Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia da Biblioteca

  • Última atualização em Terça, 03 de Abril de 2018, 18h32

banner dia biblio

Dia 9 de abril dia da Biblioteca

Um Decreto brasileiro datado de 09 de abril de 1980 instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 09/04 é conhecido como o Dia da Biblioteca. 

Em caráter de curiosidade, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada de 23 a 29 de outubro, e o Dia do Bibliotecário foi determinado para o dia 12 de março: data de nascimento do publicitário, escritor e poeta cearense Manuel Bastos Tigre, que exerceu a função de bibliotecário por 40 anos, sendo considerado o primeiro bibliotecário por concurso do Brasil. 

A comemoração desta data nos faz relembrar a importância da leitura para a construção do conhecimento, através da leitura podemos ter contato com culturas diferentes, experiências e viajar por inúmeros lugares com a nossa imaginação.

Os livros são importantes tanto para a formação cultural quanto do indivíduo como cidadão. A Biblioteca pela sua característica de oferecer o acesso a diversos livros pode possibilitar a descoberta de um mundo diferente para crianças, adolescentes e adultos.

Em comemoração ao dia Nacional da Biblioteca. A Biblioteca do IFSP Campus Guarulhos promoverá uma mostra de filmes que trabalham com o tema do poder da leitura e da escrita em nossas vidas.

A menina que roubava livros

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch). (Duração 2 horas e 11 minutos)

Coração de Tinta

Mo Folchart (Brendan Fraser) e sua filha Meggie (Eliza Bennett), de 12 anos, são apaixonados por livros. Desde pequena Meggie teve o hábito de leitura estimulado pelo pai, que trabalha como encadernador de livros. Além disto eles têm o poder de trazer à vida personagens dos livros caso o leia em voz alta, só que sempre que isto acontece uma pessoa real é inserida nos livros. Até que um dia, ao passear por um sebo, Mo ouve vozes de "Coração de Tinta", um livro que não lhe traz boas recordações. Sua história possui castelos medievais e estranhas criaturas, com este universo tendo aprisionado a mãe de Meggie quando ela tinha apenas três anos. Mo sempre desejou encontrar o livro e salvar a esposa, mas agora precisa lidar também com o sequestro de Meggie por Capricórnio (Andy Serkis), que deseja dar vida a diversas criaturas malignas. (Duração 1 hora e 32 minutos).

O diário de Anne Frank

Baseado em fatos reais, Anne Frank (Lea van Acken) foi uma jovem alemã de origem judia que com 13 anos foi morar com a família em um esconderijo, chamado por ela como Anexo Secreto, em Amsterdam, devido a perseguição dos nazistas. Por mais de dois anos no esconderijo, ela escreve seus pensamentos cotidianos. Uma jovem no limiar da vida adulta que, apesar das circunstâncias, é otimista expressando os seus sentimentos à flor da pele. (Duração 2 horas e 8 minutos)

Horário de exibição dos filmes

Coração de Tinta:  10:30 às 12:02
O diário de Anne Frank:  15:40 às 17:48
A menina que roubava livros: 19:00 às 21:10

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página