Segunda Usina Solar Fotovoltaica entra em operação no Campus Guarulhos
No dia 17 de dezembro de 2024 foi colocada em operação a segunda Usina Solar Fotovoltaica do Campus Guarulhos, contando com Inversor de Potência de 35 kW e um total de 64 módulos de 555W.
Essa segunda Usina possui capacidade de geração de 3.700 kWh mensais, enquanto a primeira usina instalada no campus – obtida a partir de um Projeto de Eficiência Energética junto à EDP, com potência de 28 kW, apresenta uma média de geração de 2.700 kWh mensais.
Inversor da segunda Usina Solar Fotovoltaica instalada no Bloco G
Juntas as duas usinas devem fornecer cerca de 35% de toda a energia consumida atualmente no Campus, trazendo economia nos gastos com energia elétrica a partir de uma energia de origem renovável. Através do sistema de compensação de energia previsto para os sistemas solares conectados à rede elétrica vai ser possível atender à parcela de consumo do horário noturno do campus. É o Campus Guarulhos na Transição Energética!
Resultado visível na curva de carga do campus logo no primeiro dia de operação
A Terceira Usina Solar Fotovoltaica adquirida pelo Campus já está instalada e passará agora pela aprovação na concessionária de energia local (EDP). Após o processo de homologação ela vai inserir mais 30 kW de potência ao sistema elétrico do campus e melhorar nossa autonomia que ficará na ordem de 50% do consumo total.
Terceira Usina Solar Fotovoltaica pronta para início da homologação na EDP
*Prof. Me. Alexandre dos Santos Ribeiro, coordenador dos cursos Técnico em Sistemas de Energia Renovável e Tecnologia em Automação Industrial do Campus Guarulhos do IFSP.
Redes Sociais