Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado da Direção-Geral do Campus Guarulhos do IFSP à comunidade com relação à greve a partir de 10/04/2024

• Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 15h58
  • Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 15h58

Durante assembleia organizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Seção Sindical São Paulo (SINASEFE-SP) realizada nas datas de 3 e 4 de Abril deste ano, foi deflagrada greve por tempo indeterminado a partir de 10/04/2024 no Campus Guarulhos do IFSP. Esta deliberação, no entanto, não ocorre de forma isolada, uma vez que o movimento grevista tem ganhado força em âmbito nacional com a adesão de mais instituições federais.

Foi realizada também uma Assembleia Geral dos Estudantes pelo Grêmio Estudantil Cecília Meireles e do Centro Acadêmico (CA) do IFSP - Campus Guarulhos, no dia 08 de abril de 2024, resultando na deflagração de greve também dos estudantes do Campus Guarulhos.

A Direção-Geral do Campus Guarulhos respeita o direito de greve dos docentes, estudantes e técnico-administrativos e reconhece a legitimidade de suas reivindicações, assim como o direito individual de cada um em decidir aderir ou não ao movimento. Sendo assim, cada docente informará às turmas sobre sua adesão ou não à greve e o mesmo deve ser realizado pelos estudantes aos professores.

Diante deste contexto, a Direção-Geral informa que o calendário acadêmico será mantido, devendo ocorrer a reposição ao fim da greve, de acordo com o Termo de Acordo de Greve, assinado pelo SINASEFE e pela reitoria do IFSP. No entanto, frente à incerteza do período de duração da greve, o calendário acadêmico poderá ser suspenso, conforme nova avaliação do cenário e diálogo com a comunidade.

Estudantes de turmas que eventualmente estejam sem aula poderão acessar o campus para realizar atividades por conta própria, revisar conteúdos de outras disciplinas, estabelecer diálogos com as representações estudantes e com os servidores que estiverem no campus, para entender o processo o qual enfrentamos enquanto comunidade, cientes da necessidade de diálogo constante e de entendimento do contexto, para formação de um pensamento crítico a respeito da realidade que nos cerca a todos, tal qual é a nossa missão enquanto formadores.

Solicitamos a compreensão da comunidade acadêmica e externa diante desta situação, pois parte das atividades não será desempenhada normalmente, não havendo atendimento imediato às demandas.

Novos comunicados serão emitidos conforme o desenvolvimento deste processo.

Acesse na integra o COMUNICADO N.º 01/2024 - DRG/GRU/IFSP - Comunicado da Direção-Geral do Campus Guarulhos do IFSP à comunidade com relação à greve a partir de 10/04/2024