GIEMAG - Publicação de livro coescrito por docentes do do IFSP
A Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus Capivari divulga que foi publicado o livro "Uma Abordagem Crítica da Educação Financeira na Formação do Professor de Matemática", coorganizado pela Profa. Dra. Ana Karina Cancian Baroni e que conta com capítulos escrito por ela, pelo saudoso Professor Fleides Teodoro de Lima ("in memoriam"), por colegas pesquisadores da UNESP Rio Claro e pelos membros do GIEMAG - Grupo Interdisciplinar em Educação, Matemática e Gestão - GIEMAG do IFSP Capivari, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa na Plataforma Lattes: espelho do Grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1041983798490823).
O e-book pode ser acessado gratuitamente no formato ePub (uma sugestão de leitor desse formato está disponível no link: http://www.adobe.
Aos interessados, informamos que a obra também encontra-se em versão impressa, e pode ser adquirido no site da editora: https://www.editoraappris.com.
Sobre o livro:
Na última década, ganhou força a ideia de que a Educação Financeira é um componente importante na formação do cidadão brasileiro. Essa compreensão impulsionou a reflexão e a pesquisa em diversas áreas, culminando, inclusive, na presença desse tema no currículo escolar do país, conhecido como Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A BNCC aponta o professor de Matemática como um dos principais responsáveis por propagar a Educação Financeira na escola, visto que relaciona essa temática às habilidades e às competências matemáticas. Isso faz com que as discussões sobre a Educação Financeira sejam de interesse dessa disciplina e estejam presentes na formação do professor que a ensinará na educação básica.
Afinal, o que é a Educação Financeira? Por que os brasileiros precisam ter a abordagem dessa temática? Antes, ainda, de qual Educação Financeira precisam? Quais forças e interesses estão por trás desse esforço em fazer dela algo fundamental para a vida em sociedade? Como levar o tema para a escola?
O livro Uma abordagem crítica da Educação Financeira na formação do professor de Matemática traz algumas respostas para essas questões e discute possibilidades para o trabalho com essa temática nos cursos de licenciatura em Matemática, com futuros professores, na expectativa de que eles cheguem às salas de aula da educação básica com um repertório teórico e crítico para contribuir com a formação de um cidadão livre do aprisionamento financeiro e consciente da importância de valorizar práticas que visem à justiça social.
Redes Sociais