Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Mecatrônica do IFSP Guarulhos tem seu projeto selecionado para representar o Brasil na 30ª International Conference of Young Scientists, na Turquia

• Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 14h45
  • Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 14h45

Banner_Estudante_MECA_Evento_Internacional.png

A estudante Mariana Amorim Lopes, do curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio do Campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), teve sua pesquisa científica credenciada na qualidade de titular para participar da International Conference of Young Scientists - ICYS. O evento ocorrerá na cidade de Esmirna - Turquia, em abril de 2024. A ICYS, realizada desde 1994, é um evento internacional que reúne anualmente cerca de 400 pessoas de mais de 30 países. Além de promover a competição científica entre os participantes, a conferência visa formar uma comunidade que integra ciência à educação, promovendo o senso crítico e a troca de conhecimentos entre os jovens cientistas. O projeto da estudante, o qual foi aceito para a conferência (intitulado como “Senior in Sync: Desenvolvimento e Estudo de Aplicativo para Promover Oportunidades de Aprendizado e Participação Social na Terceira Idade, com Abordagem Centrada no Usuário”), visa investigar o papel das atividades de aprendizado e socialização na saúde e bem-estar dos idosos; além de propor um aplicativo acessível que auxilie os indivíduos desta faixa etária a acessarem tais práticas, tanto virtual como presencialmente. Ao longo de seus anos de estudo no IFSP Guarulhos, a discente Mariana sempre foi incentivada pelos professores a produzir Ciência, e foi na disciplina Projeto Integrador que teve um grande estímulo para participar de eventos científicos. Assim, a estudante buscou por diferentes maneiras de produzir um estudo independente e em 2023, ao participar do programa de iniciação científica “30 Dias de Ciência”, da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência - ABRIC, ela iniciou sua própria pesquisa. Atualmente, com a orientação da professora Marcia Pereira e co-orientação da professora Rita de Cassia Moreno Barbosa (ambas do IFSP Guarulhos), a jovem busca aprimorar ainda mais o seu estudo para apresentá-lo na ICYS. E, honrada com a credencial para participar do evento, a estudante arujaense se anima e se orgulha em poder representar sua cidade, a cidade de Guarulhos, o Brasil, o IFSP e a educação pública internacionalmente.