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PROJETOS INTEGRADORES EM MECATRÔNICA - 2 ANO - 2023
CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Professores: João Alves Pacheco e Vitor Moreira da Silva.
PROJETO 1 - Equipe:
Esdras Barbosa Tolini
Karol Carrasco Araujo
Letícia Costa de Lima
Lucas Henrique Cardoso
Matheus Henrique Cardoso
Sophia Patriota Januário
Victor da Silva Leal Rodrigues
1 - O projeto se refere a um robô coletor de resíduos tóxicos sólidos, atua em áreas contaminadas, formado por duas partes: Chassi e braço mecânico, o chassi do robô irá se movimentar por meio de uma esteira plana em todos os sentidos, será controlado por um microcontrolador ESP-32, o braço mecânico irá coletar os resíduos para serem futuramente descartados. Nesse momento, o braço mecânico está sendo controlado por potenciômetros, porém ocorreram melhorias no decorrer do projeto.
PROJETO 2 - Equipe:
Beatriz de Almeida Barbosa
Fernanda Nobre de Souza
Gabriel Araújo Gomes
Giulia de Oliveira Rodrigues
Juan Calu da Silva Lima
Henrique Corrêa Fernandes
Júlio Andrade Duarte
2 - Desenvolvimento de um detector de gás: este protótipo trata-se de um sistema de detecção de gás - GLP, o dispositivo proporciona uma vigilância extensiva de sua residência ou da sua empresa - circuito integrado ao arduino, utiliza-se de um sensor eficiente na detecção do gás.
PROJETO 3 - Equipe:
Samuel Ferreira
Samuel Vitor
Nathalye Vitória
João Vitor Jonas
Nicolas Dourado
3 - Damda (dispositivo auxiliar para mães com deficiência auditiva): O intuito do projeto é integrar mães com deficiência auditiva no cuidado parental, através de um dispositivo axuliar. Nosso projeto está dividido em duas partes: O dispositivo que identifica o choro do bebê pela a sua frequência, enviando um sinal bluetooth e a pulseira, a qual vai emitir um led avisando que o bebê está chorando e garantindo que a mãe veja o que está ocorrendo.
PROJETO 4 - Equipe:
Ana Beatriz
Bruno Vitor
Daniel Vicente
Gabriel Couto
João Victor
Juliana Aparecida Silva de Moraes
4 - Desenvolvimento de um equipamento de segurança rastreado por RFID: projeto que visa entregar segurança ao trabalhador através de uma luva com uma tag de RFID. Este EPI, preza pelo conforto do trabalhador, assim como pela praticidade do uso, onde a máquina não será submetida a horas sem funcionar por conta de um acidente.
PROJETO 5 - Equipe:
Luiz Guilherme Fonseca Paiva
Lais Tibucheski Torres Pinheiro
Paula Candido Lima
Natanael Vitor Feitoza
Pedro Fernandes de Santana
Yasmin Suzane Romão Vieira
5 - O projeto é uma campainha assistiva para pessoas com deficiência auditiva. A campainha é composta por dois elementos eletrônicos de comunicação: o emissor, que é o módulo acionado na porta e o receptor, responsável por receber este sinal e repassá-lo para um microcontrolador ESP32, através de um sensor de tensão.
O microcontrolador usa o protocolo HTTP de comunicação e encaminha, através de um robô virtual, uma mensagem programada de alerta para o morador, avisando que alguém acionou a campainha.
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Última atualização em 04/12/2023, 11h44
- publicado
- 29/11/23
- 17h29
VIVÊNCIAS COM ESPORTES PARALÍMPICOS
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES FÍSICAS QUE FAVORECEM A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE: INTEGRAÇÃO, SOCIABILIZAÇÃO, INCLUSÃO E RESPEITO
Os Jogos Parapan-Americanos, realizados na cidade de Lima no Peru, encerraram-se no dia 01 setembro, com uma participação marcante dos atletas brasileiros. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, “o Brasil entrou para história com recorde de conquistas. Após nove dias de disputas, nossos atletas chegaram à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan”. No período dos Jogos, os alunos dos Terceiros anos dos Cursos Médio Integrado em Mecatrônica e Médio Integrado em Informática, conheceram e vivenciaram, de modo adaptado, um pouco das modalidades Paralímpicas nas aulas de Educação Física. Algumas delas foram propostas pela professora da disciplina, Profa. Dra. Fabiana Fernandes de Freitas, como o Voleibol Sentado (praticado por pessoas com deficiencia física) e o Goalball (para pessoas com deficiencias visuais), e outras organizadas em grupos pelos alunos. Nesse momento pudemos contar com o apoio do Núcleo de Apoio as pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFSP Guarulhos, que prontamente nos auxiliaram na tarefa de conseguir cadeiras de rodas, de modo que modalidades como o Parabadminton, o Tênis em cadeira de rodas, a Bocha, e o Atletismo (corrida e arremesso de peso) pudessem ser vivenciados pelos alunos aproximando-os da realidade, das sensações e desafios com os quais as pessoas com deficiências se deparam no dia-a-dia, ao mesmo tempo em que, por meio do esporte, também nos mostram outros caminhos de superação e formas de vencer!
Atividade realizada no período de: 22/08 a 05/09/2019.
Agradecimentos:
Ao NAPNE: “Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas"
Professores: Abner Silva Xavier e Claudemir Claudino Alves, por viabilizarem os contatos e o transporte das cadeiras;
À Prefeitura de Guarulhos / Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão:
Antonio Messias dos Santos (Subsecretário); Daniella Reis (Chefe de divisão); Maria Costa Ramos (Chefe de seção técnica), por cederem quatro cadeiras de rodas;
À aluna Thaynara Oliveira Barbosa da Silva, pelo empréstimo de uma cadeira de rodas.
Referência:
BRASIL. Confira os resultados dos brasileiros nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em: http://www.cpb.org.br/noticia/detalhe/2532/confira-os-resultados-dos-brasileiros-nos-jogos-parapan-americanos-de-lima-2019. Acesso em: 10/09/2019.
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Última atualização em 04/08/2021, 09h14
- publicado
- 13/09/19
- 11h41
BANCO DE WELLS - PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CONSTROEM EQUIPAMENTO DE AVALIAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Equipe:
Vinicius Barbosa dos Anjos;
Gustavo Machado Leão Pereira;
Orlando Fonseca Ravagnani;
Matheus Duarte Capiotto.
Coordenadores: Prof. Me. Claudemir Claudino Alves; Profa. Dra. Fabiana de Freitas Brandão
Início do Projeto: 11/06/2019
Término do Projeto : 25/06/2019
Os alunos Orlando Fonseca Ravagnani, Vinicius Barbosa dos Anjos, Gustavo Machado Leão Pereira e Matheus Duarte Capiotto, sob a orientação do Prof. Me. Claudemir Claudino Alves, construíram um Banco de Wells, para ser utilizado nas aulas de Educação Física.
Um dos temas trabalhados no 2º. Bimestre nas aulas de Educação Física dos terceiros anos dos Cursos do Ensino Médio Integrado em Informática e Ensino Médio Integrado em Mecatrônica foi a Avaliação Física. O tema está voltado tanto para o acompanhamento de treinamentos de atletas e praticantes de atividades físicas, de modo geral, como para obter indicadores voltados para a saúde. Especialmente no que se refere à avaliação da capacidade física flexibilidade, temos um teste muito utilizado, devido à sua credibilidade e facilidade de execução para avaliá-la, conhecido como teste de Sentar e Alcançar de Wells. No entanto, é necessário o uso de um equipamento específico.
A responsável pela disciplina, Profa. Dra. Fabiana de Freitas Brandão, apresentou a proposta ao Prof. Me. Claudemir Claudino Alves que analisou o projeto do Banco de Wells e passou a desenvolvê-lo com os alunos do Curso de Tecnologia em Automação Industrial. O Banco é composto de uma caixa de madeira, com medidas próprias, sendo a parte superior mais alongada, e uma fita métrica ou escala numérica em centímetros gravada na superfície da caixa.
O equipamento já foi utilizado na avaliação física da flexibilidade dos alunos dos terceiros anos dos cursos Médio Integrado e com as alunas que frequentam o curso de Extensão de Pilates de Solo.
O Banco de Wells ficará disponível para utilização no campus. Seguem fotos da construção e utilização do equipamento.
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Última atualização em 15/08/2019, 09h54
- publicado
- 15/08/19
- 09h41
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