Participantes do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos realizam oficina com GeoGebra para estudantes do Ensino Médio

• Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2019, 18h26

Em março de 2019 os participantes do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) do IFSP Guarulhos, Laizo Cunha de Paiva e Eduardo Candido do Carmo, aplicaram oficina de Geometria Analítica, com uso do software GeoGebra, abordando o ponto médio de um segmento de reta no Plano Cartesiano para estudantes terceiro ano do Ensino Médio da E.E. Professora Maria Helena Barbosa Martins, parceira do programa. A atividade foi orientada e acompanhada pelo professor Marcos Auricchio, supervisor do programa, e também contou com o recurso de vídeo-aula do youtube.

pibid07

Vídeo-aula que antecedeu as atividades com o GeoGebra
Fonte: arquivo pessoal

A oficina ocorreu no laboratório de informática da escola e os estudantes tiveram, antes das atividades sobre ponto médio, uma introdução ao GeoGebra, pois não conheciam este recurso tecnológico.

pibid08

Pidiano Laizo coordena a atividade com o GeoGebra
Fonte: arquivo pessoal

Durante a atividade, o professor Marcos identificou um comportamento mais ativo dos estudantes e relacionou essa mudança à maneira diferenciada de abordar o assunto. Após a explanação, foram dirimidas algumas dúvidas dos alunos, que se mostraram bastante interessados com a descoberta da ferramenta tecnológica que lhes foi apresentada. Ao final da oficina, o professor Marcos demostrou sua aprovação e contentamento com a condução da atividade pelos pibidianos.

Eduardo Candido do Carmo, bolsista do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

Laizo Cunha de Paiva, bolsista do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

Prof. Dr. William Vieira, coordenador do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

Prof. Dr. Roberto Seidi Imafuku, coordenador voluntário do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos