Sarau online - 17/08/2020
Sarau Poético: poesia como acolhimento em tempos de distanciamento
Se eu rio
É porque não tem lágrima
Mas quando o poema se alastra
É pipoca explodindo na alma
(Dinha, “Porque o poema também é vingança”. In: DINHA. De passagem mas não de passeio. São Paulo, Global, 2008)
Março de 2020: com o avanço da pandemia do novo Coronavírus, entramos em período de quarentena, considerada uma das principais estratégias para conter o avança do vírus e preservar vidas. Esse cenário nos colocou numa situação nova e repleta de incertezas e desafios, culminando na suspensão temporária das atividades presenciais.
Junho de 2020: com a continuidade da quarentena, decorrente de um cenário político, social, econômico e de saúde pública e com poucas perspectivas de um retorno presencial a curto e médio prazo, começam as discussões e planejamentos para um retorno com atividades não presenciais.
Agosto de 2020: lançamo-nos a um novo desafio – o início das atividades não presenciais!
Mirando esse percurso, uma questão se coloca: somos, agora, as mesmas pessoas do início do processo? A pergunta torna-se retórica, quando consideramos que certamente fomos e continuamos sendo transformadas/os por uma experiência social inédita e permeada por dúvidas.
Assim, do mesmo modo que tivemos toda uma preparação do ponto de vista objetivo para esse retorno: ferramentas, metodologias, logística, entre outros, urge também uma preparação do ponto de vista subjetivo.
A arte e, em especial, a poesia são espaços bastante férteis para manifestação das subjetividades e acolhimento das nossas experiências, permitindo-nos externar e refletir sobre o sentido, o vivido, o experienciado.
Por isso, convidamos a todos para a realização de um Sarau Poético como início das nossas atividades! Vale tudo:
üPara quem escreve, traga seus poemas!
üPara quem não escreve, mas tem vontade de fazê-lo: que tal se arriscar agora?
üPara quem não escreve, mas tem um poema que gosta muito: que tal compartilhar?
üPara quem só quer apreciar: seja bem-vinda/o!
A ideia é termos uma possibilidade de nos aproximar por meio da poesia! É fazer um carinho em forma de palavras! É poder estreitar laços, mesmo distantes!
O Sarau acontecerá 17/08/2020, às 18h, com transmissão pelo Canal do Youtube do Câmpus.
Redes Sociais