Bolsistas do PIBID do núcleo de Matemática do IFSP Campus Guarulhos apresentam trabalho em evento nacional
Os estudantes Letícia do Nascimento Venturi, Jade Fraga Ramos e Raphael Perez Correa, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Campus Guarulhos e bolsistas do Programa PIBID desde 2024, tiveram um trabalho acadêmico aprovado para apresentação no VII Congresso Nacional de Formação de Professores e XVII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, organizado pela UNESP e realizado na cidade de Águas de Lindóia, entre os dias 11 e 13 de novembro de 2025.
Foto: Centro de Convenções – Hotel Monte Real – Águas de Lindóia. Fonte: arquivo pessoal (2025).
Articulado com o tema do evento, "Ousar formar professores para as novas relações com conhecimentos, ciências e culturas", e sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro, os estudantes apresentaram o trabalho intitulado “A Faceta Afetiva no Ensino de Matemática: experiências formativas no PIBID a partir do modelo do conhecimento didático-matemático”.
Segundo o professor Rogério*, “a aprovação do trabalho neste importante congresso reforça a relevância de se discutir a formação docente para além das dimensões matemáticas, incorporando de forma crítica e propositiva as novas relações com o conhecimento. O estudo revela que ‘ousar formar’ implica, necessariamente, levar em conta a dimensão afetiva, criando espaços de aprendizagem nos quais os futuros professores possam vivenciar e refletir sobre como emoções, atitudes e concepções impactam o ensino e a aprendizagem da matemática.” Foto: Apresentação do trabalho (Jade e Raphael) ** – Hotel Monte Real – Águas de Lindóia. Fonte: arquivo pessoal (2025).
A participação no congresso não só valida o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito do PIBID/IFSP Guarulhos, como também se articula perfeitamente com a temática do evento. Ao trazer discussões que envolvem a dimensão afetiva para o centro do debate sobre a formação de professores, os estudantes e seu orientador contribuem para uma visão mais ampla e sensível na ação de “ousar formar” educadores para os desafios contemporâneos.
Um dos momentos marcantes da participação dos nossos discentes foi o encontro com o Prof. Dr. Abdeljlil Akkari, professor da Universidade de Genebra (Suíça) e um dos principais conferencistas do evento. Ter a oportunidade de dialogar com um renomado pesquisador internacional como o Prof. Akkari enriqueceu ainda mais a experiência, ao compartilhar seus conhecimentos sobre os desafios e as inovações na formação de professores em diferentes contextos. Esse tipo de interação é fundamental para inspirar os futuros educadores e consolidar a importância de eventos dessa natureza, que congregam conhecimento, ciência e diferentes culturas para uma educação mais relevante e conectada com as demandas do nosso tempo.
Foto: A foto mostra, da esquerda para a direita, o discente Raphael, o conferencista internacional Prof. Dr. Abdeljlil Akkari, a discente Jade e, ao seu lado, o Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro (orientador). Fonte: arquivo pessoal (2025).
O professor Rogério destaca, ainda, a importância do fomento da Capes, via Programa PIBID, como um pilar estratégico na integração entre universidade e escola pública, contribuindo para a formação inicial de professores e para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
*Professor Rogério Marques Ribeiro é um dos professores orientadores do Núcleo de Matemática do PIBID do IFSP Campus Guarulhos.
** A bolsista Letícia não pôde comparecer ao evento pessoalmente.
Redes Sociais