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Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2024, 15h37

CAE - Coordenadoria de Apoio ao Ensino

Apresentação

A Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE), órgão subordinado à Diretoria Adjunta Educacional, é responsável por:
I. Distribuir as aulas nos respectivos ambientes;
II. Gerenciar os Recursos Didáticos disponíveis na Instituição, quando for o caso;
III. Realizar a comunicação e divulgação, referente às atividades educacionais da Instituição, junto aos alunos;
IV. Acompanhar as atividades de ensino previstas, registrando as aulas não dadas e encaminhando relatório para a chefia imediata;
V. Registrar, publicar e acompanhar as reposições das aulas;
VI. Verificar as condições de uso das salas de aula;
VII. Lançar, no sistema acadêmico, o horário das aulas;
VIII. Emitir e divulgar os horários das aulas e acompanhar seu cumprimento;
IX. Acompanhar as alterações de horário acadêmico, harmonizando-as com os interesses didático-pedagógicos da Instituição;
X. Acompanhar a implementação das Normas Acadêmicas;
XI. Acompanhar as deliberações dos conselhos consultivos e deliberativos e promover suas implementações;
XII. Orientar os estudantes sobre os seus direitos e deveres como cidadãos;
XIII. Colaborar com ações inclusivas e adaptativas, de acordo com as demandas identificadas do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne;
XIV. Participar e contribuir nas instâncias de planejamento pedagógico, no que for pertinente à CAE;
XV. Participar de reuniões com pais e Conselhos de Classe;
XVI. Elaborar documentos e relatórios conforme instruções do câmpus e da Pró-Reitoria de Ensino;
XVII. Dialogar com as instâncias de representação estudantil, como grêmios, centro acadêmicos e representantes de sala;
XVIII. Promover e/ou participar da organização de encontros, palestras e seminários destinados à comunidade escolar;
XIX. Atender aos alunos, pais e professores;
XX. Supervisionar o cumprimento das regras disciplinares estabelecidas no documento disciplinar institucional, mantendo registro das ocorrências diárias e providenciando o encaminhamento necessário;
XXI. Coordenar a movimentação de turmas envolvidas em eventos extraclasses, nas dependências do câmpus;
XXII. Organizar a movimentação/fluxo de educandos no câmpus;
XXIII. Acompanhar os procedimentos de encaminhamento do aluno, em caso de emergência, aos serviços de saúde;
XXIV. Participar na integração do estudante, especialmente na divulgação das normas acadêmicas e disciplinares;
XXV. Promover um ambiente acolhedor, de seriedade, de responsabilidade e de trabalho, desde a chegada dos docentes e dos estudantes, até seu horário de saída, tanto no atendimento, quanto na disciplina e nos encaminhamentos pertinentes;
XXVI. Participar do processo de integração de Docentes, orientando-os sobre os procedimentos em relação a essa Coordenadoria;
XXVII. Fornecer dados de infraestrutura de ensino para a definição de cursos e número de turmas a serem abertas;
XXVIII. Proceder, sob a supervisão da Gerência Educacional, à atribuição do ensalamento das aulas dos cursos e otimizar a ocupação de salas e laboratórios dos espaços de ensino, em conjunto com os coordenadores de cursos;
XXIX. Colaborar com professores e com a equipe sociopedagógica, na identificação de causas determinantes do baixo rendimento escolar dos alunos;
XXX. Proceder à criação das turmas no Sistema Acadêmico;
XXXI. Proceder à atribuição de aulas no Sistema Acadêmico;
XXXII. Acompanhar a execução do Programa de Alimentação Escolar;
XXXIII. Participar da organização de atividades culturais;
XXXIV. Acompanhar e supervisionar o cumprimento das normas disciplinares estabelecidas no documento institucional, orientando e prevenindo infrações;
XXXV. Registrar as ocorrências de indisciplina dos estudantes, verificar os fatos, analisar as ocorrências/infrações e providenciar o encaminhamento ou a sanção necessária em cada caso;
XXXVI. Encaminhar ao Sociopedagógico as ocorrências disciplinares que necessitem de intervenções específicas, quando necessário.

 

 

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Última atualização em 06/03/2024, 12h56

  • publicado
  • 11/09/23
  • 20h36

GERSE

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Histórico

O GERSE - Grupo de Estudo em Robótica e Sistemas Embarcados foi criado oficialmente em 1º de agosto de 2016 no Campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que busca desenvolver e promover o conhecimento de forma ampla e aberta, entre alunos e comunidade.
O intuito do grupo é desenvolver e promover conhecimento de forma ampla e aberta entre alunos e comunidade, além disso, desenvolver tecnologia, participar de competições em todos os níveis de robótica, em várias modalidades e com diferentes objetivos. Os projetos são todos desenvolvidos a partir de trabalhos elaborados pelos estudantes e supervisionados por professores, utilizando toda a infraestrutura cedida pela instituição e pelas empresas que se disponibilizaram a apoiar o projeto.
Fale conosco através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou por uma de nossas redes sociais:

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Última atualização em 24/07/2023, 20h57

  • publicado
  • 24/07/23
  • 19h31

Horário de Atendimento

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Av. Salgado Filho, 3501 - Vila Rio de Janeiro - Guarulhos - CEP 07115-000
Telefone: Comunicado
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 07h às 23h.

Clique no link abaixo para consultar o horário de atendimento e o e-mail de todos os setores do campus:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO - IFSP CAMPUS GUARULHOS

OBSERVAÇÕES: horários, e-mails e telefones fornecidos pelos respectivos setores, sujeitos a alteração. Os coordenadores de curso não possuem telefone para contato.

Não encontrou o que procurava? Envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Última atualização em 02/02/2024, 23h56

  • publicado
  • 31/05/23
  • 20h20

teste

teste

 

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Última atualização em 05/05/2023, 12h37

  • publicado
  • 05/05/23
  • 12h37

Oficinas 4.0

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O Oficinas 4.0, criado em 2021, tem como objetivo aproximar os alunos de conceitos da Indústria 4.0 e IoT (Internet of Things). Como? Através de projetos práticos definidos pelos professores em parceria com as empresas. Os estudantes têm então o desafio de elaborar soluções que levem em conta as necessidades do mundo real ao mesmo tempo em que solidificam os conhecimentos adquiridos na teoria; os projetos desafiam, estimulam capacidades como criatividade, pensamento prático e trabalho em equipe.
Além disso, os alunos têm a oportunidade de se familiarizar com impressão 3D, e também podem fazer cursos gratuitos ministrados por estudantes de engenharia de automação e controle, onde aprendem conceitos de eletrônica, programação e são introduzidos à automação e robótica. O Oficinas 4.0 vem contribuindo significativamente com a formação dos alunos envolvidos e, consequentemente, ajuda a formar jovens mais preparados para os desafios das carreiras em Exatas.
Confira como foi o processo de seleção de bolsistas anterior e links dos projetos desenvolvidos clicando aqui.
Siga o Oficinas 4.0 no Instagram:

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Última atualização em 09/05/2023, 21h08

  • publicado
  • 25/04/23
  • 21h44

Aconteceu no Campus Guarulhos: visita do Presidente da Comissão de Sistematização do PDI 2024-2028

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No dia 3 de março de 2023, esteve presente no Campus Guarulhos do IFSP o Presidente da Comissão de Sistematização do PDI 2024-2028, o professor Alcir das Neves Gomes, que conduziu a primeira reunião de 2023 com a comunidade e comissão local. Foram apresentados os aspectos legais do PDI e a importância da participação de toda a comunidade interna (servidores e discentes) e externa (pais, organizações sociais, organizações empresariais e o poder público). Fique por dentro de tudo o que está acontecendo na elaboração do PDI 2024-2028 clicando aqui. Assista a seguir:
Mensagem do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFSP, o professor Bruno Nogueira Luz.
Mensagem do Reitor do IFSP, o professor Silmário Batista dos Santos.

 

 

 

 

 

 

 

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Última atualização em 05/12/2023, 19h14

  • publicado
  • 31/03/23
  • 22h06

Coordenadoria de Contabilidade e Finanças

Cronograma para pagamentos 2023: Ações Universais, Assistência Estudantil e Bolsas:

Cronograma para pagamentos 2023: faturas e notas fiscais diversas:

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Última atualização em 24/11/2022, 22h59

  • publicado
  • 24/11/22
  • 22h28

Lab IFMaker

Histórico

O projeto de implantação de Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica teve início em 2020, por meio da SETEC/MEC, com o objetivo de promover o ensino maker. O projeto busca incentivar estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos a refletir sobre a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela pode ser aplicada nos laboratórios, como suporte ao processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. O objetivo é permitir que os estudantes sejam protagonistas em seu próprio aprendizado e que o envolvimento com as necessidades da sociedade seja estimulado.
O Lab IFMaker Guarulhos começou suas atividades em fevereiro de 2022 em um espaço de 32,61 m2, na sala G08-A, aberto para uso tanto pela comunidade interna quanto externa ao câmpus. O espaço do Lab IFMaker compreende o laboratório de informática e um espaço de coworking. No primeiro semestre de 2023 o Lab IFMaker teve um aumento no número de equipamentos com recursos obtidos por meio de proposta do câmpus Guarulhos contemplada na segunda fase do Edital 35/2020-SETEC/MEC. Dentre os novos equipamentos encontram-se impressoras 3D, incluindo variações de porte, além de 15 notebooks, scanner, cortadora a laser CNC e fresadora CNC.


Instruções para agendamento

  • Para agendar o uso de equipamentos ou espaços do Lab IFMaker é necessário preencher o formulário abaixo com pelo menos 24 horas de antecedência do horário de uso pretendido.
  • Para agendamentos nas segundas-feiras, é necessário fazer o agendamento na semana anterior.
  • O usuário (estudante, docente ou técnico-administrativo) DEVE aguardar a confirmação do agendamento por e-mail.

O procedimento de agendamento tem regras específicas conforme seja desejado o uso de equipamentos ou apenas dos espaços:

O uso dos equipamentos é autorizado para docentes, estudantes e técnico-administrativos. Todos os equipamentos estão sujeitos a disponibilidade e devem ser utilizados exclusivamente nas dependências do Lab IFMaker. Além disso, é obrigatório que o uso dos equipamentos seja supervisionado pelos bolsistas do laboratório e/ou técnicos de laboratório do câmpus.
O uso do espaço do Lab IFMaker é autorizado para docentes, estudantes e técnico-administrativos que desejam realizar algum projeto de ensino, pesquisa ou extensão formalizado nas instâncias competentes do IFSP com um estudante ou grupo de estudantes, para uso ocasional ou contínuo. O espaço do Lab IFMaker conta com 15 computadores desktop, sala de reuniões, datashow e quadro branco.

Formulário para agendamento de equipamentos ou espaços do Lab IFMaker

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 15/06/2023, 11h47

  • publicado
  • 04/10/22
  • 15h32

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 03/08/2022, 20h44

  • publicado
  • 03/08/22
  • 20h22
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