Página inicial > IFSP - NAPNE > PROJETO 4 - BENGALA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

PROJETO 4 - BENGALA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 09h02

BENGALA IFSP CLAUDEMIR

A Bengala para pessoa com deficiência visual proporciona liberdade e autonomia ao usuário.  A ideia de criar uma bengala de qualidade com custo mais acessível surgiu durante a realização de dois cursos à distância, promovidos pelo Instituto Federal de São Paulo e voltados para professores que atuam nos NAPNE – Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

Esse projeto, foi finalizado após intensa pesquisa junto as pessoas com deficiência visual, relacionada aos problemas apresentados em suas bengalas. Procuramos solucioná-los utilizando larga experiência em processos produtivos, por exemplo. Os elásticos possuem fundamental importância para o total funcionamento sendo responsáveis por manter a pressão de ajuste entre suas partes assim como por mantê-la montada,  de boa qualidade em um total de 4 independentes, os elásticos quando do desarme da bengala são pressionados contra os tubos de alumínio que fazem parte do encaixe, necessitando assim de maior atenção, cuidando para que os encaixes dos tubos tivessem cantos arredondados e lisos. Desta forma, prolonga-se a vida útil diminuindo os custos com manutenção, pois evita a rotura e quebra prévia dos  elásticos. A bengala possui menor peso, pois assim reduz-se a incidência de problemas ergonômicos como o formigamento e dores no braço após um curto tempo de uso, causando desconforto ao usuário. As ponteiras são em nylon giratórias ou não, variando de acordo com a preferência de cada usuário. Os cabos são: redondos, laváveis, em nylon ou borracha, possui uma parte plana para referência do posicionamento da mão e para que não role em superfícies planas em declive. As bengalas são identificadas com faixas refletivas vermelhas indicando se os usuários também possuem deficiência auditiva ou com faixa verde se o usuário possui baixa visão ou ainda com faixa vermelha refletiva e faixa verde, no caso de baixa visão e também deficiência auditiva. Seu comprimento é definido de acordo com a altura de cada indivíduo. O objetivo inicial do projeto de desenvolver uma bengala capaz de atender às necessidades dos usuários sem mantê-lo dependente de tecnologias de alto custo e difícil manuseio foi totalmente conquistado, aproveitando os sentidos desenvolvidos e respeitando a individualidade. Tudo, por um custo acessível.

INFORMAÇÃOES SOBRE O PROJETO:

RELATÓRIO : CLIQUE AQUI!

EQUIPE DO CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO - 1-2018

foto integrado

Matheus Dias, José Paulo, João Alves

EQUIPE DE BACHAREL EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO        - 2-2018

ENGENHARIA

EQUIPE:

Gabriela Aparecida Izidoro, Mariana Silva dos Santos, Amanda Hirt Nascimento, Pedro Mateus de Souza Teixeira, Vitor Castorino Teodoro, Henrique Silva Perez, João Paulo Adams Baltieri, Egeilton de Souza Rodrigues

PROJETO ESCRITO: CLIQUE AQUI!

EQUIPE DE TÉCNICO EM MECATRÔNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO        - 2-2018

WhatsApp Image 2019 01 07 at 6.04.53 PM 1

EQUIPE:

Vitor do Nascimento Rodrigues, Pedro Ribeiro Domingues, Professor Claudemir Claudino Alves, Renelle Gomes Teixeira, Lohani Lindsiepe Fonseca

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS:

WhatsApp Image 2019 01 07 at 6.00.47 PM 1

1° FÓRUM DE DIREITOS HUMANOS DE GUARULHOS

WhatsApp Image 2019 01 07 at 6.00.47 PM 2

ALUNOS APRESENTANDO O PROJETO BENGALAS PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA VISUAIS PARA A SALA  4 - Direitos Humanos na Cidade Subtemas: mobilidade urbana, transporte, habitação, meio ambiente, inclusão social e econômica;

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM - CLIQUE AQUI!

CONICT BOITUVA

Conict: Alunos do IFSP apresentam pesquisas de iniciação científica e tecnológica

WhatsApp Image 2018 12 13 at 4.05.42 PM

Da esquerda para a direita:

Elen Graciele Martins, Toninho Messias (Subsecretário de Acessibilidade e Inclusão ), Professor Claudemir Claudino Alves, Joana Dark (recebeu a doação), Fernanda de Oliveira Nascimento (Professora de Orientação e Mobilidade) e  Vanessa Carrilho Lanzarotto (Professora de Braile e Soroban)

WhatsApp Image 2018 12 13 at 4.05.42 PM 1 WhatsApp Image 2018 12 13 at 4.05.42 PM 2

Doação de uma bengala na subprefeitura de Guarulhos dia internacional do cego.

VISITA À SUBPREFEIRURA DE GUARULHOS

WhatsApp Image 2019 01 07 at 6.04.53 PM 4

WhatsApp Image 2019 01 07 at 6.04.53 PM 3

Da esuqerda para a direita:

Daniella Brito Reis (Chefe de divisão Técnica), Elen Graciele Martins (Chefe de sessão Técnica de Capacitação), Toninho Messias (Subsecretário de Acessibilidade e Inclusão), Vitor do Nascimento Rodrigues, Pedro Ribeiro Domingues, Professor Claudemir Claudino Alves, Renelle Gomes Teixeira, Lohani Lindsiepe Fonseca

CARTA DE AGRADECIMENTO DA PREFEITURA DE GUARULHOS - CLIQUE AQUI!