sociedade (IFSP, 2021).

No entanto, para que a extensão seja efetivamente relevante e impactante para a comunidade de Guarulhos é essencial que as ações propostas estejam alinhadas às reais necessidades e demandas da sociedade. Neste contexto, surge a relevância do projeto em questão. Antes de iniciarmos projetos de extensão que estejam em conformidade com as diretrizes das Resoluções CNE/CES n.º7/2018 e IFSP n.º 5/2021, é primordial identificar e compreender as necessidades, demandas e oportunidades das instituições ou departamentos envolvidos.

Para que a curricularização da extensão exista requer uma a captação das necessidades, demandas e oportunidades das instituições ou departamentos, assim, este formulário tem este objetivo. os estudantes apliquem seus conhecimentos propondo ações para programas e projetos de extensão e fornecer uma base sólida para a discussão, formulação e implementação de futuros projetos de extensão.

Estamos disponibilizando um formulário eletrônico que ficará disponível da 0h do dia 7 de outubro de 2024 até as 23h59 do dia 06 de dezembro de 2024. Link do formulário: https://forms.gle/Ty5BCCWvmVtjxTtk6

A primeira live de lançamento do projeto acontece no dia 08 de outubro 2024, terça-feira, das 21h às 22h com transmissão pelo canal da escola no Youtube (www.youtube.com/@EventosIFSPCampusGuarulhos).

No dia 14 de novembro de 2024 iremos lançar um vídeo sobre o projeto.

No dia 02 de dezembro de 2024 iremos realizar o Fórum de Curricularização da Extensão, será um evento presencial e com transmissão. Para os que estiverem presentes poderão participar de um tour guiado pela escola, daremos mais detalhes próximo ao evento.

Assista a live realizada em 08 de outubro de 2024, apresentada pelo professor Robson Ferreira Lopes, docente do Campus Guarulhos do IFSP: