Últimas notícias
Rematrícula 1º Semestre de 2023
Caro(a) aluno(a),
A Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Guarulhos, informa que está aberto o período de rematrícula online para os cursos superiores, de pós-graduação, cursos técnicos concomitante/subsequente e cursos integrados ao Ensino Médio.
A rematrícula deve ser solicitada via sistema acadêmico SUAP entre os dias 03/01/2023 à 15/01/2023.
Instruções para realizar a rematrícula
Caso você não consiga realizar a rematrícula seguindo os passos acima, pedimos que preencha o formulário disponível abaixo e realize o envio do formulário preenchido através do sistema de requerimentos do SUAP, seguindo as instruções disponíveis no link - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html
Alunos com matrícula trancada devem efetuar a rematrícula e caso queira manter o trancamento, informar no formulário de rematricula!!
Qualquer dúvida sobre o procedimento de rematrícula, entre em contato com o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Qualquer dúvida sobre quais disciplinas escolher, entre em contato com a Coordenação de seu curso através dos Emails:
Automação Industrial (Cursos técnicos)
Prof. Rodrigo Sislian
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Automação Industrial (Cursos superiores)
Prof. Alexandre dos Santos Ribeiro
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Engenharia de Controle e Automação
Prof. Mauro Villa D Alva
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Informática (Cursos superiores)
Prof. Joel Dias Saade
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Matemática (Cursos superiores)
Prof. Cesar Ricardo Peon Martins
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação
Prof. Alexandra Aparecida de Souza
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 26/12/2022, 11h35
- publicado
- 26/12/22
- 10h55
Estudante: participe da avaliação da Política de Assistência Estudantil
A ação visa aprimorar as ações e estratégias da Política de Acesso Estudantil. Para maiores informações, acesse aqui e para responder o questionário acesse aqui.
Sua participação é muito importante para nós.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 20/12/2022, 13h58
- publicado
- 20/12/22
- 13h57
Comunicado importante sobre os estágios
Comunicamos aos interessados que em razão do recesso previsto no Calendário Acadêmico de 2024 e das férias docentes em janeiro de 2025, os processos relativos aos estágios, sejam novos contratos ou aqueles que estão em curso, serão tramitados pela Coordenadoria de Extensão até às 19h00 do dia 13 de dezembro de 2024 e retomados às 08h00 do dia 03 de fevereiro de 2025.
Os novos estágios deverão ter data de início a partir de 10 de fevereiro de 2025, uma vez que não assinamos documentos com data retroativa.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 12/11/2024, 14h30
- publicado
- 12/12/22
- 22h47
Ação de Internacionalização no Câmpus Guarulhos - visita técnica da Universidade Pascual Bravo
O câmpus Guarulhos recebeu em visita técnica, nesta quarta-feira (07/12/22), dois diretores, um docente, um administrativo e dez estudantes da Universidade Pascual Bravo de Medellyn, Colômbia. O encontro foi uma experiência enriquecedora, possibilitando a troca cultural e de expertise. A programação da visita técnica no câmpus foi organizada pela Profa. Ms. Elizabete Rubliauskas Giachetti, representante Arinter do câmpus e Prof.Dr Wilson Carlos da Silva Junior.
A programação contou com a fala de boas-vindas de Ricardo Agostinho de Rezende Junior - Diretor-Geral do câmpus, Diego Azevedo Siviero - Diretor Adjunto Educacional e Prof.Dr. Wilson Carlos da Silva Junior que desenvolve projeto de pesquisa em parceria com a instituição Pascual Bravo com a qual temos um Memorandum of Understanding.
Na sequência, Elizabete Rubliauskas Giachetti fez uma apresentação sobre a estrutura multi-campi do IFSP, destacou os cursos oferecidos no câmpus, discorreu sobre a infraestrutura e principais características dos docentes e discentes que constituem a comunidade IFSP/Guarulhos.
Depois, tivemos a apresentação do Prof. Dr Marcelo Kenji Shibuya no laboratório de energia fotovoltaica do câmpus. O Prof. Ms. Rogério Daniel Dantas falou sobre a Oficina 4.0 e os projetos desenvolvidos. A curiosidade e encantamento dos estudantes colombianos era facilmente perceptível. Então, tivemos a oportunidade de socialização, bater um papo e conhecer a equipe técnica e os estudantes de modo mais informal com um coffee break.
Antes de iniciarmos a visita aos laboratórios, contamos com a apresentação do Prof. Dr. Thiago Schumacher Barcelos que discorreu sobre os cursos de pós-graduação e os projetos de pes-quisa desenvolvidos no câmpus. O Sr. Jorge Alejandro Matta Herrera, vice-reitor de Ensino da Pascual Bravo, também fez uma apresentação sobre a instituição.
Conhecer o laboratório Oficina 4.0, Maker, de Robótica, de Controle de Processos, etc ouvir atentamente as explicações dos professores e observar os equipamentos e materiais geraram nos estudantes colombianos expressões de contentamento, deixando evidente a importância da visita técnica como atividade didática de grande contribuição para a complementação da formação acadêmica.
Agradecemos a todos que participaram dessa ação e ficamos com vontade de estreitar ainda mais a troca cultural e de projetos com a instituição Pascual Bravo.
Confira algumas imagens da visita:
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 12/12/2022, 23h26
- publicado
- 09/12/22
- 22h11
Comunicado aos alunos do ADS
Reunião no dia 12/12/2022, às 19h no auditório (prédio E) sobre Atividades Complementares e o novo curso ADS.
Prof. Joel Saade
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 09/12/2022, 16h46
- publicado
- 09/12/22
- 16h46
Resultado Final e Convocação para Matrículas: Processo Seletivo - Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação - 1º Semestre de 2023
A Comissão de Seleção para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação divulga a homologação das inscrições e Pontuação Preliminar da Primeira Etapa:
A Comissão de Seleção para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação divulga o resultado da análise de recursos da homologação das inscrições, Pontuação Final da Primeira Etapa.
A Comissão de Seleção para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação convoca os seguintes candidatos para entrevista:
A Comissão de Seleção de Alunos para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação informa o resultado preliminar da Pontuação Final:
A Comissão de Seleção de Alunos para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação informa o Resultado Final e convocação para matrículas referentes ao Processo Seletivo regido pelo Edital N° GRU.0035/2022:

O processo seletivo envolve análise curricular e entrevista, que será realizada entre 13/02/2023 e 16/02/2023.
CRONOGRAMA GERAL DO PROCESSO SELETIVO
Atividade |
Data |
Período de Inscrições |
05/12/2022 a 31/01/2023 |
Homologação das Inscrições e Pontuação Preliminar da Primeira Etapa |
06/02/2023 após às 17h Publicado em 06/02/2023 às 17h16 |
Apresentação de recursos da homologação das inscrições |
07 e 08/02/2023 |
Resultado da análise de recursos da homologação das inscrições e Pontuação Final da Primeira Etapa |
10/02/2023 após às 17h Publicado em 10/02/2023 às 17h32 |
Divulgação das datas/horários das entrevistas e respectivos convocados |
10/02/2023 após às 17h Publicado em 10/02/2023 às 17h32 |
Período de entrevistas |
13/02 a 16/02/2023 |
Divulgação do resultado preliminar |
17/02/2023 após às 17h (Publicado excepcionalmente em 18/02/2023 às 17h05 devido a falta de energia elétrica motivada por problemas técnicos na cabine primária do Câmpus) |
Recurso sobre o resultado preliminar |
23/02 e 24/02/2023 |
Divulgação da análise dos recursos e resultado final |
28/02/2023 após às 17h Publicado em 28/02/2023 às 19h13 |
Matrículas |
01/03/2023 a 03/03/2023* |
*As matrículas serão feitas pelo e-mail da Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
A matriz curricular e demais informações sobre a estrutura do curso estão disponíveis em http://gru.ifsp.edu.br/index.php/pos-graduacao/gestao-de-sistemas-de-informacao.html
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 28/02/2023, 19h13
- publicado
- 05/12/22
- 19h45
CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA - Transferência em cursos superiores
Após a publicação da classificação e de acordo com os critérios de ocupação das vagas, todos os candidatos em seguida listados estão convocados para efetuar a matrícula de forma on-line nos dias 03 a 13 de janeiro de 2023. O candidato, responsável legal – em casos de candidatos menores de idade - ou procurador deverá enviar em um único e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. as cópias em formato .pdf dos documentos abaixo, devidamente preenchidos e assinados.
Documentos:
1. Uma foto 3x4 recente;
2. Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou ainda certificação ENEM ou ENCEJA;
3. Histórico do Ensino Médio;
4. Certidão de Nascimento ou Casamento;
5. Título de Eleitor;
6. Certidão de quitação eleitoral, https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-dequitacao-eleitoral;
7. Certidão de alistamento militar ou carteira de reservista ou ainda certificado de dispensa militar (apresentação obrigatória para homens entre 18 e 45 anos);
8. Comprovante de residência atualizado;
9. Documento de Identidade oficial com foto e número do CPF (RG) (frente e verso);
10. Ficha de matrícula assinada – realizar o download neste link;
11. Formulário específico – realizar o download neste link - necessário assinatura no formulário de matrícula.
12. Caso o candidato seja menor de idade, o responsável legal deverá preencher e assinar o Formulário de Autorização de Matrícula, disponível no seguinte link: https://drive.ifsp.edu.br/s/ztiCSjMIwahFeek . Também deverá encaminhar uma cópia do documento de identificação com foto (RG/CNH) do responsável legal.
Somente serão efetivadas as matrículas para os candidatos que apresentarem a documentação completa.
Para mais informações, leia o comunicado:
Estão abertas, de 30 de novembro a 13 de dezembro, as inscrições para os interessados em pleitear as vagas disponíveis para ingresso nos cursos superiores do IFSP. No Edital n.º 656/2022 estão disponíveis 1.682 vagas para as seguintes situações: ingresso por reopção de curso, transferência interna e externa, reingresso e para quem já possui diploma de graduação.
A inscrição é gratuita e consiste no preenchimento do formulário online e na entrega dos documentos exigidos presencialmente no câmpus onde o candidato escolher estudar.
Conheça as modalidades de ingresso previstas no edital:
Reopção de curso: é destinada apenas aos estudantes com matrícula ativa em qualquer curso superior do IFSP, que desejam mudar somente de curso, permanecendo no mesmo câmpus do IFSP onde já estudam.
Transferência interna: é destinada apenas aos estudantes com matrícula ativa em qualquer curso superior do IFSP, que desejam mudar somente de câmpus do IFSP, permanecendo no mesmo curso ou mudando para um curso congênere (que possui semelhança entre as matrizes curriculares).
Transferência externa: é destinada aos estudantes com matrícula ativa em curso superior de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES), que desejam estudar no IFSP, permanecendo no mesmo curso ou mudando para um curso congênere.
Reingresso: é destinado apenas aos estudantes do IFSP que tiveram suas matrículas canceladas e desejam voltar a estudar, permanecendo no mesmo curso e no mesmo câmpus onde estudaram.
Portadores de diploma: é destinado aos estudantes que desejam cursar uma segunda graduação, em qualquer curso superior do IFSP.
No ingresso por Reopção de Curso, Reingresso, Transferência Interna e Externa, é obrigatório aos candidatos ter concluído, pelo menos, uma disciplina do primeiro semestre do curso de origem. Se não possuir nenhuma disciplina concluída, não terá a inscrição efetivada e será desclassificado deste processo seletivo. No ingresso para Portadores de Diploma, é obrigatório aos candidatos possuir certificado que comprove a conclusão de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Veja todos os pré-requisitos para participar do processo seletivo, bem como as vagas disponíveis, no Edital n.º 656/2022.
Cronograma
Pulicações sempre após às 20h | |
Publicação do Edital | 29/11/2022 |
Inscrição | 30/11 a 13/12/2022 |
Entrega dos Documentos (presencialmente nos câmpus) | 30/11 a 14/12/2022 |
Lista Preliminar de Inscrições | 15/12/2022 |
Recurso contra a Relação Preliminar das Inscrições (por e-mail) | 16/12/2022 |
Lista Final de Inscrições | 19/12/2022 |
Período de Análise da Documentação | 30/11 a 19/12/2022 |
Resultado Preliminar após análise da documentação | 20/12/2022 |
Recurso contra o Resultado Preliminar (por e-mail) | 21/12/2022 |
Resultado Final e Orientações sobre Matrículas | 22/12/2022 |
Documentos
Orientações para matrícula - publicado em 22/12/2022
Resultado final -publicado em 22/12/2022
Recursos contra a lista final de inscritos - publicado em 22/12/2022
Resultado Preliminar do Edital Unificado de Transferência - publicada em 20/12/2022
Formulário de recurso contra o Resultado Preliminar - publicda em 20/12/2022
Resultado dos recursos contra a lista preliminar - publicada em 19/12/2022
Lista preliminar de inscritos - publicada em 15/12/2022
Edital n.º 656/2022 - errata 1 - publicado em 30/11/2022
Edital n.º 656/2022 - publicado em 29/11/2022
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 23/12/2022, 10h42
- publicado
- 29/11/22
- 17h02
Alunos dos integrados participam da segunda fase da OBFEP
No último sábado, 26 de novembro de 2022, ocorreu a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).
Cinco alunos dos Integrados (Giulia de Oliveira Rodrigues 1° mecatrônica, Luiz Guilherme Fonseca Paiva 1° mecatrônica, Rodrigo Gonçalves Fernandes Filho 2° mecatrônica, Rogério Alcantara Feitosa 2° mecatrônica e Giselle Creuza Silva 4° informática) participaram do evento no Instituto de Física da USP. Além de ser uma oportunidade para conhecer um dos campi da USP, a atividade tem por objetivo estimular o gosto pela Ciência.
As professoras Aline Binato (Biologia) e Aline Sabino (Física) acompanharam os alunos no evento e os parabenizam pela convocação.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 02/12/2022, 21h48
- publicado
- 28/11/22
- 17h46
Caminhos do futebol: roda de conversa com Leonardo Mendes

Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 28/11/2022, 16h32
- publicado
- 28/11/22
- 16h19
Participe da Semana da Consciência Negra 2022 no Câmpus Guarulhos do IFSP
O Câmpus Guarulhos do IFSP convida toda a comunidade a participar das atividades da Semana da Consciência Negra de 2022, a ser realizada no período de 21 a 25 de novembro de 2022 em nossas instalações. Todo o evento foi pensado no intuito de conscientizar e incentivar a cultura negra em nosso país, apresentando sua vasta riqueza artística e cultural. Confira o nosso cronograma de atividades:
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 21/11/2022, 20h34
- publicado
- 21/11/22
- 20h34
Redes Sociais