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Pesquisa e inovação
Ligada à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRP) é a Coordenadoria incumbida de planejar, dirigir, supervisionar e coordenar as atividades de pesquisa e de inovação tecnologica no Câmpus Guarulhos, bem como é responsavel pela Coordenação de cursos de pós-graduação.
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Última atualização em 04/01/2016, 11h02
- publicado
- 26/10/15
- 12h07
PDI 2024-2029
O que é o PDI?
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. Faz parte do PDI a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica.
O que é o PDI?
Considerando a demanda de instrumentos de avaliação que permitam a análise e monitoramento do Planejamento Estratégico das IES, foi publicado o Decreto nº 5773/2006, instituindo a obrigatoriedade do PDI e descrevendo sua composição mínima que permitisse essa avaliação por parte do MEC. Posteriormente revogado pelo Decreto nº 9.235/2017, devento conter no mínimo os elementos descritos a seguir.
- missão, objetivos e metas da instituição em sua área de atuação;
- projeto pedagógico da instituição, que conterá, entre outros, as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão;
- cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos
- https://drive.ifsp.edu.br/s/yr9YmRbPxA53Roeorganização didático-pedagógica da instituição;
- oferta de cursos e programas de pós-graduação lato e stricto sensu, quando for o caso;
- perfil do corpo docente e de tutores de educação a distância;
- organização administrativa da instituição e políticas de gestão;
- projeto de acervo acadêmico em meio digital;
- infraestrutura física e instalações acadêmicas;
- demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras;
- oferta de educação a distância, especificadas.
*O que é o Projeto Pedagógico Institucional (PPI)?"}
É um instrumento teórico-metodológico que define a política educacional para a Instituição, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos. O PPI faz parte do PDI, previsto no art. 16, II, do Decreto nº 5.773/2006.
O conteúdo do PPI abrange: a) a apresentação, b) o histórico da IES, c) o cenário e concepções atuais contemplando entre outros assuntos a educação, a sociedade, os desafios, as metodologias e compromisso da IES, d) o perfil do docente, e) o perfil do egresso, f) as políticas e diretrizes da IES e a g) bibliografia.
A construção do PPI é obrigatória pela Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O Decreto n.º 5.773, de 09 de Maio de 2006, criou a articulação entre o PPI e o PDI, visto ser o PPI um dos elementos do próprio PDI. Estes instrumentos, estão diretamente associados com as avaliações de cursos e processos de reconhecimento e credenciamento. Pode-se dizer que o PPI é um documento central que estabelece as políticas para tornar o acadêmico fiel à filosofia da IES. Enquanto que o PDI é instrumento de “alavancagem” institucional que deve estabelecer as ações para dar cumprimento às políticas expressas no PPI.
Como posso participar da elaboração do PDI?
Você pode participar das discussões realizadas no seu câmpus e na reitoria, nos Fóruns de Desenvolvimento Institucional, respondendo as pesquisas que estarão disponível no site ou mandando suas sugestões e perguntas para pdi.central@ifsp.edu.br
Perguntas frequentes
- Como a comissão central irá tratar os casos de câmpus que não atenda os balizadores?
Resposta: Quem aprova o PDI é o CONSUP, a comissão central com o apoio da comissão de sistematização apenas organiza o processo de construção do PDI. Cabe porém ressaltar que o câmpus que não tiver o PDI aprovado, não poderá fazer mudanças nas ofertas de cursos e outras ações que precisam ser previstas nesse documento.
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O que fazer se o campus identificar que a realidade local não permite o atingimento dos balizadores de mínimo 50% em cursos técnicos, mínimo de 20% em cursos de formação de professores e 10% de proeja?
Resposta: A lei de criação tem uma previsão de que em locais onde as demandas sociais pela formação em nível superior justificarem, o Conselho Superior poderá, com a anuência do Ministério da Educação, autorizar o ajuste da oferta desse nível de ensino, sem prejuízo do índice definido no caput deste artigo, para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º dessa mesma lei.
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Como o campus avançado deve trabalhar a verticalização? Há algum impedimento para a abertura de cursos superiores de tecnologia ou de pós-graduação lato sensu?
Resposta: a portaria 1291/2013 dizia que Campus Avançado, vinculado administrativamente a um campus ou, em caráter excepcional, à Reitoria, e destinado ao desenvolvimento da educação profissional por meio de atividades de ensino e extensão circunscritas a áreas temáticas ou especializadas, prioritariamente por meio da oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada. Já a portaria 713/2021 que revogou a anteriormente citada, não cita essa priorização.
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Qual a possibilidade de ofertar cursos na modalidade Proeja-FIC, tanto em nível fundamental quanto em nível médio? Dentro de qual balizador esse tipo de curso é considerado?
Resposta: O câmpus pode ofertar cursos nessa modalidade, se articulado com o ensino fundamental será considerado no balizador de outros cursos, já com o ensino médio contará nos 10% de Proeja que é incorporado aos 50% dos cursos técnicos.
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Como o campus avançado deve trabalhar o balizador de 20% de formação de professores? É possível atendê-lo com cursos de formação continuada, especialização lato sensu, dentre outros? Ou somente licenciaturas?
Resposta: para o balizador de 20% em formação docente, são possíveis duas alternativas. Licenciaturas e/ou Pós-Graduação Lato Sensu na área de formação docente.
- Qual deve ser a estrutura dos cursos de pós-graduação para atendimento do balizador de 20% de formação de professores?
Resposta: Para atender o balizador dos 20% de formação de professores, os cursos de pós-graduação deverão atender as premissas da Instrução Normativa PRP nº01, de 9 de maio de 2019. Em caso de dúvidas sobre o tema, as comissões locais podem direcionar suas dúvidas para o e-mail: dpg@ifsp.edu.br.
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Qual é a possibilidade de mudanças de campus 70/45 para 90/60? Os câmpus podem fazer o planejamento do PDI prevendo essa mudança?
Resposta: Não há no momento perspectivas para tal mudança, o PDI deve refletir um planejamento de acordo com a realidade prevista.
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Os câmpus que pretendem implantar um curso, mas que não dispõe de recursos para essa implantação tais como instalações e força de trabalho, podem prever esses cursos no PDI?
Resposta: Caso não exista confirmação na previsão orçamentária para que as condições necessárias ocorram, recomenda-se não colocar no planejamento de ofertas. Na medida que tais condições sejam atendidas, caberá ao campus colocar essas implantações no processo de revisão do PDI. Caso essas condições ocorram fora dos períodos de revisão, caberá ao câmpus solicitar ao CONSUP uma revisão extraordinária, com as devidas justificativas.
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Como devem ser lançados na planilha de impacto casos de professores que ministram aulas em áreas diferentes do concurso, por terem formação também em outra área, ou o PPC permitir tal adequação?
Resposta: Os lançamentos na planilha de impacto devem reproduzir ao máximo a realidade do câmpus, devendo as cargas horárias das disciplinas ser lançadas para os professores que ministram tais disciplinas. Dessa forma a planilha irá refletir o real impacto na adequação da força de trabalho.
Comissão Central
Responsável por validar as iniciativas das outras comissões, supervisionar a elaboração do PDI e aprovar as definições propostas que irão para o CONSUP.
- Composição: Pró-reitores; um representante discente; um técnico administrativo; um docente; um diretor geral de campus; um representante da sociedade civil, um representante do setor produtivo/órgão de fomento e o secretário executivo.
Comissão Local
Responsável por divulgar e viabilizar atividades, publicar informações e documentos, além de promover a realização de eventos e construção de propostas demandadas das Comissões Temáticas, Sistematização ou Central.
- Composição: cinco membros sendo: um representante dos três segmentos (discente, docente e técnico administrativo) e dois indicados pela gestão do campus (preferencialmente que entendam da parte sociopedagógica e da parte orçamentária) *
*A composição da Comissão Local dos Campus Sertãozinho e Cubatão terá 2 vezes mais o número de representantes, já a Comissão Local do Campus São Paulo terá 3 vezes mais.
Comissão de Sistematização
Responsável pela articulação geral dos trabalhos, devendo ser responsável por coordenar, orientar, acompanhar e monitorar os trabalhos das Comissões Locais, bem como supervisionar o desenvolvimento das ações, eventos e etapas do processo de elaboração do PDI. Deve ainda, apoiar a Comissão Central, manter registros e arquivos do PDI organizados e atualizados, divulgar documentos, convites, avisos, atividades e eventos na página do PDI no site da Instituição e atuar na sistematização de informações e consolidação do PDI.
Comissão de PDTIC
O planejamento de TIC constitui um processo de gestão norteador para a execução das ações e projetos de TIC da organização. Visa conferir foco à atuação da área de TIC, apresentando estratégias e traçando planos de ação para implantá-las, o que possibilita o direcionamento de esforços e recursos para a consecução de metas. Ou seja, o planejamento de TIC pode ser entendido como um processo gerencial administrativo, de identificação e organização de pessoal, aplicações e ferramentas baseadas em TIC (recursos de TIC), necessário para apoiar a instituição na execução de seu plano de negócios e no cumprimento de seus objetivos institucionais. No planejamento de TIC, deve-se identificar as oportunidades de soluções de TIC para aprimorar os negócios da organização, definir planos de ação de curto, médio e longo prazo e identificar as arquiteturas de dados e de infraestrutura que melhor atendam às suas necessidades, determinando com qualidade o que e quanto se precisa adquirir e fazer, e para quê.
PDI 2024-2029
Os trabalhos para a estruturação do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP (PDI 2024-2029) tiveram início no mês de agosto de 2022, com a formação das comissões locais. O processo tem como premissa a análise do PDI vigente (2019-2023), para aprimoramento e alinhamento à realidade do momento atual do IFSP.
O PDI foi aprovado pelo Consup em setembro de 2024, veja a notíca no link: Aprovação do PDI 2024/2028
Comissão Central
COMUNICADO 1/2022 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PDI 2024-2028
EDITAL DE ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTES DA COMISSÃO CENTRAL
HOMOLOGAÇÃO DOS CANDIDATOS A REPRESENTANTES DA COMISSÃO CENTRAL
RESULTADO PRELIMINAR DA ELEIÇÃO PARA COMISSÃO CENTRAL
RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO PARA COMISSÃO CENTRAL
PORTARIA 5571/2022 - DESIGNAÇÃO DA COMISSÃO CENTRAL
PORTARIA 6065/2022 - ALTERA EM PARTE A PORTARIA 5571/2022
Portaria 236/2023 Comissão de Sistematização para a elaboração do PDI 2024-2028 do IFSP_PRD
Abertura da Consulta Pública para as Políticas de Extensão, Pesquisa e Inovação
Vídeo da Audiência de Abertura das Políticas de Extensão, Pesquisa e Inovação
Abertura da Consulta Pública para as Políticas de Ensino, Assuntos Estudantis e Gestão de Pessoas
Abertura da Consulta Publica da Política de Ações Afirmativas
Vídeo de Audiência da Pública da Política de Ações Afirmativas
Comissões locais
Documentos da primeira formação de 08 a 10/08/2022
Apresentação de indicadores PRD
Apresentação da 1ª formação DDI
Novos Arranjos e Possibilidades Regionais - INOVA
Pós-Graduação e a verticalização do ensino no IFSP - PRP
Roteiro para a (re) elaboração do Projeto Político-Pedagógido - PRE
VÍDEOS DA 1º FORMAÇÃO DAS COMISSÕES LOCAIS (08 A 10/08/2022)
Documentos gerais
COMUNICADO N.º 2/2022 - DDI-PRD/PRO-PRD/RET/IFSP- Abertura do processo de Elaboração
COMUNICADO N.º 1/2022 - PRO-PRD/RET/IFSP - 1ª Formação da Comissões Locais
COMUNICADO N.º 1/2022 - PDI2024-2028/PRO-PRD/RET/IFSP - Cronograma de atividades das comissões
COMUNICADO N.º 1/2023 - PDI2024-2028/PRO-PRD/RET/IFSP - Reuniões nos Câmpus
COMUNICADO N.º 2/2023 - PDI-2024-2028/PRO-PRD/RET/IFSP - Reuniões nos Câmpus (correção de datas)
Instrução Normativa PRP nº01, de 9 de maio de 2019
Portaria 2218 - Aprova indicadores para o PDI 2019-2023
Portaria Normativa RET_092_Regulamenta_as_Audiências_Pblicas_no_IFSP
Planilha de Impacto para download
Planilha de Impacto consolidada do IFSP para download
Estrutura de entrega do PDI2024/2028 para download
Modelo de entrega Missão, Visão e Valores
Modelo de Relatório de Análise dos Indicadores dos Câmpus para download
COMUNICADO N.º 4_2023 - PDI2024-2028_PRO-PRD_RET_IFSP - Entrega dos campi
Consulta Publica para escolha da missão, visão e valores do PDI 2024/2028
Consulta pública da política de Extensão
Relatório da consulta pública da política de extensão
Consulta pública da política de Inovação
Relatório da consulta pública da política de inovação
Consulta pública da política de Pesquisa
Relatório da consulta pública da política de pesquisa
Consulta pública das políticas de Ensino e Assuntos Estudantis
Relatório da consulta pública da política de ensino
Relatório da consulta pública da política de ações estudantis
Consulta pública da política de Gestão de Pessoa
Relatório da consulta pública da politica de gestão de pessoas
Consulta Pública da Política de Ações Afirmativas
Relatório da consulta pública da política de ações afirmativas
Consulta Pública de Sustentabilidade Financeira e Infraestrutura
Relatório da consulta pública de sustentabilidade financeira e infraestrutura
Consulta Pública das Estratégias de Comunicação
Relatório da consulta pública das estratégias de comunicação
Relatório do processo de elaboração do PDI 2024/2028
1ª revisão
CONVOCAÇÃO Nº 1/2025 - 1ª Reunião com Comissões LocaisCOMUNICADO Nº 1/2025 PRO-PRD/RET/IFSP - Início do Processo da 1º Revisão PDI 2024-2029
Modelo de Relatório - Pró-reitorias e Diretorias Sistêmicas
PORTARIA NORMATIVA Nº 92/2023 - Regulamento para Audiências Públicas no IFSP
Planilha de impacto para download (atualizado em 22/04/2025)
Orientações para preenchimento da Planilha de Impacto
Orientações Plataforma Nilo Peçanha - Coleta de Dados (Indicadores)
PORTARIA Nº 2.613/2025 - Altera PORTARIA Nº 6867 - Comissão de Revisão do PDI 2024-2029
PORTARIA Nº 1.591/2025 - Representantes das áreas para apoiar Comissão de Revisão do PDI 2024-2029
PORTARIA Nº 6867/2024 - Altera PORTARIA Nº 6496 - Comissão de Revisão do PDI 2024-2029
PORTARIA Nº 6.428/2024 - Comissão Permanente de Monitoramento e Acompanhamento do PDI 2024-2029
PORTARIA Nº 6.496/2024 - Comissão de Revisão do PDI 2024-2029
RESOLUÇÃO CONSUP Nº 20/2025 - Cronograma da 1º Revisão do PDI 2024-2029
Notícias locais
Em breve, novas informações sobre o andamento dos trabalhos da Comissão Local de revisão do PDI do Campus Guarulhos.
PDI 2024/2029 é aprovado pelo Conselho Superior do IFSP
Assista a 2ª Reunião Extraordinária do CONCAM
Ao vivo: assista a 1ª reunião ordinária do CONCAM
Acompanhe a 1ª Reunião Extraordinária do CONCAM do Campus Guarulhos
Participe da consulta pública sobre as estratégias de comunicação do IFSP para o PDI
PDI 2024/2028: Comissão Local apresenta propostas em Audiência Pública
Aconteceu no Campus Guarulhos: visita do Presidente da Comissão de Sistematização do PDI 2024-2028
PDI 2024/2028: Participe da Consulta Pública da Comunidade do Campus Guarulhos
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Última atualização em 04/06/2025, 04h41
- publicado
- 26/10/15
- 12h06
Apoio ao aluno
Guia do Esudante
Regimento Disciplinar Discente
Regimento Disciplinar Discente
Vídeos tutoriais do SUAP - Alunos
Acesse o link abaixo para assistir aos tutoriais do SUAP com as principais dúvidas dos estudantes:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLnkQm4Mo5F5L3vK0JQq9ezeRzCoU-TXGj
Como criar e-mail acadêmico e acesso ao Office 365:
https://manuais.ifsp.edu.br/books/ensino/page/e-mail-de-aluno-%28alunoifspedubr%29
Redefinição de senha da conta e-mail do aluno:
Ambiente virtual AVA:
Acesse o link abaixo, em seguida clique em autenticar usando sua conta em SUAP IFSP:
https://moodle.gru.ifsp.edu.br/login/index.php
Wi-Fi no campus
Acesso à rede sem fio - eduroam
Acesse o link abaixo e siga as instruções do tutorial para se conectar ao Wi-Fi do Campus Guarulhos:
Boletins Informativos
Diretório Acadêmico
O Diretório Acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Guarulhos, sob o nome “Eremias Delizoicov”, é o órgão representativo dos estudantes regularmente matriculados em nossos cursos de graduação, situado na Avenida Salgado Filho, Nº 3501, Vila Rio de Janeiro, no município de Guarulhos - SP.
O presente edital trata da eleição para a primeira chapa representativa.
Docentes - Automação Industrial
Alexandre dos Santos Ribeiro
Claudemir Claudino Alves
Delfim Pinto Carneiro Junior
Dennis Lozano Toufen
Diego Azevedo Siviero
Fabio Antunes
Gisele Aparecida Alves Sanches
Lidia Bravo de Souza
Marcelo Kenji Shibuya
Maurício Capelas
Maurício Pereira da Silva
Mauro Villa D'alva
Milton Barreiro Junior
Nelson dos Santos Gomes
Percy Javier Igei Kaneshiro
Ricardo Aparecido Rodrigues de Oliveira
Ricardo Formenton
Rodrigo Sislian
Rogerio Daniel Dantas
Valdemir Alves Junior
Wilson Carlos Da Silva Junior
Docentes - Informática
Alexandra Aparecida de Souza
Antonio Ângelo de Souza Tartaglia
Claudia Fonseca Roses
Cléber Silva de Oliveira
Cristiano Alves Pessoa
Giovani Fonseca Ravagnani Disperati
Joel Dias Saade
Juliana Bilecki da Cunha
Lidia Bravo De Souza
Marcia Pereira
Marta Cardoso Pina
Reginaldo do Prado
Reginaldo Tadeu Soeiro de Faria
Robson Ferreira Lopes
Rodrigo Campos Bortoletto
Rogerio Homem Da Costa
Thiago Schumacher Barcelos
Docentes - Matemática
Ana Paula Ximenes Flores
Antonio Luis Mometti
Armando Handaya
Gema Galgani Rodrigues Bezerra
Hamilton Piva Dominguez
Leonardo Silvestre Neman
Lidia Bravo De Souza
Maly Magalhães Freitas
Nelson Arbach
Roberto Seidi Imafuku
Rogerio Marques Ribeiro
Rogerio Osvaldo Chaparin
Organização didática
A Organização Didática dos cursos ofertados pelo IFSP está em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, suas regulamentações, Pareceres, as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e regerá todos os procedimentos didático-pedagógico-administrativos de todos os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Acesse ao documento abaixo:
Novo Regulamento da Pós-graduação Lato Sensu
Passe escolar
EMTU
Mais informações
http://www.emtu.sp.gov.br/passe/indexRegiao.htm
SPTRANS
Mais informações
http://estudante.sptrans.com.br/
GUARUPASS
Mais informações
http://www.guarupass.com.br/centraldobilhete/?item=escolar
Linhas de ônibus
Segue abaixo uma relação de algumas linhas de ônibus que passam próximas ao Campus Guarulhos.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
IFSP - Câmpus Guarulhos (antigo CEFET ou Escola Técnica Federal)
Av. Salgado Filho, 3501 - Vila Rio de Janeiro
Referências próximas: Colégio da PM, Escola da APAE, Carrefour Vila Rio, Cemitério Vila Rio.
Linhas de ônibus municipais:
(Bilhete Único de Guarulhos)
210 Vila Rio/Jardim Angelica (via Av. Paulo Faccini)
Av. Novo Brasil; Av. Santos Dumont; Via Dutra; PoupaTempo; Av. Paulo Faccini; Av.Salgado Filho
Descer em frente ao câmpus.
263 Cocaia/Centro (via Salgado Filho e Suplicy)
Centro; Av. Salgado Filho; Av. Dr. Timóteo Penteado; Av. Suplicy; Av.Salgado Filho
Descer em frente ao câmpus.
274 Cocaia/Shopping (via Tranquilidade)
Shopping; bairro Tranquilidade; Centro; Av. Salgado Filho; Av. Rio de Janeiro
Descer em frente ao câmpus.
356A Circular Saúde (Via Taboão)
Desce em frente ao campus
356B Circular Saúde (Via Tranquilidade)
Desce em frente ao campus
361 Taboão/Vila Galvão (via Jd. São Paulo e Av. Dr. Timóteo Penteado)
Taboão; Av. Otávio Braga de Mesquita; Av. Brig. Faria Lima; Rua Sarutaiá; Av. Jovita; Av.Salgado Filho;
Rua Lions; Vila Galvão; Av. Dr. Timóteo Penteado; Av.Suplicy; Av. Salgado Filho; Av. Jovita
Descer no ponto da padaria DeVille.
435 Jd. Fortaleza/Jd. Santa Clara (via Cumbica)
Jd. Sta. Clara; Av. Dr. Renato de Andrade Maia; Av. Salgado Filho; Rua Lions
Descer no ponto da padaria DeVille.
Obs: na vinda do Jd. Fortaleza, não vem até a escola; sobe ao lado do Bosque Maia
711 Pimentas/Vila Rio (via Via Dutra)
Est. de Transf. Pimentas; Via Dutra; PoupaTempo; Centro; Av.Salgado Filho; Rua Lions
Descer no ponto da padaria DeVille.
Obs: na ida para o bairro dos Pimentas, é necessário subir até a Av. Benjamim Harris Hunnicutt
Linhas de ônibus intermunicipais:
(BOM - Bilhete Ônibus Metropolitano)
443 Metrô Penha/Cocaia
Av. Gabriela Mistral; Av.Guarulhos; Pça. IV Centenário; Centro; Pça. Getúlio Vargas; Av.Salgado Filho;
Av.Dr. Timóteo Penteado; Av. Suplicy; Av.Salgado Filho; Rua Lions
Descer no ponto da padaria DeVille.
250 Metrô Penha/Jd. Itapoã
Av. Gabriela Mistral; Av.Guarulhos; Pça. IV Centenário; Av. Monteiro Lobato; Av.Papa Pio XII;
Av. Barber Greene; Av. Jovita; Av.Salgado Filho
Descer em frente ao câmpus.
555 Metrô Armênia/Cocaia
Via Dutra; Av. Paulo Faccini; Av. Papa Joao XXIII; Av. Salgado Filho; Av. Dr. Renato de Andrade Maia; Av. Jovita; Av. Salgado Filho
Descer em frente ao câmpus.
Linhas 115, 115PR1 e 537
Arujá/Guarulhos (Av. Suplicy, no Jd. Sta. Mena)
Necessidade de pegar o ônibus municipal 263 (ou andar aprox 2km)
362 (INTERNORTE)
Itaquaquecetuba/Guarulhos (Av. Suplicy, no Jd. Sta. Mena)
Necessidade de pegar o ônibus municipal 263 (ou andar aprox 2km)
Linha 139 (INTERNORTE)
São Miguel Paulista/Guarulhos (Pça. dos Estudantes)
Obs.: utilizar a linha 443 (Metrô Penha-Cocaia) para chegar ao câmpus.
Padaria DeVille = 300m aprox
Princípios e regras para uso dos armários
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Última atualização em 19/01/2024, 16h33
- publicado
- 26/10/15
- 12h05
Estatuinte
O que é a Estatuinte?
A Estatuinte é um processo no qual participam membros dos mais diferentes segmentos da comunidade. Tem como objetivo geral elaborar os principais documentos do IFSP e será ordenada, conforme sua regulamentação, nas seguintes etapas:
I- Estatuto do IFSP;
II- Organização Didática e Regimento Disciplinar Discente;
III- Regimento Geral do IFSP, Regulamento do Conselho Superior e Regulamento do Colégio de Dirigentes;
IV- Regimento dos campi e Regulamento do Conselho de Campus;
Durante todo o processo, a comunidade será convidada a participar nos Congressos, Audiências Públicas, Seminários e Assembleias. Além disso, cada Unidade Acadêmica (campus, campus Avançado e UEP) terá uma comissão local para facilitar os diálogos sobre os documentos.
Comissão Local - Campus Guarulhos
E-mail: estatuinte.gru@ifsp.edu.br
Membros
Técnico-administrativos
Gabriel de Freitas Gubolin (Titular)
Guilherme Vinicius Ascendino Silva (Titular)
Docentes
Aline Ribeiro Sabino (Titular)
João Alves Pacheco (Titular)
Marcelo Squinca da Silva (Suplente)
Discentes
Ana Luiza Ramos Fernandes de Jesus (Titular)
Yasmin Conceição Ferreira (Titular)
Documentos úteis
https://drive.google.com/drive/folders/15ZWrm019KeU5hYNbnlELEKolEq2V6NuQ?usp=sharing
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Última atualização em 18/05/2022, 12h54
- publicado
- 26/10/15
- 12h04
Conselho de Campus (CONCAM)
Resolução Normativa IFSP n.º 9/2022, de 6 de setembro de 2022
Art. 8º O CONCAM possui as competências deliberativas e consultivas no âmbito dos campi.
Art. 9º Ao CONCAM, compete atuar estritamente em consonância com as competências delegadas pelo Conselho Superior do IFSP, desde que possam ser exercidas no âmbito de atuação do Campus, devendo:
I- Aprovar diretrizes para atuação do IFSP e zelar pela execução de sua política educacional;
II- Aprovar o Plano de Desenvolvimento Institucional e de ação;
III- Apreciar a Proposta Orçamentária Anual;
IV- Aprovar o Projeto Político Pedagógico;
V- Aprovar regulamentos e normas internas nas matérias de sua competência deliberativa;
VI- Aprovar a proposta de criação ou alteração curricular ou extinção de cursos no âmbito do campus;
Parágrafo Único. A elaboração do Regulamento do CONCAM do campus é opcional, caso seja verificada a necessidade de se especificar situações particulares dos campi não previstas nesta Resolução, sendo que, neste caso, deverá abordar as condições de funcionamento do conselho no âmbito do campus, devendo ser aprovado pelo CONCAM. Para mais informações, leia a Resolução Normativa IFSP n.º 9/2022, de 6 de setembro de 2022 na íntegra.
2024
2023
2022
2021
2019
2018
2017
2015
Registrado em: Uncategorized
Última atualização em 29/05/2024, 11h02
- publicado
- 26/10/15
- 12h03
Biblioteca
Pesquisa ao acervo
PERGAMUM – Pesquisa ao acervo
Para consultar o acervo da Biblioteca do IFSP Campus Guarulhos, acesse o seguinte site:
https://ifsp.pergamum.com.br/
BVU - Biblioteca Virtual Pearson
Para acessar a biblioteca virtual, os usuários do IFSP Campus Guarulhos devem:
1- Acessar o seguinte site:
https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/?next=/
2- Realizar o login com o mesmo usuário e senha já cadastrados no Sistema SUAP.
3- No site do SUAP aparecerá o link de acesso a Biblioteca Virtual Pearson “Links Úteis – IFSP” – “Biblioteca Virtual Pearson”
4- Clique em cima da “Biblioteca Virtual Pearson” e automaticamente abrirá uma nova aba com a página principal com o catálogo on-line da BVU – Biblioteca Virtual Universitária.
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
Para acessar a coleção das normas, os usuários do IFSP Campus Guarulhos devem acessar o catálogo online do PERGAMUM, através do seguinte link:
https://ifsp.pergamum.com.br/?rep=target_gedweb
Em caso de dúvidas, consulte o tutorial abaixo:
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
https://www-periodicos-capes-gov-br.ez338.periodicos.capes.gov.br/index.php#
Quando o usuário estiver nas dependências do IFSP Campus Guarulhos e conectado na rede de Internet “EDUROAM” tanto nos computadores da biblioteca, dos laboratórios, e de seus dispositivos móveis tais como: smartphone, tablet, notebook e outros, este tem acesso ao conteúdo completo do Portal.
Agora para obter o acesso remoto, fora das instalações do IFSP Câmpus Guarulhos, é preciso realizar o acesso por meio “CAFE Comunidade Acadêmica Federada” no seguinte link:
https://www-periodicos-capes-gov-br , escolha a opção “IFSP – Instituto Federal São Paulo”.
Realize o login com os mesmos dados de acesso do Sistema SUAP.
Serviços
Catálogo on-line
Empréstimo domiciliar
Empréstimo local
Renovação on-line
Reserva on-line
Catalogação na fonte
Serviço de referência
Acesso à internet
Empréstimo de jogo de xadrez
Empréstimo interbibliotecas
Informações gerais
Acesso
A Biblioteca pode ser utilizada por discentes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Guarulhos, e pela comunidade externa, sendo a consulta aberta para o público geral, com livre acesso ao acervo, salvo para serviços de empréstimo.
Utilização
Devem-se observar as regras de utilização da Biblioteca constantes do Regulamento, no que se refere à disciplina, uso e conservação do acervo e instalações, da disponibilidade dos serviços prestados, bem como as sanções aplicadas.
A quantidade de material emprestado e os prazos para devolução variam de acordo com a categoria do usuário.
Empréstimo
Para realizar o empréstimo é necessária a apresentação da carteirinha em validade, do aluno matriculado no IFSP - Campus Guarulhos, sem a mesma não será possível fazer o empréstimo.
O usuário poderá levar como empréstimo domiciliar 2 (duas) obras e poderá permanecer com o material por um período de 7 dias.
O usuário poderá levar como empréstimo local 1 (uma) obra e poderá permanecer com o material até às 21h do mesmo dia da realização do empréstimo.
O servidor técnico-administrativo poderá levar como empréstimo domiciliar 2 (duas) obras e poderá permanecer com o material por um período de 14 dias.
O professor poderá levar como empréstimo domiciliar 4 (quatro) obras e poderá permanecer com o material por um período de 28 dias.
Renovações
A renovação será realizada mediante apresentação da obra na biblioteca e da carteirinha do aluno e se o empréstimo estiver em dia; se a obra estiver reservada ou atrasada a renovação não será efetuada.
As renovações on-line poderão ser feitas até três vezes consecutivas. Após isso, o usuário deverá apresentar o material a Biblioteca para realizar outras renovações.
Regulamento
Política de desenvolvimento de coleções
Dicas
1. Não rasure nem arranque páginas de livros e revistas.
2. Evite marcar as páginas dos livros com grampos de metal.
3. Manuseie o livro com as mãos limpas, a gordura e o suor provocam manchas no papel.
4. Não deixe o livro no carro, a exposição ao sol descolore os pigmentos e oxida o papel.
5. Procure conhecer o regulamento da Biblioteca.
6. Não empreste sua carteirinha. Ela é de uso pessoal, instransferível e indispensável para as suas transações na Biblioteca.
7. Nunca saia com livro sem antes registrá-lo no balcão de atendimento.
8. Reponha obras perdidas ou extraviadas sob sua responsabilidade.
9. Mantenha silencio nos ambientes de estudo individual e desligue o celular.
10. Evite atrasos na devolução dos materiais.
Equipe
Rafael de Souza Ramalhaes Feitosa
Bibliotecário Documentalista
CRB 8: 7945
Leandro Cabral da silva
Tecnólogo em Gestão Pública
Lucia Miyuki Higa
Bibliotecária Documentalista
CRB 8: 9035
Márcio Ferreira Cardoso
Auxiliar de Biblioteca
Horário e localização
De segunda à sexta-feira, das 9h às 21h
Telefone: (11) 2304-4254
Avenida Salgado Filho, 3501 Prédio H
Vila Rio de Janeiro - Guarulhos/SP
CEP: 07115-000
E-mail: cbi.gru@ifsp.edu.br / bibliotecagru@ifsp.edu.br
Revistas Eletrônicas
Matemática
Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1516-5388)
https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/
Zetetike (ISSN 2176-1744)
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike
TEMA Tendências em Matemática Aplicada e Computacional (ISSN 1677-1966)
https://www.sbmac.org.br/tema/seer/index.php/tema
REVEMAT Revista Eletrônica de Educação Matemática (ISSN 1981-1322)
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/archive
Informática
Revista de Informática e Teoria Aplicada (ISSN 2175-2745)
https://seer.ufrgs.br/index.php/rita/index
Revista Brasileira de Informática na Educação (ISSN 1414-5685)
https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie
Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (ISSN 1983-4217)
https://www.larc.org.br/index.php/component/content/article/62-chamada-resd-2009
Revista Eletrônica de Iniciação Científica (ISSN 1519-8219)
https://seer.ufrgs.br/reic
Automação Industrial
Controle & Automação (ISSN 0103-1759)
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1759&lng=pt&nrm=iso
Modeling, Identification and Control (Online): a Norwegian research bulletin – B2 (ISSN 1890-1328)
http://www.mic-journal.no/
Acta Scientiarum. Technology – B3 (ISSN 1807-8664)
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/index
Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering – B1 (ISSN 1678-5878)
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-5878&lng=en&nrm=iso
Normalização
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
Para norteio na elaboração, padronização e normalização de trabalhos acadêmicos desenvolvidos no IFSP Campus Guarulhos utiliza-se as seguintes ABNT NBR:
NBR 6023:2025 Informação e documentação - Referências - Elaboração
NBR 6024:2012 Informação e documentação — Numeração progressiva das seções de um documento — Apresentação
NBR 6027:2012 Informação e documentação — Sumário — Apresentação
NBR 6028:2003 Informação e documentação - Resumo - Apresentação
NBR 6034:2004 Informação e documentação - Índice - Apresentação
NBR 10520:2023 Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação (Atualizado em julho/2023)
NBR 12225:2004 Informação e documentação - Lombada - Apresentação
NBR 14724:2024 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação
Referências
Mecanismo On-line para Referências, desenvolvido numa parceria entre a UFSC e o RExLab, é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente referências no formato ABNT NBR 6023/2002 para os documentos mais usados no meio acadêmico. Acesso livre.
Procedimentos de entrega dos trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses às bibliotecas do IFSP:
Formulário para elaboração de ficha catalográfica manual:
Formulário para elaboração de ficha catalográfica eletrônica:
https://fichacatalografica.biblioteca.gru.ifsp.edu.br/
Links temáticos
Arandanet
http://www.arandanet.com.br/
Boletim Técnico do Senac
http://www.bts.senac.br/index.php/bts
CAPES
http://www.periodicos.capes.gov.br/
Controle & Instrumentação
http://issuu.com/editoradoadministradorltda./docs/pr78
Eletricidade Moderna
http://www.arandanet.com.br/midiaonline/eletricidade_moderna/
Ferramental
http://www.revistaferramental.com.br/
Gestão Educacional
http://www.gestaoeducacional.com.br/
IEEE Computer Society
https://www.computer.org/
Inox
Intech América do Sul
https://www.flickr.com/photos/bibliotecacomunitariawolgran/albums/72157630333159584/
Lubes em Foco
http://www.lubes.com.br/
Máquinas e Metais
http://www.arandanet.com.br/midiaonline/maquinas_metais/
O mundo da Usinagem
http://www.omundodausinagem.com.br/
Plástico Industrial
http://www.arandanet.com.br/midiaonline/plastico_industrial/
Polímeros : Ciência e Tecnologia
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-1428&lng=en&nrm=iso
Revista Composites & Plásticos de Engenharia
http://issuu.com/editoradoadministradorltda./docs/pr78
Revista Corte & Conformação
http://www.arandanet.com.br/midiaonline/corte_conformacao/
Revista Sinergia
http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/sinergia
Revista Soldagem & Inspeção
Scielo
http://www.scielo.org/php/index.php
Scientific American Brasil
http://sciam.uol.com.br/
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/
Viva o Linux
Portais
BDTD - BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES
OASIS - Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto
https://oasisbr.ibict.br/vufind/
Informação e cultura
Domínio Público
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Info Exame
http://info.abril.com.br/
O Estado de São Paulo
http://www.estadao.com.br/
Projeto Gutenberg
https://www.gutenberg.org/
Super Interessante
http://super.abril.com.br/
Bacharel em Engenharia de Computação
Periódicos iniciam no 3º SEMESTRE
Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO I
Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão:
https://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/208/58ccdbd131c42ed6515fa1df582e24d7.pdf
Extensão universitária: trajetórias e desafios:
Extensão universitária, políticas públicas e desenvolvimento regional:
https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/ForProex/coletaneas/Politicas_publicas_web.pdf
Extensão universitária: um laboratório social:
https://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364208.pdf
4º SEMESTRE
Disciplina: QUÍMICA
Quatro alternativas para resolver a equação de Schrödinger para o átomo de hidrogênio:
http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol25No1_159_24.pdf
Química quântica. Parte II: O átomo de hidrogênio:
Duas nuvens ainda fazem sombra na reputação de Lorde Kelvi:
https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000400006
Disciplina: QUÍMICA EXPERIMENTAL
Algumas Experiências Simples Envolvendo o Princípio de Le Chatelier:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/exper1.pdf
Os instrumentos básicos de laboratório:
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9832
O que se mede num calorímetro?: (Um exercício de aplicação da primeira lei da termodinâmica):
http://submission.quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/1992/vol15n1/v15_n1_%20(14).pdf
Guia de Laboratório para o Ensino de Química: instalação, montagem e operação:
https://www.crq4.org.br/sms/files/file/Guia_de_Laboratorio_2022.pdf
Determinação do raio atômico de alguns metais:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/exper1.pdf
Um calorímetro versátil de fácil construção:
http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol13No2_108_v13_n2_%287%29.pdf
6º SEMESTRE
Disciplina: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
A data science course for undergraduate: thinking with data:
https://ucla-biostat-257-2020spring.github.io/readings/Donoho15FiftyYearsDataScience.pdf
Journal of Computational and Graphical Statistics:
https://ucla-biostat-257-2020spring.github.io/readings/Donoho15FiftyYearsDataScience.pdf
The Annals of Mathematical Statistics:
http://www.mat.ufrgs.br/~viali/estatistica/mat2274/material/textos/2237638.pdf
7º SEMESTRE
Disciplina: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Por uma dialética das controvérsias: o fim do modelo positivista na história das ciências:
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152705
Disciplina: ENGENHARIA AMBIENTAL
A atuação das Nações Unidas no processo de significação do meio ambiente saudável como um direito humano:
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/9108
9º SEMESTRE
Disciplina: APRENDIZADO DE MÁQUINA
Data mining: practical machine learning tools and techniques with Java implementations:
Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO II
Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão:
https://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/208/58ccdbd131c42ed6515fa1df582e24d7.pdf
Extensão universitária: trajetórias e desafios:
Extensão universitária, políticas públicas e desenvolvimento regional:
https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/ForProex/coletaneas/Politicas_publicas_web.pdf
Extensão universitária: um laboratório social:
https://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364208.pdf
Disciplina: GESTÃO DE PROJETOS
Análise de práticas híbridas de gerenciamento de projetos em uma empresa de Software:
10º SEMESTRE
Disciplina: GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE
PERIÓDICO: IEEE TRANSACTIONS ON SOFTWARE ENGINEERING:
Bacharel em Engenharia de Controle e Automação - 2023
1º SEMESTRE
Disciplina: QUÍMICA GERAL
Química quântica. Parte I: O átomo de hidrogênio:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3329073/mod_resource/content/1/qu%C3%ADmica%20quantica%20parte%20I%20o%20%C3%A1tomo%20de%20hidrog%C3%AAnio.pdf
Química quântica. Parte II: O átomo de hidrogênio:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3329089/mod_resource/content/1/qu%C3%ADmica%20quantica%20parte%20II%20a%20%C3%A1tomo%20de%20hidrog%C3%AAnio.pdf
Quatro alternativas para resolver a equação de Schrödinger para o átomo de hidrogênio:
http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol25No1_159_24.pdf
Duas nuvens ainda fazem sombra na reputação de Lorde Kelvin:
https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000400006
Disciplina: QUÍMICA EXPERIMENTAL
Determinação do raio atômico de alguns metais:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/exper1.pdf
Algumas Experiências Simples Envolvendo o Princípio de Le Chatelier:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/exper1.pdf
Guia de Laboratório para o Ensino de Química: instalação, montagem e operação:
https://www.crq4.org.br/sms/files/file/Guia_de_Laboratorio_2022.pdf
Revista Chemkeys-Os instrumentos básicos de laboratório:
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9832
O que se mede num calorímetro?: (Um exercício de aplicação da primeira lei da termodinâmica):
http://submission.quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/1992/vol15n1/v15_n1_%20(14).pdf
3º SEMESTRE
Disciplina: CIRCUITOS ELÉTRICOS
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Circuits and Systems I: Regular Papers:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8919
Disciplina: ELETRÔNICA ANALÓGICA
PERIÓDICO: IEEE Industrial Electronics Magazine:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=4154573
Disciplina: PRÁTICA EXTENSIONISTA I
Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão:
https://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/208/58ccdbd131c42ed6515fa1df582e24d7.pdf
Extensão universitária: um laboratório social:
https://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364208.pdf
Extensão universitária, políticas públicas e desenvolvimento regional:
https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/ForProex/coletaneas/Politicas_publicas_web.pdf
Extensão universitária: trajetórias e desafios:
PERIÓDICO: Revista Compartilhar: revista de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo:
https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/compartilhar
4º SEMESTRE
Disciplina: CIÊNCIA DOS MATERIAIS
PERIÓDICO: Journal of Materials Research and Technology:
https://www.sciencedirect.com/journal/journal-of-materials-research-and-technology
PERIÓDICO: Journal of Ceramic Science and Technology:
https://www.ceramic-science.com/
PERIÓDICO: Additve Manufacturing:
https://www.sciencedirect.com/journal/additive-manufacturing/vol/79/suppl/C
Disciplina: SISTEMAS DIGITAIS
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Circuits and Systems I: Regular Papers:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8919
5º SEMESTRE
Disciplina: MECÂNICA DOS SÓLIDOS E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
PERIÓDICO: Revista Pesquisa FAPESP – Tiragem Mensal – Programa da CAPES/CNPQ:
https://revistapesquisa.fapesp.br/
Disciplina: LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA
O controle em cascata de sistemas pneumáticos de posicionamento. SBA - Controle & Automação:
https://www.scielo.br/j/ca/a/fQQkmVJsLLVGN9fKJmmNFsP/?lang=pt
6º SEMESTRE
Disciplina: INSTRUMENTAÇÃO
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
Disciplina: MICROCONTROLADORES
PERIÓDICO: IEEE Computer Architecture Letters:
https://www.computer.org/csdl/journal/ca
PERIÓDICO: IEEE Embedded Systems Letters:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=4563995
Disciplina: LABORATÓRIO DE MICROCONTROLADORES
PERIÓDICO: IEEE Computer Architecture Letters:
https://www.computer.org/csdl/journal/ca
PERIÓDICO: IEEE Embedded Systems Letters:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=4563995
Disciplina: TEORIA DE CONTROLE 1
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
Disciplina: CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
Disciplina: LABORATÓRIO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
7º SEMESTRE
Disciplina: TEORIA DE CONTROLE 2
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
Disciplina: CONTROLE DE PROCESSOS
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
Disciplina: LABORATÓRIO DE CONTROLE DE PROCESSOS
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
8º SEMESTRE
Disciplina: PRÁTICA EXTENSIONISTA 2
Extensão universitária: um laboratório social:
https://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364208.pdf
Extensão universitária, políticas públicas e desenvolvimento regional:
https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/ForProex/coletaneas/Politicas_publicas_web.pdf
Extensão universitária: trajetórias e desafios:
PERIÓDICO: Revista Compartilhar: revista de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo:
https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/compartilhar
Disciplina: LABORATÓRIO DE MANUFATURA AUXILIADA POR COMPUTADOR
Tutorial CNC Utilizando o controle sinumerik 828D (programação, simulação e prática):
HSM CAM Inventor Tutorial:
https://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br/acervo/86752
Inventor Desenho – resta um:
https://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br/acervo/86792
Disciplina: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUTOMAÇÃO
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Pattern Analysis and Machine Intelligence:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=34
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=5962385]
Disciplina: ROBÓTICA INDUSTRIAL
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Robotics:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8860
PERIÓDICO: IEEE Robotics & Automation Magazine:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=100
Disciplina: LABORATÓRIO DE ROBÓTICA INDUSTRIAL
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Robotics:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8860
PERIÓDICO: IEEE Robotics & Automation Magazine:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=100
Disciplina: TEORIA DO CONTROLE 3
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
9º SEMESTRE
Disciplina: AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS INDUSTRIAIS
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Industrial Informatics:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9424
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: EAI Endorsed Transactions on Industrial Networks and Intelligent Systems:
Disciplina: LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS INDUSTRIAIS
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
Disciplina: ÉTICA E SOCIEDADE
PERIÓDICO: Ética e política:
PERIÓDICO: CONJUNTURA - FILOSOFIA E EDUCAÇÃO:
https://sou.ucs.br/revistas/index.php/conjectura
10º SEMESTRE
Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS E ENGENHARIA ECONÔMICA
REVISTA GESTÃO E PROJETOS -Preparação de dados e boas práticas em pesquisas quantitativas- GeP:
Licenciatura em Matemática - 2023
1º SEMESTREDisciplina: ELEMENTOS DA PROFISSÃO DOCENTE
Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base
Democracia, inteligência e (boa) educação, na perspectiva de John Dewey:
https://www.redalyc.org/jatsRepo/298/29858802054/29858802054.pdf
Tornar-se quem se é: educação como formação, educação como transformação:
Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO E EXTENSÃO
Extensão e universidade: a construção de transições paradigmáticas por meio das realidades sociais:
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/index
Base Nacional Comum Curricular - Anos Iniciais (Área Matemática)
http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Tendências no desenvolvimento da sociologia da educação:
https://www.rbg.ibge.gov.br/index.php/rbg/article/view/1463
Disciplina: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
A temática indígena na escola: ensaios de educação intercultural:
https://www.ufrgs.br/peabiru/publicacoes-maria-aparecida-bergamaschi/?
A diversidade linguística como patrimônio cultural:
https://www.ipea.gov.brdesafiosindex.phpoption=com_content&view=article&id=3053&catid=28&Itemid=39
Disciplina: FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA I
Parâmetros curriculares nacionais- matemática:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf
Disciplina: GEOMETRIA PLANA I
Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática:
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296
Do erro construtivo ao erro epistemológico: um espaço para as emoções:
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10634/7021
2º SEMESTRE
Disciplina: LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Constituição da República Federativa do Brasil - 1988 (Artigos 5o, 6o; 205 a 214):
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Plano Nacional de Educação. Brasília. Ministério da Educação:
Duas décadas de LDB 9364/96 : Gênese, (Des) caminhos, influência internacional e legado:
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45213
Legislação Educacional – a organização da educação básica brasileira:
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65255/1/u1_d25_v1_t01.pdf
*******************
As políticas de educação e o Plano Nacional de Educação (2014-2024): análise da materialização das propostas do plano:
https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1124
Disciplina: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Ética a Nicômaco:
Disciplina: PRÁTICAS DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA
Pesquisa em ensino e sala de aula: Diferentes vozes em uma investigação:
Base Nacional Comum Curricular - Anos Iniciais (Área Matemática)
http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Metodologias para iniciação à prática da pesquisa e extensão I: caderno pedagógico:
Disciplina: FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA ELEMENTAR II
Parâmetros curriculares nacionais: matemática:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf
Zetetikè. Cempem – FE-Unicamp:
https://www.fe.unicamp.br/a-fe/publicacoes/periodicos/zetetike
Disciplina: GEOMETRIA PLANA II
Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296
Do erro construtivista ao erro epistemológico: um espaço para as emoções:
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10634
3º SEMESTRE
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas:
www.scielo.br/j/edur/a/y9JvZV8HZRFN3XtvJ8vf9Rk/?lang=pt
Psicologia da aprendizagem:
https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf
Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar - Cadernos Gestar II – Matemática:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2008/gestar2/matematica/tp2_matematica.pdf
A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. Leontiev:
https://www.scielo.br/j/pee/a/T4pjHdnNCpsJFCLZk8PG5Nh/?format=pdf&lang=pt
Disciplina: GEOMETRIA ESPACIAL
Avaliação de um projecto pedagógico para a formação de professores de Matemática: Um estudo de caso:
https://edubase.sbu.unicamp.br/items/7a2a41b7-6ede-4c66-91ce-0b4ce4ae55b8
Disciplina: METODOLOGIAS ATIVAS
Metodologias ativas e digitais: propostas pedagógicas para o ensino de Matemática:
https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21701
Mudando a educação com metodologias ativas:
http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf
Metodologias Ativas na formação continuada de professores de matemática:
https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/85ccd25f-af30-4a40-b137-6b28afcf4126/content
Aprendizagem baseada em jogos e gamificação como instrumentos para o desenvolvimento do pensamento crítico na matemática: uma revisão teórica:
https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/10654/6894
Um panorama das pesquisas brasileiras (2004 a 2019) envolvendo Metodologias Ativas no Ensino de Matemática:
https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6294/4317
Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem:
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema
Disciplina: HISTÓRIA DA EDUCACÃO
Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias:
Construtivismo, pós-modernidade e decadênciaideológica:
https://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034-04.pdf
O legado do século XX para a formação de professores:
https://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034-02.pdf
Disciplina: FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA
Parâmetros curriculares nacionais: matemática:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf
Zetetikè. Cempem – FE-Unicamp:
https://www.fe.unicamp.br/a-fe/publicacoes/periodicos/zetetike
4º SEMESTRE
Disciplina: DIDÁTICA
Base Nacional Comum Curricular
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
A Didáctica Magna:
https://www2.unifap.br/edfisica/files/2014/12/A_didactica_magna_COMENIUS.pdf
Caderno de Formação: formação de professores:
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/381290/1/caderno-formacao-pedagogia_16.pdf
Disciplina: TECNOLOGIAS, INOVAÇÕES E PROJETOS
Curadoria e Bricolagem: Competências do letramento digital:
https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2978
Pensamento computacional, letramento computacional ou competência digital?
Pesquisa em ensino e sala de aula: Diferentes vozes em uma investigação:
Disciplina: TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Pesquisa em ensino e sala de aula: Diferentes vozes em uma investigação:
Curadoria e Bricolagem: Competências do letramento digital:
https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2978
Pensamento computacional, letramento computacional ou competência digital?
Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação:
Perspectivas da formação de professores para o magistério na educação básica: a relação teoria e prática e o lugar daspráticas
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8265/5327
Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano:
https://www.scielo.br/j/edreal/a/GB5XHxPcm79MNV5vvLqcwfm/?lang=pt
5º SEMESTRE
Disciplina: POLÍTICA E GESTÃO EM EDUCAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf
Proposta curricular para a EJA:
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_livro_01.pdf
Plano Nacional de Educação – PNE (2014 – 2024):
Disciplina: TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Parâmetros curriculares nacionais: matemática:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf
Pesquisa em Educação Matemática: Pesquisa em Movimento:
O jogo e a construção do conhecimento matemático:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=020
Educação Matemática e sua influência no processo de organização e desenvolvimento curricular no Brasil:
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1715
Gestão curricular em Matemática: o professor e o desenvolvimento curricular:
https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3008/1/05-Ponte_GTI-tarefas-gestao.pdf
Disciplina: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Tópicos de História da Matemática:
https://www.professoresdematematica.com.br/wa_files Topicos_20de_20Historia_20da_20Matematica_28PROFMAT_29_TatianaRoque_Pitombeira.pdf
História da matemática:
https://www.cle.unicamp.br/ebooks/index.php/publicacoes/catalog/book/56
6º SEMESTRE
Disciplina: CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Currículo Paulista:
Disciplina: LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Laboratório de educação matemática na formação de professores:
https://www.scielo.br/j/bolema/
Disciplina: TEORIA DOS NÚMEROS
Elementos de álgebra:
Formação de educadores para o uso da Informática na Escola:
https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/formacao-de-educadores-para-o-uso-da-informatica-na-escola/
7º SEMESTRE
Disciplina: MODELAGEM MATEMÁTICA
Cálculo, tecnologias e modelagem: as discussões dos alunos:
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10549
Modelagem matemática: prática, crítica e perspectiva:
https://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/funcoes_modelagem/modulo_I/modelagem_barbosa.pdf
O que pensam os professores sobre modelagem matemática:
https://edubase.sbu.unicamp.br/items/89fa13e5-e4c8-40e5-91f8-a94c55fad4d3
Modelagem Matemática: uma Alternativa para o Ensino-Aprendizagem da Matemática no Meio Rural:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646783
Disciplina: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
Educação de jovens e adultos: planejamento e avaliação:
O sistema braile e o ensino de matemática para pessoas cegas:
https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wDwPFckG73sFgxrtQsDvwSS
8º SEMESTRE
Disciplina: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais:
Gênero e meio ambiente: a atualidade do ecofeminismo:
https://www.scielo.br/j/ref/a/TnSBYB7v9CFwpmQtVf8fbCM/
Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico- raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana:
Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3):
https://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/1002
Diversidade Religiosa e Direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver:
https://www3.faac.unesp.br/ridh/index.php/ridh/article/view/268/129
Gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos:
https://prceu.usp.br/wp-content/uploads/2020/05/GENERO_DIVERSIDADE_SEXUAL_NA_ESCOLA.pdf
Disciplina: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Parâmetros curriculares nacionais: matemática:
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2023
Periódicos iniciam no 2º SEMESTRE
Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO I
Metodologia para projetos de extensão: apresentação e discussão:
https://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/208/58ccdbd131c42ed6515fa1df582e24d7.pdf
Extensão universitária: um laboratório social:
https://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364208.pdf
Extensão universitária, políticas públicas e desenvolvimento regional:
https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/ForProex/coletaneas/Politicas_publicas_web.pdf
Extensão universitária: trajetórias e desafios:
3º SEMESTRE
Disciplina: ENGENHARIA DE SOFTWARE
PERIÓDICO: IEEE TRANSACTIONS ON SOFTWARE ENGINEERING:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=32
Disciplina: ANÁLISE DE DADOS
A data Science course for undergraduate: thinking with data:
https://www.jstor.org/stable/24592135
50 Years of Data Science:
https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/10618600.2017.1384734?needAccess=true
The future of data analysis:
http://www.mat.ufrgs.br/~viali/estatistica/mat2274/material/textos/2237638.pdf
4º SEMESTRE
Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO II
Extensão universitária: um laboratório social:
https://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364208.pdf
Metodologia para projetos de extensão: apresentação e discussão:
https://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/208/58ccdbd131c42ed6515fa1df582e24d7.pdf
Extensão universitária, políticas públicas e desenvolvimento regional:
https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/ForProex/coletaneas/Politicas_publicas_web.pdf
Extensão universitária: trajetórias e desafios:
Disciplina: APRENDIZADO DE MÁQUINA
Data mining: practical machine learning tools and techniques with Java implementations:
5º SEMESTRE
Disciplina: CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Por uma dialética das controvérsias: o fim do modelo positivista na história das ciências:
https://www.scielo.br/j/ea/a/msgB4Zgtj7YSB9rN7RMzgFD/#
Privatistas e nacionalistas na história do setor elétrico: do código de Águas à Eletrobrás. In:
MAGALHÃES, Gildo. O progresso e seus desafios: uma perspectiva histórica de ciências e técnicas no Brasil:
https://scholar.google.com/citations?user=6nL0c8YAAAAJ&hl=pt-BR
Disciplina: GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE
PERIÓDICO: IEEE TRANSACTIONS ON SOFTWARE ENGINEERING:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=32
Disciplina: GESTÃO DE PROJETOS
Análise de práticas hibridas de gerenciamento de projetos em uma empresa de software:
Tecnologia em Automação Industrial - 2023
1º SEMESTREDisciplina: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO
PERIÓDICO: EXTRAPRENSA: Cultura e Comunicação na América Latina:
https://biblioteca.clacso.edu.ar/Brasil/eca-usp-celacc/20200506101153/Extraprensa-v13-n1.pdf
PERIÓDICO: Qualif. Revista Acadêmica – Ensino de Ciências e Tecnologias:
https://intranet.cbt.ifsp.edu.br/qualif/
Disciplina: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA PARA AUTOMAÇÃO
PERIÓDICO: BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
https://arquivo.pt/wayback/20211018113144/https://diretorio.rcaap.pt/handle/1/663
PERIÓDICO: BOEM. Boletim Online de Educação Matemática:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem
Disciplina: TÉCNICAS E LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Computers:
https://bibliotecas.ufu.br/portal-da-pesquisa/periodicos/ieee-transactions-computers
PERIÓDICO: iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação:
https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/isys
Disciplina: ELETRICIDADE I- TEORIA E PRÁTICA
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Circuits and Systems I: Regular Papers:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8919
PERIÓDICO: IEEE Instrumentation & Measurement Magazine:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=5289
Disciplina: DESENHO TÉCNICO I
PERIÓDICO: Educação Gráfica:
https://www.educacaografica.inf.br/expediente
PERIÓDICO: AUGI. AUGIWorld Magazine:
Disciplina: MECÂNICA APLICADA I
PERIÓDICO: Revista Pesquisa FAPESP
http://revistapesquisa.fapesp.br/
PERIÓDICO: RBFTA - Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada:
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta
Disciplina: TECNOLOGIA MECÂNICA
PERIÓDICO: Revista Pesquisa FAPESP
http://revistapesquisa.fapesp.br/
PERIÓDICO: IEEE/ASME Transactions on Mechatronics:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=3516
2º SEMESTRE
Disciplina: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
PERIÓDICO: BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
https://arquivo.pt/wayback/20211018113144/https://diretorio.rcaap.pt/handle/1/663
PERIÓDICO: Control and Automation in Applied Mathematics:
Disciplina: DESENHO TÉCNICO II
PERIÓDICO: Educação Gráfica:
https://www.educacaografica.inf.br/expediente
PERIÓDICO: AUGI. AUGIWorld Magazine:
Disciplina: ELETRICIDADE II- TEORIA E PRÁTICA
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Circuits and Systems I: Regular Papers:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8919
PERIÓDICO: IEEE Instrumentation & Measurement Magazine:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=5289
Disciplina: ELETRÔNICA I: TEORIA E PRÁTICA
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Circuits and Systems I: Regular Papers:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8919
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=19
Disciplina: SISTEMAS DIGITAIS: TEORIA E PRÁTICA
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Circuits and Systems I: Regular Papers:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8919
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=19
Disciplina: MECÂNICA APLICADA II
PERIÓDICO: Revista Pesquisa FAPESP:
http://revistapesquisa.fapesp.br/
Disciplina: ELEMENTOS DE MÁQUINAS
PERIÓDICO: RBFTA - Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada:
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta
PERIÓDICO: IEEE/ASME Transactions on Mechatronics
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=3516
3º SEMESTRE
Disciplina: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
PERIÓDICO: Boletim de Educação Matemática:
https://arquivo.pt/wayback/20211018113144/https://diretorio.rcaap.pt/handle/1/663
PERIÓDICO: Control and Automation in Applied Mathematics:
Disciplina: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS
PERIÓDICO: IEEE Power and Energy Magazine:
https://journalpublishingguide.vu.nl/WebQuery/vubrowser/4335
PERIÓDICO: IEEE Journal of Photovoltaics:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=5503869
Disciplina: DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR
PERIÓDICO: Educação Gráfica:
https://www.educacaografica.inf.br/expediente
PERIÓDICO: AUGI. AUGIWorld Magazine:
Disciplina: SISTEMAS DE CONVERSÃO DE ENERGIA
PERIÓDICO: IEEE Power and Energy Magazine:
https://journalpublishingguide.vu.nl/WebQuery/vubrowser/4335
Disciplina: ELETRÔNICA II- TEORIA E PRÁTICA
PERIÓDICO: IEEE Industrial Electronics Magazine:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=4154573
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Power Systems:
https://portal.issn.org/resource/ISSN/0885-8950
Disciplina: MECÂNICA DOS FLUIDOS
PERIÓDICO: Revista Pesquisa FAPESP:
http://revistapesquisa.fapesp.br/
Periódico: International Research Publication House – INTERNATIONAL JOURNAL OF MECHANICS:
https://www.ripublication.com/irph/ijmt.htm
4º SEMESTRE
Disciplina: MÁQUINAS E COMANDOS ELÉTRICOS I- TEORIA E PRÁTICA
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Power Systems:
https://portal.issn.org/resource/ISSN/0885-8950
PERIÓDICO: IEEE Power and Energy Magazine:
https://journalpublishingguide.vu.nl/WebQuery/vubrowser/4335
Disciplina: MICROPROCESSADORES I - TEORIA E PRÁTICA
PERIÓDICO: IEEE Computer Architecture Letters:
https://www.computer.org/csdl/journal/ca
PERIÓDICO: IEEE Embedded Systems Letters:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=4563995
Disciplina: TÓPICOS DE TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
PERIÓDICO: Revista Pesquisa FAPESP:
http://revistapesquisa.fapesp.br/
PERIÓDICO: ELSEVIER – Ciência & Tecnologia dos Materiais:
https://www.elsevier.es/es-revista-ciencia-tecnologia-dos-materiais-226
Disciplina: HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA- TEORIA E PRÁTICA
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE/ASME Transactions on Mechatronics:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=3516
Disciplina: ESTATÍSTICA
PERIÓDICO: Revista Estatística:
https://periodicos.ufop.br/rest
PERIÓDICO: Gestão & Produção:
https://www.gestaoeproducao.com/
5º SEMESTRE
Disciplina: MÁQUINAS E COMANDOS ELÉTRICOS II- TEORIA E PRÁTICA
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Power Systems:
https://portal.issn.org/resource/ISSN/0885-8950
PERIÓDICO: IEEE Power and Energy Magazine:
https://journalpublishingguide.vu.nl/WebQuery/vubrowser/4335
Plug-In Hybrid Electric Vehicles: Replacing Internal Combustion Engine with Clean and Renewable Energy Based Auxiliary Power Sources. IEEE Transactions on Power Electronics:
https://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=8268535
Disciplina: MICROPROCESSADORES II
PERIÓDICO: IEEE Computer Architecture Letters:
https://www.computer.org/csdl/journal/ca
PERIÓDICO: IEEE Embedded Systems Letters:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=4563995
Prototype of the Well-Water Conductivity Sensor Sytem Based Microcontroller. Journal Neutrino:
Disciplina: AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS- TEORIA E PRÁTICA
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
Implementation of Statistical Process Control (SPC) in the Sewing Section of Garment Industry for Quality Improvement. Autex Research Journal:
Disciplina: ROBÓTICA
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Robotics:
https://portal.issn.org/resource/ISSN/1552-3098
PERIÓDICO: IEEE Robotics & Automation Magazine:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=100
Behavior-based connectivity control for robot networks. Revista Lasallista de Investigación:
Disciplina: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
PERIÓDICO: IEEE Annals of the History of Computing:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=85
Implementação das diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação profissional e tecnológica:
PERIÓDICO: IEEE Technology and Society Magazine:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=44
Developing Sustainable Methods for Broadening Participation by Transforming Mainstream Science and Technology Communities Through the Normalization of Inclusion:
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0002764218768844
6º SEMESTRE
Disciplina: CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
Utilizing electromagnetic emanations for out-of-band detection of unknown attack code in a programmable logic controller:
Disciplina: CONTROLE DE PROCESSOS I
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
Implementation and Tunning of Fuzzy-Pid Control System via Fieldbus Communication:
https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2332
Disciplina: REDES INDUSTRIAIS- TEORIA E PRÁTICA
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Industrial Informatics:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9424
PERIÓDICO: IEEE Embedded Systems Letters:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=4563995
Implementation and Tunning of Fuzzy-Pid Control System via Fieldbus Communication:
https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2332
Disciplina: INTRODUÇÃO À TEORIA DE CONTROLE
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
Advanced process control for ultrafiltration membrane water treatment system: (*)
Disciplina: PROJETO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL I
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
Advanced process control for ultrafiltration membrane water treatment system: (*)
7º SEMESTRE
Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
PERIÓDICO: TRABALHO & EDUCAÇÃO. Núcleo de Estudos Sobre Trabalho E Educação:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu
PERIÓDICO: IEEE Technology and Society Magazine:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=44
Key-Aspects of Scientific Modeling Exemplified by School Science Models: Some Units for Teaching Contextualized Scientific Methodology:
https://link.springer.com/article/10.1007/s10780-016-9277-7
Disciplina: CONTROLE DA PRODUÇÃO E DA QUALIDADE
PERIÓDICO: REVISTA DE GESTÃO INDUSTRIAL:
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi:
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Reliability:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=24
Multivariate statistical process control of a continuous pharmaceutical twin-screw granulation and fluid bed drying process:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378517317304994
Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL
PERIÓDICO: UFSC - Revista de Ciências da Administração:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/index
PERIÓDICO: IEEE Technology and Society Magazine:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=44
Payments for environmental services supported social capital while increasing land management.
Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America:
Disciplina: MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho:
PERIÓDICO: REBRAST. Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho:
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rebrast
Water supply systems and their influence on increasing operational safety in industry:
https://www.researchgate.net/publication/2873
73508_Water_Supply_Systems_and_Their_Influence_on_Increasing_Operational_Safety_in_Industry
Disciplina: ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
PERIÓDICO: REVISTA DE GESTÃO INDUSTRIAL:
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Reliability:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=24
Implementation of 5S in Manufacturing Industry: A Case of Foreign Workers in Melaka:
Disciplina: CONTROLE DE PROCESSOS II
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automation Science and Engineering:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
Implementation and Tuning of a Fuzzy-Pid Control System via Fieldbus Communication:
https://periodicos.ufv.br/jcec/issue/view/106
Disciplina: PROJETO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II
PERIÓDICO: IEEE Transactions on Automatic Control:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=9
PERIÓDICO: IEEE Embedded Systems Letters:
https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=4563995
Advanced process control for ultrafiltration membrane water treatment system. Journal of Cleaner Production:
OPTATIVA
Disciplina: LIBRAS
PERIÓDICO: Revista Brasileira de Vídeo Registros em Libra:
https://revistabrasileiravrlibras.paginas.ufsc.br
PERIÓDICO: Revista Educação Especial. Centro de Educação – Lapedoc:
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Última atualização em 05/06/2025, 09h22
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- 26/10/15
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Há duas formas de usar RSS: diretamente de seu navegador ou por um programa de leitura.
Se você preferir acessar a partir do próprio navegador, é preciso copiar e colar o link do RSS na barra de endereço para ser redirecionado para uma tela que lhe dará as opções e instruções de como ler o código. Existem também aplicativos e complementos dos navegadores que fazem esta função.
A outra maneira é instalando um leitor de RSS (ou também conhecido RSS Reader) no seu computador. Existem inúmeros programas disponíveis para teste ou download gratuito na internet (como por exemplo o FeedReader). Faça a sua pesquisa e escolha aquele que melhor atenda a sua necessidade.
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- 22/12/13
- 16h03
Este portal segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004.
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Última atualização em 18/12/2013, 00h46
- publicado
- 23/10/13
- 19h52
Área em que o portal deve disponibilizar informações sobre os trabalhos realizados pelo órgão
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Última atualização em 21/12/2013, 15h15
- publicado
- 23/10/13
- 19h37
Página agrega todos os links de acessos a sistemas do órgão.
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Última atualização em 21/12/2013, 15h09
- publicado
- 23/10/13
- 19h37
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