Página inicial > IFSP - PROFESSORES > BANCO DE WELLS - PARA EDUCAÇÃO FÍSICA

BANCO DE WELLS - PARA EDUCAÇÃO FÍSICA

Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 09h54

ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CONSTROEM EQUIPAMENTO DE AVALIAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

foto02

Equipe:

Vinicius Barbosa dos Anjos;

Gustavo Machado Leão Pereira;

Orlando Fonseca Ravagnani;

Matheus Duarte Capiotto.

Coordenadores: Prof. Me. Claudemir Claudino Alves; Profa. Dra. Fabiana de Freitas Brandão

Início do Projeto: 11/06/2019

Término do Projeto : 25/06/2019

Os alunos Orlando Fonseca Ravagnani, Vinicius Barbosa dos Anjos, Gustavo Machado Leão Pereira e Matheus Duarte Capiotto, sob a orientação do Prof. Me. Claudemir Claudino Alves, construíram um Banco de Wells, para ser utilizado nas aulas de Educação Física.

Um dos temas trabalhados no 2º. Bimestre nas aulas de Educação Física dos terceiros anos dos Cursos do Ensino Médio Integrado em Informática e Ensino Médio Integrado em Mecatrônica foi a Avaliação Física. O tema está voltado tanto para o acompanhamento de treinamentos de atletas e praticantes de atividades físicas, de modo geral, como para obter indicadores voltados para a saúde. Especialmente no que se refere à avaliação da capacidade física flexibilidade, temos um teste muito utilizado, devido à sua credibilidade e facilidade de execução para avaliá-la, conhecido como teste de Sentar e Alcançar de Wells. No entanto, é necessário o uso de um equipamento específico.

A responsável pela disciplina, Profa. Dra. Fabiana de Freitas Brandão, apresentou a proposta ao Prof. Me. Claudemir Claudino Alves que analisou o projeto do Banco de Wells e passou a desenvolvê-lo com os alunos do Curso de Tecnologia em Automação Industrial. O Banco é composto de uma caixa de madeira, com medidas próprias, sendo a parte superior mais alongada, e uma fita métrica ou escala numérica em centímetros gravada na superfície da caixa.

O equipamento já foi utilizado na avaliação física da flexibilidade dos alunos dos terceiros anos dos cursos Médio Integrado e com as alunas que frequentam o curso de Extensão de Pilates de Solo.

Banco de Wells ficará disponível para utilização no campus. Seguem fotos da construção e utilização do equipamento.

40c3436d 562a 4bf7 bf30 78adc0555314  a26c6103 8c51 4496 b33e 31db7089e529

b7fb13ba 0bde 49c2 aba5 6143f51a13e8