Página inicial > Últimas Notícias > Evento Ada Lovelace Day

Evento Ada Lovelace Day

• Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2022, 14h48
  • Última atualização em Terça, 18 de Outubro de 2022, 14h57

Esse evento é uma comemoração ao dia da Ada Lovelace, celebrado internacionalmente como o Dia de Ada Lovelace, considerada a primeira pessoa a criar um algoritmo para computador, ainda no século XIX. Ocorre na segunda terça-feira do mês de outubro, nessa data, comemoram-se os avanços científicos, tecnológicos, de engenharia e matemática feitos por mulheres em todo o mundo.

Será no dia 22 de outubro de 2022, no Câmpus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia de São Paulo, das 09:30 às 17h. Faremos um painel no período da manhã, onde teremos seis participantes, Alexia Kattah, Mayara Viana, Waleria Santos, Ana Clara, Larissa Santos, e a Prof Alexandra será a mediadora. E teremos duas oficinas simultâneas no período da tarde: uma sobre Introdução a Python, e outra sobre desenvolvimento web.

Horário: das13:00 às 17:00

Objetivo: Homenagear essa grande mulher que foi Ada Lovelace, e fazer com que meninas e mulheres se interessem pela área da tecnologia, para que elas possam desmistificar a área e entendam que podem atuar nesta area também. Espera-se também, que as participantes se sintam mais empoderadas, representadas e seguras para escolher suas carreiras, considerando as diversas oportunidades da área da Tecnologia da Informação. Outro ponto, não menos importante, é que compreendam que a área pode acolher e receber qualquer um dos gêneros, pois todos possuem condições para atuar nas carreiras existentes, e as oportunidades são diversas.

Painel – A participação da mulher na TI: Desafios e Perspectivas

Horário: das 09:30 às 12:00

Sobre as palestrantes:

Alexia: Desenvolvedora de software sênior atuando na área desde 2015, utilizando principalmente Node, React e React native como pilhas principais. Atualmente sou CTO da OQ Digital e sempre buscando e compartilhando conhecimento. Criador de conteúdo técnico: @alexiakattah.

Mayara: Estou sempre mesclando psicologia, marketing e tecnologia para impulsionar a inovação e a criatividade no meu trabalho diário. 10 anos de experiência em recursos humanos. Atuação na contratação de profissionais para equipes de vendas e marketing em empresas de engenharia e tecnologia. Recentemente iniciei minha carreira em gestão de pessoas em uma experiência internacional no Reino Unido.

Waleria: Desenvolvedora de software com especialidade na linguagem Java e Kotlin. Atuo também na comunidade de tecnologia compartilhando minha experiência e vivências através de palestras para desenvolvedores em formação (apresentações para alunos da Fatec, UFPR, IF Baiano, dentre outras instituições) e mentorias.

Ana: Formada em Psicologia em 2015, iniciei minha jornada no Recrutamento em 2012 quando consegui meu primeiro estágio. Atualmente, sou Tech Recruiter desde 2019, tendo recrutado profissionais de todas as funções (desenvolvimento, análise de dados, engenharia de dados, ciências de dados, aprendizado de máquina, IA, BI, UX e Produtos). Morei na Austrália por 3 anos para estudar e trabalhar, e minha proficiência em inglês é avançada.

Larissa: Entrei na área de desenvolvimento por oportunidades que tive ao longo da minha jornada, desde então tenho experimentado diversos segmentos, desde desenvolvimento de software com C# e Java, passando por jogos digitais e desenvolvimento fullstack até de fato me encontrei em front-end. Também crio e compartilho conteúdo nas redes, além de fazer live coding para que meu trabalho chegue até pessoas que estão começando na área. Falo sobre desenvolvimento, carreira em tech e faço mentorias.

Teremos duas oficinas na parte da tarde, que acontecerão simultaneamente:

Oficina: Introdução a lógica de programação com Python (Básico 1) com as Pyladies, uma comunidade que ensina Python para mulheres.

Oficina gratuita com duração de quatro horas para quem não tem conhecimento algum em lógica de programação ou não conhece Python.

Nesta oficina, vamos aprender a sintaxe e os conceitos básicos de Python: variáveis e seus tipos, operadores, strings, listas e tuplas, entrada de dados, além de lógica de programação.

Horário: 13:00 às 17:00.

Oficina: Introdução ao desenvolvimento web: HTML e CSS – Quem sou eu?

Oficina gratuita com duração de 4 horas para quem não tem conhecimento algum em desenvolvimento web ou não conhece HTML e CSS.

Nesta oficina, vamos aprender a sintaxe e os conceitos básicos de HTML e CSS: fonte, cor, posicionamento dos elementos, layout e muito mais.

Para participar, inscreva-se aqui ou aponte a câmera de seu smartphone para o QR Code na ilustração abaixo:

Evento Ada Lovelace Day.jpg