Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Captação de demandas da comunidade externa para criação de projetos de extensão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Captação de demandas da comunidade externa para criação de projetos de extensão

  • Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 18h28
  • Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 18h50

Extensao

Somos o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Guarulhos, situado na Avenida Salgado Filho, 3501, Vila Rio de Janeiro, Guarulhos, São Paulo. O IFSP Guarulhos oferece cursos da Educação Básica e Educação Superior desde 2006.

A extensão universitária, ao longo dos anos, tem sido reconhecida como uma ponte vital entre as instituições de ensino superior e a sociedade, fornecendo um canal para a aplicação prática do conhecimento acadêmico. Em 2018, essa interação foi consolidada quando o Conselho de Educação Superior aprovou a Resolução n.º 7, estipulando que a extensão deve ser integrada na matriz curricular, alinhada à pesquisa e voltada para a interação entre universidades e comunidade (BRASIL, 2018).

A curricularização da extensão é, assim, um imperativo, pois visa a incorporação de abordagens multidisciplinares, conectando-se com diversos temas de formação conforme estipulado nos Projetos Pedagógicos de Curso. Neste cenário, o IFSP, por meio da Resolução Normativa n.º 5/2021, destacou a composição e estruturação dos programas e projetos de extensão, enfatizando a centralidade dos estudantes como agentes principais e a importância de atender às necessidades da sociedade (IFSP, 2021).

No entanto, para que a extensão seja efetivamente relevante e impactante para a comunidade de Guarulhos é essencial que as ações propostas estejam alinhadas às reais necessidades e demandas da sociedade. Neste contexto, surge a relevância do projeto em questão. Antes de iniciarmos projetos de extensão que estejam em conformidade com as diretrizes das Resoluções CNE/CES n.º7/2018 e IFSP n.º 5/2021, é primordial identificar e compreender as necessidades, demandas e oportunidades das instituições ou departamentos envolvidos.

Para que a curricularização da extensão exista requer uma a captação das necessidades, demandas e oportunidades das instituições ou departamentos, assim, este formulário tem este objetivo. os estudantes apliquem seus conhecimentos propondo ações para programas e projetos de extensão e fornecer uma base sólida para a discussão, formulação e implementação de futuros projetos de extensão.

A captação de demanda ficará disponível da 0h do dia 18 de março de 2024 até as 23h59 do dia 10 de maio de 2024. Link do formulário: https://forms.gle/nqcLdEqjU8mZyYP1A

Nos dias 25 de março de 2024 e 22 de abril de 2024 às 15h, faremos uma live pelo canal da escola no Youtube ( https://youtube.com/live/MGifrrj63JY?feature=share) para apresentar o IFSP Campus Guarulhos, o projeto e como pode submeter sua demanda.

Em 05 de maio de 2024 das 19h30 às 20h30 no auditório G-26 do IFSP Campus Guarulhos faremos um evento presencial, com um tour pela escola para que possam conhecer nosso trabalho e como podemos ajudar a atender a sua demanda. Para este evento haverá um formulário de inscrição que será disponibilizado a partir de 22 de abril de 2024.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página