Comunicado importante - Orientações sobre atividades do Câmpus
Conforme comunicado da reitoria do IFSP (disponível no link abaixo), estão suspensas as atividades presenciais no Câmpus Guarulhos, no período de 16 a 29 de março de 2020.
https://www.ifsp.edu.br/images/pdf/NOTA_DA_REITORIA_DO_IFSP.pdf
Seguindo orientações governamentais, no sentido dos servidores públicos realizarem trabalho remoto, e com o intuito de agilizar a comunicação da comunidade interna e externa com o IFSP Câmpus Guarulhos, abaixo relacionamos os endereços de e-mails dos setores deste câmpus, bem como uma descrição dos serviços oferecidos remotamente pelos setores durante o período de suspensão das atividades presenciais.
Ressaltamos também, que todas as atividades previstas nos calendários acadêmicos durante o período citado (ex.: colação de grau, entrega de notas e avaliações) estão canceladas, e serão remarcadas após a retomada do pleno funcionamento do câmpus.
Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) - E-mail: cragru@ifsp.edu.br
A CRA (secretaria) receberá e emitirá documentação normalmente para os estudantes por e-mail. Se for necessária a retirada de algum documento físico, a solicitação deverá ser feita mediante agendamento de dia e horário individual.
SOLICITAÇÕES DE ENCCEJA SOMENTE PELO LINK ABAIXO:
https://suap.ifsp.edu.br/encceja_ifsp/solicitar_certificado_inep/
Coordenadoria de Extensão (CEX) - E-mail: cex.gru@ifsp.edu.br
Estágios: documentos necessários para o início, registro, prorrogação e término de estágio deverão ser digitalizados e enviados por e-mail, para que seja realizada a análise prévia. Concluída a análise, a documentação física deverá ser entregue na Coordenadoria de Extensão, (Prédio C, Sala C-09), às quartas
feiras das 10h às 12h.
Cursos de Extensão: as aulas presenciais estão suspensas e a critério do professor poderão ser ministradas a distância. Nesse caso, o professor entrará em contato com os estudantes, orientando-os sobre os procedimentos e meios que serão adotados. A abertura de novos cursos está suspensa, assim como as
inscrições em andamento.
Seleção de Bolsistas para Projetos de Extensão: os coordenadores dos projetos farão contato por meio eletrônico com os candidatos, realizando as entrevistas de forma remota.
Coordenadoria de Biblioteca (CBI) - E-mail: cbi.gru@ifsp.edu.br ou bibliotecagru@ifsp.edu.br
● Todas as devoluções de empréstimos ficarão com a data alterada para 30/03/2020, não sendo necessária a renovação online. Desconsidere os alertas por e-mail, não haverá nenhuma penalidade neste período. Caso seja necessário, esta data será prorrogada e a nova data será divulgada nos canais oficiais de comunicação do câmpus;
● As elaborações de fichas catalográficas seguem sendo feitas via e-mail normalmente.
● As entregas de TCC e as declarações de nada consta só serão efetuadas a partir do dia 30/03/2020;
● Sugerimos, neste período, que seja utilizada a Biblioteca Virtual da Pearson (BV), que possui um grande acervo e que abrange, inclusive, vários títulos que temos fisicamente em nossa biblioteca.
A BV passou recentemente por atualização, portanto em seu primeiro acesso, será necessário preencher seus dados pessoais, como CPF, nome completo, prontuário (GUxxxxxxxx) e senha;
● O acesso às normas da ABNT continua normalmente, e o acesso ao portal de periódicos CAPES neste momento é feito somente pelo CAFE. As instruções e orientações ao uso estão disponíveis no portal do IFSP Campus Guarulhos – Biblioteca ( http://gru.ifsp.edu.br/index.php/biblioteca.html?showall=1 ).
Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) - E-mail: csp.gru@ifsp.edu.br
O atendimento no setor será remoto. Dúvidas e demais demandas deverão ser encaminhadas por e-mail.
São tratados nesta Coordenadoria:
● Programa de Auxílio Permanência (PAP);
● Orientação de Estudos;
● Atendimento Pedagógico;
● Programa de Bolsa de Ensino;
● Atendimento Social;
● Atendimento Psicológico.
A coordenadoria continuará acompanhando os estudantes e está à disposição para orientações de estudo.
Os estudantes devem continuar atentos aos comunicados e editais que serão publicados no portal do câmpus.
Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CPI) - E-mail: cpi.gru@ifsp.edu.br
● As bolsas do PIBIFSP estão em processo de implementação e os projetos podem ser iniciados, dentro das possibilidades e restrições da situação atual. Pedimos aos orientadores que entrem em contato com seus orientandos por meio virtual informando essa situação;
● Se houver necessidade de retirada de qualquer material do câmpus para viabilizar a execução de atividades de pesquisa, favor comunicar à CPI-GRU para acionarmos os setores responsáveis;
● O prazo para desenvolvimento dos projetos de Iniciação Científica e de pesquisa em geral continua vigente. Se houver alguma pesquisa que, na avaliação do pesquisador, fique inviabilizada pela impossibilidade de acesso ao câmpus, pedimos que seja feito contato com a CPI-GRU para avaliarmos um plano de contingência;
● O acompanhamento de processos relacionados com a pesquisa (Acordos de Cooperação, PIVICT, dentre outros) continua sendo feito normalmente;
Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) - E-mail: cgpgru@ifsp.edu.br
Atendimento via e-mail; Acompanhamento dos processos no SUAP e das publicações no DOU; Lançamentos sistêmicos.
Coordenadoria de Almoxarifado, Manutenção e Patrimônio (CAP) - E-mail: cap.gru@ifsp.edu.br
Durante o período de suspensão das atividades presenciais, a CAP-GRU atuará em regime de escala, e prestará atendimento para recebimento de materiais de segunda à sexta-feira, das 09h às 15h, mantendo a necessidade de que os fornecedores agendem as entregas.
Qualquer necessidade de material do almoxarifado deverá ser comunicada por e-mail, com pelo menos 48 horas de antecedência.
Orientamos também que neste período de suspensão algumas atividades de manutenção poderão ocorrer, ocasionando a paralisação parcial no fornecimento de energia ou água. Neste sentido, indicamos que os servidores que necessitem vir ao câmpus avisem-nos com antecedência.
Coordenadoria de Licitações e Contratos (CLT) - E-mail: clt.gru@ifsp.edu.br
● Gestão dos contratos existentes no câmpus;
● Andamento das licitações: De vigias (pregão eletrônico); Bancada para automação (planejamento da contratação) e Dedetização (planejamento da contratação);
● Confecção do Plano Anual de Contratações de 2021;
Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (CCF) - E-mail: ccf.gru@ifsp.edu.br
Para assuntos financeiros e de pagamento de Notas Fiscais, entre em contato por e-mail.
Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI)
E-mail para solicitações de estudantes: ctiguarulhos@ifsp.edu.br
E-mail para solicitações de servidores: suporteguarulhos@ifsp.edu.br
Serviços atendidos por demanda nos e-mails:
● Auxílio na criação/recuperação de senha de servidores e alunos;
● Instalação/reparo de softwares de laboratórios que suportam manutenção remota;
● Permissão/criação de acesso a sistemas internos;
● Restauração de serviços que possam vir a parar de funcionar;
● Outros tipos de solicitações que não dependam de acesso físico ao câmpus;
● Atendimento de solicitações encaminhadas ao sistema de suporte;
● Configuração dos computadores de servidores técnico administrativos;
● Organização de dados de inventário para a devida atualização no SUAP.
Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE) - E-mail: cae.gru@ifsp.edu.br
Assuntos relacionados à retirada de materiais dos armários ou materiais esquecidos no câmpus, mediante agendamento por e-mail.
Atividades Acadêmicas nos Cursos
Os professores entrarão em contato diretamente com os estudantes de suas respectivas turmas por diferentes canais (SUAP, Webmail, AVA, WhatsApp, etc.), para informar como serão conduzidas suas aulas neste período (a distância, por videoconferência, por envio de listas de exercícios, reposição futura, ou outras formas). Para tanto, os estudantes devem ficar atentos ao SUAP e ao Webmail para o recebimento de informações. Qualquer dificuldade de acesso, entrem em contato com o docente responsável pela disciplina.
1. Cursos da área de Automação
Os coordenadores de curso estão à disposição através dos e-mails:
Técnico Concomitante ou Subsequente em Automação Industrial - Prof. Rodrigo Sislian: rodrigo@ifsp.edu.br
Tecnologia em Automação Industrial - Profª. Gisele: gaas@ifsp.edu.br
Engenharia de Controle e Automação - Prof. Mauro: maurovilla@ifsp.edu.br
2. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Seguem as disciplinas que serão ofertadas por modalidade remota:
● Garantia da Qualidade de Software
● Análise Orientada a Objetos
● Linguagem de Programação I
● Estrutura de Dados 1
● Estrutura de Dados 2
● Introdução à Administração
● Projeto Web
● Empreendedorismo
● Redes de Computadores
● Gestão da Tecnologia da Informação
● Algoritmos e Programação
● Introdução à Probabilidade
● Engenharia de Software
● Aplicações Distribuídas
● Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas
● Desenvolvimento Web
● Pesquisa Operacional
● História da Ciência de Tecnologia
● Inglês Técnico I
● Inglês Técnico II
● Sistemas Operacionais
● Matemática
● Estatística
● Arquitetura de Computadores
● Segurança da Informação
● Sistemas Operacionais
● Gestão de Projetos
● Interação Humano-Computador
● Metodologia da Pesquisa Científica
● Programação Orientada a Objetos
● Banco de Dados I
● Projeto Integrado I
● Projeto Integrado II
● Tópicos Especiais II
Coordenador do curso: Prof. Joel Saade - joelsaade@ifsp.edu.br
3. Licenciatura em Matemática
Questões referentes aos projetos (ex.: PIBID, TCCs, monitorias), devem ser tratadas com os respectivos docentes responsáveis.
Coordenador do curso: Prof. Antônio Mometti: antonio.mometti@ifsp.edu.br
4. Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
Orientação aos responsáveis:
● Neste momento, os conteúdos de algumas disciplinas serão ofertados a distância;
● As avaliações não ocorrerão neste momento. Quando as aulas presenciais retomarem o assunto será tratado pelos docentes;
● O estudante que tiver dificuldade de acesso deve contatar as coordenações dos cursos e a coordenadoria sociopedagógica.
Sobre as aulas/atividades:
● O início das atividades será a partir de 23/03/2020;
● As aulas por videoconferência ocorrerão preferencialmente no horário das aulas;
● Os horários de atendimento dos docentes poderá ser alterado conforme necessidade dos estudantes e docentes;
● Os estudantes devem participar das atividades propostas para terem suas frequências (presença) registradas;
● As coordenações farão reuniões semanais (a distância) com os representantes dos estudantes de cada ano, para analisar o andamento das atividades e as dificuldades.
Em caso de dúvidas, utilizar os contatos disponíveis (identificando-se sempre com o nome do estudante, responsável e ano):
Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio - Coordenador Prof. Robson Lopes:
● E-mail: rferreira@ifsp.edu.br ou coordenacao_informatica.gru@ifsp.edu.br
● WhatsApp: (11) 94768-5671, das 8h às 23h.
Técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio - Coordenador Prof. Nemuel Silva:
● E-mail: nemuel.geraldo@ifsp.edu.br
● WhatsApp: (13) 98812-6516, das 8h às 23h.
Direção-Geral (DRG) - E-mail: drg.gru@ifsp.edu.br
Diretoria Adjunta em Administração (DAA) - E-mail: danila@ifsp.edu.br
Diretoria Adjunta Educacional (DAE) - E-mail: dae.gru@ifsp.edu.br
Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI) - E-mail: cdi.gru@ifsp.edu.br
A Direção-Geral, as Diretorias Adjuntas e o Apoio à Direção atuarão nos casos omissos às demais coordenadorias.
Contatos dos docentes
Alexandra Aparecida de Souza - alexandra.souza@ifsp.edu.br
Alexandre de Paula Franco - alexandre.franco@ifsp.edu.br
Alexandre dos Santos Ribeiro - alexandre@ifsp.edu.br
Aline Binato Neufeld - aline.binato@ifsp.edu.br
Aline Ribeiro Sabino - aline.sabino@ifsp.edu.br
André de Oliveira Guerrero - andre.guerrero@ifsp.edu.br
Anselmo Paulo Florentino - anselmo.florentino@ifsp.edu.br
Antônio Angelo de Souza Tartaglia - angelot@ifsp.edu.br
Antônio Luis Mometti - antonio.mometti@ifsp.edu.br
Armando Handaya - ahand@ifsp.edu.br
Caio Cesar Jacob Silva - caio.jacob@ifsp.edu.br
Cesar Ricardo Peon Martins - crmartins68@ifsp.edu.br
Claudia Fonseca Roses - claudiaroses@ifsp.edu.br
Cleber Silva de Oliveira - cleber@ifsp.edu.br
Cristiane Santana Silva - cristiane.santana@ifsp.edu.br
Cristiano Alves Pessoa - cristianopessoa@ifsp.edu.br
Delfim Pinto Carneiro Junior - delfim.carneiro@ifsp.edu.br
Dennis Lozano Toufen - dennis@ifsp.edu.br
Diego Azevedo Siviero - siviero@ifsp.edu.br
Douglas Bellomo Cavalcante - douglas.cavalcante@ifsp.edu.br
Eliana Alves Moreira - eliana.moreira@ifsp.edu.br
Emanoel Fabiano Menezes Pereira - emanoel.pereira@ifsp.edu.br
Fabiana Fernandes de Freitas Brandão - fabiana.freitas@ifsp.edu.br
Fabio Antunes - fabioantunes@ifsp.edu.br
Fernando Almeida de Souza - souza.fernando@ifsp.edu.br
Gabriela Sena da Silva - gabriela.sena@ifsp.edu.br
Gema Galgani Rodrigues Bezerra - gemagalgani@ifsp.edu.br
Giovani Fonseca Ravagnani Disperati - giovani@ifsp.edu.br
Gisele Aparecida Alves Sanchez - gaas@ifsp.edu.br
Hamilton Piva Dominguez - pivahd@ifsp.edu.br
Isaque da Silva Almeida - isaque@ifsp.edu.br
João Alves Pacheco - joao.pacheco@ifsp.edu.br
João Eduardo Navachi da Silveira - joao.navachi@ifsp.edu.br
João Victor Caetano Alves - joao.victor@ifsp.edu.br
Joel Dias Saade - joelsaade@ifsp.edu.br
Juliana Bilecki Campos da Cunha - juliana.cunha@ifsp.edu.br
Keth Rousbergue Maciel de Matos - keth.matos@ifsp.edu.br
Leonardo Silvestre Neman - lsneman@ifsp.edu.br
Lidia Bravo de Souza - lidiabravo@ifsp.edu.br
Marcelo Kenji Shibuya - marcelo.shibuya@ifsp.edu.br
Marcelo Squinca da Silva - marcelo.squinca@ifsp.edu.br
Márcia Pereira - mpereira@ifsp.edu.br
Maria Eugênia Martins Barcellos - maria.barcellos@ifsp.edu.br
Marta Cardoso Pina - mpina@ifsp.edu.br
Mauricio Capelas - capelas@ifsp.edu.br
Mauricio Pereira da Silva - mauricio@ifsp.edu.br
Mauro Villa D Alva - maurovilla@ifsp.edu.br
Miguel Antonio Rogerio - miguel.ar@ifsp.edu.br
Milton Barreiro Junior - barreiro@ifsp.edu.br
Nelson Arbach - nelarb@ifsp.edu.br
Nelson dos Santos Gomes - ngomes@ifsp.edu.br
Nemuel Geraldo da Silva - nemuel.geraldo@ifsp.edu.br
Niclaudia Maria de Barros Vieira - niclaudia.vieira@ifsp.edu.br
Percy Javier Igei Kaneshiro - percyigei@ifsp.edu.br
Rafael Magno Alves - rafael.magno@ifsp.edu.br
Reginaldo do Prado - rprado@ifsp.edu.br
Reinaldo Lourenso - rlourenso@ifsp.edu.br
Ricardo Agostinho de Rezende Junior - ricardo.agostinho@ifsp.edu.br
Ricardo Formenton - formenton@ifsp.edu.br
Rita de Cássia Moreno Barbosa - rita.barbosa@ifsp.edu.br
Roberto Seidi Imafuku - roberto.imafuku@ifsp.edu.br
Robson Ferreira Lopes - rferreira@ifsp.edu.br
Rodrigo Campos Bortoletto - bortoletto@ifsp.edu.br
Rodrigo Sislian - rodrigo@ifsp.edu.br
Rogério Daniel Dantas - rogerio.dantas@ifsp.edu.br
Rogério Homem da Costa - rogerio.costa@ifsp.edu.br
Rogério Marques Ribeiro - rmarques@ifsp.edu.br
Rogério Osvaldo Chaparin - rogeriochaparin@ifsp.edu.br
Sebastião Garcia Junior - sebastiao.garcia@ifsp.edu.br
Sóstenes Vieira dos Santos - sostenes.santos@ifsp.edu.br
Thiago Schumacher Barcelos - tsbarcelos@ifsp.edu.br
Valdemir Alves Junior - valdemirjr@ifsp.edu.br
Vinicius Valdivia Hernandez - vinicius.valdivia@ifsp.edu.br
Vitor Moreira da Silva - vitor.silva@ifsp.edu.br
William Vieira - wvieira@ifsp.edu.br
Wilson Carlos da Silva Junior - wilsoncarlos@ifsp.edu.br
Redes Sociais