Página inicial > Últimas Notícias > Matrícula de estudantes da graduação em disciplinas que já estejam com todas as vagas disponibilizadas preenchidas - 1º semestre de 2023

• Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 18h33
  • Última atualização em Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 19h08

banner com 01 23

Informo que o Suap não realiza a matrícula de estudantes em disciplinas que já possuam as vagas ofertadas já preenchidas. O critério seguido pelo sistema é o estabelecido no Art. 61 da Organização Didática da Graduação do IFSP (Resolução IFSP n.° 147 de 6/12/2016 disponível em https://drive.ifsp.edu.br/s/otFJ8KUsHR5DQat), onde se estabelece o seguinte:

“(...)
Art. 61. Terá prioridade na matrícula por componente curricular, sucessivamente, o estudante:
I. No ciclo de matrícula correspondente;
II. Com a possibilidade de integralizar o curso no semestre;
III. Aprovado em todos os componentes curriculares dos períodos letivos anteriores;
IV. Em dependência no componente curricular;
V. Que cancelou componentes curriculares;
VI. Reoptante;
VII. Reingressante após trancamento de matrícula;
VIII. Transferido;
IX. Portador de diploma de graduação.
(...)”

O número de vagas de cada disciplina é definido no momento da aprovação da implantação do curso pelo Conselho Superior do IFSP, sendo cadastrado no MEC na sequência. As salas e laboratórios do câmpus são estruturados com base nestes valores, para que estes ambientes pedagógicos atendam adequadamente aos matriculados nas disciplinas.

Desta forma, embora o sistema utilize os critérios apresentados acima, o câmpus sempre realiza a análise dos requerimentos de matrícula (que são inseridos pelos estudantes de acordo com os procedimentos indicados em http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html quando não conseguiram se matricular com o procedimento usual). Nesta etapa, são consultadas as coordenações, os professores e CAE sobre a possibilidade da oferta de vagas extras nos componentes curriculares demandados, sempre objetivando o atendimento satisfatório de toda a turma. Caso as matrículas extras possam ser realizadas, a matrícula é feita manualmente pela CRA.

Neste ano, a análise será realizada entre 06/02/2023 e 17/02/2023, após o período previsto em calendário para o ajuste de matrículas. Apenas quando temos o conhecimento de quantos estudantes estão em cada disciplina podemos analisar a oferta de vagas extras.

Para os estudantes que pretendem fazer a matrícula em disciplinas dos primeiros semestres dos cursos de graduação para a realização de DPs as datas serão outras. Como os cursos superiores do câmpus adotaram exclusivamente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para selecionar os ingressantes 2023-1, precisamos seguir o cronograma publicado em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/prazos-de-inscricoes-do-sisu-prouni-e-fies-sao-antecipados. Assim, as aulas dos ingressantes dos cursos de graduação, e apenas destes ingressantes, deverão se iniciar apenas no dia 20/03/2023. Seguindo o mesmo procedimento das demais disciplinas, antes do término do período de matrículas não é possível processarmos os requerimentos dos estudantes que já estão cursando.

Desta forma, próximo ao dia 20/03/2023, a mesma análise descrita anteriormente será realizada pela CAE, Coordenadorias e docentes para disponibilizarmos, ou não, vagas extras nestas disciplinas para atender aos requerimentos protocolados.

Peço tranquilidade aos estudantes que estão nestas situações, pois todos os casos são analisados e sempre o câmpus adota uma solução que contemple da melhor forma possível a comunidade acadêmica e a utilização dos recursos públicos disponibilizados.

Para mais informações leia o Comunicado N.º 5/2023 - DAE-GRU/DRG/GRU/IFSP na íntegra: