Alunos do PIBID-CAPES representam IFSP Guarulhos no IV WIPEX do IFSP São Carlos

• Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2019, 18h45

Os alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) do IFSP Guarulhos apresentaram seus trabalhos no IV WIPEX, que aconteceu no dia 15 de maio de 2019. O WIPEX – Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão, promovido pelo IFSP São Carlos, é um evento aberto ao público que tem por objetivo divulgar atividades desenvolvidas por estudantes e pesquisadores, tais como projetos de iniciação cientifica, pesquisa e inovação, extensão, ensino e de conclusão de cursos técnicos, graduação e pós-graduação.

Na sessão de Educação, os bolsistas Felipe Sousa Pinto, Gabriel de Oliveira Pinto, Luiz Eduardo Honório da Silva, Melissa de Medeiros Soares Galindo Cseh e Rita de Cássia da Costa Guimarães apresentaram dois trabalhos referentes às oficinas realizadas para alunos dos oitavos anos da E.E. Professor Frederico de Barros Brotero, parceira do programa, no segundo semestre de 2018.

O primeiro trabalho “Abordagem Concreta Da Semelhança De Triângulos Retângulos No Teorema De Tales - Relato De Experiência”, de autoria de Felipe, Luiz e Melissa, tratou da oficina feita nas turmas A e B dos oitavos anos, que utilizou materiais concretos, como caixa de creme dental, palitos de fósforos e lanternas para simular o feito de Tales de Mileto no Egito, quando calculou a altura da pirâmide de Quéops. A oficina, que introduziu o Teorema de Tales, trabalhou também a História da Matemática como recurso pedagógico e gerou discussões com os alunos, que participaram ativamente da oficina.

pibid03

Melissa, Felipe e Luiz, estudantes do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos, recebem certificados no IV WIPEX
Fonte: arquivo pessoal

O segundo trabalho “Ensinando Produtos Notáveis Com O Auxílio De Materiais Manipuláveis” de autoria de Gabriel, Melissa e Rita, tratou da oficina apresentada para as turmas A e B dos oitavos anos, que trabalhou os produtos notáveis com o uso de materiais como palitos de churrasco, papeis coloridos de medidas de área e que possibilitou a ressignificação dos produtos notáveis para os alunos dos 8os anos.

pibid04

Rita e Gabriel, estudantes do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos, recebem certificados no IV WIPEX
Fonte: arquivo pessoal

Os alunos bolsistas do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos agradecem ao prof. Fernando da E.E. Professor Frederico de Barros Brotero pela supervisão e apoio e ao IFSP São Carlos pela oportunidade e fidalguia com que foram recebidos. Além de apresentarem seus trabalhos, os bolsistas prestigiaram os trabalhos da área de educação e das outras áreas participantes do congresso.

Melissa de Medeiros Soares Galindo Cseh, bolsista do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

Prof. Dr. William Vieira, coordenador do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

Prof. Dr. Roberto Seidi Imafuku, coordenador voluntário do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos