Setembro Azul: conheça a história e a importância do mês que celebra a cultura surda no Brasil
O Setembro Azul, também conhecido como Setembro Surdo, é um mês dedicado à celebração, conscientização e visibilidade da comunidade surda no Brasil. A campanha busca trazer luz às lutas, conquistas e à cultura das pessoas surdas, além de reforçar a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da inclusão social. A escolha do mês de setembro e da cor azul está ligada a marcos históricos importantes para a comunidade surda:
- A cor azul: Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas identificavam pessoas com deficiência, incluindo as surdas, com uma faixa azul no braço. A comunidade ressignificou a cor, transformando-a em um símbolo de resistência, orgulho e luta contra a opressão.
O mês de setembro:
Várias datas importantes para a comunidade surda brasileira são celebradas neste mês:
- 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo, em homenagem à fundação da primeira escola de surdos do Brasil em 1857, no Rio de Janeiro, o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
- 23 de setembro: Dia Internacional da Língua de Sinais.
- 30 de setembro: Dia Internacional do Surdo.
Para dar visibilidade a essa data tão importante convidamos para conversar conosco sobre Bilinguismo e Educação Matemática para surdos, no dia 23 de setembro às 10:00 horas, os palestrantes:
Prof. Dr. Marcio Hollosi – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Profa. Leticia Pereira do Nascimento– Escola Municipal de Educação Bilingue para Surdos - SP
Redes Sociais